Gabriel Ismael Salimo Luís Borges Gouveia
Março de 2022 ISBN: 978-613-9-80663-8
CV - Gabriel Ismael Salimo CV - Luís Borges Gouveia
Resumo da obra |
|
Gabriel Ismael Salimo Luís Borges Gouveia
Março de 2022 ISBN: 978-613-9-80663-8 |
Esta obra apresenta um estudo com o objetivo de auxiliar na questão de como uma Instituição de Ensino Superior (IES), no contexto Moçambicano, pode dar resposta aos desafios do digital, de forma mais adequada, equilibrada e coerente de modo a responder à necessidade de garantir uma formação em quantidade e qualidade. Neste contexto foi realizada uma recolha de dados e proposto um modelo que tira partido do digital para a gestão da informação no contexto do ensino superior.
|
[ início da página ]
TABELA DE CONTEÚDOS
O Ensino Superior em Moçambique na Era Digital. Um estudo com proposta de modelo
ÍNDICE
TABELA DAS FIGURAS
ÍNDICE DAS TABELAS
ÍNDICE DOS QUADROS
ÍNDICE DOS GRÁFICOS
LISTA DE ABREVIATURAS
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO
1 1. Introdução
1.2. Contexto do Trabalho
1.3. Justificação e Objetivos do tema
1.4. O Problema em estudo
1.5. Contributos do Trabalho
1.6. Estrutura do documento
CAPÍTULO II – SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
2.1. Sociedade da Informação
2.2. Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento
2.3. Algumas definições: Sociedade da Informação/Conhecimento – o estado-da-arte
2.4. Acesso à Sociedade da Informação
2.5. Segurança e privacidade dos dados
2.6. Infraestruturas
2.7 Telemóveis
2.8. Resumo do Capítulo
CAPÍTULO III – INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
3.1. Introdução
3.2. A História do Ensino Superior
3.2. Universidade vs IES
3.4. Ensino Superior em África
3.5. Globalização: Ensino Superior Desafios e Perspetivas
3.6. Resumo do Capítulo
CAPÍTULO IV – ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
4.1. Introdução
4.2. Informação (Dados Estatísticos)
4.3. Resumo do Capítulo
CAPÍTULO V - METODOLOGIA
5.1. Introdução
5.2. A abordagem metodológica Investigação-Ação
5.3. A recolha de dados
5.4. Resumo do Capítulo
CAPÍTULO VI – PROPOSTA DE UM MODELO CONCEPTUAL DE FESTÃO DAS IES MOÇAMBICANAS
6.1. Introdução
6.2. O Modelo
6.3. O digital
6.4. Os processos: requisitos funcionais
6.5. Os processos: requisitos não funcionais
6.6. Resumo do Capítulo
CAPÍTULO VII – APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS
7.1. Introdução
7.2. Apresentação dos Resultados do Questionário
7.3. Apresentação dos Resultados da Entrevista
7.4. Resumo do Capítulo
CAPÍTULO VIII – DISCUSSÃO DE RESULTADOS
8.1. Introdução
8.2. Análise crítica dos resultados obtidos
8.3. Resumo do Capítulo
CAPÍTULO IX – CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
9.1. Introdução
9.2. Considerações Finais
9.3. Os contributos do trabalho
9.4. Limitações do trabalho
9.5. Trabalho Futuro
9.6. Recomendações
REFERÊNCIAS
ANEXOS
Anexo 1 – Lista das Instituições de Ensino Superior em Moçambique
Anexo 2 – Inquérito (Alunos)
Anexo 3 – Inquérito (Professor)
Anexo 4 – Inquérito (Funcionário)
Anexo 5 – Guião de Entrevistas (Gestores)
[ início da página ]
CV
Gabriel Ismael Salimo
Doutorado em Ciência da Informação, Universidade Fernando
Pessoa. É Professor na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Os seus
interesses são a gestão de projetos em TIC.
Recentemente exerceu
funções de Ministro da Educação e Ensino Superior em Moçambique.
CV
Luís Borges Gouveia
Doutorado em Ciências da Computação na Universidade de Lancaster, Reino Unido. Professor na Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Os seus interesses são o uso e exploração do digital.
[ início da página ]