BSCW,
é considerado por muitos uma das
mais interessantes e eficientes ferramentas
de software orientada para o uso da
web como meio de realização
de trabalhos ou estudos em conjunto.
Podemos dar aulas a estudantes com
a internet sem ter que instalar aplicações
pesadas.
Tem um design, funcionalidade e simplicidade
muito próprias.
O espaço de trabalho é partilhado
(shared workspace).
Para ser usado, apenas necessita de
um Browser, um Python interpreter, incluindo
Standard Python libraries e Standard Web
Server.
O BSCW é uma aplicação
que faz parte de CSCW
(Computer Supported Collaborative Work).
Existem outras aplicações do género,
ainda inseridas no CSCW:
-
Open Team Support, permite criar os
nossos grupos que podem usar variadas
aplicações e partilhá-las, e
informação.
-
Axis, permite discussões e acessos
à "memória".
-
Webnote, confrencing system.
Refere-se a aplicações
que permitem trabalhar colectivamente enquanto
que os utilizadores estão ou melhor,
podem estar ligados remotamente e em
diferentes sítios, uns dos outros.
Os serviços de Groupware
podem incluir a partilha de calendários,
escrita em conjunto, bases de dados
partilhados, encontros electrónicos que
permitem a cada utilizador ver e proporcionar
informação.
Alguns exemplos de produtos de Groupware
são o Lotus Notes e Microsoft
Exchange.
Os encontros electrónicos "olhos nos
olhos", são proporcionados pelo CU-SeeMe
e Microsoft NetMeeting.
HCI
é o estudo de como as pessoas
interagem com os computadores e até
que ponto os computadores são ou
não são bem sucedidos na interacção
com o homem.
Um dos factores mais importantes de
HCI é que os utilizadores formam
diferentes concepções ou modelos
mentais acerca das suas interacções
e têm diferentes maneiras de aprender
ou de reterem conhecimento e capacidades.
Uma das principais organizações que
se dedica ao estudo de HCI é
a ACM (association for
computing machinery).
Esta organização realiza encontros
e promove a discussão e trabalho
em grupo sobre HCI.
Um dos grupos é o SIGCHI
(special interest group on computer human
interaction).
Uma das principais referências dentro
desta área, é Ben
Shneiderman, que se encontra no Human-Computer
interaction laboratory, da Universidade de
Maryland.
Last
update 13-01-1999
Rui
Silva Nº4981