Andréa Marques de Araújo

Luís Borges Gouveia


 

Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior: percepção numa IES em Belém do Pará

Abril de 2021
Editora e-Publicar
372 páginas, livro eletrónico, formato PDF

ISBN: 978-65-89340-38-6

 

 

CV - Andréa Marques de Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 

 

 

 

 
Abril de 2021

Última actualização: 15 / 4 / 2021

 


RESUMO DA OBRA

 

Andréa Marques de Araújo

Luís Borges Gouveia


 

Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior: percepção numa IES em Belém do Pará

Abril de 2021
Editora e-Publicar
372 páginas, livro eletrónico, formato PDF
Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader
Modo de acesso: World Wide Web
Inclui bibliografia

CDD 378.81

ISBN: 978-65-89340-38-6
DOI: 10.47402/ed.ep.b20213640386

 

 

A presente edição deste livro é a publicação da tese de doutoramento no Curso de Ciencia da Informação, especialidades em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, defendida no dia 08 de janeiro de 2021, as 15 hs, no salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, em Porto- Portugal, orientada pelo Professor Doutor Luis Borges Gouveia
Este estudo tem como objetivo analisar junto dos profissionais da educação, professores e coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do questionário junto dos profissionais da educação (professores e coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES, por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. O estudo permitiu ainda verificar que as TIC já fazem parte do cotidiano da CESUPA, seja com recurso a jogos eletrônicos, questionários online, TV, pesquisas, entre outras estratégias, com professores a afirmar a busca constante da inserção no processo de ensino e aprendizagem de meios digitais. No entanto, foi evidenciada a necessidade de formação contínua aos professores, que ainda não se sentem preparados para aprofundar o uso das TIC de modo a promover uma aprendizagem significativa, fator também percebido por gestores e alunos. O estudo apresenta como contributo uma proposta de abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem.

palavras chave:

[ ensino superior ]
[ efeito das inovações tecnológicas - Brasil ]
[ tecnologia da informação ]
[ Professores universitários - formação ]
[ instituições de ensino superior ]
[ tecnologias de informação e comunicação ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior: percepção numa IES em Belém do Pará
 


1 INTRODUÇÃO

1.1 INTRODUÇÃO
1.1 CONTEXTO E RELEVÂNCIA
1.2 OBJETIVOS DO TRABALHO
1.3 ORGANIZAÇÃO DO DOCUMENTO

2 DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO AO USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO

2.1 INTRODUÇÃO
2.2 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
2.3 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO
2.4 RESUMO DO CAPÍTULO

3 CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E A APRENDIZAGEM TRADICIONAL EM SALA DE AULA

3.1 INTRODUÇÃO
3.2 CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO
3.3 TEORIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BASES DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
3.4 ANALISANDO A METODOLOGIA EDUCACIONAL TRADICIONAL
3.5 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM FACE À METODOLOGIA EDUCACIONAL TRADICIONAL
3.6 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SALA DE AULA TRADICIONAL
3.7 APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA TRADICIONAL
3.8 RESUMO DO CAPÍTULO

4 EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL E NO ESTADO DO PARÁ

4.1 INTRODUÇÃO
4.2 EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL NO BRASIL
4.3 EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL NO ESTADO DO PARÁ
4.4 RESUMO DO CAPÍTULO

5 ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO DO TRABALHO

5.1 DESENHO E TIPO DE INVESTIGAÇÃO
5.2 LIMITAÇÃO DO MÉTODO
5.3 PRÉ-TESTE DOS INSTRUMENTOS
5.4 AMOSTRAGEM
5.5 TÉCNICAS E INSTRUMENTOS
5.6 PROCESSO DE COLETA DE DADOS
5.7 TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS
5.8 CENÁRIO DA PESQUISA: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
5.9 RESUMO DO CAPÍTULO

6 AS TIC NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM

6.1 INTRODUÇÃO
6.2 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
6.3 ENQUADRAR O POTENCIAL DAS TIC NAS IES
6.4 PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM PARA A EXPLORAÇÃO DAS TIC NAS IES
6.5 RESUMO DO CAPÍTULO

7 RECOLHA E APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

7.1 INTRODUÇÃO
7.2 VISÃO DOS GESTORES COORDENADORES DE CURSO
7.3 A VISÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA – COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO (COGRAD)
7.4 VISÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA – PROFESSORES
7.5 VISÃO DO CORPO DISCENTE – ALUNOS
7.6 RESUMO DO CAPÍTULO

8 ANÁLISE E DISCUSSÃO

8.1 INTRODUÇÃO
8.2 DISCUSSÃO DA PERCEÇÃO DOS COORDENADORES
8.3 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS A PARTIR DA VISÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA – COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO
8.4 DISCUSSÃO SOBRE A VISÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA – PROFESSORES
8.5 DISCUSSÃO SOBRE A VISÃO DOS ALUNOS
8.6 RESUMO DO CAPÍTULO

9 CONCLUSÃO

9.1 INTRODUÇÃO
9.2 REVISITANDO OS OBJETIVOS
9.3 CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO
9.4 LIMITAÇÕES DO ESTUDO
9.5 RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES
9.6 PUBLICAÇÕES RESULTANTES DA PESQUISA

REFERÊNCIAS

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CV
Andréa Marques de Araújo 


Possui graduação em Bacharelado em Administração pela Universidade da Amazônia- UNAMA (1995), Especialização em Sistemas de Informação pelo CESUPA (1999) e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001). Cursando Doutorado em Ciência da Informação, na Universidade Fernando Pessoa - UFP, em Porto/Portugal. Atualmente é professora titular mestre do CESUPA, funcionária concursada (aprovada em 2º lugar no concurso público), cargo de administradora no Banco do Estado do Pará, com função de analista lotada na Superintendência de Desenvolvimento, atua como OUVIDORA GERAL no CESUPA (com registro na Associação Brasileira de Ouvidores e titulação no Curso Nacional de Certificação em Ouvidoria) e é membro do CONSELHO EDITORIAL da Editora e-Publicar. Na área de gestão acadêmica, já atuou como coordenadora de Curso de Graduação Bacharelado em Administração da Faculdade Ideal FACI, coordenadora do curso de especialização em Informática na Educação do CESUPA e como coordenadora de TCC dos cursos de Sistema de Informação Engenharia da Computação e Ciência da Computação do CESUPA. Como experiência docente, lecionou em cursos de graduação de diversas faculdades como CEFET, IFPA, CESUPA, FACI, UNAMA e FAP, e professora de especialização de cursos no CESUPA e FACI. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, informática na educação, sistemas de informação e processo decisório, metodologia acadêmica. Tem três livros publicados, textos publicados em jornais e artigos e capítulos de livros publicados em eventos, congressos e revistas.

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui Agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, em Portugal; Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido e Mestrado em Engenharia Electrónica de de Computadores pela Universidade do Porto, Portugal. Os seus interesses são o uso e exploração das TIC e do digital para a atividade humana, como no caso do ensino e aprendizagem. Possui Webpage em http://homepage.ufp.pt/lmbg/


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