Ambientes Sintéticos

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sinopse
objectivos da cadeira
síntese da cadeira
metodologia

avaliação
conteúdo programático

atendimento

bibliografia


A cadeira é leccionada pela primeira vez neste semestre!
Contribua com sugestões, comentários e propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados


SINOPSE

4º ano de licenciatura  
Engª da Comunicação
Tipo 
semestral, por módulos de leccionação
Unidades de crédito 
3 unidades de crédito, aulas teórico-práticas 
Docente
Luís Manuel Borges Gouveia 

Lic. Informáticas/Mat. Aplicadas - UPIH 
MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP 
Aluno de Doutoramento 
(Ambientes Virtuais de Trabalho Cooperativo) - Lancaster, UK 

  
 
 

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OBJECTIVOS DA CADEIRA

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SÍNTESE DA CADEIRA

A cadeira tem por objectivo introduzir os tópicos principais que são normalmente identificados como pertencendo à área da realidade virtual. Em especial, é dada enfase aos factores humanos associados e realizada a discussão do potencial de impacto destas tecnologias nos sistemas de informação e aplicações emergentes.

Em complemento é introduzida a linguagem VRML como uma ferramenta de criação e modelação de ambientes virtuais. A criação de alguns protótipos com base nesta linguagem permitem concretizar os conceitos principais apresentados e promover a discussão das necessidades técnicas que a realidade virtual, enquanto tecnologia, exige.

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METODOLOGIA

O conteúdo programático da cadeira é apresentado de molde a proporcionar a discussão dos temas abordados e a inclusão de parte dos ensinamentos retidos no trabalho proposto.

O métodos utilizado para a avaliação reforça a importância de realização de trabalho prático que permita demonstrar o máximo dos conceitos apresentados sobre o tema - ambientes sintéticos, incentivando o diálogo entre docentes e discentes, de modo orientado, pelo que parte significativa do tempo de leccionação é utilizado como apoio e discussão de temas.

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AVALIAÇÃO

O formato de avaliação final é o adoptado para a cadeira. Os alunos inscritos realizam um exame final e, em complemento, um trabalho prático, constituido pelo desenvolvimento de um modelo. Esse trabalho, individual, possui valor somativo em relação à nota final da cadeira. O exame final consiste numa prova escrita. A duração da prova é de 2 horas, não estando previsto acréscimo de tempo extra (tolerância). A consulta de apontamentos não é permitida.

O trabalho prático (entregue até à última aula da cadeira), contribui com um máximo de dois valores de adicional em relação ao exame e deve ser objecto de um breve relatório de apresentação (inferior a 5 páginas A4 dactilografadas), que descreva (i) a projecto realizado (na formulação aceite pelo professor), relate (ii) o percurso de trabalho efectuado e (iii) os resultados obtidos; todas estas partes devidamente fundamentadas e integradas.

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceitos

Realidade Virtual, Factores humanos e mundos virtuais.

2. Tecnologias

Hardware e software. Inclui uma introdução ao VRML

3. Aplicações

Potencial, usos e funcionalidades

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ATENDIMENTO

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BIBLIOGRAFIA

GOUVEIA, L. B. Apontamentos de Ambientes Sintéticos - Reprografia da UFP, 1998

GOUVEIA, L. Introdução ao VRML -Virtual Reality Modeling Language. UFP, Março de 1998.

CADOZ, C. A realidade virtual. 1996. Biblioteca Básica de Ciência e Cultura. Instituto Piaget. ISBN:
972-8329-31-8.

HARRISON, D. and JAQUES, M. Experiments in virtual reality. 1996. Butterworth Heinemann. ISBN:
0-7506-2225-3.

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Página criada em 8/9/98 por Luís Gouveia
Última alteração: 8/9/98