Ermane Rosa Martins

Luís Borges Gouveia


 

Sala de Aula Invertida utilizando Mobile Learning

Julho de 2018
Nova Soluções Acadêmicas
108 páginas, dimensões (cm): 1 x 23 x 15

ISBN: 978-613-9.64756-9

 

 

CV - Ermane Rosa Martins

CV - Luís Borges Gouveia

 

Resumo da obra
Tabela de conteúdos
 
 
Julho de 2018

Última actualização: 4 / 8 / 2018

Flipped Classroom

 


 

RESUMO DA OBRA

 

Ermane Rosa Martins

Luís Borges Gouveia


 

Sala de Aula Invertida utilizando Mobile Learning

Julho de 2018
Novas Edições Acadêmicas
108 páginas, dimensões (cm): 1 x 23 x 15

ISBN: 978-613-9-64756-9

 

O mobile learning é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis contribuem para a aprendizagem. Este livro apresenta algumas atividades de ensino e aprendizagem, utilizando o modelo da Sala de Aula Invertida (SAI), combinados com o uso dos dispositivos móveis dos próprios alunos, sendo estas realizadas no Instituto Federal de Goiás Câmpus Luziânia. As coletas e análises de dados foram promovidas com abordagens qualitativas e quantitativas. Como resultado detectou-se várias características significativas, tais como: interatividade, mobilidade, trabalho em equipe, aprendizagem em contextos reais, maior colaboração, entre outras.  


palavras chave:

[ sala de aula invertida ]
[ mobile learning ]
[ aprendizagem ]
[ facebook ]
[ whatsup ]
[ kahoot ]

 

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TABELA DE CONTEÚDOS
Sala de Aula Invertida utilizando Mobile Learning


CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

CAPÍTULO II – SALA DE AULA INVERTIDA

2.1 Sala de Aula Invertida: caracterização

2.2 Como funciona a Sala de Aula Invertida

2.3 Ferramentas utilizadas na Sala de Aula Invertida

2.4 Vantagens e Desvantagens do Modelo de Sala de Aula Invertida

2.5 Comparação entre os Modelos Sala de Aula Invertida e Tradicional

2.6 Utilização da Teoria da Sala de Aula Invertida no Ensino: Revisão Sistemática da Literatura

CAPÍTULO III – M-LEARNING: APRENDIZAGEM MÓVEL

3.1 M-Learning: Panorama Geral e Definição

3.2 Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: Revisão Sistemátca da Literatura

 3.3 Requisitos para Actividades em M-Learning

CAPÍTULO IV – ESTUDOS EXPLORATÓRIOS

4.1 Pesquisa exploratória: levantamento de indicativos

4.1.1 Materiais e métodos

4.1.2 Resultados e discussões

4.1.3 Considerações

4.2 Estudo de Caso Piloto 1: utilização da rede social Facebook como ferramenta de apoio ao ensino

4.2.1 Contextualização

4.2.2 Revisão bibliográfica

4.2.3 Materiais e métodos

4.2.4 Resultados e discussões

4.2.5 Considerações

4.3 Estudo de Caso Piloto 2: O uso do Whatsup como ferramenta de apoio a aprendizagem

4.3.1 Contextualização

4.3.2 Revisão bibliográfica

4.3.3 Materiais e métodos

4.3.4 Resultados e discussões

4.3.5 Considerações

4.4 Estudo de Caso Piloto 3: Uso da ferramenta Kahoot no ensino

4.4.1 Contextualização

4.4.2 Revisão bibliográfica

4.4.3 Materiais e métodos

4.4.4 Resultados e discussões

4.4.5 Considerações

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

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CV
Ernanne Rosa Martins 


Doutorado em andamento em Ciência da Informação, ramo de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, na UFP, Porto/Portugal. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-Graduação em Tecnologias em Gestão da Informação, Graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Professor do Instituto Federal de Goiás. 

 


CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.edu.pt, http://homepage.ufp.pt/lmbg 


Natural do Porto, Portugal.

Professor Catedrático da Faculdade de Ciência e Tecnologia, na Universidade Fernando Pessoa. Possui a Agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, o Doutoramento em Ciências da Computação na Universidade de Lancaster (Inglaterra) e é Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É autor de diversas obras e conta nos seus trabalhos com diversos ensaios sobre as questões do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino e aprendizagem.

 


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