Gabriel Ismael Salimo

Luís Borges Gouveia


 

O Ensino Superior em Moçambique na Era Digital

Março de 2022
Novas Edições Académicas
244 páginas, dimensões (cm): 3,1 x 21 x 15

ISBN: 978-613-9-80663-8

 

 

CV - Gabriel Ismael Salimo

CV - Luís Borges Gouveia

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Março de 2022

Última actualização: 4 /4 / 2022

O Ensino Superior em Moçambique na Era Digital

 


RESUMO DA OBRA

 

Gabriel Ismael Salimo

Luís Borges Gouveia


 

Ensino Superior em Moçambique na Era Digital
Um Estudo com proposta de modelo

Março de 2022
Novas Edições Acadêmicas
244 páginas, dimensões (cm): 3,1 x 21 x 15

ISBN: 978-613-9-80663-8

Esta obra apresenta um estudo com o objetivo de auxiliar na questão de como uma Instituição de Ensino Superior (IES), no contexto Moçambicano, pode dar resposta aos desafios do digital, de forma mais adequada, equilibrada e coerente de modo a responder à necessidade de garantir uma formação em quantidade e qualidade. Neste contexto foi realizada uma recolha de dados e proposto um modelo que tira partido do digital para a gestão da informação no contexto do ensino superior. 


palavras chave:

[ sociedade da informação ]
[ ensino superior ]
[ digital ]
[ Moçambique ]
[ instituições de ensino superior ]

 

[ início da página ]

 

 


TABELA DE CONTEÚDOS
O Ensino Superior em Moçambique na Era Digital. Um estudo com proposta de modelo


ÍNDICE 

TABELA DAS FIGURAS

ÍNDICE DAS TABELAS

ÍNDICE DOS QUADROS

ÍNDICE DOS GRÁFICOS

LISTA DE ABREVIATURAS

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

1 1. Introdução

1.2. Contexto do Trabalho

1.3. Justificação e Objetivos do tema

1.4. O Problema em estudo

1.5. Contributos do Trabalho

1.6. Estrutura do documento

CAPÍTULO II – SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

2.1. Sociedade da Informação

2.2. Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento

2.3. Algumas definições: Sociedade da Informação/Conhecimento – o estado-da-arte

2.4. Acesso à Sociedade da Informação

2.5. Segurança e privacidade dos dados

2.6. Infraestruturas

2.7 Telemóveis

2.8. Resumo do Capítulo

CAPÍTULO III – INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

3.1. Introdução

3.2. A História do Ensino Superior

3.2. Universidade vs IES

3.4. Ensino Superior em África

3.5. Globalização: Ensino Superior Desafios e Perspetivas

3.6. Resumo do Capítulo

CAPÍTULO IV – ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

4.1. Introdução

4.2. Informação (Dados Estatísticos)

4.3. Resumo do Capítulo

CAPÍTULO V - METODOLOGIA

5.1. Introdução

5.2. A abordagem metodológica Investigação-Ação

5.3. A recolha de dados

5.4. Resumo do Capítulo

CAPÍTULO VI – PROPOSTA DE UM MODELO CONCEPTUAL DE FESTÃO DAS IES MOÇAMBICANAS

6.1. Introdução

6.2. O Modelo

6.3. O digital

6.4. Os processos: requisitos funcionais

6.5. Os processos: requisitos não funcionais

6.6. Resumo do Capítulo

CAPÍTULO VII – APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS

7.1. Introdução

7.2. Apresentação dos Resultados do Questionário

7.3. Apresentação dos Resultados da Entrevista

7.4. Resumo do Capítulo

CAPÍTULO VIII – DISCUSSÃO DE RESULTADOS

8.1. Introdução

8.2. Análise crítica dos resultados obtidos

8.3. Resumo do Capítulo

CAPÍTULO IX – CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

9.1. Introdução

9.2. Considerações Finais

9.3. Os contributos do trabalho

9.4. Limitações do trabalho

9.5. Trabalho Futuro

9.6. Recomendações

REFERÊNCIAS

ANEXOS

Anexo 1 – Lista das Instituições de Ensino Superior em Moçambique

 Anexo 2 – Inquérito (Alunos)

Anexo 3 – Inquérito (Professor)

Anexo 4 – Inquérito (Funcionário)

Anexo 5 – Guião de Entrevistas (Gestores) 


[ início da página ]


CV
Gabriel Ismael Salimo 


Doutorado em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa. É Professor na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Os seus interesses são a gestão de projetos em TIC.  
Recentemente exerceu funções de Ministro da Educação e Ensino Superior em Moçambique.

 


CV
Luís Borges Gouveia


Doutorado em Ciências da Computação na Universidade de Lancaster, Reino Unido. Professor na Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Os seus interesses são o uso e exploração do digital.

 


[ início da página ]