Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão Janeiro de 2023 ISBN: 978-65-5387-095-6
Organizadores
CV - Paulo Sérgio Araújo
Resumo da
obra
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Paulo Sérgio
Araújo (organizadores)
Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão Janeiro de 2023 ISBN: 978-65-5387-095-6
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A educação está em transformação. Cenários novos podem indicar a necessidade de maior plasticidade dos educadores e educandos. Na perspectiva de um esforço mútuo, estratégias de aprendizagem vêm sendo testadas e validadas a novas configurações e a contextos cada vez mais distintos. Verifica-se a exigência e a flexibilidade, necessárias para o nosso tempo. O uso do digital em suas diversas possibilidades, indicam que a transposição de conteúdos se mostram eficientes do ponto de vista da sua disponibilização. No entanto, ainda há o desafio do acesso, da interpretação, da compreensão. Habilidades essenciais para a passagem da informação e para a construção do conhecimento pelos estudantes. Com o intuito de oferecer informação para educadores, pesquisadores e o público em geral, interessados em refletir e contribuir para a transformação cotidiana da educação, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, o livro "Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão" apresenta contribuições aplicáveis em sala de aula. Escrito por professores e pesquisadores que atuam desde a educação básica ao ensino superior. As duas partes desta obra: Perspectivas para Educadores e Perspetivas para Educandos, reuniram conteúdos que indicam as possibilidades de ensino por meio da partilha de boas práticas, envolvendo os diferentes cenários de educação, no território brasileiro e português, com o uso de tecnologias digitiais e a preocupação com a construção de experiências, a partir da educação inclusiva, o que justifica o uso do conceito de inclusão.
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TABELA DE CONTEÚDOS
Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão
Prefácio
Sobre os organizadores
PARTE I – PERSPECTIVAS PARA EDUCADORES
1. Formação Continuada para Mediadores Tecnológicos
2. Perspectivas
de Professores sobre TIC na Educação sob a Ótica do TPACK - Technological
Pedagogical Content Knowledge
3. A Parceria entre a Escola e a Família no
Processo de Inclusão dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo
4.
A Família e a Escola: aproximações necessárias
5. A Diversidade do
Currículo Educacional na Prática de Professores na Educação Inclusiva no Ensino
Fundamental I no Município de Vilhena
6. A Formação do Docente e as
Competências para os Professores de Alunos com Necessidades Especiais
7.
Inclusão e Metodologias Diferenciadas: uma análise do efeito do dançar no
desempenho acadêmico e motor de crianças com dificuldades de aprendizagem
8. A Relação entre Stress Ocupacional dos Professores e a Inclusão de Alunos
com Deficiências
PARTE II – PERSPECTIVAS PARA EDUCANDOS
9. A Construção Sintática nos Processos de Leitura e Escrita em
Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down Através do Método dos Dedinhos®
10. Literacia Emergente: a consciência fonológica no pré-escolar
11.
Da Alfabetização à Formação do Leitor Literário: o potencial do PNAIC
12.
Alunos com Deficiência e a Inclusão no Trabalho: percepção de
empregadores,docentes do ensino superior e técnicos administrativos da
Universidade Federal do Norte do Tocantins
13. Conflito Emocional
Familiar Perante a Notícia sobre a Síndrome de Down de um/a Filho/a
14.
Influência de um Programa de Treinamento Parental na Comunicação Social de
Crianças em Idade Pré-Escolar com Transtorno do Espectro do Autismo
15. A
Realidade da Inclusão em Duas Escolas no Município de Santarém da Rede Pública e
Particular
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CV
Paulo Sérgio Araújo
Doutorando em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.
Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofi a, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofi a e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.
CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.
Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.
É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.
CV
Fátima Paiva Coelho
Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa.
A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da
Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e
Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos
da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em
eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz
social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas
de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da
Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias
universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando
Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da
Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda
responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou
Doutoramento.
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