Andréa Cristina Marques de Araújo Luís Borges Gouveia
Agosto de 2017 ISBN: 978-85-525-0002-5
CV - Andréa Araújo CV - Luís Borges Gouveia
Resumo da obra |
|
Andréa Araújo Luís Borges Gouveia
Agosto de 2017 ISBN: 978-85-525-0002-5
|
Nós estamos vivendo o período histórico no qual se opera a mais radical das revoluções já experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude como em profundidade. Essa revolução caracteriza-se simultaneamente por uma série de avanços no conhecimento científico e pelo desenvolvimento imediato de aplicações desses novos conhecimentos à produção e circulação de bens. Estas mudanças, com o acrescento do digital, dos computadores e das comunicações, vem trazendo a necessidade de mudar o modo como lidamos com a ciência e tecnologia na sociedade e em particular na educação e na sala de aula. Este é o ponto de partida para a discussão da educação presencial no Brasil e, em particular, no Estado do Pará.
|
[ início da página ]
TABELA DE CONTEÚDOS
O Digital nas Instituições de Ensino Superior
Apresentação
CAPÍTULO 1 – A Sociedade da Informação e do Conhecimento
1.1 O novo contexto histórico-social e econômico
1.1.1 A Revolução Científica e Tecnológica e os efeitos da Globalização
1.1.2. A Evolução Histórica da Economia Mundial
1.1.3. A Reestruturação Produtiva
1.2 A Era da Informação e do Conhecimento
1.3 Tecnologia de Informação – T.I.
1.3.1 Conceitos e Percepções atuais
1.3.1.1 Definindo oportunidades e vantagens competitivas com a Tecnologia de Informação (TI)
1.3.2 Impactos da Tecnologia de Informação (TI) sobre as Organizações
CAPÍTULO 2 – Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS e a aprendizagem tradicional em sala de aula.
2.1 Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS na educação
2.2 Teorias de Aprendizagem na Educação, bases da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS
2.3 Analisando a Metodologia Educacional Tradicional
2.4 Dificuldades de aprendizagem frente à Metodologia Educacional Tradicional
2.5 Construção do conhecimento na sala de aula tradicional
2.6 Aprendizagem na sala de aula tradicional
CAPÍTULO 3 – Educação superior presencial no Brasil e no Estado do Pará
3.1 Educação superior presencial no Brasil
3.2 Educação superior presencial no Estado do Pará
[ início da página ]
CV
Andréa Araújo
Administradora Concursada no Banpará (Banco do Estado do Pará); Professora Titular do Cesupa, Coordenadora dos Tcs de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Engenharia da Computação (CESUPA), Ouvidora Geral do Cesupa (Registro na ABO (Associação Brasileira de Ouvidores) nº 1084 e CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA - Nº de Registro 832-1 - Associação Brasileira de Ouvidores - Secção Santa Catarina). Especialista em Sistemas de Informação - CESUPA; Mestre em Ciência da Computação - UFSC e Cursando Doutorado em Ciência da Informação - Universidade Fernando Pessoa (UFP) - Porto/Portugal.
CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.edu.pt,
http://homepage.ufp.pt/lmbg
Natural do Porto, Portugal.
Professor Catedrático da Faculdade de Ciência e Tecnologia, na Universidade Fernando Pessoa. Possui a Agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, o Doutoramento em Ciências da Computação na Universidade de Lancaster (Inglaterra) e é Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É autor de diversas obras e conta nos seus trabalhos com diversos ensaios sobre as questões do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino superior.
[ início da página ]