Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão

Janeiro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
234 páginas, dimensões (cm): 3,0 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-095-6

 

Organizadores

CV - Paulo Sérgio Araújo
CV - Luís Borges Gouveia
CV - Fátima Paiva Coelho

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 

 

 
Janeiro de 2023

Última actualização: 3 / 01 / 2023

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RESUMO DA OBRA

 

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho

(organizadores)

 

 


Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão

Janeiro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
234 páginas, dimensões (cm): 3,0 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-095-6

 

 A educação está em transformação. Cenários novos podem indicar a necessidade de maior plasticidade dos educadores e educandos. Na perspectiva de um esforço mútuo, estratégias de aprendizagem vêm sendo testadas e validadas a novas configurações e a contextos cada vez mais distintos.

Verifica-se a exigência e a flexibilidade, necessárias para o nosso tempo. O uso do digital em suas diversas possibilidades, indicam que a transposição de conteúdos se mostram eficientes do ponto de vista da sua disponibilização. No entanto, ainda há o desafio do acesso, da interpretação, da compreensão. Habilidades essenciais para a passagem da informação e para a construção do conhecimento pelos estudantes.

Com o intuito de oferecer informação para educadores, pesquisadores e o público em geral, interessados em refletir e contribuir para a transformação cotidiana da educação, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, o livro "Educação em diferentes contextos: o digital e a inclusão" apresenta contribuições aplicáveis em sala de aula. Escrito por professores e pesquisadores que atuam desde a educação básica ao ensino superior.

As duas partes desta obra: Perspectivas para Educadores e Perspetivas para Educandos, reuniram conteúdos que indicam as possibilidades de ensino por meio da partilha de boas práticas, envolvendo os diferentes cenários de educação, no território brasileiro e português, com o uso de tecnologias digitiais e a preocupação com a construção de experiências, a partir da educação inclusiva, o que justifica o uso do conceito de inclusão.


palavras chave:

[ educação e aprendizagem ]
[ digital ]
[ aplicações ]
[ sala de aula ]
[ tecnologias digitais ]
[ inclusão ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão


Prefácio


Sobre os organizadores

PARTE I – PERSPECTIVAS PARA EDUCADORES

1. Formação Continuada para Mediadores Tecnológicos

2. Perspectivas de Professores sobre TIC na Educação sob a Ótica do TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge

3. A Parceria entre a Escola e a Família no Processo de Inclusão dos Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo

4. A Família e a Escola: aproximações necessárias

5. A Diversidade do Currículo Educacional na Prática de Professores na Educação Inclusiva no Ensino Fundamental I no Município de Vilhena

6. A Formação do Docente e as Competências para os Professores de Alunos com Necessidades Especiais

7. Inclusão e Metodologias Diferenciadas: uma análise do efeito do dançar no desempenho acadêmico e motor de crianças com dificuldades de aprendizagem

8. A Relação entre Stress Ocupacional dos Professores e a Inclusão de Alunos com Deficiências

PARTE II – PERSPECTIVAS PARA EDUCANDOS

9. A Construção Sintática nos Processos de Leitura e Escrita em Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down Através do Método dos Dedinhos®

10. Literacia Emergente: a consciência fonológica no pré-escolar

11. Da Alfabetização à Formação do Leitor Literário: o potencial do PNAIC

12. Alunos com Deficiência e a Inclusão no Trabalho: percepção de empregadores,docentes do ensino superior e técnicos administrativos da Universidade Federal do Norte do Tocantins

13. Conflito Emocional Familiar Perante a Notícia sobre a Síndrome de Down de um/a Filho/a

14. Influência de um Programa de Treinamento Parental na Comunicação Social de Crianças em Idade Pré-Escolar com Transtorno do Espectro do Autismo

15. A Realidade da Inclusão em Duas Escolas no Município de Santarém da Rede Pública e Particular


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CV
Paulo Sérgio Araújo


Doutorando em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofi a, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofi a e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.

 


 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.

Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.

É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


 


CV
Fátima Paiva Coelho


Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa.

A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou Doutoramento.


 

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