Italu Colares de Oliveira
Luís Borges Gouveia


 

Postulados para uma Educação a Distância

aneiro de 2024
Brazília: Italu Colares Editora
138 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 24 x 17

ISBN: 978-68-272-0244-8

 

CV - Italu Colares de Oliveira

CV - Luís Borges Gouveia

 

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Janeiro de 2024

Última actualização: 22 / 1 / 2024

Postulados para uma educação a distância

 


RESUMO DA OBRA

 

Italu Colares de Oliveira
Luís Borges Gouveia


 

Postulados para uma Educação a Distância

Janeiro de 2024
Brazília: Italu Colares Editora
138 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 24 x 17

 

ISBN: 978-68-272-0244-8

 

As novas interfaces de mídia – tanto os tradicionais de Interface do Sistema Operacional e Aplicações de Software (HCI) e o que o autor chama de “interfaces culturais” – as interfaces entre o usuário humano e dados culturais. É a partir daqui que o homem consome educação, na mídia virtual. Ocorre que, adquirir conhecimentos de Teologia jamais será uma contraindicação. A educação pode ser feita através de redes, pois as redes funcionam por afetos e interesses comuns. Passaremos a analisar tal fenômeno. Os sistemas educativos, comunicação, formatos de trabalho, relações familiares, imaginário, entidades, organizações políticas têm um forte caráter estético, embora abordado em vários matizes em um mundo agora globalizado pela internet. Um tipo diferente de ecologia cognitiva vem se instalando com a multiplicação de possibilidades tecnológicas, sobretudo para áreas pobres e inacessíveis do interior da Amazônia, por exemplo, onde a comunicação por barco é intensa e pode formar estudantes de enorme qualidade cultural. Podem ser criados sistemas de ensino à distância através da modelagem de um ambiente virtual, representando uma sala de aula (ou uma escola), onde seus participantes (professores e alunos) relacionam-se por intermédio de seus respectivos avatares. O ensino à distância relaciona-se ao desenvolvimento de interfaces que possibilitem o relacionamento entre seus usuários. Atualmente, os meios utilizados para tal relacionamento variam desde comunicação assíncrona, tais como correio eletrônico e listas de discussões, até sistemas mais sofisticados que utilizam a comunicação sincronizada, envolvendo áudio e vídeoconferência, chats textuais, a plataforma Moodle, além de recursos de multimídia, principalmente através da www. O uso de ambientes virtuais com multiusuários em sistemas de ensino à distância permite aos participantes interagirem no mais alto grau de naturalidade, pois através do ambiente é possível a comunicação visual, e até mesmo oral, textual por exemplo pelo e-mail do site. Contribui para a compreensão e reflexão das novas dinâmicas socioculturais e econômicas, promovidas pela digitalização das tecnologias de comunicação, especialmente as midiáticas, na EAD e em nosso estudo de caso de uma aula de teologia. As faculdades e universidades se moldaram conforme as instituições de ensino do século XIV. O trabalho desenvolvido e descrito neste documento, aborda o conceito geral da Educação a Distância (EaD), tendo como objetivo a sua aplicação em seminários e faculdades teológicas no Brasil. O estudo realizado teve por base minha experiência de anos de docência no ensino superior, na modalidade EaD, em seminários e faculdades teológicas. Será abordada a necessidade da criação de um programa de Teologia para a população menos favorecida financeiramente e que almeje este conhecimento. Para refletir sobre o tema serão analisados dados e sensos demográficos, que expõem as condições sócioeconômicas da comunidade evangêlica no Brasil, assim como também o nível cultural desse público. Os referenciais teóricos utilizados para a produção do referido programa que favorecerão às pessoas de baixa renda e baixa compreensão intelectual, que desejam atuar no oficio religioso Por fim, será demonstrado o processo do programa, assim como a estrutura do mesmo


palavras chave:

[ educação ]
[ educação a distância ]
[ teologia ]
[ curso online ]
[ transformação digital ]
[ Brasil ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Postulados para uma Educação a Distância: uma tese para um curso de Teologia


RESUMO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I: A HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES NO MUNDO E AS CONCEPÇÕES FRANCESA, ALEMÃ E AMERICANA NO ENSINO BRASILEIRO

1.1 - Conhecendo a história por traz das universidades
1.2- A concepção francesa de ensino
1.3- A concepção alemã de ensino
1.4- As diferenças entre as concepções francesa e alemã de ensino
1.5- A concepção americana de ensino

