Ciências Empresariais: Desafios, Aplicações e Tecnologias Setembro de 2024 ISBN: 978-65-5387-350-6
Organizadores
CV - Paulo Sérgio Araújo
Resumo da
obra
|
Paulo Sérgio
Araújo (organizadores)
Ciências Empresariais: Desafios, Aplicações e Tecnologias Setembro de 2024 ISBN: 978-65-5387-350-6
|
As organizações empresariais enfrentam desafios complexos e dinâmicos na busca por soluções inovadoras e eficientes para o ambiente corporativo em tempos voláteis. Com a rápida evolução das tecnologias, da sua exploração e da complexidade dos mercados, as empresas são constantemente pressionadas a se adaptar e a se reinventar para se manterem competitivas. As empresas precisam integrar tecnologias emergentes e práticas de gestão para melhorar a eficiência e a produtividade de modo a se manterem competitivas ou de modo a alargar as suas ambições. Isso inclui a implementação de inteligência artificial, big data e automação, que transformam processos operacionais e estratégias de negócios. No entanto, a adoção dessas tecnologias exige não apenas investimentos significativos, mas também a superação de resistências culturais e a formação de uma força de trabalho qualificada. Constituído por 10 capítulos, este livro reúne uma série de estudos e pesquisas que abordam temas do cotidiano das empresas e inspiram práticas inovadoras nos processos de liderança, comunicação, avaliação de ações para prospectar resultados eficientes, implementação de regimes especiais de recuperação judicial em tempos de crise, mediação empresarial, impacto da pandemia da Covid-19 na economia brasileira, processos de transformação digital em instituições financeiras, na educação e a necessidade de proteção no ciberespaço em um contexto de digitalização crescente. Esta obra nos convoca para uma reflexão mais aprofundada sobre os desafios que as empresas debatem atualmente.
|
[ início da página ]
TABELA DE CONTEÚDOS
Ciências Empresariais: Desafios, Aplicações e Tecnologias
Prefácio
Sobre os organizadores
1. O Estilo de Liderança e a sua Influência na
Satisfação, Eficácia e Esforço Extra dos Colaboradores
Helena Callebaut
Ana Salazar
2. Perspectivas da Informação, Comunicação e Econômica
em Redes Digitais
Márcio Carneiro de Mesquita
Luis Borges Gouveia
3. Avaliação da Satisfação do Consumidor: Aplicação do
Modelo IPA ao Setor da Telefonia Móvel no Brasil
Roberta Mendes Neiva
Ana Salazar
4. Avaliação da Satisfação com Serviços Virtuais: A
Inovação nas Práticas de Trabalho da Receita Federal do Brasil
Maria Hozana
Braga Palma
Ana Salazar
Miguel R. Trigo
Simone Antoniaci Tuzzo
5. Avaliação dos Impactos dos Produtos Turísticos no
Desenvolvimento Sustentável: o caso do Parque das Serras do Porto
Heloisa
Cristina Bona
Ana Salazar
6. A Mediação Empresarial no Tratamento da Recuperação
Judicial
Fernanda Vinholes Oliveira
Joaquim Ramalho
7. Crowdfunding como Modelo de Negócio para o
Ciberjornalismo
Gustavo Ribeiro de Francisco
Ricardo Jorge Pinto
8. O Paradigma Digital e o Contexto dos Bancos
Daniel Camilo
Sofia Gaio
9. O Digital e as Instituições de Ensino Superior no
Brasil
Mateus Mendonça Vieira
Luis Borges Gouveia
10. A Importância da Proteção do Ciberespaço
Raúl
Carvalho Morgado
Luis Borges Gouveia
[ início da página ]
CV
Paulo Sérgio Araújo
Doutor em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC - Minas. Graduado em Filosofia, PUC - Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim - MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.
CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.
É membro integrado do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.
CV
Ana Salazar
Professora Auxiliar Convidada da Universidade Católica Portuguesa. Doutorada em Gestão (ISCTE); Mestre em Gestão de Empresas (PBS); MBA (PBS); Licenciada em Engenharia Mecânica (FEUP). Consultora de Empresas desde 1994. Especialista em Estudos de Mercado; Qualidade em Serviços; Marketing e Fidelização; Planeamento Estratégico. Orientadora de diversas de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento. Autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e capítulos de livros. Revisora científica da EMAC (European Marketing Academy). Membro do Barómetro da Academia de Turismo do IPDT.
[ início da página ]