Andréa Marques de Araújo Luís Borges Gouveia
Abril de 2021 ISBN: 978-65-89340-38-6
CV - Andréa Marques de Araújo CV - Luís Borges Gouveia
Resumo da obra
|
|
Andréa Marques de Araújo Luís Borges Gouveia
Abril de 2021 CDD 378.81 ISBN: 978-65-89340-38-6
|
A presente edição deste livro é a
publicação da tese de doutoramento no Curso de Ciencia da Informação,
especialidades em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, defendida no
dia 08 de janeiro de 2021, as 15 hs, no salão Nobre da Universidade Fernando
Pessoa, em Porto- Portugal, orientada pelo Professor Doutor Luis Borges
Gouveia
|
[ início da página ]
TABELA DE CONTEÚDOS
Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior: percepção
numa IES em Belém do Pará
1 INTRODUÇÃO
1.1 INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTO E RELEVÂNCIA
1.2
OBJETIVOS DO TRABALHO
1.3 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO
2 DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO AO USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO
2.1 INTRODUÇÃO
2.2 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO
CONHECIMENTO
2.3 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO
ENSINO
2.4 RESUMO DO CAPÍTULO
3 CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E A APRENDIZAGEM TRADICIONAL EM SALA DE AULA
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
(CTS) NA EDUCAÇÃO
3.3 TEORIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BASES DA ABORDAGEM
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
3.4 ANALISANDO A METODOLOGIA EDUCACIONAL
TRADICIONAL
3.5 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM FACE À METODOLOGIA EDUCACIONAL
TRADICIONAL
3.6 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SALA DE AULA TRADICIONAL
3.7 APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA TRADICIONAL
3.8 RESUMO DO CAPÍTULO
4 EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL E NO ESTADO DO PARÁ
4.1 INTRODUÇÃO
4.2 EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL NO
BRASIL
4.3 EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL NO ESTADO DO PARÁ
4.4 RESUMO DO
CAPÍTULO
5 ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO DO TRABALHO
5.1 DESENHO E TIPO DE INVESTIGAÇÃO
5.2 LIMITAÇÃO DO
MÉTODO
5.3 PRÉ-TESTE DOS INSTRUMENTOS
5.4 AMOSTRAGEM
5.5 TÉCNICAS E
INSTRUMENTOS
5.6 PROCESSO DE COLETA DE DADOS
5.7 TÉCNICAS DE ANÁLISE DE
DADOS
5.8 CENÁRIO DA PESQUISA: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
5.9 RESUMO DO CAPÍTULO
6 AS TIC NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM
6.1 INTRODUÇÃO
6.2 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
6.3 ENQUADRAR O POTENCIAL DAS TIC NAS IES
6.4
PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM PARA A EXPLORAÇÃO DAS TIC NAS IES
6.5 RESUMO DO
CAPÍTULO
7 RECOLHA E APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS
7.1 INTRODUÇÃO
7.2 VISÃO DOS GESTORES COORDENADORES
DE CURSO
7.3 A VISÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA – COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO
(COGRAD)
7.4 VISÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA – PROFESSORES
7.5 VISÃO DO CORPO
DISCENTE – ALUNOS
7.6 RESUMO DO CAPÍTULO
8 ANÁLISE E DISCUSSÃO
8.1 INTRODUÇÃO
8.2 DISCUSSÃO DA PERCEÇÃO DOS
COORDENADORES
8.3 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS A PARTIR DA VISÃO DA EQUIPE
PEDAGÓGICA – COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO
8.4 DISCUSSÃO SOBRE A VISÃO DA EQUIPE
PEDAGÓGICA – PROFESSORES
8.5 DISCUSSÃO SOBRE A VISÃO DOS ALUNOS
8.6
RESUMO DO CAPÍTULO
9 CONCLUSÃO
9.1 INTRODUÇÃO
9.2 REVISITANDO OS OBJETIVOS
9.3
CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO
9.4 LIMITAÇÕES DO ESTUDO
9.5 RECOMENDAÇÕES E
SUGESTÕES
9.6 PUBLICAÇÕES RESULTANTES DA PESQUISA
REFERÊNCIAS
[ início da página ]
CV
Andréa Marques de Araújo
Possui graduação em Bacharelado em Administração pela Universidade da Amazônia- UNAMA (1995), Especialização em Sistemas de Informação pelo CESUPA (1999) e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001). Cursando Doutorado em Ciência da Informação, na Universidade Fernando Pessoa - UFP, em Porto/Portugal. Atualmente é professora titular mestre do CESUPA, funcionária concursada (aprovada em 2º lugar no concurso público), cargo de administradora no Banco do Estado do Pará, com função de analista lotada na Superintendência de Desenvolvimento, atua como OUVIDORA GERAL no CESUPA (com registro na Associação Brasileira de Ouvidores e titulação no Curso Nacional de Certificação em Ouvidoria) e é membro do CONSELHO EDITORIAL da Editora e-Publicar. Na área de gestão acadêmica, já atuou como coordenadora de Curso de Graduação Bacharelado em Administração da Faculdade Ideal FACI, coordenadora do curso de especialização em Informática na Educação do CESUPA e como coordenadora de TCC dos cursos de Sistema de Informação Engenharia da Computação e Ciência da Computação do CESUPA. Como experiência docente, lecionou em cursos de graduação de diversas faculdades como CEFET, IFPA, CESUPA, FACI, UNAMA e FAP, e professora de especialização de cursos no CESUPA e FACI. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, informática na educação, sistemas de informação e processo decisório, metodologia acadêmica. Tem três livros publicados, textos publicados em jornais e artigos e capítulos de livros publicados em eventos, congressos e revistas.
CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui
Agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, em
Portugal; Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster,
no Reino Unido e Mestrado em Engenharia Electrónica de de Computadores pela
Universidade do Porto, Portugal. Os seus interesses são o uso e exploração das
TIC e do digital para a atividade humana, como no caso do ensino e aprendizagem.
Possui Webpage em http://homepage.ufp.pt/lmbg/
[ início da página ]