Transparência Governamental. Uma análise da interação entre dois polos: governo e povo
Outubro de 2023 ISBN: 978-65-5387-212-5
CV -
Emerson Carvalho de Lima
Resumo da
obra
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Emerson Carvalho de Lima
Transparência Governamental. Uma análise da interação entre polos: governo e povo
Outubro de 2023 ISBN: 978-65-5387-212-5
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A obra Transparência Governamental. Uma análise da interação entre dois polos: governo e povo, propõe uma reflexão sobre a transparência da gestão governamental. Com base no caso e experiência do Estado do Ceará é proposta uma reflexão associada com o fornecimento de informação sobre aatividade governmental ao cidadão. A disponibilização de informação pode ser qualificada com a efetivação de modelo de interação que incentive a população a acompanhar o que acontece com os recursos públicos. O cidadão deve ser o alvo dos benefícios das tecnologias de informação. Neste contexto, é proposto um modelo operacional que contribua para a interação entre o governo e os cidadãos nos processos de acesso e uso do portal da transparência do Estado do Ceará. Foram ainda analisadas as formas que promovam a participação e o envolvimento dos cidadãos em função da informação disponibilizada no portal da transparência de modo a lidar com a dificuldade de interação entre os dois polo: governo e povo. Em complemento, este trabalho discute os cenários politico, económico, social e cultural como vetores que impactam o nível educacional em tecnologias de informação e comunicação da população e, por conseguinte, a sua capacidade de contribuirem para uma parceria e fiscalização do governo. palavras chave:
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TABELA DE CONTEÚDOS
Transparência Governamental. Uma análise da interação entre dois polos:
governo e povo
Sobre os autores
Prefácio
Capítulo 1. Introdução
1.1. Introdução
1.2. Contexto e Relevância do Estudo
1.3. Motivação para o Trabalho
1.4. Problema e Desafio
1.5. Estrutura do
Texto
Capítulo 2. Transparência e Acesso ao Controle Social do Estado de Ceará
2.1. Introdução
2.2. O Portal da Transparência
2.2.1. Contextualização da Transparência Pública
2.3. O Surgimento do Portal
da Transparência
2.4. O Gerenciamento da Informação na Plataforma
Governamental
2.5. A Lei da Transparência e a sua Aplicabilidade
2.6.
Resumo do Capítulo
Capítulo 3. Agentes Envolvidos no Portal da Transparência
3.1. Introdução
3.2. Estado e a Democracia
3.3. O
Governo Eletrônico e os seus Agentes
3.4. As Perspectivas da Gestão Pública
no Contexto Digital
3.5. Políticas Públicas de Inclusão Digital
3.6. A
Conectividade entre os Agentes Estado X Povo
3.7. E-Participação e a Era
Tecnológica
3.8. Políticas Públicas no Portal da Transparência
3.9.
Políticas Públicas de Informação
3.10. Políticas Públicas de Informação no
Estado do Ceará
3.11. A Ferramenta da Transparência no Estado do Ceará
3.12. Ferramentas Utilizadas
3.13. Recursos Educacionais como Acesso da
Inclusão Digital pela População
3.14. Governança Eletrônica do Estado do
Ceará
3.15. Participação Cidadã via Mecanismos de Tecnologias de Informação e
Comunicação
3.16. Resumo do Capítulo
Capítulo 4. Direito à Informação e Participação Cidadã
4.1. Introdução
4.3. Direito ao Acesso à Informação
Postulado pelas Legislações Federal e Estadual
4.4. Ferramentas de
Participação Ativa
4.5. O Governo Aberto e as Estratégias de Participação
4.6. Modelo do Sistema de Participação do Cidadão do Ceará Transparente
4.7.
Gestão dos Resultados
4.8. Tecnologias de Informação e Governança
Colaborativa
4.9. Sistema Cearense de Participação Cidadã
4.10. Resumo do
Capítulo
Capítulo 5. Proposta do Modelo Conexão Ceará
Cidadão – uma Aplicação em Tecnologia Digital Integrando os Acessos às
Plataformas de Serviços e Informação
do Governo para População
5.1. Introdução
5.2. O Desafio do Contexto em Relação
ao Uso do Digital à Apresentação de um Modelo
5.3. A Estrutura da Aplicação –
Mecanismo de Conexão Integrada
5.4. As Áreas de Acesso à Informação do
Governo pela População
5.5. A Apresentação do Framework – A Proposta Modelo
5.6. Considerações Relevantes dessa Proposta Modelo
5.7. Resumo do Capítulo
Capítulo 6. Metodologia
6.1. Introdução
6.2. Abordagem Metodológica –
Pesquisa-Ação
6.3. Estágio de Recolha de Dados e Instrumentos Utilizados
6.4. Recolha de Dados por Questionário
6.5. Tabulação dos Resultados
6.6.
Resumo do Capítulo
Capítulo 7. Apresentação dos Resultados
7.1. Introdução
7.2. Caracterização dos Participantes
do 1º Questionário
7.3. Apresentação dos Resultados
7.4. Caracterização
dos Participantes do 2º Questionário
7.5. Resumo do Capítulo
Capítulo 8. Análise e Discussão dos Resultados
8.1. Introdução
8.2. Análise e Discussão
Capítulo 9. Conclusões e Trabalho Futuro
9.1. Introdução
9.2. Os Objetivos e a Discussão dos
Resultados
9.3. Limitações do Trabalho
9.4. Contributos do Trabalho e
Trabalhos Futuros
Referências Bibliográficas
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CV
Emerson Carvalfo de Lima
CV
Luís Borges Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.
Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia.
É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.
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