Ermane Rosa Martins Luís Borges Gouveia
Julho de 2018 ISBN: 978-613-9.64756-9
CV - Ermane Rosa Martins CV - Luís Borges Gouveia
Resumo da obra |
|
Ermane Rosa Martins Luís Borges Gouveia
Julho de 2018 ISBN: 978-613-9-64756-9
|
O mobile learning é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis contribuem para a aprendizagem. Este livro apresenta algumas atividades de ensino e aprendizagem, utilizando o modelo da Sala de Aula Invertida (SAI), combinados com o uso dos dispositivos móveis dos próprios alunos, sendo estas realizadas no Instituto Federal de Goiás Câmpus Luziânia. As coletas e análises de dados foram promovidas com abordagens qualitativas e quantitativas. Como resultado detectou-se várias características significativas, tais como: interatividade, mobilidade, trabalho em equipe, aprendizagem em contextos reais, maior colaboração, entre outras.
|
[ início da página ]
TABELA DE CONTEÚDOS
Sala de Aula Invertida utilizando Mobile Learning
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO
CAPÍTULO II – SALA DE AULA INVERTIDA
2.1 Sala de Aula Invertida: caracterização
2.2 Como funciona a Sala de Aula Invertida
2.3 Ferramentas utilizadas na Sala de Aula Invertida
2.4 Vantagens e Desvantagens do Modelo de Sala de Aula Invertida
2.5 Comparação entre os Modelos Sala de Aula Invertida e Tradicional
2.6 Utilização da Teoria da Sala de Aula Invertida no Ensino: Revisão Sistemática da Literatura
CAPÍTULO III – M-LEARNING: APRENDIZAGEM MÓVEL
3.1 M-Learning: Panorama Geral e Definição
3.2 Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: Revisão Sistemátca da Literatura
3.3 Requisitos para Actividades em M-Learning
CAPÍTULO IV – ESTUDOS EXPLORATÓRIOS
4.1 Pesquisa exploratória: levantamento de indicativos
4.1.1 Materiais e métodos
4.1.2 Resultados e discussões
4.1.3 Considerações
4.2 Estudo de Caso Piloto 1: utilização da rede social Facebook como ferramenta de apoio ao ensino
4.2.1 Contextualização
4.2.2 Revisão bibliográfica
4.2.3 Materiais e métodos
4.2.4 Resultados e discussões
4.2.5 Considerações
4.3 Estudo de Caso Piloto 2: O uso do Whatsup como ferramenta de apoio a aprendizagem
4.3.1 Contextualização
4.3.2 Revisão bibliográfica
4.3.3 Materiais e métodos
4.3.4 Resultados e discussões
4.3.5 Considerações
4.4 Estudo de Caso Piloto 3: Uso da ferramenta Kahoot no ensino
4.4.1 Contextualização
4.4.2 Revisão bibliográfica
4.4.3 Materiais e métodos
4.4.4 Resultados e discussões
4.4.5 Considerações
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[ início da página ]
CV
Ernanne Rosa Martins
Doutorado em andamento em Ciência da Informação, ramo de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, na UFP, Porto/Portugal. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-Graduação em Tecnologias em Gestão da Informação, Graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Professor do Instituto Federal de Goiás.
CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.edu.pt,
http://homepage.ufp.pt/lmbg
Natural do Porto, Portugal.
Professor Catedrático da Faculdade de Ciência e Tecnologia, na Universidade Fernando Pessoa. Possui a Agregação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, o Doutoramento em Ciências da Computação na Universidade de Lancaster (Inglaterra) e é Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É autor de diversas obras e conta nos seus trabalhos com diversos ensaios sobre as questões do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto do ensino e aprendizagem.
[ início da página ]