Reflexões sobre a Educação no Século XXI. Da tecnologia à Inclusão Fevereiro de 2022 ISBN: 978-65-5387-000-0
CV - Paulo Sérgio Araújo CV - Luís Borges Gouveia (organizadores)
Resumo da
obra
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Paulo Sérgio Araújo (organizadores)
Fevereiro de 2022 ISBN: 978-65-5387-000-0
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A obra EMPREENDEDORISMO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E TECNOLOGIA é composta por 15 capítulos que, divididos em três partes, nos proporcionam uma reflexão informada sobre as questões atuais com que nos confrontamos no contexto do empreendedorismo e da responsabilidade social e qual o papel que a tecnologia pode assumir como elemento central no aproveitamento das oportunidades de negócio, com uma consciência coletiva e social. Vivemos tempos de transição e grandes transformações que se anunciam num tempo próximo. Assim, a consciência que formos capazes de desenvolver, será certamente um auxiliar precioso na forma como poderemos contribuir para um espaço mais humano, mais habilitado e íntegro. O presente livro oferece um contributo para como se pode incluir de forma integrada, a tecnologia com as preocupações de responsabilidade social e o empreender.
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TABELA DE CONTEÚDOS
Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Tecnologia
PREFÁCIO
PARTE I – EMPREENDEDORISMO
1. A Importância dada à Gestão Estratégica pelas Micro e
Pequenas Empresas
2. Energias Renováveis no Brasil: Novas Alternativas
Empreendedoras
3. Inovação Recombinante: Uma Forma de Apoio à Produção de
Novas Ideias no Processo Empreendedor
4. A Experiência do Consumidor como
Ferramenta de Fidelização no Varejo
5. Educação Empreendedora: Ferramenta de
Políticas Públicas
6. Empreendedorismo no Crescimento Econômico: Evidências para a Região do
Sertão do Nordeste do Brasil
7. Simples Nacional e suas armadilhas para a
Microempresa
PARTE II – RESPONSABILIDADE SOCIAL
8. O Papel da Responsabilidade Social Empresarial na
Promoção do Desenvolvimento Sustentável
9. ODS e ESG – Desenvolvimento
Sustentável com Responsabilidade Social Corporativa
10. Inovação de
Processos e Sustentabilidade Organizacional
PARTE II – RESPONSABILIDADE SOCIAL
11. O Valor da Informação para Suporte à Inovação e ao
Empreendedorismo
12. Tendências Tecnológicas e o Empreendedorismo Estrutural:
Funções Conectivas
13. A Identidade Mutável do Servidor Público Frente às
Inovações nas Práticas de Trabalho
14. A Atração dos Consumidores para o
Comércio Tradicional em um Contexto Digital: Requisitos e Expectativas
15. O
Dilema das Pesquisas sobre o Futuro das Profissões
Sobre os organizadores
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CV
Paulo Sérgio Araújo
Doutorando em Ciência da Informação, UFP, Porto, Portugal.
Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software, Universidade Estácio de Sá.
Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA.
Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção
Educacional (NICDE) da Coordenadoria
de Tecnologia da Secretaria
Municipal de Educação de Betim, MG.
Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.
CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.
Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.
É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura
Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória,
um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence
ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e
Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na
discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20
anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo
colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de
especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial
para melhorar a atividade humana.
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