Andréa Cristina Marques de Araújo

Luís Borges Gouveia


 

O Digital nas Instituições de Ensino Superior

Agosto de 2017
Publit Soluções Editoriais
156 páginas, dimensões (cm): 1,4 x 21 x 155

ISBN: 978-85-525-0002-5

 

 

CV - Andréa Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Julho de 2017

Última actualização: 12 / 7 / 2017

Livro O Digital nas EIS

 


 

RESUMO DA OBRA

 

Andréa Araújo

Luís Borges Gouveia


 

O Digital nas Instituições de Ensino Superior

Agosto de 2017
Publit Soluções Editoriais
156 páginas, dimensões (cm): 1,4 x 21 x 155

ISBN: 978-85-525-0002-5

 

Nós estamos vivendo o período histórico no qual se opera a mais radical das revoluções já experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude como em profundidade. Essa revolução caracteriza-se simultaneamente por uma série de avanços no conhecimento científico e pelo desenvolvimento imediato de aplicações desses novos conhecimentos à produção e circulação de bens.

Estas mudanças, com o acrescento do digital, dos computadores e das comunicações, vem trazendo a necessidade de mudar o modo como lidamos com a ciência e tecnologia na sociedade e em particular na educação e na sala de aula. Este é o ponto de partida para a discussão da educação presencial no Brasil e, em particular, no Estado do Pará.


palavras chave:

[ sociedade da informação ]
[ educação e tecnologia ]
[ ensino superior ]
[ instituições de ensino superior ]
[ Brasil ]

 

[ início da página ]

 

 


TABELA DE CONTEÚDOS
O Digital nas Instituições de Ensino Superior


Apresentação

CAPÍTULO 1 – A Sociedade da Informação e do Conhecimento

 1.1 O novo contexto histórico-social e econômico

 1.1.1 A Revolução Científica e Tecnológica e os efeitos da Globalização

1.1.2. A Evolução Histórica da Economia Mundial

1.1.3. A Reestruturação Produtiva

1.2 A Era da Informação e do Conhecimento

1.3 Tecnologia de Informação – T.I.

 1.3.1 Conceitos e Percepções atuais

1.3.1.1 Definindo oportunidades e vantagens competitivas com a Tecnologia de Informação (TI)

1.3.2 Impactos da Tecnologia de Informação (TI) sobre as Organizações

CAPÍTULO 2 – Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS e a aprendizagem tradicional em sala de aula.

2.1 Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS na educação

2.2 Teorias de Aprendizagem na Educação, bases da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS

 2.3 Analisando a Metodologia Educacional Tradicional

2.4 Dificuldades de aprendizagem frente à Metodologia Educacional Tradicional

2.5 Construção do conhecimento na sala de aula tradicional

2.6 Aprendizagem na sala de aula tradicional

CAPÍTULO 3 – Educação superior presencial no Brasil e no Estado do Pará

3.1 Educação superior presencial no Brasil

3.2 Educação superior presencial no Estado do Pará

 

[ início da página ]


CV
Andréa Araújo 


Administradora Concursada no Banpará (Banco do Estado do Pará); Professora Titular do Cesupa, Coordenadora dos Tcs de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Engenharia da Computação (CESUPA), Ouvidora Geral do Cesupa (Registro na ABO (Associação Brasileira de Ouvidores) nº 1084 e CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA - Nº de Registro 832-1 - Associação Brasileira de Ouvidores - Secção Santa Catarina). Especialista em Sistemas de Informação - CESUPA; Mestre em Ciência da Computação - UFSC e Cursando Doutorado em Ciência da Informação - Universidade Fernando Pessoa (UFP) - Porto/Portugal. 

 


CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.edu.pt, http://homepage.ufp.pt/lmbg 


Natural do Porto, Portugal.

Professor Catedrático da Faculdade de Ciência e Tecnologia, na Universidade Fernando Pessoa. Possui a Agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, o Doutoramento em Ciências da Computação na Universidade de Lancaster (Inglaterra) e é Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É autor de diversas obras e conta nos seus trabalhos com diversos ensaios sobre as questões do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino superior.

 


[ início da página ]