PROVA ESCRITA DE AVALIAÇÃO

DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Teste de avaliação de conhecimentos 1º semestre

[ LMBG ] [ Estatísticas ] [ Enunciados ] [ Exames ] [ Trabalhos ]


Departamento de Ciências Económicas


Atenção: das 7 - sete - questões deve escolher 5 (cinco)

1 - O que entende por sistema de informação ?

2 - Comente a frase "qualquer organização pode adquirir um sistema de informação, mas os sistemas informáticos só estão ao alcance de empresas com grande poder económico".

3 - O que entende por (defina):

4 - A falta de um planeamento integrado ou global à organização no que se refere à utilização de TI, o facto de os diferentes departamento ou áreas funcionais terem diferentes necessidade em termos de informação ou apoio "informático" motiva o aparecimento de "ilhas tecnológicas" e "ilhas de informação". Esclareça estes conceitos. Que "ameaças" e/ou "vantagens" apresentam para as organizações

5 - O que são circuitos telefónicos comutados e circuitos dedicados ? Quais as situações típicas de utilização de cada tipo de circuito na transmissão de dados entre computadores ? Em que consiste uma "Rede de Dados Global"

6 - O que entende por "Multimedia" e "hipertexto" ? Em que consiste a video conferência ? Quais as principais vantagens e eventuais desvantagens/limitações desta tecnologia.

7 - O trabalho à distância, de um modo particular o "trabalho em casa", é um dos temas em foco na actualidade. A adopção destas formas de organização de trabalho colocam problemas tecnológicos mas, pelas implicações a outros níveis (sociais, psicológicos, etc), colocam desafios aos gestores e a sociedade em geral. De exemplos de tecnologias de informação relevantes à implementação do trabalho à distância. Enumere alguns desafios que se colocam à gestão e à sociedade em geral

[início da página]


Página mantida por Luís Gouveia
Última alteração: 27 de Março de 1997