Recursos em linha sobre Gestão de Sistemas de Informação
(MBA, PGE)
Luís Manuel Borges Gouveia: [ página principal | correio electrónico ]


Local | Docente | Objectivos | Conteúdo | Metodologia | Bibliografia obrigatória e recomendada | Avaliação
Referências na World Wide Web | plano do seminário | recursos para leitura | trabalho


INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES FINANCEIROS E FISCAIS (IESF),
MBA COM ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (MBA-SI)

Docente:

Luis Manuel Borges Gouveia
Licenciado em Matemáticas Aplicadas / Informática - UPIH, 1989
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ramo de Telecomunicações - FEUP, 1995

Mestre Assistente, UFP (lmbg@ufp.pt)

Aluno de doutoramento, Ambientes Colaborativos e Partilha de Conhecimento, Lancaster University

Objectivos da Disciplina:

O seminário aborda o papel da informação na organização e no funcionamento das empresas actuais de forma a potenciar o sistema de informação. São discutidas perspectivas actuais e futuras dos sistemas de informação; Metodologias de análise e avaliação da aquisição e operação dos sistemas de informação; A gestão dos sistemas de informação e a gestão de recursos humanos na optimização da sua utilização.

O seminário termina com a análise das aproximações actuais à Gestão da Informação e do Conhecimento como forma de potenciar a informação tanto numa perspectiva de recurso como tratando-se de um activo. Para o efeito é discutido o papel e importância do sistema de informação e da sua gestão na empresa.

Conteúdo da Disciplina:

O seminário está estruturado em 6 sessões de apresentação e discussão do tema Gestão de Sistemas de Informação, e uma sessão adicional para efeitos de avaliação individual. A distribuição do tempo por cada um dos seis temas bem como a sua sequência será realizada de acordo com o desenrolar da discussão e interesses do grupo.

  • Conceitos de Gestão de Sistemas de Informação
  • Perspectivas actuais e futuras dos Sistemas de Informação
  • Metodologias de análise e avaliação da aquisição e operação de Sistemas de Informação
  • Organizações virtuais e Sistemas de Informação
  • Gestão da Informação
  • Gestão do Conhecimento

Metodologia da disciplina:

O seminário possui uma parte de apresentação e discussão de temas, sempre que possível com base em casos práticos resultantes de experiências em situações concretas em empresas portuguesas.

Além da introdução teórica, são efectuadas discussões de grupo involvendo todos os participantes e apelando à sua experiência profissional e pessoal. Sempre que adequado são efectuadas demonstrações de tecnologia e trabalho prático individual de modo a demonstrar conceitos relacionados com a Gestão de Sistemas de Informação.

Procurar-se-á que os participantes sejam conduzidos a discutir as suas experiências pessoais com uma base teórica obtida através dos textos e da bibliografia que deverá ser estudada antes das respectivas sessões.

Durante cada sessão será efectuada além de uma exposição inicial, o desenvolvimento do tema recorrendo a casos práticos, casos de estudo, discussão de grupo e trabalho individual. A metodologia a seguir em cada sessão é a indicada no planeamento da disciplina.

Bibliografia obrigatória:

É um texto de introdução aos sistemas de informação numa perspectiva de gestão. Introduz os conceitos essenciais relacionados com um tema apresentando uma abordagem moderna da gestão de sistemas de informação estruturas em seis partes. Inclui a discussão do impacto da Internet. O texto encontra-se em Inglês, o que pode trazer vantagens na introdução dos temas e termos da área no idioma em que estes aparecem mais frequentemente.

Resultado da actividade docente iniciada em 1992, foram realizados dois conjuntos distintos de transparências para cadeiras de Sistemas de Informação de licenciatura. Neste momento encontra-se em fase de elaboração o texto correspondente a essas transparências que pretende introduzir os conceitos relacionados com a informação e os sistemas de informação. O objectivo é proporcionar um texto em português de introdução ao tema numa perspectiva que maximize o recurso das tecnologias de informação para o desenvolvimento de melhores sistemas de informação centrados no indivíduo e no seu ambiente de trabalho.

Bibliografia recomendada:

Avaliação:

A classificação será obtida tendo em conta as seguintes componentes:

  1. Prova sem consulta com a duração de 2 horas (duas horas) que constará de 4 questões, valendo 40% da classificação.
  2. Estudo de caso baseado num artigo científico. Com base numa proposta de discussão comentar o conteúdo do artigo, valendo 60% da classificação.

Página criada em 19 de Março de 2001
Actualizada em 2/4/2001