Nuno Ribeiro e José Torres
Colecção: Tecnologias de Informação, FCA - Editora de Informática, 1ª edição, Setembro de 2009
ISBN: 978-972-722-633-7, formato: 17 X 24 cm, 384 páginas
A compressão de dados é um dos factores que mais contribuiu para o grande crescimento das tecnologias da informação e da comunicação. Sem compressão, a maioria dos produtos tecnológicos de consumo e entretenimento, que são hoje banais, nunca teria chegado a existir, destacando-se, entre muitos outros, o DVD, as câmaras fotográficas digitais, os leitores de MP3, o YouTube e o streaming de vídeo, as redes sem fios e a televisão digital. De facto, as tecnologias de compressão multimédia permitem representar a informação de uma forma mais eficiente, reduzindo os grandes volumes de espaço de armazenamento que ocupa e, portanto, a largura de banda que consome para se transmitir nas redes e na Internet. Este livro tem como objectivo principal apresentar uma introdução fundamentada, clara, acessível e abran-gente aos conceitos e tecnologias relacionadas com métodos, algoritmos e normas internacionais de compressão de informação multimédia. O livro oferece as bases e os princípios que permitem compreender e realizar a implementação de algoritmos de compressão e codecs, recorrendo a quaisquer linguagens de programação, incluindo informação, exercícios e problemas.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
Conceitos e normas sobre compressão de informação multimédia, incluindo texto, imagens, áudio e vídeo;
Entropia e algoritmos de compressão sem perdas: Shannon-Fano, Huffman, Aritmética e LZW;
Psicoacústica, métodos e normas de compressão de áudio, incluindo voz (ADPCM, vocoders) e áudio de alta-fidelidade (trans-formadas, MP3, AAC, MP4 e Dolby AC-3);
Teoria rate-distortion, métodos de compressão de imagem (DPCM, transformadas DCT, waveletet Haar, quantificadores lineares e não-lineares);
Normas internacionais JPEG e JPEG2000;
Compressão de vídeo, redundância espacial e temporal, quantifica-ção de vídeo para aplicações multimédia e de videoconferência;
Normas internacionais MPEG 1, 2 e 4 e H.262, H.263 e H.264.
“Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis”
René Descartes
Quando os autores deste livro, Nuno Ribeiro e José Torres, me desafiaram para
escrever umas palavras introdutórias, o convite representou simultaneamente um
grande prazer e alguma preocupação. Prazer porque os conheço de longa data,
primeiro como distintos alunos, depois como parceiros em projectos de
investigação, amigos com provas dadas. Preocupação porque era a primeira vez que
me via em tal situação.
No entanto, depois de ler o livro Tecnologias de Compressão Multimédia, a
preocupação dissipou-se porque ficou fácil fazer algumas breves considerações
sobre a obra já que o tema escolhido me parece particularmente feliz, dada a sua
relevância e actualidade.
Os sistemas multimédia estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. O
aparecimento e a aceitação de novas aplicações na área dos média digitais tais
como os videojogos, os conteúdos interactivos sobre a web, o video on demand,
produtos de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e,
ainda mais recentemente, o acesso a con-teúdos através de dispositivos móveis
ilustram bem a importância da multimédia.
Como resultado da relevância crescente do multimédia nas nossas vidas, e para
dar res-posta à apetência do mercado, é necessário apostar cada vez mais na
formação e na inves-tigação. As ofertas de formação têm-se multiplicado: muitas
escolas do ensino secundário e superior criaram cursos nesta área e a procura
tem acompanhado a oferta. No ensino superior, cursos de licenciatura, mestrado e
doutoramento têm surgido e são muito popu-lares entre os candidatos.
Quem, como nós, está ligado à docência nesta área sente a falta de livros em
Português que possam ser recomendados aos alunos e que os ajudem a penetrar
nesta área nova e tão importante. Felizmente em 2004 surgiu o livro Multimédia e
Tecnologias Interactivas, de Nuno Ribeiro, também da editora FCA que passou
rapidamente a obra de referência na área, consulta regular de alunos e
professores. Surge agora este, Tecnologias de Compres-são Multimédia, claramente
um complemento fundamental da obra anterior, que cobre com a profundidade e o
nível de detalhe necessário e suficiente, as técnicas de compres-são de
informação sem e com perdas, nomeadamente para áudio, imagens e vídeo.
Estas técnicas resultaram do trabalho aturado e engenhoso de equipas de
investigadores que trabalhando em empresas, instituições de investigação ou
universidades conseguiram definir algoritmos elaborados e complexos que
permitiram resolver um problema difícil: como trazer para valores aceitáveis as
quantidades de informação que estão associadas aos conteúdos multimédia de modo
a que estes possam ser armazenados e transmitidos sem que se gastem quantidades
exorbitantes de recursos.
