Método e Infocomunicaçao: introdução à dinâmica quadripolar da pesquisa
Março de 2023 ISBN: 978-65-5387-147-2
Prefácio Maria Érica d Oliveira Lima
CV -
Luís Borges Gouveia
Resumo da
obra
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Luís Borges Gouveia
Método e Infocomunicaçao: introdução à dinâmica quadripolar da pesquisa
Março de 2023 ISBN: 978-65-5387-147-2
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A obra propõe uma incursão no uso e exploração do Método Quadripolar no contexto da Ciência da Informação e das problemáticas que resultam do atual contexto do Digital na atividade humana. Organizado em oito capítulos, apresenta o Método Quadripolar, faz um levantamento do seu uso em trabalhos de pós-graduação no Brasil e em Portugal e inclui uma entrevista com o seu proponente principal, Jacques Herman.
Explora as propostas mais recentes da Ciência
da Informação, associadas com o Digital e a Infocomunicação, pelo
envolvimento também dos seus proponentes que assim, discutem a relevância
epistemológica da Ciência da Informação, indicando a plausibilidade
do método quadripolar na condição de ferramenta essencial para o nosso
tempo.
palavras chave:
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TABELA DE CONTEÚDOS
Método e Infocomunicação: introdução à dinâmica quadripolar da pesquisa
Sobre os autores
Prefácio
Resumo
Capítulo 1. Introdução ao Estudo Apresentado
1.1.
Indicações sobre o Tema e os Autores
1.2 Motivações para a Pesquisa
1.3.
Objetivo Geral do Trabalho
1.4.
Objetivos Específicos do Trabalho
1.5.
Abordagem Metodológica
1.6.
Estrutura do Trabalho
Capítulo 2. Contexto Atual e Ecossistemas Digitais
2.1.
Indicações sobre o Contexto Digital em que Vivemos
2.2.
Desafios Colocados
2.3. Algumas
Ideias sobre como Operar neste Mundo Novo
2.4. Uma
Proposta para Foco de Atividade
2.5. Desafios na Gestão da Informação Face à
Sustentabilidade
Capítulo 3. Ciência da Informação, o Digital e a Infocomunicação
3.1.
Indicações sobre o Conceito de Infocomunicação
3.2. A Ciência da Informação
3.3. Uma Proposta para Integração nas Ciências da Informação e comunicação
3.4. Um
Mundo Digital(izado)?
3.5. Da Informação à Infocomunicação: um Ajuste Epistemológico
3.6. Nota Final: Infocomunicação, um Objeto Agregador
Capítulo 4. Desafios e Necessidades Associadas com a Informação
4.1.
Indicações sobre os Desafios Associados com a Informação
4.2. Essa Palavra Informação
4.3. A Infocomunicação ou “do
que se pensa ao que se diz”
4.4. A Questão da Verdade ou (Des)Infocomunicação
4.5. A Necessidade de uma Abordagem Epistemológica
Capítulo 5. O Método Quadripolar
5.1. Nota
Prévia
5.2. O Método Quadripolar
5.3. Polo Epistemológico
5.4. Polo Teórico
5.5. Polo Morfológico
5.6. Polo Técnico
Capítulo 6. Entrevista com Jacques Herman
6.1. Jacques
Herman, um dos Criadores do MQ
6.2. O Protocolo para a Entrevista – Guião
6.3. Breves Notas da Entrevista
6.4. Uma Curta Reflexão sobre a Experiência da Entrevista
Capítulo 7. Uso do MQ no Contexto de Trabalhos Científicos
7.1. Nota
Prévia
7.2. Revisitar o Método Quadripolar
7.3. Panorama das Pesquisas que Adotaram o Método Quadripolar
Capítulo 8. Comentários Finais
8.1. Ainda
Sobre o Método Quadripolar
8.2. Contribuições e Resultados do Texto
8.3. Limitações do Trabalho e Trabalho Futuro
Referências Bibliográficas
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CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.
Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.
É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.
CV
Armando Malheiro da Silva
Professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Tornou-se Professor Agregado em 2016, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorado em História Contemporânea pela Universidade do Minho (1999). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, ambos datados de 1980. Completou o curso de especialização de Bibliotecário-Arquivista na FLUC, nesse mesmo ano.
É atualmente professor na licenciatura de Ciência da Informação do Departamento de Comunicação e Ciências da Informação da FLUP, Membro Integrado do Grupo de Informação, Comunicação e Cultura Digital do CITCEM e Diretor do Programa doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, uma iniciativa conjunta da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. É autor de 36 livros, entre os quais algumas das obras mais influentes em língua Portuguesa sobre a arquivística, a informação e a ciência da informação.
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