cor azul e branco (fcp)

 Luis Manuel Borges Gouveia
            Informação para os alunos (de base científica)
              
motor de pesquisa | plataforma de e-learning | diário digital | lista de discussão | livro de visitas
                    créditos e copyright de conteúdos | correio electrónico | mapa do site | página principal

Esta página foi descontinuada e substituida pela plataforma de elearning em 2006

última alteração: 17 de Março de 2009
página criada em Maio de 1998

Quanto tempo falta para o final das aulas (30 de Maio de 2009)?
Faltam precisamente...

Horário de atendimento
Consultar em UFPRH  Gabinete do CEREM (122)
Por marcação, para assegurar estes e outros horários, contactar

Entrega de trabalhos
Átomos: cacifo nº 42
Bits: correio electrónico lmbg@ufp.pt

Calendário e Cronograma http://si.ufp.pt
Esta informação está disponível exclusivamente na plataforma a partir de 2006...

 Informações gerais para frequência de aulas (A LER!)
 Trabalhos propostos complementares
 

A presença de pelo menos 60% das aulas é importante para bons  resultados e aprender.

O controlo de presenças é feito por assinatura de lista de presenças durante a aula correspondente.


Informações para frequência de aulas
(as observações realizadas neste ponto constituem um contrato de relação entre professor e aluno - recomenda-se a sua leitura com atenção)


durante as aulas
é posta a circular lista de presenças que deve ser assinada no próprio diaresponsabilidade do aluno garantir que assina a folha de presença). Esquecimentos, saídas mais cedo, chegadas mais tarde, além de ficar ao critério do professor o acesso à lista, é da responsabilidade do aluno a sua actualização.
espera-se que na sala de aula, exista além de um comportamento normal e civilizado, o interesse e participação de quem quer aprender e partilhar com os outros essa experiência. Mais importante que a presença física é a presença mental!

apontamentos próprios
os apontamentos da cadeira encontram-se na plataforma de elearning, a partir da segunda semana de aulas. Aliás, a plataforma de elearning constitui-se como o local adequado para procurar actualizações, complementos e textos adicionais sempre que for necessário.
Em exames, por norma, não é permitida a consulta de apontamentos ou uso de computador. 

listas de exercícios
Casos práticos e exercícios de exemplo são resolvidos nas aulas. Os exercícios restantes SÃO PARA TRABALHO PELO ALUNO (que poderá sempre solicitar ajuda apresentando o trabalho realizado, quer em sala de aula, quer em horário de atendimento).

as páginas Web da cadeira
contém informação útil e complementar sobre a  cadeira (aproveitem!). No entanto, a plataforma de elearning constitui o veículo oficial de informação. Notas de frequências, especificações dos trabalhos e outros assuntos decorrentes do normal funcionamento das aulas são especificados através da plataforma de elearning. Quando questionado sobre este tipo de assuntos, o professor remete para a consulta da plataforma de elearning.
Tanto as alterações às páginas Web como à área na plataforma de elearning ocorrem sempre que necessário, pelo que estes meios devem ser vistos como um suporte dinâmico e não algo que é apenas consultado no início da cadeira. O desconhecimento do que existe nestes meios constitui um elemento negativo da avaliação, pelo que se espera que todos sem excepção visitem estes com frequência.

material adicional
observação: na biblioteca encontram material e bibliografia da cadeira (nas áreas de informática e gestão e ciências da comunicação). O número de livros disponíveis nas duas bibliotecas do edifício sede da UFP, sobre Sistemas de Informação e tópicos de outras disciplinas relacionados, é elevado e variado, pelo que qualquer questão sobre este acervo é bem recebida e será prontamente respondida.

listas de questões
nas páginas das cadeiras estão disponíveis frequências e exames já realizados
contar, no entanto, com eventuais alterações quer no seu estilo, quer nas próprias questões. Em diversos pontos da documentação disponível, encontram-se questões e exercícios para resolver. Espera-se que respondendo a todos estes, o aluno esteja devidamente preparado para obter bons resultados na avaliação da cadeira.

plataforma de e-learning
existe a possibilidade de existir uma área reserva a apoio ao ensino presencial, com recurso à plataforma de e-learning da UFP (http://elearning.ufp.pt). É da responsabilidade de cada aluno assegurar a devido tempo a sua inscrição, acesso e prática de funcionamento, de forma a poder tirar partido das facilidades oferecidas que incluem documentação, organização da informação sobre a disciplina leccionada, interacção com os restantes alunos e professor, trabalhos de complemento e demais prazos e observações realizadas no âmbito da disciplina.

Endereço oficial destas páginas Web: http://homepage.ufp.pt/~lmbg
Endereço oficial da plataforma de elearning: http://elearning.ufp.pt

[ voltar ao início da página ]


Apontamentos complementares da cadeiras

Em geral, os textos em linha que são públicos, encontram-se na secção de textos

Datas das frequências
Datas de exames

(atenção! procurar esta informação na plataforma de elearning)

[ voltar ao início da página ]