Paulo Sérgio Araújo
Março de 2023 ISBN: 978-65-5387-123-6
CV - Paulo Sérgio Araújo CV - Luís Borges Gouveia CV - Fátima Paiva Coelho
Resumo da obra |
|
Paulo Sérgio Araújo
Educação em Transformação: aprendizagens em diferentes contextos
Março de 2023 ISBN: 978-65-5387-123-6 |
Os capítulos abordam os impactos da educação inclusiva no sistema educacional brasileiro. Os autores dissertam sobre as agruras enfrentadas pelos alunos com NEE, sobre as dificuldades experimentadas pelos educadores e apontam caminhos para um futuro mais equânime e promissor para a educação no Brasil. Escrevem nesta obra: Adriana Leão, Ailton Carvalho Silva, Ana Paula Antunes Alves, Ana Rodrigues da Costa, Carla de Jesus Pereira Santos, Cione dos Santos Vieira, Clara Rodrigues do Carmo, Dalva Lilian Cordeiro Cantidio, Dionete Braga de Araújo Belo, Elaine Lavezzo, Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos, Fátima Paiva Coelho, Isabel Silva, Lidiane dos Santos Pereira, Maria Luísa Saavedra, Marianne da Cruz de Carvalho, Maria-Raquel G. Silva, Suemy Braga Rodrigues dos Santos, Susana Marinho e Valmira Carneiro Martins.
|
[ início da página ]
TABELA DE CONTEÚDOS
Educação em Transformação: aprendizagens em
diferentes contextos
Prefácio
Sobre os organizadores
PARTE I – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
1. Teatro Pedagógico: uma prática inclusiva e transformadora
Elaine Lavezzo
Isabel Silva
2. O Brincar no Contexto Educacional
Marianne da Cruz de Carvalho
Susana Marinho
3. Aprendizagem Inclusiva da Matemática: a formação do professor
Ailton Carvalho Silva
Fátima Paiva Coelho
4. Educação Ambiental Inclusiva: é possível?
Valmira Carneiro Martins
Maria-Raquel G. Silva
5. Percepção dos Professores do Ensino Fundamental sobre as Práticas
Pedagógicas
Docentes na Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista
Dionete Braga de Araújo Belo
Fátima Paiva Coelho
6. Atuação Docente na Educação Inclusiva: práticas de ensino para alunos
com TDAH de uma escola pública localizada no Município de Mazagão/AP
Cione dos Santos Vieira
Ana Paula Antunes Alves
PARTE II – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
7. A
Inclusão dos Alunos com NEE nos Anos Iniciais
Lidiane dos Santos Pereira
Ana Paula
Antunes Alves
8.
Os Alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e a Escola Inclusiva
Dalva Lilian Cordeiro Cantidio
Ana
Rodrigues da Costa
9.
Dislexia: O Processo de Aprendizagem do Aluno
Adriana Leão
Maria Luísa
Saavedra
10.
O Sono e a Atividade Docente
Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos
Maria-Raquel
G. Silva
11.
Educação Inclusiva, Alimentação e Sono de Professores durante a Pandemia por
COVID-19 no Município de Soure, Pará, Brasil – Ilha de Marajó
Carla de Jesus Pereira Santos
Maria-Raquel
G. Silva
12.
Educação Inclusiva e a Pandemia por COVID-19: desempenho, alimentação e sono de
professores e de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município
de Mazagão no Estado do Amapá, Brasil
Clara Rodrigues do Carmo
Maria-Raquel
G. Silva
13.
Professores que Atuam com Alunos com Necessidades Educativas Especiais no
Município de Santana no Estado do Amapá, Brasil: atividade e interferência do
sono e da alimentação
Suemy Braga Rodrigues dos Santos
Maria-Raquel
G. Silva
[ início da página ]
CV
Paulo Sérgio Araújo
Doutor em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.
CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.
CV
Fátima Paiva Coelho
Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa. A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou Doutoramento.
[ início da página ]