O livro Tecnologias de Compressão Multimédia irá ter, acreditamos, um papel no
mínimo tão relevante quanto o do seu irmão mais velho e passará também a
constituir leitura obrigatória para quem queira inteirar-se dos segredos dos
princípios e algoritmos de com-pressão, para quem queira utilizar
convenientemente as ferramentas de compressão, para quem queira desenvolver
programas que os implementem as técnicas ou mesmo para quem realize investigação
neste domínio.
Estão pois de parabéns os autores e a editora por terem escrito e publicado em
Português uma obra que irá ser útil a um público alargado dada a
multidisciplinaridade típica da multimédia. Tecnólogos, designers, professores e
jornalistas, entre outros, terão a ganhar com a sua leitura, porque é importante
que todos eles percebam as características e limi-tações da matéria-prima com a
qual trabalham.
Eurico Carrapatoso
Director do Mestrado em Multimédia
da Universidade do Porto
Estudantes de licenciatura e pós-graduação em cursos das áreas da Engenharia Informática, Engenharia das Telecomunicações, Engenharia Multimédia, Educação Multimédia.
Web designers.
Projectistas de software multimédia.
Todos aqueles que desejam compreender como tirar partido do seu computador para tratar, armazenar e transmitir colecções de fotografias, sequências de vídeo, grafismos, música e texto.
Nuno Ribeiro
Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa (UFP). É coordenador da Área Científica de Informática, exercendo funções de direcção dos cursos de Licenciatura (1º ciclo) e Mestrado (2º ciclo) em Engenharia Informática, ramos de Sistemas de Informação e Multimédia e de Computação Móvel. É administrador das academias Microsoft IT Academy e CISCO Networking Academy da Universidade Fernando Pessoa e coordenador dos Cursos de Especialização Tecnológica em Aplicações Informáticas de Gestão (CET-AIG) e em Programação de Aplicações Web (CET-PAW). Coordena também a Pós-graduação em Gestão e Administração de Redes Windows (PG-GARW) no âmbito do projecto de educação corporativa da UFP. Lecciona unidades curriculares de Multimédia e Sistemas Interactivos, Codificação e Representação Multimédia, Sistemas Digitais e Electrónica Aplicada. É doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de York na área das Interfaces Multimédia Inteligentes. Possui o grau de mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especialização em Telecomunicações, e a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ramo de Informática e Sistemas, ambos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Participou em projectos de I&D nacionais e internacio-nais no Centro Multimédia da Universidade do Porto (CMUP) e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC). Actualmente, desenvolve actividade de I&D no Centro de Estudos e Recursos Multimediáticos da Universidade Fernando Pessoa (CEREM), na área dos sistemas de e-learning baseados em tecnologias multimédia e de computação móvel, orientando doutoramentos nas áreas de m-learning e educação multimédia. Foi autor dos livros “Multimédia e Tecnologias Interactivas” da FCA (actualmente na 2ª edição) e “Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação” das edições UFP.
Página pessoal do Nuno Ribeiro em (http://www.cerem.ufp.pt/~nribeiro/)
José Torres
Professor Auxiliar da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa onde lecciona, actualmente, unidades curriculares nas áreas da programação, arquitectura de computadores e inteligência artificial. É doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Lancaster (UK) na área de pesquisa e recuperação de imagens. Possui o grau de mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especialização em Telecomunicações, e a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ramo de Telecomunicações, ambos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Tem desenvolvido investigação e participado em diversos projectos de I&D, quer nacionais quer internacionais, no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores no Porto (INESC-Porto) e no Centro de Estudos sobre Texto Informático e Ciberliteratura da Universidade Fernando Pessoa (CETIC-UFP). No âmbito das suas actividades de investigação, tem orientado mestrados e um doutoramento nas áreas da multimédia, computação móvel e sistemas ubíquos.
