Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho


 

Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva

Julho de 2022
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
344 páginas, dimensões (cm): 3,2 x 22,8 x 15,6

ISBN: 978-65-5387-032-1

 

CV - Paulo Sérgio Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

CV - Fátima Paiva Coelho

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Junho de 2022

Última actualização: 3 / 7 / 2022

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RESUMO DA OBRA

 

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho


 

Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva

Julho de 2022
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
344 páginas, dimensões (cm): 3,2  x 22,8 x 15,6

ISBN: 978-65-5387-032-1

Esta é uma obra composta de diversas contribuições técnicas e de boas práticas, resultado do empenho de pesquisadores e professores brasileiros e portugueses. O texto está estruturado em três partes, de modo a cumprir o título do livro: Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva. Na primeira parte - Equidade - o leitor terá a grata satisfação em encontrar, nos oito capítulos. contribuições e indicações relacionadas com as tecnologias digitais desde a apresentação de um modelo para a formação instrucionista dos professores para o uso do digital na educação, com o intuito de desenvolver, o que os autores intitulam de prontidão digital, passando por outros contributos oportunos para o contexto da transformação digital na educação. A segunda parte institulada - Cidadania, formada por seis capítulos, apresenta reflexões e partilhas de experiências e propostas no âmbito social e educativo no contexto brasileiro e português. Neste sentido, o leitor acessará a conteúdos nas mais diferentes esferas e áreas de conhecimento. A terceira e última parte, tem como título - Educação Inclusiva - com realce para a convicção de que em algum momento da história, deixaremos de utilizar esta expressão. Esse será o momento em que todas as formas de educação serão constituídas pelo princípio ético da inclusão. Enquanto trilhamos esse caminho, seguimos a divulgar e compartilhar, um conjunto de marivilhosas experiências e modelos de boas práticas com este conteúdo. 


palavras chave:

[ educação ]
[ educação inclusiva ]
[ equidade ]
[ cidadania ]
[ transformação digital ]
[ Brasil ]
[ Portugal ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva


Prefácio

PARTE I – EQUIDADE

1. A Proposta de um Modelo para a Formação Instrucionista de Professores para a Passagem de Fugitivos Digitais para a Prontidão Digital
Isabel Marques de Brito
Luís Borges Gouveia

2. Desenho Universal para Aprendizagem: Opção Curricular e Pedagógica para Todos os Alunos
Francisco José Pires Alves

3. A Educação Musical e a Inclusão da Criança com Transtorno do Espectro Autista
Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes

4. Sono e Rendimento Escolar de Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Aline Maria Santiago Nicolay
Maria-Raquel G Silva

5. A Aprendizagem Acadêmica Estruturada em Domínios da Leitura, Escrita e Aritmética para alunos com Dificuldades na Aprendizagem
Marisa Mello
Fátima Paiva Coelho

6. Informática como Forma Lúdica Inclusiva na Educação Especial
Eunice Aparecida Silva Lima

7. Os Pressupostos da Inteligência Emocional como Ferramenta para Melhorar o Processo de Ensino dos Docentes
Cleuza Leite de Oliveira Santos
Clara Roseane da S.A. Mont’Alverne

8. A Psicomotricidade na Terapia com Cavalos e seus benefícios para minimizar Transtornos Psicomotores
Klebia Cordeiro Dias
Maria-Raquel G Silva

PARTE II – CIDADANIA

9. As Dimensões Comunicacionais, Criativas e Socioemocionais nas Estruturas Curriculares da Educação Brasileira
Elaine Lavezzo
Isabel Silva

10. Crianças com Doenças Raras e as suas Famílias na Região Autônoma da Madeira
Maria Filomena Teixeira Pires
Fátima Paiva Coelho

11. Conflitos no Ambiente Escolar
Maria Aparecida Pereira Laura
Pedro Cunha

12. Proposta de Psicoeducação para Orientar na Parentalidade Digital: a busca do equilíbrio mental no uso das telas
Dayane Aparecida Moraes Caldeira de Melo

13. Escola Cidadã: a construção da inovação para não apequenar a educação
Marilú do Nascimento Salvador Lourenço

14. A Adolescência e o Ciberespaço: comunicação de prevenções e risco de concretização de cibercrimes
Thiago José Ximenes Machado
Luis Borges Gouveia

PARTE III – EDUCAÇÃO INCLUSIVA

15. As Tecnologias Assistivas e os Jogos Digitais na Educação Especial e Inclusiva
Lana Mara Mira Fernandes de Oliveira
Pedro Reis

16. O Papel do Pedagogo no Processo de Inclusão Escolar
Teriane Bastos Nunes
Pedro Cunha

17. Atitudes e Práticas dos Professores do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Face à Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais na Sala de Aula, da Rede Pública e Privada da Região Autônoma da Madeira
Cátia Gouveia
Fátima Paiva Coelho

18. Autoeficácia Docente e Atitudes Inclusivas na Educação
Flávia Serra Galdino
Fátima Paiva Coelho

19. A Prática da Educação Física na Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Brasil
Elisete Vasconcelos Façanha Oliveira
Maria-Raquel G. Silva

20. Desenvolvimento Típico e Atípico: o papel dos serviços de apoio à infância na educação inclusiva precoce
Susana Marinho
Lúcia Távora

21. A Equitação Terapêutica como Benefício na Melhoria do Processo de Aprendizagem de Alunos com NEE Incluídos em Escolas Comuns
Cerise Malachias Paes Ferreira Lopes
Maria-Raquel G Silva

22. O Contexto Ambiental e Educativo da Educação Física na Inclusão do Aluno com Necessidades Educativas Especiais do Ensino Fundamental I no Brasil
Marcione Araújo Ribeiro
Maria-Raquel G Silva

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CV
Paulo Sérgio Araújo


Doutorando em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.  

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


CV
Fátima Paiva Coelho


Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa. A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou Doutoramento.

 

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