Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho

 
Reflexões da Educação Contemporânea

 

Julho de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
127 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-168-7

 

 

CV - Paulo Sérgio Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

CV - Fátima Paiva Coelho

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Julho de 2023

Última actualização: 24 / 7 / 2023

reflexoes sobre a educacao contemporanea

 


RESUMO DA OBRA

 

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho


 

Reflexões da Educação Contemporânea

 

Julho de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
127 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-168-7

[...] a educação contemporânea lida com a crescente diversidade cultural e social dos alunos. É fundamental promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, garantindo que todos os estudantes, independentemente de sua origem étnica, socioeconômica ou deficiências, tenham acesso a uma educação de qualidade.

Outro desafio importante é a integração das novas tecnologias na sala de aula. As tecnologias digitais estão nos conectando cada vez mais e podemos acessar, disponibilizar conteúdos no intuito de compartilhar e cocriar novos cenários de aprendizagens. Neste sentido, educadores precisam se adaptar a essas mudanças, incorporando-as de maneira eficaz em suas práticas pedagógicas. Isso inclui o uso de recursos digitais, como computadores, tablets e aplicativos, bem como a promoção de habilidades digitais.

Além disso, a educação contemporânea precisa repensar seus métodos de avaliação. O foco tradicional em testes expressivos e notas nem sempre refletidos como habilidades e conhecimentos dos alunos. É necessário adotar formas mais abrangentes e ativas de avaliação, que levem em consideração a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento de maneira prática e criativa. Por fim, a formação e valorização dos professores também é um desafio crucial. Os funcionários desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, e é essencial investir em sua formação contínua, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecendo sua importância na sociedade. É nesse cenário que emerge a necessidade de reflexão a respeito da educação contemporânea e os desafios que lhe são colocados.

Os textos apresentados nesta obra são um excelente testemunho, em especial direcionados para os desafios da inclusão, da alteridade e equidade associados aos conteúdos que contam nos 9 capítulos que compõem este livro. Tem a finalidade de contribuir com os educadores, que, independentemente da nacionalidade, poderão conhecer e acessar informações das mais variadas partilhas de experiências e pesquisas acadêmicas. .


palavras chave:

[ educação ]
[ educação em transformação ]
[ aprendizagem ]
[ contextos de aprendizagem ]
[ educação inclusiva ]
[ Brasil ]
[ Portugal ]

 

[ início da página ]

 

 


TABELA DE CONTEÚDOS
Reflexões da Educação Contemporânea


Prefácio

Sobre os organizadores

1. Práticas e Atitudes Pedagogicamente Inclusivas
Almiria Messias da Silva
Ana Paula Antunes Alves

2. A Avaliação no Âmbito Educacional: princípios que os fundamentam
Maria Bernadete Costa Cruz
Maria da Piedade Gonçalves Lopes Alves

3. Educação Sexual do Contexto Escolar
Francielli Karina de Paula
Fátima Paiva Coelho

4. O Professor e a Dislexia
Fernanda Ferreira Patriami
Ana Paula Antunes Alves

5. Desenvolvendo a Consciência Sintática com o Método dos Dedinhos: o papel do aplicativo no desenvolvimento da consciência sintática em crianças e adolescentes com Sindrome de Down
Erika Almeida Campos
Ana Paula Antunes Alves

6. A Informática como Instrumento de Inclusão
Maria Gessieléia Costa Cruz
Teresa Ventura

7. A Educação Física e Violência: a metodologia dos jogos cooperartivos como possibilidades de combate e prevenção do Bullying
Ana Izaura Gonçalves Martins

8. A Alimentação e a Atividade Docente, com Ênfase no Período Pandêmico
Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos
Maria Raquel G. Silva

9. Hábitos do Sono em Crianças com Transtorno de Deficit de Atençãoe Hiperatividade e Desempenho Escolar
Carlos Eduardo Ciacco
Maria Raquel G. Silva
Maria Helena Cirne de Toledo

 

[ início da página ]


CV
Paulo Sérgio Araújo


Doutor em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.  

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


CV
Fátima Paiva Coelho


Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa. A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou Doutoramento.

 

[ início da página ]