Página pessoal do José Torres em (http://homepage.ufp.pt/jtorres/)
Prefácio
Organização da Obra
1 - Introdução à Compressão Multimédia
1.1 Motivação
1.2 Modos e categorias de compressão
1.3 Técnicas de codificação de entropia
1.3.1 Técnicas de supressão de sequências repetitivas
1.3.2 Técnicas de codificação estatística
1.3.3 Técnicas baseadas em dicionários
1.4 Técnicas de codificação de fonte
1.4.1 Técnicas de codificação baseadas em transformadas
1.4.2 Técnicas de codificação diferencial ou preditiva
1.4.3 Técnicas de quantificação vectorial
1.5 Compressão e descompressão
1.5.1 Grau de compressão
1.5.2 Qualidade resultante
1.5.3 Velocidade de compressão e descompressão
1.5.4 Recursos necessários
Resumo
Exercícios
Bibliografia
2 - Métodos para Compressão sem Perdas
2.1 Modelo genérico da compressão sem perdas
2.2 Técnicas de comprimento variável
2.2.1 Técnica de codificação de Shannon-Fano
2.2.2 Técnica de codificação de Huffman
2.3 Codificação aritmética
2.3.1 Algoritmo da codificação aritmética
2.3.2 Algoritmo da descodificação aritmética
2.4 Codificação baseada em dicionários
2.4.1 Técnica LZW
2.5 Normas para compressão sem perdas
2.5.1 Norma JBIG
2.5.2 Norma JPEG sem perdas
2.5.3 Norma JPEG-LS
2.5.4 Comparação entre normas de compressão sem perdas
Resumo
Exercícios
Bibliografia
3 - Compressão de Áudio Digital
3.1 Introdução à psicoacústica
3.1.1 Banda de frequências da audição humana
3.1.2 Banda de intensidades da audição humana
3.1.3 Mascaramento de frequências
3.1.4 Mascaramento temporal
3.2 Digitalização de áudio
3.2.1 Sinais analógicos e sinais digitais
3.2.2 Processo de digitalização
3.2.3 Vantagens da representação digital
3.2.4 Desvantagens da representação digital
3.3 Motivação para a compressão de áudio digital
3.3.1 Representação de áudio digital
3.3.2 Abordagens para a compressão de voz e áudio genérico
3.4 Técnicas e normas para a compressão de voz
3.4.1 Técnica ADPCM
3.4.2 Outras técnicas de compressão de voz
3.4.3 Família de normas G.72x do ITU-T
3.5 Técnicas e normas para a compressão de áudio genérico de alta-fidelidade
3.5.1 Norma MPEG-1 Audio
3.5.2 Norma Dolby AC-3
3.5.3 Norma MPEG-2 Audio
3.5.4 Norma MPEG-4 AAC
3.6 Norma MIDI para a representação musical
3.6.1 Utilizações do MIDI em aplicações multimédia
3.6.2 Sistemas MIDI
3.6.3 Mensagens MIDI
3.6.4 Sequenciadores, ficheiros e pistas MIDI
3.6.5 Polifonia e timbres dos sintetizadores
3.6.6 Sistema General MIDI
3.6.7 Normas Roland GS e Yamaha XG
Resumo
Exercícios
Bibliografia
4 - Compressão de Imagens
4.1 Princípios da teoria rate-distortion
4.1.1 Modelo para a correlação espacial em imagens
4.1.2 Função rate-distortion para imagens
4.2 Quantificação
4.2.1 Quantificação escalar uniforme
4.2.2 Quantificação escalar não-uniforme
4.3 Métodos de compressão com perdas de imagens
4.3.1 Codificação baseada na compressão de píxeis individuais
4.3.2 Codificação baseada na compressão de blocos de píxeis
4.4 Codificação de imagens baseada na DCT
4.4.1 DCT e IDCT
4.4.2 Sistema de codificação de imagem baseado na DCT
4.4.3 Exemplos de utilização do algoritmo da DCT
4.5 Codificação de imagens baseada em wavelets
Resumo
Exercícios
Bibliografia
5 - Normas de Compressão de Imagens
5.1 Norma JPEG
5.1.1 Codificação com perdas JPEG baseada na DCT
5.1.2 Descodificação JPEG
5.1.3 Processamento de imagens coloridas na norma JPEG
5.1.4 Concepção de tabelas de quantificação
5.1.5 Codificação de entropia na norma JPEG
5.1.6 Modos de operação JPEG
5.1.7 Síntese da compressão com perdas JPEG
5.2 Norma JPEG2000
5.2.1 Características e aplicações da norma JPEG2000
5.2.2 Codificador JPEG2000
5.2.3 Desempenho da codificação JPEG2000
Resumo
Exercícios
Bibliografia
6 - Compressão de Vídeo
6.1 Introdução ao vídeo digital
6.1.1 Entrelaçamento
6.1.2 Taxa de tramas
6.1.3 Sistema visual humano
6.1.4 Medição da qualidade de vídeo
6.1.5 Representação da cor em vídeo digital
6.1.6 Principais cenários de utilização de vídeo digital
6.2 Fundamentos de compressão de vídeo digital
6.2.1 Codificação preditiva básica
6.2.2 Redundância temporal
6.2.3 Algoritmos de estimação de movimento por correspondência de blocos
6.2.4 Codificação por transformada
6.2.5 Quantificação
6.2.6 Codificação de entropia
6.2.7 Arquitectura de um codec de vídeo híbrido genérico
6.3 Artefactos de codificação de vídeo digital
Resumo
Exercícios
Bibliografia
7 - Normas de Compressão de Vídeo
7.1 Introdução às normas de codificação de vídeo
7.1.1 Processo de desenvolvimento das normas MPEG
7.2 Codec de vídeo H.261
7.3 Norma MPEG-1
7.4 Norma MPEG-2
7.4.1 Parte de sistemas do MPEG-2
7.4.2 Perfis, níveis e escalabilidade em MPEG-2
7.5 Codec de vídeo H.263
7.6 Norma MPEG-4
7.6.1 MPEG-4 Visual - parte 2
7.6.2 MPEG-4 Advanced Video Coding - parte 10/H.264
7.7 Codec de vídeo SMPTE VC-1
7.8 Direcções futuras
Resumo
Exercícios
Bibliografia
Lista de Acrónimos
Índice Remissivo
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