Reflexões sobre a Educação no Século XXI. Da tecnologia à Inclusão

Janeiro de 2022
Publicações Conhecimento - Paideia
184 páginas, dimensões (cm): 2,2 x 23 x 15

ISBN: 978-65-89602-97-2

 

Prefácio do Prof. José Francisco de Almeida Pacheco
(Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial em inovação)

 

CV - Paulo Sérgio Araújo

CV - Daniely Rosa Lana Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

(organizadores)

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 

 

 

 

 
Janeiro de 2022

Última actualização: 5 / 1 / 2022

 


RESUMO DA OBRA

 

Paulo Sérgio Araújo
Daniely Rosa Lana Araújo
Luís Borges Gouveia

(organizadores)

 
Reflexões sobre a Educação no Século XXI. Da tecnologia à Inclusão

Janeiro de 2022
Publicações Conhecimento - Paideia
184 páginas, dimensões (cm): 2,2 x 23 x 15

ISBN: 978-65-89602-97-2

 

Prefácio por Prof. José Francisco de Almeida Pacheco
(Fundador da Escola da Ponte)

 

 

A obra REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, DA TECNOLOGIA À EDUCAÇÃO, é composta por um prefácio do Prof. José Pacheco e 14 capítulos que, divididos em duas partes, nos proporcionam uma viagem guiada que nos convida a uma reflexão aprofundada sobre as questões da tecnologia e da inclusão na educação. Vivemos tempos de transição e grandes transformações se anunciam num tempo próximo.

 

Assim, a consciência que formos capazes de desenvolver, será certamente um auxiliar precioso na forma como poderemos contribuir para um espaço mais humano, mais habilitado e íntegro. O presente livro oferece um contributo para como se pode incluir de forma integrada, a tecnologia e a inclusão, na aprendizagem.



palavras chave:

[ educação ]
[ inovação ]
[ inclusão ]
[ ensino e aprendizagem ]
[ tecnologias de informação e comunicação ]
[ digital ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Reflexões sobre a Educação no Século XXI. Da tecnologia à Inclusão



PREFÁCIO Professor José Pacheco – Fundador da Escola da Ponte / Portugal


PARTE I – TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

1. Metodologia CHA: Uma proposta para o desenvolvimento de competências por meio da Robótica na Educação
2. As TIC para uma Escola mais Inclusiva
3. O Docente e as Novas Tecnologias
4. (RE) Aprendizagem do professor em EAD e a sua importância na Educação Superior
5. Modelo SCERTS: Uma prática de inclusão para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
6. O Uso dos Gestos no Desenvolvimento Semântico e Sintático na Síndrome de Down através do Método dos Dedinhos®
7. A Formação do Monitor Educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na Sala de Recursos Multifuncional

PARTE II – INCLUSÃO E EDUCAÇÃO

8. O Processo de Inclusão dos Alunos com NEE: Um estudo comparativo entre Escolas da Rede Privada de Ensino
9. Necessidades Educativas Especiais e a necessidade de Mudanças de Paradigmas
10. A Construção da Escola Inclusiva no Município de Franca (SP) e os Desafios das Metas para o Ensino Fundamental segundo o Plano Nacional de Educação
11. A Orientação Parental como potencializadora do desenvolvimento a comunicação e da linguagem em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
12. O Envolvimento Parental da família pela Escola Regular no processo de formação de alunos com NEE
13. O Acesso dos Alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual ou Físico ao Ensino Superior
14. Os desafios no processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na Educação Básica

Sobre os organizadores

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CV
Paulo Sérgio Araújo


Doutorando em Ciência da Informação, UFP, Porto, Portugal.

Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software, Universidade Estácio de Sá.

Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional  (NICDE) da Coordenadoria
de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim, MG.

Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.

 


CV
Daniely Rosa Lana Araújo


Mestranda em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Professora de Metodologia Científica, Pesquisadora e Consultora Acadêmica. Formada em Letras e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Especialista em Educação Inclusiva, Leitura e Produção de Texto e Estudos Africanos e Afrobrasileiros, com formações pela Universidade de Brasília; Unimontes e Universidade Federal de Minas Gerais.

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.

Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.

É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


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