Margarida Bairrão 

LuÍs Borges Gouveia


 

Gestão da Informação na Biblioteca Escolar

Março de 2007
Edições GestKnowing
193 páginas, dimensões (cm): 1,2 x 21 x 15

ISBN: 978-989-95330-0-4

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
CV - Margarida Bairrão
CV - Luís Borges Gouveia
 

Edições GestKnowing

O livro foi apresentado a 20 de Abril de 2007, pelo Prof. Doutor Salvato Trigo, Reitor da UFP, na Casa Museu Teixeira Lopes, em cerimónia pública no seu salão nobre, às 21h30.

Março de 2007
Última actualização: 25 / 4 / 2007

 


 

RESUMO DA OBRA

 

Margarida Bairrão 

Luis Borges Gouveia


 

Gestão da Informação na Biblioteca Escolar
 

Março de 2007


Edições GestKnowing
193 páginas, dimensões (cm): 1,2 x 21 x 15

ISBN: 978-989-95330-0-4

 

O texto, organizado em cinco capítulos, teve uma maturação de cerca de três anos e origem num trabalho académico. Na sequência do seu uso para formação, foi sendo sucessivamente alterado de modo a constituir um manual de operacionalização de como gerir a informação de uma biblioteca escolar.

Desta forma, a Gestão da Informação na Biblioteca Escolar defende a importância que a Gestão da Informação dos conteúdos multidisciplinares educacionais possui para a sua maior exploração: tanto do ponto de vista do seu uso, como da coordenação da gestão de conteúdos numa Instituição educacional.

Adicionalmente, o livro pretende contribuir para o fortalecimento das metodologias de apoio a todos os que desejam, no contexto do seu trabalho, gerir a informação de uma biblioteca. Em especial, destina-se a professores e profissionais inseridos numa Instituição educacional que necessitem de estar em contacto com a biblioteca escolar.

A leitura deste trabalho pode de igual forma, constituir um bom ponto de partida para os que, interessados em constituir uma biblioteca própria ou aceder a uma, o possam fazer de um modo mais informado.


palavras chave:

[ gestão da informação ]
[ bibliotecas ]
[ bibliotecas escolares ]
[ biblioteconomia ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA ESCOLAR


PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Enquadramento
Objectivos do Trabalho
Contributos para novas orientações metodológicas
Estrutura do Trabalho
CAPÍTULO I – A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A BIBLIOTECA ESCOLAR 
1.1. A Sociedade da Informação
1.1.2. A escola dos nossos dias: situação actual e perspectivas
1.2. Fins e objectivos da Escola Moderna – mudança de paradigma. Desafios
1.2.1 O Sucesso escolar e a formação para a vida activa
1.2.2. Informação, construção do conhecimento e exercício de cidadania
1.3. Competências exigidas aos professores
1.4. Competências exigidas aos alunos
1.5. Onde e como aceder à informação
1.6.Século XXI – perspectivas futuras
1.6.1 Objectivos para a escola do Século XXI
1.6.2. A Escola e a gestão do desenvolvimento curricular
1.7. Os fluxos informativos da Escola: a biblioteca como gestora da política documental da escola
CAPÍTULO II – A BIBLIOTECA ESCOLAR E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO 
2.1. A unidade documental escolar – a importância das TICs na Biblioteca Escolar
2.1. A Rede das Bibliotecas Escolares
2.2. Pesquisa, organização, produção e avaliação da informação 
2.3. Plano de desenvolvimento de Literacias  
CAPÍTULO III – CONCEITOS DE BIBLIOTECONOMIA: A NORMALIZAÇÃO E AS SUAS VANTAGENS
3.1. As Normas Internacionais e as Regras Portuguesas de Catalogação
3.2. A Classificação Decimal Universal – CDU
3.3. Política de Aquisições – desenvolvimento da colecção
3.4. Procedimentos – tratamento Documental
3.5. Catalogação
3.6.Descrição do Conteúdo
3.6.1. Classificação
3.6.2. Indexação
3.6.3. Cotação, etiquetagem e arrumação
3.7. O Circuito da Informação
3.8. Marketing: acções de promoção dos recursos e serviços da BE
3.9. Circuito do Utilizador
3.9.1. A sinalização
3.9.2. A acessibilidade: livre acesso/acesso indirecto
3.9.3. Sistemas de segurança
3.9.4. Políticas de desenvolvimento: a equipa da Biblioteca; 
3.9.5. Desenvolvimento de parcerias
3.10. A formação do Utilizador
CAPÍTULO IV – A BIBLIOTECA ESCOLAR NA ERA DIGITAL: OS NOVOS AMBIENTES DIGITAIS
4.1. Enquadramento organizacional e pedagógico
4.2. Planeamento, concepção e implementação de um projecto de disponibilização de conteúdos online – vantagens e limitações
4.3. Novos desafios para os profissionais da Informação – o professor enquanto gestor e produtor de conteúdos
4.4. Novos serviços – gestão cooperativa das colecções
4.5. O desenvolvimento da colecção em ambientes digitais - novas formas de acesso à Internet
4.6. A organização da informação em ambientes digitais – os Direitos de Autor
CAPÍTULO V – EXPLORAR A BIBLIOTECA ESCOLAR: USO E POTENCIAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR
5.1. Onde investir
5.2. Animação das BE
5.3. Cenários futuros para a BE
CONCLUSÃO
Trabalho a desenvolver
Recomendações
BIBLIOGRAFIA
ANEXOS
A - Glossário Geral
B - Legislação

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CV
Margarida Bairrão  


Mestre em Gestão da Informação (DEGEI – Universidade de Aveiro) e possui a Pós-Graduação em Ciências Documentais – opção Biblioteca e Documentação (Universidade de Coimbra).  É licenciada em História da Arte – ramo educacional e profissionalizada no Grupo 10ºA – História (Universidade de Coimbra). Actualmente encontra-se a frequentar o Doutoramento em Ciências da Informação na área de Sistemas e Tecnologias da Informação na Universidade Fernando Pessoa – Porto.

É Docente do Ensino Secundário no grupo de História, sendo também Consultora Científica na área da Gestão das Bibliotecas Escolares e Gestão de Projectos. Entre os seus interesses, está incluída a problemática da Gestão da Informação no contexto da operacionalização e partilha Ensino/Aprendizagem na actual Sociedade da Informação como instrumento que viabiliza o acesso ao conhecimento e consequentemente ao sucesso educativo.

 


CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.pt, http://www.ufp.pt/~lmbg 


Doutorado em Ciências da Computação (Lancaster,  UK, 2002) e possui o  Mestrado em Engenharia Electrotécnica e dos  Computadores (FEUP, 1995).

É Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa, onde se  encontra desde 1995. Colabora desde 2000 no Mestrado de Gestão da  Informação do DEGEI, Universidade de Aveiro.

No decurso da sua actividade como docente universitário esteve  envolvido em projectos de larga escala no âmbito da Gestão da  Informação, nomeadamente no contexto do e-learning (UFPUV) e do e-government (Gaia Global). Entre os seus interesses, está incluída a  problemática da Sociedade da Informação e as suas implicações, também  abordadas no presente texto.

Tem 8 livros publicados e cerca de centena e meia de trabalhos científicos.

 


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