Luís
Borges Gouveia (organizador)
Setembro de 2003 300 Páginas, Dimensões (cm): 2 x 21 x 15
ISBN:
972-8830-03-3 distribuído por
Lançamento do livro |
|
TABELA DE CONTEÚDOS
Luís Borges Gouveia
(organizador)
Setembro de 2003 ISBN: 972-8830-03-3
|
Cidades e Regiões Digitais: questões e desafios no digital Luís Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa Educação e cidadania glocal Documentos digitais e novas formas de cooperação
entre Bibliotecas Escolares e a Comunidade Global A Internet na Comunicação Municipal – a rede como
suporte ao Governo Electrónico Local: considerações gerais Potencialidades das Cidades Digitais na Promoção do
Turismo Urbano Serão os livros necessários nas «Cidades Digitais»?
Pela complementaridade de meios na estratégia de comunicação do Projecto
Gaia Digital Passar a salto a fronteira electrónica. Estratégias
de uso de plataformas digitais nas sociedades analógicas Cidades e Regiões Digitais: Uma Viagem Entre o
Espaço Físico e o Espaço Digital O e-Government nas Juntas de Freguesia do Minho
Gaia Global – O Cidadão como umbigo da Cidade
Digital Gestão da Informação Autarquias Digitais: promessas e desafios As Comunicações Móveis no Contexto das Cidades
Digitais: uma Arquitectura Híbrida para Acesso de Alto Débito Sistemas de Informação e Cidades Digitais,
conceitos e relações As Novas (Sub)Urbanidades da Era Digital Considerações sobre Planeamento e Urbanismo face à
Sociedade da Informação Cidades Digitais: Novos Modos de Habitar? O Contexto Territorial no Tempo das
Infra-estruturas Digitais |
[ início da página ]
Cidades e Regiões Digitais:
questões e desafios no digital
Luís Borges Gouveia
FCT, Universidade Fernando Pessoa
O porquê deste texto
Neste início de século, procuram-se novas formas de reinventar velhas organizações. Com o advento e vulgarização das Tecnologias de Informação e da Comunicação surgem novas oportunidades de trabalhar, aprender, colaborar e de nos divertirmos. Cada indivíduo é confrontado com questões como a produtividade, a necessidade de gerir informação e a pressão para fazer melhor, mais depressa e mais barato. No que respeita ao governo local e à organização do território, existe um conjunto de iniciativas denominadas por Cidades e Regiões Digitais que visam dotar cada região de uma infraestrutura digital que possibilite ao cidadão o acesso e utilização de tecnologias de modo a satisfazer “em modo digital” as suas necessidades do seu dia a dia.
Este texto introduz algumas das questões e desafios que se colocam para, no caso português, serem aproveitadas as oportunidades oferecidas por iniciativas deste tipo.
O texto está associado às seguintes palavras-chave: Cidades e Regiões Digitais, Cidades Digitais, Governo Electrónico, Governo Electrónico local, Autarquias Digitais, Sociedade da Informação, Democracia Electrónica, Informação e Cidadania, Comunidades, Comunicação, Tecnologias de Informação e da Comunicação.
Workshop sobre Cidades e Regiões Digitais
O Workshop Cidades e Regiões Digitais foi uma iniciativa de um grupo de docentes da Universidade Fernando Pessoa, alargado à comunidade académica. A organização do Workshop foi realizada pelos Profs. Doutores Luis Borges Gouveia, Paulo Silva, Ricardo Pinto e Arq. Luis Pinto de Faria. Oriundos de diferentes áreas de especialidade, mas com uma preocupação comum, aceitaram, em conjunto, o desafio de organizar um dia de discussão centrado nas questões sociais, tecnológicas e de planeamento urbano, bem como no impacto que as Cidades e Regiões Digitais podem potenciar. O encontro decorreu durante todo o dia 6 de Junho de 2003.
