Recursos em linha sobre
Tecnologias de Comunica��o e Multim�dia
(MBA, PGE)
Lu�s Manuel Borges Gouveia: [ p�gina principal | correio electr�nico ]
Local | Docente | Objectivos | Conte�do | Metodologia | Bibliografia obrigat�ria e recomendada | Avalia��o
Refer�ncias na World Wide Web | plano do semin�rio | recursos
para leitura | trabalho
(vers�o anterior da cadeira: 4/2001)
Luis Manuel Borges Gouveia
Professor Auxiliar, Faculdade de Ci�ncia e Tecnologia, UFP - lmbg@ufp.pt
Objectivos da Disciplina:
Objectivos
introduzir os conceitos de multim�dia, interactividade e interface com o utilizador
discutir os potenciais benef�cios resultantes do uso do multim�dia
introduzir o uso do multim�dia na Web
introduzir o conceito de comunica��o multim�dia
discutir o uso de aplica��es multim�dia
Conte�do da Disciplina:
O semin�rio est� estruturado em 6 sess�es de apresenta��o e discuss�o de temas relativos a Tecnologias Avan�adas de Multim�dia e Comunica��o, e uma sess�o adicional para efeitos de avalia��o individual. A distribui��o do tempo por cada um dos seis temas bem como a sua sequ�ncia ser� realizada de acordo com o desenrolar da discuss�o e interesses do grupo.
Procede-se assim � an�lise e caracteriza��o do multim�dia e �s tecnologias multim�dia e de comunica��o. S�o abordadas as redes de comunica��o de imagem, audio e v�deo numa l�gica de utilizador. S�o discutidas as potencialidades do multim�dia na capacidade de inova��o das empresas. Por �ltimo � apresentado o projecto de uma aplica��o multim�dia.
O conte�do est� estruturado da seguinte forma:
an�lise e caracteriza��o: conceitos associados ao multim�dia
an�lise e caracteriza��o: aplica��es do multim�dia, o caso do e-learning e da gest�o de conte�dos
as redes de comunica��o de imagem, audio e v�deo numa �ptica do utilizador: redes, protocolos e aplica��es
as redes de comunica��o de imagem, audio e v�deo numa �ptica do utilizador: o caso da world wide web
potencialidades na capacidade de inova��o das empresas
projecto de uma aplica��o multim�dia
Metodologia da disciplina:
O semin�rio possui uma parte de apresenta��o e discuss�o de temas, sempre que poss�vel com base em casos pr�ticos resultantes de experi�ncias em situa��es concretas e com demonstra��o de produtos/ocorr�ncias multim�dia relacionadas.
Al�m de uma breve introdu��o te�rica, s�o efectuadas discuss�es de grupo involvendo todos os participantes e apelando � sua experi�ncia profissional e pessoal. Sempre que adequado s�o efectuadas demonstra��es de tecnologia e trabalho pr�tico individual de modo a demonstrar conceitos relacionados com a problem�tica dos Sistemas Avan�ados de Multim�dia e Comunica��o.
Procurar-se-� que os participantes sejam conduzidos a discutir as suas experi�ncias pessoais com uma base te�rica obtida atrav�s dos textos e da bibliografia disponibilizada e que constituir� um dossier de refer�ncia para futuros projectos envolvendo multim�dia.
Durante cada sess�o ser� efectuada al�m de uma exposi��o inicial, o desenvolvimento do tema recorrendo a casos pr�ticos, casos de estudo, discuss�o de grupo e trabalho individual. A metodologia espec�fica a seguir em cada sess�o � a indicada no planeamento da disciplina.
Bibliografia obrigat�ria:
Dossier de apontamentos disponibilizados ao longo das sess�es da disciplina.
Estruturado em quatro partes, apresenta os conceitos b�sicos da Gest�o da Informa��o, discute os problemas t�picos com que a organiza��o tem de lidar quando trata a informa��o, introduz as compet�ncias do indiv�duo para gerir a informa��o e discute a estrutura e necessidade de um plano para gerir informa��o.
Bibliografia recomendada:
A classifica��o ser� obtida tendo em conta as seguintes componentes:
1. Prova sem consulta com a dura��o de 1 hora e meia que constar� de 4 quest�es, valendo 50% da classifica��o.
2. um trabalho envolvendo pr�tica laboratorial e que consiste na cria��o de uma p�gina pessoal que fa�a recurso aos conceitos apresentados na cadeira, valendo 50% da classifica��o
O trabalho deve ter em conta a estrutura��o de informa��o; a navega��o e quest�es de interface; a utiliza��o de cor, gr�ficos e imagens; a possibilidade de incluir som e anima��o e ainda a possibilidade de incluir interac��o
P�gina criada em Maio de 2001
Actualizada em 16/5/2002