Compliance Fiscal. Contabilidade, Auditoria e Tributos com foco na prevenção de riscos

Janeiro de 2025
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
115 páginas, dimensões (cm): 0,6 x 17 x 24

ISBN: 978-65-5387-362-9

 

Organizadores

CV - João Arlindo Gusmão
CV - Luís Borges Gouveia
CV -
Paulo Sérgio Araújo

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 

 

 
Outubro de 202
4
Última actualização: 23 / 11 / 2024

Compliance 2024

 


RESUMO DA OBRA

 

João Arlindo Gusmão
Luís Borges Gouveia
Paulo Sérgio Araújo

(organizadores)

 

 


Compliance Fiscal. Contabilidade, Auditoria e Tributos com foco na prevenção de riscos

Janeiro de 2025
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
115 páginas, dimensões (cm): 0,6 x 17 x 24

ISBN: 978-65-5387-362-9

 

Uma arrecadação justa é a que tem em consideração um esforço repartido de indivíduos e organizações, dos diferentes setores e áreas de atividade, tendo em consideração os interesses e as estratégias que forem consideradas, a cada período, pela liderança política das estruturas públicas. Que seja eficiente, assegurando um equilíbrio entre o esforço solicitado e a capacidade de a sociedade e os territórios realizarem todo o seu potencial, garantindo uma repartição de meios que seja adequada e que permita, além do funcionamento, os necessários investimentos para fazer futuros. No seu todo, é pretendido que seja eficaz, de modo a repartir o esforço de forma justa e eficiente, por todos os envolvidos e com o máximo de transparência e conhecimento, de modo a garantir que o sistema seja sustentável e socialmente aceito.

Em complemento, tomando em consideração o contexto digital, que potencializa a organização em rede e fomenta a disponibilidade de informação. Assim, a elevada conectividade também promove a circulação de dados e o seu aumento, com uma ainda maior velocidade em que o controle de atividade econômica tem de ser assegurado, quer pelos diferentes operadores, quer por quem tutela o território. Neste cenário de um mundo mais complexo e digital, acresce a pressão de automação e o recurso a tecnologias como a inteligência artificial. Se considerarmos a contabilidade na sua forma mais tradicional, logo nos apercebermos do potencial impacto que se pode esperar e da crescente importância das dimensões de análise e de controlo para assegurar o valor e relevância desta atividade.

Os especialistas são confrontados com desafios e problemas concretos e, em boa verdade, são primeiros protagonistas em assegurar precisamente a dimensão de uma arrecadação justa e eficaz, de que os diferentes capítulos desta obra fazem homenagem e que interessa aos territórios e às comunidades e, por essa via, também a todos os indivíduos e organizações envolvidas. Em verdade, são estes profissionais, associados com a informação contábil e fiscal, os primeiros protagonistas em assegurar precisamente a dimensão de uma arrecadação justa, eficiente e eficaz, de que os diferentes capítulos desta obra fazem homenagem. É neste contexto de missão que a obra Compliance Fiscal: Contabilidade, Auditoria e Tributos com foco na prevenção de riscos, se insere e que passamos a apresentar. 


palavras chave:

[ compliance fiscal ]
[ contabilidade ]
[ auditoria ]
[ tributos ]
[ impostos ]
[ riscos ]

 

[ início da página ]

 

 


TABELA DE CONTEÚDOS
Compliance Fiscal. Contabilidade, Auditoria e tributos com foco na prevenção de riscos


 

Prefácio


Sobre os organizadores

1. Gestão Tributária: Compliance Fiscal e Planeamento Tributário
João Arlindo Gusmão

2. Transformações Tributárias: Reflexões sobre a relação entre reforma tributária e as práticas de Compliance Fiscal das Empresas
Fellipe Guerra

3. Adequação de normas internacionais de contabilidade para área tributária
Marcos Antônio Monte de Lima Filho

4. Tributos Sobre o Comércio Exterior
João Paulo Oliveira

5. O caso da Zona Franca de Manaus e das Áreas de Livre Comércio
João Arlindo Gusmão
Luis Borges Gouveia

6. Tributos Diretos: IRPJ e CSLL - Impactos de Apuração do resultado pelas Regras do IFRS
Adilson Torres

7. Perícia contábil como subsidio à justa solução de litígios
Adalberto Vitor

8. Tributos sobre o valor agregado
Deise Parisotto



[ início da página ]

 


CV
João Arlindo Gusmão


Doutor em Ciência da Informação, especialidade de sistemas, tecnologias e Gestão da Informação, pela Universidade Fernando Pessoa. Mestre em Administração (mercado/finanças), Graduado em Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Matemática. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil e em Informática Pericial. Auditor fiscal do Estado de Goiás desde 1998.

Perito Contador Judicial e extrajudicial e Professor Universitário na Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência nas áreas de Administração tributária, Auditoria, Contabilidade, Perícia (Contábil-Computacional), Cálculos Econômicos-financeiros e Sistemas de Informação Contábil-Fiscal. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil.


 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.

É membro integrado do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


 


CV

Paulo Sérgio Araújo


Doutor em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC - Minas. Graduado em Filosofia, PUC - Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim - MG.

Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.



 

[ início da página ]