Compliance Fiscal. Contabilidade, Auditoria e Tributos com foco na prevenção de riscos

Julho de 2025
Mundis
153 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 17 x 24

ISBN: 978-989-35320-8-9

e-book em open source 

Organizadores

CV - Luís Borges Gouveia
CV - Levi Leonido

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 

 

 
Julho de 2025

Última actualização: 22 / 07 / 2025

k_iacria2025

 


RESUMO DA OBRA

 

Luís Borges Gouveia
Levi Leonido

(organizadores)

 

 


IA e Criatividade. Impacto, possibilidades e limites no universo Artístico, Educacional e Tecnológico

Julho de 2025
Mundis
153 páginas, dimensões (cm): 0,6 x 17 x 24

ISBN: 978-989-35320-8-9

 

O dia 6 de junho de 2025 marcou, na Universidade Fernando Pessoa, a realização de um encontro entre pares sob o título “IA e Criatividade: impactos, possibilidades e limites”. O evento não surgiu do vazio, mas resultado de uma história de um ano após um primeiro encontro sobre o mesmo tema, evidenciando a crescente urgência e complexidade da relação entre a Inteligência Artificial e a criação humana. Tema que não perdeu atualidade, mas até ganhou relevância e sentido renovado e que gera discussão.

A necessidade de aprofundar esta reflexão decorre da constante ocupação do espaço mediático pela IA, impulsionada pelas promessas e desafios que esta tecnologia incontornavelmente coloca à sociedade e, de forma muito particular, aos domínios cognitivos e artísticos – enquanto tecnologia oferecida e disponibilizada, muitas vezes sem a intervenção ou assimilação daqueles que são os seus futuros utilizadores e profissionais das áreas de aplicação implicadas.

O mote para esta renovada discussão reside nos mais recentes desenvolvimentos da Inteligência Artificial, com um destaque particular para a emergência e rápida evolução da IA Generativa. Esta vertente da IA tem sido noticiada precisamente por ter inaugurado uma relação distinta e profunda com os computadores e o digital. Vai muito além das formas anteriores de interação ou do simples estabelecimento de práticas de automação que, embora já mais aproximadas da nossa comunicação, não tocavam a essência da criação de conteúdo de raiz. A IA Generativa, pelo contrário, possibilita ativamente a criação expedita e autónoma de novos conteúdos (ou pelo menos, a sua remistura e geração).  


palavras chave:

[ inteligência artificial ]
[ criatividade ]
[ digital ]
[ ser humano ]
[ arte ]
[ universo artístico ]

 

[ início da página ]

 

 


TABELA DE CONTEÚDOS
IA e Criatividade. Impacto, possibilidades e limites no universo Artístico, Educacional e Tecnológico


 

Prefácio


Sobre os organizadores

INTRODUÇÃO

A Reflexão Necessária sobre IA e Criatividade no II Encontro IA e Criatividade

CAPÍTULO I - IA e Criatividade: Impactos, possibilidades e limites

IA e Criatividade: O Desvanecer das Fronteiras e a Encruzilhada Estética!

A ARTE DO FIM DA ARTE: a glorificação do artificial

Breve reflexão sobre os impactos da IA, nomeadamente no campo da criação artística

IA, o fruto amadurecido (ou proibido) da Árvore da Vida?

O Corpo da Linguagem: Arte, Emoção e Criação na Era da Inteligência Artificial ou: A poética do gesto que convoca, interroga e resiste

DOCÊNCIA, LIBERDADE E MODERNIZAÇÃO: Novos Desafios da Pedagogia Universitária no Século XXI à Luz de Freinet, a IA e a Importância da Reflexão

ARTES, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: Convergências para uma Sociedade em Transformação

Pontes para uma relação entre Inteligência Artificial, criatividade e cultura e a gestão de serviços de informação

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPOSIÇÃO MUSICAL

Arte, Design e IA. Breve reflexão

A cultura como bem essencial no (re)alicerçar de uma sociedade tecnologicamente enclausurada

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INCLUSÃO: Perspetivas Contemporâneas para uma Transformação Sustentável

Artes, Educação e Tecnologia: Reflexões sobre o Campo Híbrido da Criação e do Ensino Artístico no Século XXI

Inteligência Artificial e Ensino Superior: Repensando a Criatividade

A EMERGÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CAPÍTULO II - Universo educacional, tecnológico e artístico sem IA

ABORDAGEM ANALÍTICA EM PESQUISA PÓS-DOUTORAL: exposição ao Conceito de Audição Inteligente

CURSO DE EXTENSÃO: Dançoterapia no universo expressivo de Sambar no Brasil

Representações sociais da delinquência juvenil em Malanje no Bairro da Katepa zona 05

Títulos Vazios no Ensino Superior: O diploma ou Competência?

CAPÍTULO III - DESAFIO E EXERCÍCIO LIVRE A 4 MÃOS SOBRE “Educar na Escuridão Energética”

MANIFESTO MISTO: de amor e ódio à IA

UM TEMPO NOVO (QUANDO FALTOU A ELETRICIDADE)

CAPÍTULO IV – “DIREITO DE RESPOSTA” Google Gemini (GG)

Resposta ou Pronúncia do GG sobre textos deste Livro 



[ início da página ]

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Possui um pós doutoramento em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É membro integrado do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


 


CV

Levi Leonido


Professor Universitário. Diretor da Revista Europeia de Estudos Artísticos. Diretor da Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente. Diretor da Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade. Diretor Artístico do Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas (já com 11 edições). Investigador / Membro Integrado do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Artes da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Geral da UTAD. Membro do Painel de Avaliação da Fundação Ciência e Tecnologia (FCT) na área das Artes. Professor Auxiliar com Agregação da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Título de Agregado no Ramo do conhecimento de Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa. Doutorado e Mestre (Grado) em Educação pela Universidade de Salamanca. Doutorado (RN) em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Coimbra.

Desenvolveu estudos de Pós-doutoramento em Estudos Musicais (Universidade de Santiago de Compostela) e em Estudos Teatrais (Universidade de Coimbra). Pós-doutorado em Estudos da Performance (Teatro Musical) pela Universidade do Minho. Licenciado em Educação Musical pelo Instituto Piaget. Bacharel em Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela UTAD. Doutor Honoris Causa em Artes pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA). Atua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes e em Ciências da Educação.



 

[ início da página ]