Recursos em linha sobre Sistemas de Informação
(MBAs, PGEs)
Luís Manuel Borges Gouveia: [ página principal | correio electrónico ]


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INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES FINANCEIROS E FISCAIS (IESF),
MBAs e PGEs (cadeira básica para várias especializações)

Docente:

Luis Manuel Borges Gouveia
Licenciado em Matemáticas Aplicadas / Informática - UPIH, 1989
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ramo de Telecomunicações - FEUP, 1995

Doutoramento em Ciências da Computações, Ambientes Colaborativos e Partilha de Conhecimento, Lancaster University, 2002

Professor Auxiliar, UFP (lmbg@ufp.pt)

 

Objectivos da Disciplina:

Introdução e sensibilização às questões no âmbito do tema Sistemas de Informação – SI. Discussão dos conceitos e caracterização de um SI. Potencial e impacto de um SI. Actividades relacionados com o SI. Desenvolvimento, Planeamento e Gestão de um SI. Exploração de um SI. Boas práticas em SI.

Discutir o papel e importância do Sistema de Informação na empresa. Abordar o papel da informação na organização e no funcionamento das empresas actuais de forma a potenciar o Sistema de Informação.

Discutir perspectivas actuais e futuras dos Sistemas de Informação; Sensibilizar para a importância das metodologias de análise, desenvolvimento e exploração de Sistemas de Informação.

A disciplina inclui duas sessões sobre a Gestão da Informação e do Conhecimento e sobre Aplicações Avançadas de Sistemas de Informação de modo a discutir qual o enquadramento e necessidade de um SI.

 

Conteúdo da Disciplina:

A disciplina está estruturada em 5 sessões de apresentação e discussão de temas correlacionados com os Sistemas de Informação, e uma sessão adicional para efeitos de avaliação individual. A distribuição do tempo por cada um dos sub-temas bem como a sua sequência será realizada de acordo com o desenrolar da discussão e interesses do grupo.

       I -    Conceitos de Sistemas de Informação

      II -   Integração de SI na organização

      III -  Impacto na organização

      IV -  Da gestão da informação à gestão do conhecimento

      V -   Aplicações e tecnologias avançadas

Durante cada sessão será efectuada além de uma exposição inicial, o desenvolvimento do tema recorrendo a casos práticos, casos de estudo, discussão de grupo e trabalho individual. A metodologia específica a seguir em cada sessão é a indicada no planeamento da disciplina.

 

Metodologia da disciplina:

O seminário possui uma parte de apresentação e discussão de temas, sempre que possível com base em casos práticos resultantes de experiências em situações concretas em empresas portuguesas.

A disciplina possui uma parte de apresentação e discussão dos temas, sempre que possível, com base em casos práticos resultantes de experiências em situações concretas em empresas portuguesas.

Além da introdução teórica, são efectuadas discussões de grupo envolvendo todos os participantes e apelando à sua experiência profissional e pessoal. Sempre que adequado são efectuadas demonstrações de tecnologia e trabalho prático individual de modo a demonstrar conceitos relacionados com Sistemas de Informação.

Procurar-se-á que os participantes sejam conduzidos a discutir as suas experiências pessoais com uma base teórica obtida através dos textos e da bibliografia que deverá ser objecto análise.

 

Bibliografia obrigatória:

É um texto de introdução aos sistemas de informação numa perspectiva de gestão. Introduz os conceitos essenciais relacionados com um tema apresentando uma abordagem moderna da gestão de sistemas de informação estruturas em seis partes. Inclui a discussão do impacto da Internet. O texto encontra-se em Inglês, o que pode trazer vantagens na introdução dos temas e termos da área no idioma em que estes aparecem mais frequentemente.

 

Bibliografia recomendada:

 

Avaliação:

A classificação final será obtida tendo em conta as seguintes componentes:

1. Prova sem consulta com a duração de até 2 horas (duas horas) que constará de 4 questões, valendo 50% da classificação.

2. Relatório individual sobre caso de estudo a definir pelo docente, valendo 30% da classificação.

3. Trabalho de grupo sobre tema a especificar, valendo 20% da classificação

Observações:
Está previsto um segundo momento de avaliação MAS realizado apenas com base num teste escrito sem consulta.
Em nenhum caso serão realizadas provas orais complementares.

 


Página criada em 1 de Outubro de 2001
Actualizada em 3/12/2002