Luis Manuel Borges Gouveia |
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Áreas: sistemas de informação; ambientes virtuais; tecnologias de informação e comunicação na educação; sociedade de informação e do conhecimento | |
projectos; orientação de monografias; actividade de supervisão; |
Utilização, aplicações e impacto das tecnologias de informação; metodologias para desenvolver novos ou melhores sistemas. Estudo do impacto social e económico resultante da adopção de sistemas de base tecnológica de apoio ao sistema de informação e questões relacionadas com a gestão e qualidade da informação.
Questão: como preparar sistemas de informação que lidem com as novas formas de organização e mesmo assim permitam compatibilidade entre sistemas existentes, a tecnologia e sobretudo as pessoas?
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Potencial de visualização de informação e de mediação entre utilizadores. Potencial de representação de espaços semanticos 3D para apoio ao trabalho cooperativo.
Questão: quais serão as bases para o paradigma emergente de representação e recuperação de conhecimento que a realidade virtual anuncia?
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A sociedade de informação é um tema que proporciona um "jogo mental" em que se discutem assuntos sérios de um modo informal. Desta forma, o interesse pessoal é o potencial de geração de mais questões do que aquelas que podem ser respondidas no momento; bom para nos pôr a pensar em conjunto!
Questões: quais serão as actividades de manipulação de informação e como se projectarão os sistemas de informação? Que educação e formação será proporcionada e com que base tecnologica?
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Temas para orientação de monografias dentro das áreas de especialidade como docente da Universidade Fernando Pessoa. São referidas áreas, tendo em atenção que temas específicos dentro de cada uma das áreas serão objecto de discussão com os interessados:
- tecnologias de informação e sociedade (impacto e aplicações, incluindo mas não limitado ao uso de computadores e serviços de telecomunicações como é o caso de PDAs, a televisão interactiva e a 3ª geração de telemóveis);
- cidades e regiões digitais (aspectos sociais, de impacto, aplicações e operacionalidade de projectos que estão associados, nomeadamente o fomento das práticas e competências associadas ao digital);
- e-learning e ensino à distância (inclui o estudo e comparação de plataformas e modelos, a criação e gestão de conteúdos e a análise de práticas pedagógicas associadas);
- sistemas de informação e negócio electrónico (inclui o impacto do uso de tecnologias Internet na empresa e práticas de e-business e comércio electrónico)
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Página criada em 27/3/97 por Luís Gouveia
Última alteração: 6/11/2004