Licenciatura em Terapêutica da Fala – 1º Ano
Regime:
Semestral – S1
Domínio:
Formação Complementar
Horário Semanal Parte Prática (componente B):
1 Hora
Enquadramento e objectivos da disciplina:
A disciplina de Métodos e Técnicas da Comunicação está dividida em duas componentes teórico-práticas A e B. A primeira incide sobre a metodologia do trabalho científico e a comunicação escrita; a segunda pretende promover competências ao nível da compreensão e utilização de ferramentas de micro-informática. A cada componente corresponde um programa e um sistema de avaliação cujo peso será igual (i.e., 50% por componente). As duas componentes decorrem em paralelo durante o mesmo semestre.
Componente A (parte teórica) – Docente Rita Estrada
A descrição desta componente está especificada num documento separado fornecido pela docente responsável pela formação da componente A.
Componente B (parte prática) – Docente José Torres
A crescente relevância das Tecnologias de Informação transformou o computador numa ferramenta imprescindível. Desta constatação, resultou a inclusão da disciplina de Métodos e Técnicas de Comunicação no primeiro ano do plano curricular deste curso da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Espera-se dotar cada aluno dos conhecimentos necessários que lhe permitam operacionalizar o potencial do seu PC e tirar maior partido da tecnologia de que dispõe durante o seu ciclo de estudos. Os conteúdos programáticos desta cadeira estão organizados segundo módulos independentes. A apresentação dos conteúdos é eminentemente prática, de modo a potenciar a utilização pelos alunos do computador portátil no máximo de situações e de tempo possível, sendo a sua funcionalidade explicada através de exercícios práticos.
Sistema de avaliação de conhecimentos:
A
classificação final da disciplina de Métodos e Técnicas de Comunicação será
encontrada através da média aritmética das duas classificações obtidas pelo
aluno (parte teórica e prática), sendo que a aprovação à disciplina está
sujeita às seguintes restrições:
·
Mesmo que a média final seja de 10 (dez) valores, a aprovação à
disciplina está condicionada pelo facto de ser obrigatória a obtenção de uma
nota mínima de 8 (oito) valores em alguma das classificações teórica ou prática.
Nas situações em que esta condição não se verifique, a nota positiva
(superior a 10 (dez) valores) será congelada durante 2 (dois) anos (no máximo
até ao final do 3º ano curricular), tendo o aluno obrigatoriamente que
realizar nova avaliação à parte da disciplina em que não obteve classificação
suficiente, dentro desse período, sob pena de ser necessário repetir a avaliação
de ambas as partes da disciplina.
·
O aluno terá igualmente de repetir as duas partes da disciplina (parte prática
e teórica), se ambas as classificações forem negativas (inferiores a 10
valores).
·
Cada falta a um momento de avaliação
será convertida numa classificação de zero (0), para efeito de média final.
·
Para melhoramento de nota o aluno
terá de repetir a avaliação às duas partes da disciplina, teórica e prática.
o caso o aluno já tenha realizado uma das partes da disciplina e tentar realizar a outra parte em falta, observam-se as mesmas regras estipuladas para a avaliação contínua.
o caso o aluno não tenha realizado nenhuma das partes da disciplina, o regime de avaliação será o seguinte:
§ aprovação automática, desde que a média aritmética de ambas as partes da disciplina seja igual ou superior a 10 valores, tendo em conta que nenhuma das classificações pode ser inferior a 7 (sete), para que seja possível calcular a média.
§ reprovação automática, se ambas as notas, de qualquer das partes da disciplina for negativa, ou seja, inferior a 7 (sete) valores.
§ aprovação apenas a uma das partes da disciplina. Neste caso deve ter-se em conta o seguinte: (i) se a nota negativa a uma das partes da disciplina for inferior a 7 valores, o aluno reprova de imediato a essa parte da disciplina, ficando a nota positiva congelada, nos mesmos moldes previstos para avaliação contínua; (ii) se a nota for superior a 7 valores, mas inferior a 10 valores, realiza-se uma prova oral, e, caso o aluno tenha aproveitamento será aprovado à disciplina, caso contrário a nota positiva fica congelada nos mesmos termos previstos para a avaliação contínua.
§ No caso de ambas as classificações serem inferiores a 10 (dez) valores, mas superiores a 7 (sete), realizar-se-á uma prova oral a ambas as partes da disciplina.
No
caso de pedidos de equivalência provenientes de transferências, proceder-se-á
do seguinte modo (tendo em conta a proveniência do pedido de transferência):
·
Se o pedido de equivalência resultar de transferência externa,
será decidido caso a caso, mas regra geral não haverá diferimento do pedido
de equivalência, devido ao carácter excepcional da disciplina de MTC (tem uma
parte prática e teórica, integradas, mas distintas).
Avaliação Componente A - Parte Teórica
No
caso de haver turmas em que seja possível a avaliação contínua esta constará
de 2 provas, que se realizam em datas a combinar com os alunos. Cada uma das
provas tem uma duração mínima de 30 minutos e máxima de 1 hora, incidindo
sobre o programa processado até ao momento do teste. A nota final da cadeira
será calculada pela média simples das classificações obtidas nas provas
efectuadas. O insucesso remete o aluno, automaticamente, ao exame de recurso.
A
avaliação será periódica, dado que o número elevado de alunos por turma
torna inviável uma avaliação contínua honesta. Constará de uma única prova
global, que será realizada quase no final do semestre, em data a combinar com
os alunos, incidindo sobre todo o programa processado até lá, e com a duração
de 90 minutos, com a tolerância de 30 minutos.
