Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho

 
Reflexões sobre a Educação: desafios do nosso tempo

 

Outubro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
138 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 17 x 24

ISBN: 978-65-5387-184-7

 

 

CV - Paulo Sérgio Araújo

CV - Luís Borges Gouveia

CV - Fátima Paiva Coelho

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Outubro de 2023

Última actualização: 18 / 10 / 2023

 


RESUMO DA OBRA

 

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho


 

Reflexões sobre a Educação: desafios do nosso tempo

 

Outubro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
138 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 17 x 24

ISBN: 978-65-5387-184-7

A obra Reflexões sobre a Educação: desafios do Autores nosso tempo, propõe apresentar temáticas intrínsecas aos processos educacionais e seus atores. O investimento realizado em cada capítulo é o de promover uma reflexão acerca de um contexto específico associado à educação: a escola, os desafios da educação e os processos de ensino e aprendizagem direcionam a reflexão.

Neste sentido, mais do que ideias e propostas transformadoras e inovadoras, conceitos e tecnologias emergentes, urge refletir a respeito das condições existentes e de como dar resposta efetiva a desafios que se colocam à prática de educar e cenários complexos e desafiadores. Deste modo, os meios e as capacidades existentes, a partilha de experiências, de atividades que ilustram questões atuais do nosso tempo, e a práxis realizada levam-nos a considerar questões como as exploradas pelos diversos pesquisadores brasileiros e portugueses que elegem temáticas e propostas a contribuir com os leitores que têm, neste momento, em mãos, um conjunto de saberes partilhados nos diferentes capítulos desta obra.

   


palavras chave:

[ educação ]
[ educação em transformação ]
[ aprendizagem ]
[ contextos de aprendizagem ]
[ educação inclusiva ]
[ Brasil ]
[ Portugal ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Reflexões sobre a Educação: desafios do nosso tempo


Prefácio

Sobre os organizadores

1. A Formação de Professores para uma Educação Inclusiva
Zeneide Luiza Leite Moreira
Ana Paula Antunes Alves

2. A Gestão Escolar Democrática no Desenvolvimento de Políticas Educacionais
Jenilce Pavão Almeida
Maria-Raquel G. Silva

3. A Inclusão dos Saberes Tradicionais Ciganos na Escola: uma proposta de intervenção
Marcos Ronilson do Nascimento
Maria Tereza Romano Ventura

4. A Gestão Participativa na Reconstrução da Proposta Pedagógica de uma Escola Privada de Educação Profissional Técnica
Gecylene Pavão Almeida de Castro
Pedro Alexandre da Cunha Reis

5. As Dificuldades de Aprendizagem no Processo da Leitura e da Escrita: a dislexia em idade escolar
Francineia Sousa dos Santos
Maria Luísa Saavedra

6. Coordenação Pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas escolas
Raimunda Maria Nunes Oliveira
Orlando Fragata

7. Didática, Método de Ensino Aprendizagem: conceitos
Adimar Barreto de Melo
Diosnel Centurion

8. A Percepção dos Professores sobre a Formação e A Prática para o Atendimento aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais
Letícia Miguel Tyski
Fátima Paiva Coelho

9. As Salas de Recursos Multifuncionais na Educação Infantil
Josiane Gomes Lima
Fátima Paiva Coelho

10. O Professor e suas Influências nas Atitudes Inclusivas
Fernanda Cristina Guedes Morgado
João Manuel Casanova de Almeida

 

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CV
Paulo Sérgio Araújo


Doutor em Ciência da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Religião, PUC – Minas. Graduado em Filosofia, PUC – Minas. Graduando em Engenharia de Software - Universidade Estácio de Sá. Professor de Filosofia e Iniciação a Pesquisa - Faculdade ISTA. Gestor de Projetos e Coordenador do Núcleo de Inovação Cocriação e Disrupção Educacional – NICDE – da Coordenadoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Betim- MG. Diretor, Proprietário e Fundador da Empresa Paideia Conexões Acadêmicas.  

 


CV
Luís Borges Gouveia


Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui a agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.

 


CV
Fátima Paiva Coelho


Doutora em Intervenção Psicopedagógica e Educação Especial pela Universidade da Extremadura (UEX) Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), licenciada em Educação Especial, pela escola Superior de Educação de Lisboa. A sua atividade de investigação centra-se nas temáticas da Formação de Professores, Inovação e Intervenção em Contextos Educativos e Educação Inclusiva. Publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos da sua autoria ou coautoria. Tem organizado e participado com comunicações em eventos de cariz científico, nacionais e internacionais. Foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Lagos (CPCJ) e juiz social. Foi também Coordenadora de projetos internacionais e de várias equipas de educação especial. Foi membro da equipa de formadores do Ministério da Educação, na área da educação especial, foi docente convidada em várias universidades e desde 2009 exerce atividade docente na Universidade Fernando Pessoa, onde integra a equipa de coordenação do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, lecionando várias unidades curriculares. É ainda responsável por acompanhar e orientar várias teses de Mestrado e ou Doutoramento.

 

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