Margarida Bairrão LuÍs Borges Gouveia
Março de 2007 ISBN: 978-989-95330-0-4
Resumo da obra
Edições GestKnowing
Março de 2007 |
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Margarida Bairrão Luis Borges Gouveia
Março de 2007 ISBN: 978-989-95330-0-4
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O texto, organizado em
cinco capítulos, teve uma maturação de cerca de três anos e origem num
trabalho académico. Na sequência do seu uso para formação, foi sendo
sucessivamente alterado de modo a constituir um manual de operacionalização
de como gerir a informação de uma biblioteca escolar.
Desta forma, a Gestão da Informação na Biblioteca Escolar defende a importância que a Gestão da Informação dos conteúdos multidisciplinares educacionais possui para a sua maior exploração: tanto do ponto de vista do seu uso, como da coordenação da gestão de conteúdos numa Instituição educacional. Adicionalmente, o livro pretende contribuir para o fortalecimento das metodologias de apoio a todos os que desejam, no contexto do seu trabalho, gerir a informação de uma biblioteca. Em especial, destina-se a professores e profissionais inseridos numa Instituição educacional que necessitem de estar em contacto com a biblioteca escolar. A leitura deste trabalho pode de igual forma, constituir um bom ponto de partida para os que, interessados em constituir uma biblioteca própria ou aceder a uma, o possam fazer de um modo mais informado.
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TABELA DE CONTEÚDOS
GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA ESCOLAR
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
EnquadramentoObjectivos do TrabalhoContributos para novas orientações metodológicasEstrutura do Trabalho
CAPÍTULO I – A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A BIBLIOTECA ESCOLAR
1.1. A Sociedade da Informação1.1.2. A escola dos nossos dias: situação actual e perspectivas1.2. Fins e objectivos da Escola Moderna – mudança de paradigma. Desafios1.2.1 O Sucesso escolar e a formação para a vida activa1.2.2. Informação, construção do conhecimento e exercício de cidadania1.3. Competências exigidas aos professores1.4. Competências exigidas aos alunos1.5. Onde e como aceder à informação1.6.Século XXI – perspectivas futuras1.6.1 Objectivos para a escola do Século XXI1.6.2. A Escola e a gestão do desenvolvimento curricular1.7. Os fluxos informativos da Escola: a biblioteca como gestora da política documental da escola
CAPÍTULO II – A BIBLIOTECA ESCOLAR E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO
2.1. A unidade documental escolar – a importância das TICs na Biblioteca Escolar2.1. A Rede das Bibliotecas Escolares2.2. Pesquisa, organização, produção e avaliação da informação2.3. Plano de desenvolvimento de Literacias
CAPÍTULO III – CONCEITOS DE BIBLIOTECONOMIA: A NORMALIZAÇÃO E AS SUAS VANTAGENS
3.1. As Normas Internacionais e as Regras Portuguesas de Catalogação3.2. A Classificação Decimal Universal – CDU3.3. Política de Aquisições – desenvolvimento da colecção3.4. Procedimentos – tratamento Documental3.5. Catalogação3.6.Descrição do Conteúdo3.6.1. Classificação3.6.2. Indexação3.6.3. Cotação, etiquetagem e arrumação3.7. O Circuito da Informação3.8. Marketing: acções de promoção dos recursos e serviços da BE3.9. Circuito do Utilizador3.9.1. A sinalização3.9.2. A acessibilidade: livre acesso/acesso indirecto3.9.3. Sistemas de segurança3.9.4. Políticas de desenvolvimento: a equipa da Biblioteca;3.9.5. Desenvolvimento de parcerias3.10. A formação do Utilizador
CAPÍTULO IV – A BIBLIOTECA ESCOLAR NA ERA DIGITAL: OS NOVOS AMBIENTES DIGITAIS
4.1. Enquadramento organizacional e pedagógico4.2. Planeamento, concepção e implementação de um projecto de disponibilização de conteúdos online – vantagens e limitações4.3. Novos desafios para os profissionais da Informação – o professor enquanto gestor e produtor de conteúdos4.4. Novos serviços – gestão cooperativa das colecções4.5. O desenvolvimento da colecção em ambientes digitais - novas formas de acesso à Internet4.6. A organização da informação em ambientes digitais – os Direitos de Autor
CAPÍTULO V – EXPLORAR A BIBLIOTECA ESCOLAR: USO E POTENCIAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR
5.1. Onde investir5.2. Animação das BE5.3. Cenários futuros para a BE
CONCLUSÃO
Trabalho a desenvolverRecomendações
BIBLIOGRAFIA
ANEXOS
A - Glossário GeralB - Legislação
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CV
Margarida Bairrão
Mestre em Gestão da Informação (DEGEI – Universidade de Aveiro) e possui a Pós-Graduação em Ciências Documentais – opção Biblioteca e Documentação (Universidade de Coimbra). É licenciada em História da Arte – ramo educacional e profissionalizada no Grupo 10ºA – História (Universidade de Coimbra). Actualmente encontra-se a frequentar o Doutoramento em Ciências da Informação na área de Sistemas e Tecnologias da Informação na Universidade Fernando Pessoa – Porto.
É Docente do Ensino Secundário no grupo de História, sendo também Consultora Científica na área da Gestão das Bibliotecas Escolares e Gestão de Projectos. Entre os seus interesses, está incluída a problemática da Gestão da Informação no contexto da operacionalização e partilha Ensino/Aprendizagem na actual Sociedade da Informação como instrumento que viabiliza o acesso ao conhecimento e consequentemente ao sucesso educativo.
CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.pt,
http://www.ufp.pt/~lmbg
Doutorado em Ciências da Computação (Lancaster, UK, 2002) e possui o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e dos Computadores (FEUP, 1995).
É Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa, onde se encontra desde 1995. Colabora desde 2000 no Mestrado de Gestão da Informação do DEGEI, Universidade de Aveiro.
No decurso da sua actividade como docente universitário esteve envolvido em projectos de larga escala no âmbito da Gestão da Informação, nomeadamente no contexto do e-learning (UFPUV) e do e-government (Gaia Global). Entre os seus interesses, está incluída a problemática da Sociedade da Informação e as suas implicações, também abordadas no presente texto.
Tem 8 livros publicados e cerca de centena e meia de trabalhos científicos.
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