PROVA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO

DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Teste prático de avaliação de conhecimentos

(turmas A e B - 19 e 16 de Maio de 1997)

Ciências Económicas

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© LMBG – Maio /97 – Luís Manuel Borges Gouveia


Para a realização do teste prático de sistemas de informação é necessário constituir grupos de três elementos (grupos individuais ou de dois elementos podem ser permitidos, após análise caso a caso) em que cada elemento do grupo possui o seu computador portátil em devidas condições de ligação à rede. A única forma de comunicação permitida entre os elementos do grupo é através dos meios electrónicos oferecidos pela rede universitária da UFP.

Os alunos são encorajados a tirar partido das facilidades de rede existentes, inclusivé do acesso ao serviço WWW exterior – Internet. A um dos elementos do grupo será fornecida aa folha de descrição do tema que lhe for atribuido por sorteio. Todos os elementos dos grupos possuem esta folha de descrição do teste prático.

A disposição dos elementos do grupo é a seguinte: a resposta ao tema de trabalho é realizada por escrito, pelo elemento do grupo, seleccionado para permanecer na sala de aula, isolado dos restantes elementos. O segundo elemento deve estar obrigatoriamente na biblioteca, devendo pedir à bibliotecária que confirme a hora de entrada e saída numa folha de papel com o nome do aluno e o tema/grupo a que pertence, com indicação da hora de entrada e saída devidamente assinalada e rubricada pela funcionária da biblioteca. O terceiro elemento poderá estar onde entender, recolhendo dados por toda a universidade e podendo contactar o primeiro elemento do grupo através dos meios electrónicos que julgar conveniente (pode utilizar ou a biblioteca ou uma das restantes salas com acesso à rede).

O teste prático terá início após a comunicação da constituição dos grupos por escrito ao professor, distribuindo-se os elementos do grupo de acordo com o descrito. A primeira fase será o sorteio dos temas na presença do primeiro elemento de cada grupo, que comunicará o tema atribuido aos restantes elementos. A partir desse instante, a prova terá de ser realizada em 1:45 h (uma hora e quarenta e cinco minutos) com 10 minutos de tolerância (o que inclui o tempo para escrita em papel da resposta a entregar).

Por último, para complemento da avaliação do grupo, é solicitado um ensaio sobre o tema de trabalho do grupo (não mais que duas páginas A4,). Este ensaio deve ser entregue por correio electrónico ao professor da cadeira até ao prazo máximo da aula imediatamente seguinte à do teste prático.

Temas para o teste prático de Sistemas de Informação - 2º semestre de 1996/97

  1. Executive Information Systems
  2. Decision Support Systems
  3. Internet/intranet nas empresas
  4. A empresa virtual
  5. Limites da utilização de tecnologias de informação na empresa
  6. A gestão da informação
  7. Os recursos humanos na empresa: impacto da tecnologia
  8. Sistemas de informação e informação na empresa
  9. Limites da utilização de tecnologias de informação na empresa
  10. As telecomunicações e as redes de valor acrescentado
  11. As redes de comunicação de dados: infraestruturas essenciais
  12. As redes locais e a comunicação intra-empresarial
  13. O EDI como forma de comunicação entre empresas
  14. O teletrabalho; como o desenvolver, tecnologias e impacto
  15. A teleformação na empresa: como, porquê e vantagens
  16. A criação de empresas baseadas na Internet: possibilidades e potencialidades
  17. A economia digital
  18. A sociedade digital: mudanças potenciais na organização económica
  19. A informação é poder versus o acesso é poder
  20. O computador pessoal versus o computador portátil: diferenças e igualdades

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Executive Information Systems

Teste prático de Sistemas de Informação

© LMBG – Maio /97 – Luís Manuel Borges Gouveia


Os sistemas de Informação executivos são peças importantes para a decisão de alto nível, numa época em que a quantidade de informação é cada vez maior e o tempo útil para tomar essa decisão cada vez menor.

 

Responda e comente às seguintes cinco questões:

  1. O que são sistemas de suporte à decisão
  2. Em que tipos de situações são usados estes tipos de sistemas . Indique pelo menos duas actividades profissionais com situações concretas que exemplifiquem o potencial de utilização.
  3. Procure enunciar seis vantagens e seis inconvenientes da utilização de sistemas EIS
  4. Apresente um produto comercial da área dos EIS’s
  5. Pensa que um sistema do tipo EIS poderia ser útil na UFP, indique dois exemplos concretos para a sua utilização

Por último, forneça três endereços distintos na Internet, relacionados com EIS

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Decision Support Systems

Teste prático de Sistemas de Informação

© LMBG – Maio /97 – Luís Manuel Borges Gouveia


 Os sistemas de suporte à decisão permitem auxiliar o profissional na tomada de decisão. Desta forma, este tipo de sistemas tem de estar devidamente integrado com a informação disponível exterior à empresa e com aquela que for sendo gerada pela actividade da empresa. Neste âmbito, a correcta integração com as bases de dados revela-se extremamente importante.