CAPÍTULO II: A HISTÓRIA DA EaD NO BRASIL E NO MUNDO APLICADO PARA O TRANSMITIR DO CONHECIMENTO TEOLÓGICO

2.1 - O Preconceito contra a Educação a Distância
2.2 - A educação teológica na história da igreja primitiva
2.3 - A educação teológica no Brasil
2.4 - A História do EaD no Mundo
2.5 - A história da EaD no Brasil
2.6 - A EaD hoje no Brasil
2.7 - Universidades EaD reconhecidas pelo MEC
2.8 - O Desenvolvimento da EaD no Brasil
2.9 - Metodologia utilizada na EaD para um curso de Teologia 

CAPÍTULO III: SISTEMAS E FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EaD POR MEIO DE MÍDIAS DIGITAIS

3.1 - O uso de ambientes virtuais multiutilizador em E-Learning
3.2 - O ensino a distância (EaD) associado com o desenvolvimento de interfaces
3.3 – Ferramentas EaD para teleconferências

CAPÍTULO IV: O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL E SUAS DIFERENÇAS COM O EaD

4.1 – Principais diferenças entre a educação presencial e educação a distância

CAPÍTULO V: A TECNOLOGIA NA MODALIDADE EaD

5.1 – As primeiras tecnologias

CAPÍTULO VI: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES COM RELAÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA EaD

6.1 – A falta de habilidade no manuseio de tecnologias aplicadas à EaD
6.2 – Materiais disponíveis para sua aplicabilidade na EaD

CAPÍTULO VII: A DEMOGRAFIA SÓCIO-ECONÔMICA DOS EVANGÉLICOS NO BRASIL

 7.1 - O crescimento dos evangélicos no Brasil, nível, socioeconômico e cultural
7.2 - Os jovens evangélicos
7.3 - O rendimento dos evangélicos
7.4 - O perfil socioeconômico dos Evangélicos 

CAPÍTULO VIII: O BACHARELADO EM TEOLOGIA NO BRASIL, SEUS VALORES, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E A FALTA DA APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PARA O EXERCÍCIO DO OFÍCIO RELIGIOSO

8.1 - O Programa de Bacharelado em Teologia adotado pela UNINTER

CAPÍTULO IX: REFERENCIAL TEÓRICO E SUAS RESPECTIVAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROGRAMA PROPOSTO

9.1 - Karl Marx
9.2 - Paulo Freire
9.3. Sigmund Freud
9.4 - Jean Jaques Lacan
9.5 - Vygotsky
9.6 - Jean Piaget 
9.7 - Rudolf Karl Bultmann
9.8 - Carl Gustav Jung
9.9 - Ferdinand de Saussure

CAPÍTULO X - AS CONTRIBUIÇÕES DOS TEÓRICOS ADOTADOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROGRAMA EM QUESTÃO

10.1 - Karl Marx
10.2 - Paulo Freire
10.3 - Sigmund Freud
10.4 - Jean Jaques Lacan
10.5 – Vygotsky
10.6 - Jean Piaget
10.7 - Rudolf Karl Bultmann
10.8 - Carl Gustav Jung
10.9 - Ferdinand de Saussure

CAPÍTULO XI - O MÉTODO, A CRIAÇÃO, ESTRUTURA E A OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA PROPOSTO

11.1 - O programa ofertado 
11.2 - Público
11.3 - O método aplicado
11.4 - O método E-Learnig Panoramic Selective Exhaustive Theology Fast
11.5 - Modalidade de ensino do programa 
11.6 - Metodologia adotada
11.7 - Operacionalização do programa

CONSIDERAÇÕES FINAIS

APÊNDICE 1: TÍTULO COMERCIAL DO MÉTODO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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CV
Italu Colares de Oliveira


Pesquisador internacionalmente reconhecido com OI de 143, possui ampla formação academica, incluindo Pós Doutorado em e-learning, PhD em Teologia e doutorado em Ciências da Religião. Com extensa lista de põs-graduações e certificações, é empreendedor certificado pelo MIT e certificado pela NASA no projeto cientista por um dia. Além de sua carreira academica é escritor de diversas obras, produz artigos científicos para revistas Qualis além de produzir conteúdo para TV, rádio e jornais. O mesmo foi apresentador do programa diálogo teológico na Rede TV.  

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

  

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