O tema do Workshop, que teve como origem as novas práticas associadas à Sociedade da Informação e ao crescente recurso às Tecnologias de Informação e da Comunicação, teve um período de discussão académica no início da década de 90, tendo após a primeira metade dessa década, perdido a importância como o decrescente número de casos de estudo, conferências e trabalho científico produzido, parece demonstrar.
Actualmente, e face a novas oportunidades resultantes da tecnologia e das lições aprendidas com as experiências anteriores de iniciativas de Cidades Digitais, um renovado interesse no tema é visível quer por parte do poder político, quer pelas movimentações que a nível comercial se sentem tanto em termos nacionais como internacionais.
A mobilidade, o impacto social, os serviços, as aplicações, a utilização de diferentes canais além da World Wide Web, as restrições legais do uso da informação, as questões de cidadania e de inclusão, a reorganização de espaços físicos e virtuais e as competências dos indivíduos representam, entre outros, alguns dos desafios e temas que importa discutir e sobre os quais urge refletir.
O Workshop tinha por objectivo promover a discussão das Cidades e Regiões Digitais de uma forma equidistante de interesses comerciais, políticos ou regionais. Estava em causa a discussão do impacto e questões associadas que possam informar uma reflexão e permitam estruturar boas práticas que ocorrem quer em Portugal, quer no estrangeiro. Desta forma, o Workshop constituiu-se como um fórum de discussão aberto a todos os que pretenderam contribuir para melhorar o nosso conhecimento do que são e para servem as Cidades e Regiões Digitais.
Do Workshop, surgiu o desafio de compilar um conjunto de textos sobre as Cidades e Regiões Digitais. O resultado é a presente obra que nos apresenta 18 textos para os quais contribuíram 26 autores e que demonstra já um assinalável nível de maturidade, de como estas questões são pensadas em Portugal.
Este texto pretende assim contribuir para a discussão de um conjunto de temas cujo impacto se sentirá de um modo significativo na forma como as nossas cidades e regiões se desenvolvem e nos proporcionam uma maior qualidade de vida.
No quadro da Sociedade da Informação, onde a participação e os actos de cidadania de cada um podem potenciar maiores mudanças, importa ter acesso à maior informação possível e participar na discussão de como iremos viver nas nossas cidades e regiões.
É que, desta forma, todos nós poderemos ser Arquitectos do Futuro!
[ início da página ]
CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.pt,
http://www.ufp.pt/~lmbg
Luis Borges Gouveia é Doutorado (UK, Lancaster, 2002) em Computação com tese sobre Ambientes Virtuais e Partilha do Conhecimento, possui o Mestrado (FEUP, 1995) em Engenharia Electrotécnica e Computadores, com dissertação sobre Aplicações Multimédia para o Sistema de Informação da empresa, e a licenciatura (UPT, 1989), em Matemáticas Aplicadas / Informática, tendo realizado um trabalho de final de curso sobre o serviço Videotex.
Actualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciência e Tecnologia na Universidade Fernando Pessoa e responsável pela concepção e estratégia do projecto Gaia Global, a iniciativa de cidade digital de Gaia. Os seus interesses passam pelas implicações que a utilização dos computadores e telecomunicações tem na nossa concepção de espaço e de tempo. Possui cerca de uma centena de trabalhos científicos publicados em livros, revistas e actas de conferencia de carácter científico. Possui página Web e um diário digital (BLOG).
[ início da página ]
Lançamento do livro
A apresentação do livro contou com a presença do Prof. Doutor Salvato Trigo (reitor da UFP) e do Prof. Doutor Luis Borges Gouveia e teve lugar na Universidade Fernando Pessoa - UFP - sede, no Salão Nobre pelas 18h00 de 19 de Setembro (sexta-feira)
O evento foi divulgado com o apoio da Vector21 (press release)
Estiveram na apresentação cerca de meia centena de pessoas que aproveitaram para tomar contacto com o livro e assistir à sua introdução pelo organizador. Posteriormente, o Reitor da UFP realizou uma brilhante palestra onde enquadrou o projecto iniciado por um workshop e concluido pela obra apresentada.
[ início da página ]