Reflexões sobre a Educação no Século XXI. Da tecnologia à Inclusão

Fevereiro de 2022
Publicações Conhecimento - Paideia
254 páginas, dimensões (cm): 2,8 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-000-0

 

CV - Paulo Sérgio Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

(organizadores)

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 

 

 

 

 

 

 

 

 
Fevereiro de 2022

Última actualização: 18 / 2 / 2022

Livro CE 20022

 


RESUMO DA OBRA

 

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia

(organizadores)

 
Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Tecnologia

Fevereiro de 2022
Publicações Conhecimento - Paideia
254 páginas, dimensões (cm): 2,9 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-000-0

 

 

 

A obra EMPREENDEDORISMO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E TECNOLOGIA é composta por 15 capítulos que, divididos em três partes, nos proporcionam uma reflexão informada sobre as questões atuais com que nos confrontamos no contexto do empreendedorismo e da responsabilidade social e qual o papel que a tecnologia pode assumir como elemento central no aproveitamento das oportunidades de negócio, com uma consciência coletiva e social. Vivemos tempos de transição e grandes transformações que se anunciam num tempo próximo. Assim, a consciência que formos capazes de desenvolver, será certamente um auxiliar precioso na forma como poderemos contribuir para um espaço mais humano, mais habilitado e íntegro. O presente livro oferece um contributo para como se pode incluir de forma integrada, a tecnologia com as preocupações de responsabilidade social e o empreender.

 

 


palavras chave:

[ empreendedorismo ]
[ rsponsabilidade social ]
[ tecnologia ]
[ empresas ]
[ negócio ]
[ digital ]

 

[ início da página ]

 

 


TABELA DE CONTEÚDOS
Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Tecnologia



PREFÁCIO


PARTE I – EMPREENDEDORISMO

1. A Importância dada à Gestão Estratégica pelas Micro e Pequenas Empresas
2. Energias Renováveis no Brasil: Novas Alternativas Empreendedoras
3. Inovação Recombinante: Uma Forma de Apoio à Produção de Novas Ideias no Processo Empreendedor
4. A Experiência do Consumidor como Ferramenta de Fidelização no Varejo
5. Educação Empreendedora: Ferramenta de Políticas Públicas
6. Empreendedorismo no Crescimento Econômico: Evidências para a Região do Sertão do Nordeste do Brasil
7. Simples Nacional e suas armadilhas para a Microempresa

PARTE II – RESPONSABILIDADE SOCIAL

8. O Papel da Responsabilidade Social Empresarial na Promoção do Desenvolvimento Sustentável
9. ODS e ESG – Desenvolvimento Sustentável com Responsabilidade Social Corporativa
10. Inovação de Processos e Sustentabilidade Organizacional

PARTE II – RESPONSABILIDADE SOCIAL

11. O Valor da Informação para Suporte à Inovação e ao Empreendedorismo
12. Tendências Tecnológicas e o Empreendedorismo Estrutural: Funções Conectivas
13. A Identidade Mutável do Servidor Público Frente às Inovações nas Práticas de Trabalho
14. A Atração dos Consumidores para o Comércio Tradicional em um Contexto Digital: Requisitos e Expectativas
15. O Dilema das Pesquisas sobre o Futuro das Profissões

Sobre os organizadores

[ início da página ]


CV
Paulo Sérgio Araújo


Doutorando em Ciência da Informação, UFP, Porto, Portugal.

Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software, Universidade Estácio de Sá.

Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional  (NICDE) da Coordenadoria
de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim, MG.

Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.

Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.

É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


[ início da página ]