sinopse
objectivos da cadeira
síntese da cadeira
metodologia
avaliação
conteúdo programático
atendimento
bibliografia
A cadeira é leccionada pela primeira vez neste semestre!
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trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
4º ano de licenciatura Engª da Comunicação |
Tipo semestral, por módulos de leccionação |
Unidades de crédito 3 unidades de crédito, aulas teórico-práticas |
Docente | |
Luís Manuel Borges Gouveia Lic.
Informáticas/Mat. Aplicadas - UPIH |
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A cadeira tem por objectivo introduzir os tópicos principais que são normalmente identificados como pertencendo à área da realidade virtual. Em especial, é dada enfase aos factores humanos associados e realizada a discussão do potencial de impacto destas tecnologias nos sistemas de informação e aplicações emergentes.
Em complemento é introduzida a linguagem VRML como uma ferramenta de criação e modelação de ambientes virtuais. A criação de alguns protótipos com base nesta linguagem permitem concretizar os conceitos principais apresentados e promover a discussão das necessidades técnicas que a realidade virtual, enquanto tecnologia, exige.
O conteúdo programático da cadeira é apresentado de molde a proporcionar a discussão dos temas abordados e a inclusão de parte dos ensinamentos retidos no trabalho proposto.
O métodos utilizado para a avaliação reforça a importância de realização de trabalho prático que permita demonstrar o máximo dos conceitos apresentados sobre o tema - ambientes sintéticos, incentivando o diálogo entre docentes e discentes, de modo orientado, pelo que parte significativa do tempo de leccionação é utilizado como apoio e discussão de temas.
O formato de avaliação final é o adoptado para a cadeira. Os alunos inscritos realizam um exame final e, em complemento, um trabalho prático, constituido pelo desenvolvimento de um modelo. Esse trabalho, individual, possui valor somativo em relação à nota final da cadeira. O exame final consiste numa prova escrita. A duração da prova é de 2 horas, não estando previsto acréscimo de tempo extra (tolerância). A consulta de apontamentos não é permitida.
O trabalho prático (entregue até à última aula da cadeira), contribui com um máximo de dois valores de adicional em relação ao exame e deve ser objecto de um breve relatório de apresentação (inferior a 5 páginas A4 dactilografadas), que descreva (i) a projecto realizado (na formulação aceite pelo professor), relate (ii) o percurso de trabalho efectuado e (iii) os resultados obtidos; todas estas partes devidamente fundamentadas e integradas.
1. Conceitos
Realidade Virtual, Factores humanos e mundos virtuais.
2. Tecnologias
Hardware e software. Inclui uma introdução ao VRML
3. Aplicações
Potencial, usos e funcionalidades
GOUVEIA, L. B. Apontamentos de Ambientes Sintéticos - Reprografia da UFP, 1998
GOUVEIA, L. Introdução ao VRML -Virtual Reality Modeling Language. UFP, Março de 1998.
CADOZ, C. A realidade virtual. 1996. Biblioteca Básica de Ciência e Cultura. Instituto Piaget. ISBN:
972-8329-31-8.HARRISON, D. and JAQUES, M. Experiments in virtual reality. 1996. Butterworth Heinemann. ISBN:
0-7506-2225-3.
Página criada em 8/9/98 por Luís Gouveia
Última alteração: 8/9/98