 

Responda e comente às seguintes cinco questões:

  1. que são sistemas de informação executivos
  2. Em que tipos de empresas se poderão utilizar estes sistemas (empresas de serviços, industrias, etc; de pequena, média ou grande dimensão, etc…)
  3. Procure enunciar seis vantegens e seis inconvenientes da utilização de sistemas DSS
  4. Apresente um produto comercial da área dos DSS’s
  5. Pensa que um sistema do tipo DSS poderia ser útil na UFP, indique dois exemplos concretos para a sua utilização

Por último, forneça três endereços distintos na Internet, relacionados com DSS

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Internet/intranet nas empresas

Teste prático de Sistemas de Informação

© LMBG – Maio /97 – Luís Manuel Borges Gouveia


A Internet ultrapassa actualmente uma fase de grande popularidade, com inúmeras empresas a aderirem ou planearem a sua adesão a esta "rede das redes"

Responda e comente às seguintes cinco questões:

  1. O que caracteriza a Internet (características técnicas e de informação). Qual a diferença para a Intranet
  2. Quais são os cinco serviços disponíveis na Internet (veja o exemplo da UFP…). Indique as diferenças funcionais que distinge cada um deles
  3. Procure enunciar quatro vantagens e quatro inconvenientes da utilização da Internet na empresa
  4. Apresente um produto comercial para um servidor HTTP – para disponibilizar um serviço na Internet
  5. Pensa que um sistema do tipo Intranet poderia ser útil a uma empresa, indique dois exemplos concretos para a sua utilização

Por último, forneça três endereços distintos na Internet, com informação útil sobre a Internet/intranet em Português

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A empresa virtual

Teste prático de Sistemas de Informação

© LMBG – Maio /97 – Luís Manuel Borges Gouveia


 O conceito de empresa virtual ganha adeptos de dia para dia. Com uma organização e códigos de interacção próprios, a empresa virtual marca o advento de novas formas de empresa, com novos modos de pensar os negócios, os clientes e o próprio emprego. Os primeiros sinais de uma mudança de um sistema hierarquico rígido para um sistema mais flexível e dinâmico são já visiveis um pouco por toda a parte. A Internet, como veículo de relações digitais também terá o seu contributo para a empresa virtual que continuará a depender das pessoas, como qualquer outro tipo de organização

 

Responda e comente às seguintes cinco questões:

  1. O que caracteriza a empresa virtual (características técnicas e funcionais)
  2. Indique um exemplo de uma potencial empresa virtual na área da banca. Faça uma breve descrição de como um cliente pode interagir com ela e o modo como um serviço de entrega de dinheiro/documentos poderia ser montado
  3. Procure enunciar quatro vantagens e quatro inconvenientes da empresa virtual em relação a formas mais tradicionais de organização empresarial
  4. Apresente um exemplo existente na Internet, que se poderia identificar como uma empresa virtual
  5. Pensa que um sistema do tipo organização virtual poderia ser aplicável à UFP. Indique justificando a opinião do grupo

Por último, forneça três endereços distintos na Internet, com informação útil sobre o tema empresa virtual – virtual organization

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Limites da utilização de tecnologias de informação na empresa

Teste prático de Sistemas de Informação

© LMBG – Maio /97 – Luís Manuel Borges Gouveia


 A tecnologia não é solução para todos os problemas na empresa. De facto, não constitui mais do que um dos suportes para qualquer eventual solução que passa mais pela manipulação de informação, pelos processos, missão, estratégia e negócio da empresa. Mais ou pelo menos tão importante como a tecnologia para a empresa são os seus recursos humana e a sua organização. 

Responda e comente às seguintes cinco questões:

  1. Qual o papel das T.I.’s na empresa. E no sistema de informação da empresa
  2. Indique o que entende por tecnologias de informação.
  3. Discuta o potencial impacto no emprego, quando se introduzem T.I.’s na empresa
  4. Forneça três exemplos de aplicações de tecnologias de informação no contexto da UFP
  5. Até onde é possivel substituir os recursos humanos de uma empresa por tecnologias de informação

Por último, forneça três endereços distintos na Internet, com informação útil sobre o tema tecnologia de informação

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A gestão de informação

Teste prático de Sistemas de Informação

© LMBG – Maio /97 – Luís Manuel Borges Gouveia


A gestão de informação é uma das grandes preocupações com que as empresas competitivas tem de lidar actualmente. Não basta assegurar os meios tecnologicos; é também necessário assegurar a qualidade da informação disponível, o acesso a esta nas melhores condições e potenciar a sua estruturação de acordo com as necessidades da empresa.

Responda e comente às seguintes cinco questões:

  1. Quais são as funções da gestão de informação
  2. Indique o que entende por qualidade de informação. Dê um exemplo completo no âmbito de uma empresa
  3. Discuta por que razões é importante recorrer às tecnologias de informação para melhor conseguir efectuar a gestão de informação
  4. Forneça três exemplos no contexto da UFP onde se poderia realizar com sucesso a gestão de informação. O grupo conhece algum caso onde esta é realizada?
  5. Qual a importância dos recursos humanos para a gestão de informação na empresa

 Por último, forneça três endereços distintos na Internet, com informação útil sobre o tema gestão da informação – information management

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Página mantida por Luís Gouveia
Última alteração: 1 de Junho de 1997