Paulo Sérgio Araújo
Julho de 2022 ISBN: 978-65-5387-032-1
CV - Paulo Sérgio Araújo CV - Luís Borges Gouveia CV - Fátima Paiva Coelho
Resumo da obra |
|
Paulo Sérgio Araújo
Julho de 2022 ISBN: 978-65-5387-032-1 |
Esta é uma obra composta de diversas contribuições técnicas e de boas práticas, resultado do empenho de pesquisadores e professores brasileiros e portugueses. O texto está estruturado em três partes, de modo a cumprir o título do livro: Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva. Na primeira parte - Equidade - o leitor terá a grata satisfação em encontrar, nos oito capítulos. contribuições e indicações relacionadas com as tecnologias digitais desde a apresentação de um modelo para a formação instrucionista dos professores para o uso do digital na educação, com o intuito de desenvolver, o que os autores intitulam de prontidão digital, passando por outros contributos oportunos para o contexto da transformação digital na educação. A segunda parte institulada - Cidadania, formada por seis capítulos, apresenta reflexões e partilhas de experiências e propostas no âmbito social e educativo no contexto brasileiro e português. Neste sentido, o leitor acessará a conteúdos nas mais diferentes esferas e áreas de conhecimento. A terceira e última parte, tem como título - Educação Inclusiva - com realce para a convicção de que em algum momento da história, deixaremos de utilizar esta expressão. Esse será o momento em que todas as formas de educação serão constituídas pelo princípio ético da inclusão. Enquanto trilhamos esse caminho, seguimos a divulgar e compartilhar, um conjunto de marivilhosas experiências e modelos de boas práticas com este conteúdo.
|
[ início da página ]
TABELA DE CONTEÚDOS
Equidade, Cidadania e
Educação Inclusiva
Prefácio
PARTE I – EQUIDADE
1. A Proposta de um Modelo para a Formação
Instrucionista de Professores para a Passagem de Fugitivos Digitais para a
Prontidão Digital
Isabel Marques de Brito
Luís Borges Gouveia
2. Desenho Universal para Aprendizagem: Opção
Curricular e Pedagógica para Todos os Alunos
Francisco José Pires
Alves
3. A Educação Musical e a Inclusão da Criança com
Transtorno do Espectro Autista
Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes
4. Sono e Rendimento Escolar de Crianças com
Perturbação do Espectro do Autismo
Aline Maria Santiago Nicolay
Maria-Raquel G Silva
5. A Aprendizagem Acadêmica Estruturada em
Domínios da Leitura, Escrita e Aritmética para alunos com Dificuldades na
Aprendizagem
Marisa Mello
Fátima Paiva Coelho
6. Informática como Forma Lúdica Inclusiva na
Educação Especial
Eunice Aparecida Silva Lima
7. Os Pressupostos da Inteligência Emocional como
Ferramenta para Melhorar o Processo de Ensino dos Docentes
Cleuza
Leite de Oliveira Santos
Clara Roseane da S.A. Mont’Alverne
8. A Psicomotricidade na Terapia com Cavalos e
seus benefícios para minimizar Transtornos Psicomotores
Klebia
Cordeiro Dias
Maria-Raquel G Silva
PARTE II – CIDADANIA
9. As Dimensões Comunicacionais, Criativas e
Socioemocionais nas Estruturas Curriculares da Educação Brasileira
Elaine Lavezzo
Isabel Silva
10. Crianças com Doenças Raras e as suas Famílias
na Região Autônoma da Madeira
Maria Filomena Teixeira Pires
Fátima Paiva Coelho
11. Conflitos no Ambiente Escolar
Maria Aparecida Pereira Laura
Pedro Cunha
12. Proposta de Psicoeducação para Orientar na
Parentalidade Digital: a busca do equilíbrio mental no uso das telas
Dayane Aparecida Moraes Caldeira de Melo
13. Escola Cidadã: a construção da inovação para
não apequenar a educação
Marilú do Nascimento Salvador Lourenço
14. A Adolescência e o Ciberespaço: comunicação
de prevenções e risco de concretização de cibercrimes
Thiago José
Ximenes Machado
Luis Borges Gouveia
PARTE III – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
15. As Tecnologias Assistivas e os Jogos Digitais
na Educação Especial e Inclusiva
Lana Mara Mira Fernandes de
Oliveira
Pedro Reis
16. O Papel do Pedagogo no Processo de Inclusão
Escolar
Teriane Bastos Nunes
Pedro Cunha
17. Atitudes e Práticas dos Professores do 2.º e
3.º Ciclos do Ensino Básico, Face à Inclusão de Alunos com Necessidades
Especiais na Sala de Aula, da Rede Pública e Privada da Região Autônoma da
Madeira
Cátia Gouveia
Fátima Paiva Coelho
18. Autoeficácia Docente e Atitudes Inclusivas na
Educação
Flávia Serra Galdino
Fátima Paiva Coelho
19. A Prática da Educação Física na Inclusão de
Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Brasil
Elisete
Vasconcelos Façanha Oliveira
Maria-Raquel G. Silva
20. Desenvolvimento Típico e Atípico: o papel dos
serviços de apoio à infância na educação inclusiva precoce
Susana
Marinho
Lúcia Távora
21. A Equitação Terapêutica como Benefício na
Melhoria do Processo de Aprendizagem de Alunos com NEE Incluídos em Escolas
Comuns
Cerise Malachias Paes Ferreira Lopes
Maria-Raquel G Silva
22. O Contexto Ambiental e Educativo da Educação
Física na Inclusão do Aluno com Necessidades Educativas Especiais do Ensino
Fundamental I no Brasil
Marcione Araújo Ribeiro
Maria-Raquel G
Silva
[ início da página ]
CV
Paulo Sérgio Araújo
Doutorando em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.
CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.
CV
Fátima Paiva Coelho
Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa. A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou Doutoramento.
[ início da página ]