Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho

 
Educação em Transformação: aprendizagens em diferentes contextos

 

Março de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
168 páginas, dimensões (cm): 1,0 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-123-6

 

CV - Paulo Sérgio Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

CV - Fátima Paiva Coelho

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Março de 2023

Última actualização: 3 / 4 / 2023

livro edu

 


RESUMO DA OBRA

 

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho


 

Educação em Transformação: aprendizagens em diferentes contextos

 

Março de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
168 páginas, dimensões (cm): 1,0 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-123-6

Os capítulos abordam os impactos da educação inclusiva no sistema educacional brasileiro. Os autores dissertam sobre as agruras enfrentadas pelos alunos com NEE, sobre as dificuldades experimentadas pelos educadores e apontam caminhos para um futuro mais equânime e promissor para a educação no Brasil.

Escrevem nesta obra: Adriana Leão, Ailton Carvalho Silva, Ana Paula Antunes Alves, Ana Rodrigues da Costa, Carla de Jesus Pereira Santos, Cione dos Santos Vieira,  Clara Rodrigues do Carmo, Dalva Lilian Cordeiro Cantidio, Dionete Braga de Araújo Belo, Elaine Lavezzo, Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos, Fátima Paiva Coelho, Isabel Silva, Lidiane dos Santos Pereira, Maria Luísa Saavedra, Marianne da Cruz de Carvalho, Maria-Raquel G. Silva, Suemy Braga Rodrigues dos Santos, Susana Marinho e Valmira Carneiro Martins.  


palavras chave:

[ educação ]
[ educação em transformação ]
[ aprendizagem ]
[ contextos de aprendizagem ]
[ educação inclusiva ]
[ Brasil ]
[ Portugal ]

 

[ início da página ]

 

 


TABELA DE CONTEÚDOS
Educação em Transformação: aprendizagens em diferentes contextos


Prefácio

Sobre os organizadores

PARTE I – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

1. Teatro Pedagógico: uma prática inclusiva e transformadora Elaine Lavezzo Isabel Silva 

2. O Brincar no Contexto Educacional Marianne da Cruz de Carvalho Susana Marinho 

3. Aprendizagem Inclusiva da Matemática: a formação do professor Ailton Carvalho Silva Fátima Paiva Coelho 

4. Educação Ambiental Inclusiva: é possível? Valmira Carneiro Martins Maria-Raquel G. Silva 

5. Percepção dos Professores do Ensino Fundamental sobre as Práticas Pedagógicas Docentes na Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista Dionete Braga de Araújo Belo Fátima Paiva Coelho

6. Atuação Docente na Educação Inclusiva: práticas de ensino para alunos com TDAH de uma escola pública localizada no Município de Mazagão/AP Cione dos Santos Vieira Ana Paula Antunes Alves

PARTE II – DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

7. A Inclusão dos Alunos com NEE nos Anos Iniciais
Lidiane dos Santos Pereira
Ana Paula Antunes Alves 

8. Os Alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e a Escola Inclusiva
Dalva Lilian Cordeiro Cantidio
Ana Rodrigues da Costa

9. Dislexia: O Processo de Aprendizagem do Aluno
Adriana Leão
Maria Luísa Saavedra 

10. O Sono e a Atividade Docente
Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos
Maria-Raquel G. Silva

11. Educação Inclusiva, Alimentação e Sono de Professores durante a Pandemia por COVID-19 no Município de Soure, Pará, Brasil – Ilha de Marajó
Carla de Jesus Pereira Santos
Maria-Raquel G. Silva

12. Educação Inclusiva e a Pandemia por COVID-19: desempenho, alimentação e sono de professores e de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no município de Mazagão no Estado do Amapá, Brasil
Clara Rodrigues do Carmo
Maria-Raquel G. Silva

13. Professores que Atuam com Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Município de Santana no Estado do Amapá, Brasil: atividade e interferência do sono e da alimentação
Suemy Braga Rodrigues dos Santos
Maria-Raquel G. Silva

[ início da página ]


CV
Paulo Sérgio Araújo


Doutor em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.  

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


CV
Fátima Paiva Coelho


Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa. A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou Doutoramento.

 

[ início da página ]