Valéria Barros

Luís Borges Gouveia


 

Matriz de Valor e Relevância. Como avaliar a performance de organizações em relação aos ODS

Fevereiro de 2021
Editora Kiron
156 páginas, dimensões (cm): 2,0 x 22 x 15

ISBN: 978-65-86153-68-2

 

 

CV - Valéria Barros

CV - Luís Borges Gouveia

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 

 

 

 

 
Março de 2021

Última actualização: 3 / 3 / 2021

Livro ODS performance

 


RESUMO DA OBRA

 

Valéria Barros

Luís Borges Gouveia


 

Matriz de Valor e Relevância. Como avaliar a performance de organizações em relação aos ODS

Fevereiro de 2021
Editora Kiron
156 páginas, dimensões (cm): 2,0 x 22 x 15

ISBN: 978-65-86153-68-2

 

Prefácio por  João Cavalcanti Junior - Diretor Técnico do Sebrae no Rio Grande do Norte

Contracapa por Maristela Baioni - Representante Residente Assistente para o Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (PNUD) | Brasil

 

Avaliar o desenvolvimento sustentável corporativo e os impactos das práticas adotadas pelas empresas para o progresso da sociedade e de nosso planeta tem sido um grande desafio e no contexto do atual a pandemia do COVID-19 fez com que a transformação digital das empresas fosse acelerada e a sustentabilidade e do uso do capital consciente passaram a ser pontos de grande atenção para empresas. O presente trabalho Matriz de Relevância e Valor – Como avaliar a perfomance de organizações em relação aos ODS descreve a proposta de uso de uma Matriz de Valor e Relevância (MVR) como uma ferramenta digital inovadora que mensura a relevância dos indicadores empresariais em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A metodologia desenvolvida foi aplicada em estudos de casos de negócios de impacto social no Brasil, do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e demonstrou a existência de diferentes níveis de relevância entre os indicadores e os ODS. A plataforma https://useods.com.br tem por base de inteligência a adaptação da escala de prontidão tecnológica ou TRL – Tecnology Readness Level, criada pela NASA. A TRL é uma métrica mundial que mede o grau de maturidade de uma tecnologia aplicada em projetos. Como parte da abordagem foram criados instrumentos complementares - gráficos e um relatório de evidências para apoiar o processo de avaliação.  


palavras chave:

[ sustentabilidade ]
[ matriz digital ]
[ estudo de casos ]
[ índice de relevância ]
[ indicadores ]
[ objetivos de desenvolvimento sustentável  ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Matriz de Valor e Relevância. Como avaliar a performance de organizações em relação aos ODS



PREFÁCIO

1 INTRODUÇÃO

1.1. Objetivos e justificação do tema

1.2. Contributos e estrutura do texto

2 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CORPORATIVO

2.1. Desenvolvimento Sustentável e a Sociedade Sustentável

2.2. Criando Modelos de negócios sustentáveis para medição dos impactos junto à sociedade

 3 INOVAÇÃO SOCIAL – DOS CONCEITOS ÀS MEDIÇÕES

3.1. O que é entendido por impacto?

3.2. Sobre métricas de avaliação de impacto

3.3. Exemplos de soluções de inovação social e métodos de avaliação de impacto

3.4. As inovações sociais e as oportunidades para um futuro emergente

4 AS PRÁTICAS DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL – PORTUGAL, BRASIL E REINO UNIDO

4.1. As experiências europeias

4.2. O impacto associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

4.3. A relação intrínseca dos ODS e os Pequenos Negócios

4.4. Brasil e Portugal na performance da Agenda 2030

5 METODOLOGIA PROPOSTA: USO DA MATRIZ DE VALOR E RELEVÂNCIA – MVR – INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DA RELEVÂNCIA(IMPACTO) ENTRE INDICADORES DE PROJETOS E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

5.1. Passo à passo

6 MÉTODO ESCOLHIDO PARA A APLICAÇÃO DA MATRIZ DE VALOR E RELEVÂNCIA – MVR – ESTUDOS DE CASOS

6.1. Aplicação da Matriz de Valor e Relevância – MVR em três estudos de casos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE

6.2. Aplicação do modelo da Matriz de Valor e Relevância – MVR pOR PROJETO DE CADA ESTUDO DE CASO

7 OS RESULTADOS ALCANÇADOS À LUZ DA EXPERIMENTAÇÃO DA MATRIZ DE VALOR E RELEVÂNCIA, POR ESTUDO DE CASO

7.1. Aplicação da MVR no Estudo do SEBRAE RJ: Projeto Negócios de Impacto Social e Ambiental do Rio de Janeiro – 2018

7.2. Aplicação da MVR no Estudo do SEBRAE RN: Projeto: Desenvolvimento dos Negócios de Impacto Social do Rio Grande do Norte

7.3. Aplicação da MVR no Estudo do SEBRAE SC: Projeto Negócios Sociais de Santa Catarina – 2018

8 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ÍNDICE DE RELEVÂNCIA ALCANÇADO NOS 3 ESTUDOS DE CASO E EM RELAÇÃO AO MOMENTO DA PANDEMIA E ÀS METAS GLOBAIS DOS ODS

9 CONCLUSÕES E TRABALHO FUTURO

REFERÊNCIAS

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CV
Valéria Barros 


Natural de Recife, Pernambuco, Brasil, nasceu em 28 de março de 1964.
Administradora de Empresas e especialista em Gestão de pequenos negócios (FIA/USP), Gestão de RH (Cândido Mendes) e Gestão de Projetos (FGV). Doutoranda em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação pela Universidade Fernando Pessoa, é autora de livros ténicos voltados à inonvação social como: "Inovação social, impacto, esvala e desenvolvimento sustentável" e "Por que mensurar os impactos sociais e ambientais dos pequenos negócios  eleva a competitividade?".

Também é autora de livros de viagem como "Rota 66 - Uma aventura em três semanas" e "Península Ibérica: uma aventura em três semanas". Atua no Sebrae Nacional, na unidade de Inovação, sendo gestpra nacional de projetos com impacto social e ambiental. Muito feliz em idealizar este projeto com seu professor-orientador Dr. Luis Borges Gouveia. 

 


CV
Luís Borges Gouveia


Natural do Porto, Portugal, nasceu a 25 de Janeiro de 1966.
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui a Agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, o Doutoramento em Ciências da Computação na Universidade de Lancaster (Inglaterra) é Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Autor de diversas obras e artigos científicos na área dos Sistemas de Informação e da Transformação Digital, interessado em encontrar formas de explorar o digital para a melhoria da qualidade de vida de pessoas e organizações. Homepage: http://homepage.ufp.pt

 


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