A
assistência às aulas é, por norma, obrigatória. A percentagem mínima de
presença obrigatória, nesta disciplina, é de 60%, de acordo com o estipulado
no Art.º 10º do Regulamento Pedagógico.
Avaliação Componente B - Parte Prática
O formato da avaliação
adoptado para a componente B compreende a realização de um exame teórico-prático
que se realizará durante o horário normal da aula e em data a combinar com os
alunos. A parte teórica realiza-se sem consulta, e consiste num conjunto de
questões nos formatos de escolha múltipla e verdadeiro/falso, tendo uma duração
máxima de 20 minutos. Na parte teórica aplica-se um desconto por cada resposta
errada. A parte prática consiste num conjunto de problemas de índole prática
que devem ser resolvidos mediante a utilização do computador portátil e das
aplicações leccionadas durante as aulas práticas (realiza-se com consulta e
possui uma duração máxima de 60 minutos).
A percentagem mínima de
presença obrigatória à componente B é de 75% (o que corresponde a 11 aulas
das 14 previstas). Os estudantes trabalhadores deverão, nas três primeiras
semanas de aulas, dar conhecimento ao docente do seu estatuto, para que este
possa ser tomado em conta para efeitos de contabilização de faltas.
Classificação Final
na disciplina
A classificação final da
disciplina será dada pela fórmula:
Classificação final da
disciplina = 50% componente A + 50% componente B.
Programa da disciplina:
0. Apresentação (1 Hora)
0.1 Descrição do conteúdo programático.
0.2 Descrição do método de avaliação.
0.3 Apresentação da bibliografia adoptada.
1. Introdução aos Computadores e Aplicações (1 Hora)
1.1
Motivação e
definições
1.2
Componentes de
hardware do computador
1.3
Manutenção de
computadores portáteis
2. Introdução ao Sistema Operativo MS Windows (2 Horas)
2.1
Ambiente e área
de trabalho do MS Windows
2.2
Gestão de
ficheiros
2.3
Gestão de
recursos
2.4
Instalação e
configuração do acesso à rede
2.5
Internet e WWW
3. Processamento de Texto (4 Horas)
3.1
Conceito do
processamento de texto
3.2
Utilização de
modelos de documentos
3.3
Edição electrónica
e formatação de texto
3.4
Inserção de
objectos gráficos
3.5
Utilização de
Tabelas
3.6
Impressão de
documentos de texto
3.7
Formatação de
acordo com o manual de estilo da UFP
4. Folha de Cálculo (3 Horas)
4.1
Conceito de
folha de cálculo
4.2
Noções
fundamentais sobre folhas de cálculo
4.3
Utilização e
edição de folhas de trabalho
4.4
Utilização de
fórmulas e funções
4.5
Formatação de
folhas de trabalho
4.6
Criação e
formatação de gráficos
4.7
Impressão da
folha de trabalho
5. Apresentações Multimédia (2 Horas)
5.1
Conceito de
multimédia e suas aplicações
5.2
Ambiente de
trabalho da criação de apresentações multimédia
5.3
Operações básicas
de gestão de apresentações
5.4
Edição e
formatação de apresentações
5.5
Automatização
da apresentação
5.6
Organização
da apresentação
5.7
Impressão da
apresentação
Bibliografia principal:
[1] Ribeiro, Nuno, Gouveia, Luís, Rurato, Paulo (2003). Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação. Edições Universidade Fernando Pessoa. Outubro de 2003.
Distribuição dos tempos lectivos:
0. Apresentação
Horas previstas: 1 Hora
Bibliografia: 1
1. Introdução aos Computadores e Aplicações
Horas previstas: 1 Hora
Bibliografia: 1, 2
2. Introdução ao Sistema Operativo MS Windows
Horas previstas: 2 Horas
Bibliografia: 1, 2
3. Processamento de Texto
Horas previstas: 4 Horas
Bibliografia: 1, 2
4. Folha de Cálculo
Horas previstas: 3 Horas
Bibliografia: 1, 2
5. Apresentações Multimédia
Horas previstas: 2 Horas
Bibliografia: 1, 2
Resumo:
Introdução aos computadores e aplicações: funções básicas do
computador; conceitos de hardware e software.
Manutenção dos computadores portáteis: manuseamento e cuidados
externos; vírus e antivírus; cópias de segurança. Introdução ao sistema
operativo: gestão de ficheiros e criação de pastas, configuração dos
recursos do sistema operativo. Internet: Configuração e utilização dos serviços
mais comuns tais como o e-mail e WWW. Processamento de texto: criar, gravar e
abrir um documento; configuração das páginas; selecção, cópia e movimentação
de texto; colunas; tabelas; bordas e sombras; inserção de gráficos e
desenhos. Folha de cálculo: edição de células; selecção, cópia e
movimentação de células; criação de fórmulas; criação de gráficos e de
listas; grelhas de orçamentos para cálculo. Apresentações multimédia: criação
de uma apresentação; efeitos visuais e sonoros; definição de tempos; inserção
de gráficos e desenhos.
Abstract:
Introduction
to Computers and Applications: basic functions of a computer, concepts of
hardware and software.
Maintenance
of Laptop computers: handling and external care, computer virus detection and
cleaning software, backups. Operating System: introduction, file management and
folder creation, control panel utilities. Internet: using typical services such
as e-mail and WWW. Word Processing: new documents, opening and saving, cut,
copy-paste, formatting, tables and columns, borders and shading, inserting
objects. Spreadsheet: editing cells, selecting, coping and moving cells,
formulas, formatting charts and sorting. Multimedia Presentations: creating a
new presentation, visual and sound effects, timing presentations, inserting objects.