Recursos em linha sobre Sistemas de Informação
(para Hotelaria e Turismo)
Luís Manuel Borges Gouveia: [ página principal | correio electrónico ]


Resumo | Sessões | Estrutura | Documentação | Trabalho | Introdução | Referências | Bibliografia
Referências na World Wide Web | textos


Resumo

O seminário introduz noções elementares de Sistemas de Informação (SI) e da função Informação na empresa. São apresentados e discutidos exemplos práticos da utilização de SI relevantes para a área de Hotelaria e Turismo. Igualmente, é discutido o potencial dos SI nas diversas áreas operacionais da empresa, principalmente no relacionamento com os clientes. São discutidas as possibilidades abertas na nova economia digital, e questões relacionadas com a globalização dos mercados, legislação, protecção do consumidor, e operacionalização de SI de âmbito internacional.

Sessões do seminário

O seminário está dividido em seis sessões de três horas e meia proporcionando cerca de 20 horas para apresentação e discussão de um conjunto de tópicos relacionados com o tema central do seminário. Durante as sessões deste seminário estão incluidos dois seminários de especialização com os títulos: Novas Tendências do Consumidor e The New Economy : Main Features and Europe's Opportunity da responsabilidade dos oradores Engº Duarte Nuno e Prof. Marc Bassoni, respectivamente.

Os tópicos tratados no seminário correspondem a módulos isolados por sessão a que corresponde um tema específico:

Estrutura das sessões

Cada uma das sessões é estruturada com base num tema específico. O tema é apresentado de forma sucinta de modo a motivar a discussão alargada das suas implicações de acordo com os interesses dos elementos presentes. A excepção são os seminários de especialização que constam de uma palestra proferida por um orador convidado.

Constam de cada sessão uma apresentação inicial do tema e a disponibilização de textos ou actividade prática de modo a possibilitar uma maior conscencialização do impacto e questões relacionadas com o tema em discussão. Procura-se criar as condições para que as sessões sejam o mais participadas possivel.

Apresentações, textos e material de apoio

Todo o material de apoio do seminário será disponibilizado em linha (World Wide Web), em formato digital. A sua disponibilização ocorrerá durante as próprias sessões sempre que se justifique em formato papel. Material adicional, documentos e outros meios de aprofundamento dos temas serão igualmente disponibilizados em linha na página pessoal.

Em particular, é possível encontrar informação na página pessoal sobre:

Proposta de trabalho

É esperado que cada participante, individualmente, realize um ensaio original sobre um dos temas relacionados com os Sistemas de Informação para Hotelaria e Turismo, abordados numa das sessões do seminário.

O ensaio deve ser entregue em formato digital (em disquete ou por correio electrónico) em formato de processador de texto (preferencialmente MS Word). A sua estrutura é livre e a única restrição é ter de possuir um mínimo de 1500 palavras e um máximo de 5000 palavras. Deve incluir título, nome do autor, resumo, corpo do trabalho e no final, referências aos materiais utilizados para a sua realização.

Existirá no final de cada sessão, um período para a discussão e atendimento sobre questões relacionadas com o ensaio a realizar. Qualquer contacto incluindo pedidos de informação adicional pode ser efectuado por correio electrónico (lmbg@ufp.pt) ou através do cacifo nº 42, junto do anfiteatro A1.

Exemplo de um trabalho realizado no âmbito da cadeira.

Introdução ao tema

Sistemas de Informação para Hotelaria e Turismo

Considerando o significado de cada uma destes termos isolados, por consulta de um dicionário (Costa, 1994), obtemos os seguinte pares (após de uma breve selecção dos significados mais relevantes para o nosso contexto):

A discussão a realizar em cada uma das sessões tentará seguir o sentido dos pontos referidos, em especial, rebatendo os pontos relativos aos conceitos de Sistema e Informação nos conceitos de Hotelaria e Turismo.

Um dado importante é o envolvimento de todos os participantes na discussão dos temas.

A recolha, tratamento e análise da informação da actividade quer das organizações que asseguram os serviços, quer do indivíduo que adquire esses serviços pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e do uso correcto de sistemas de informação.

O potencial dos sistemas e tecnologias de informação para o negócio turístico é discutido por (Fernandes, 1999) que propõe o planeamento estratégico da função SI como parte integrante da própria estratégia de negócio.

Referências

(Costa, 1994) Costa, Almeida e Melo, A. Sampaio (1994). Dicionário da Língua Portuguesa. 7ª ed. Dicionários Editora. Porto Editora.

(Fernandes, 1999). Fernandes, Silvia. (1999). Potencial dos sistemas e tecnologias de informação para o negócio turístico. Revista de Turismo nº 2. Universidade do Algarve.

Bibliografia geral do seminário

Para leitura sobre o tema são propostos os seguintes livros:

Gates, Bill. (1999). Negócios @ Velocidade do Pensamento: com um sistema nervoso digital. Temas e Debates. ISBN 972-759-144-2

Trata-se de um livro que aborda a introdução de tecnologias de informação e em especial da Internet nas empresas numa perspectiva de impacto na organização e na forma de pensar um negócio. É uma boa e actual discussão estruturada com apresentação de vários temas por capítulos com um resumo final em cada um com pontos essenciais e orientações para diagnóstico. O autor é o conhecido lider da Microsoft. O livro encontra-se (bem) traduzido em Português.

Laudon, Kenneth and Laudon, Jane. (1997). Essentials of Management Information Systems. Organization and Technology. Prentice Hall. (2 ed.) ISBN 0-13-595596-3

É um texto de introdução aos sistemas de informação numa perspectiva de gestão. Introduz os conceitos essenciais relacionados com um tema apresentando uma abordagem moderna da gestão de sistemas de informação estruturas em seis partes. Inclui a discussão do impacto da Internet. O texto encontra-se em Inglês, o que pode trazer vantagens na introdução dos temas e termos da área no idioma em que estes aparecem mais frequentemente.

Referências na World Wide Web

Neste ponto são fornecidas intencionalmente apenas 16 referências sobre exemplos do que se pode encontrar de interessante na Web (world Wide Web). Trata-se de uma amostra que embora pequena permite explorar o potencial que este novo meio pode oferecer tanto para o Turismo como para a Hotelaria. Mesmo com tão reduzido número de locais Web propostos estou convicto que a sua exploração poderá levar horas e horas e traduzir-se numa experiência benéfica. Boa navegação!

A presença da Banca nacional na World Wide Web é actualmente uma realidade. Três exemplos dessa presença são o BPA, o BCP NovaRede e o BES. Cada um destes propõe uma alargada oferta de serviços com base num esquema próprio de apresentação da informação. Estes serviços incluem além do acesso à conta bancária, o pagamento de serviços, simulações, informaçãoe contacto com o banco e acesso a informação da bolsa com possibilidade de efectuar operações.

BES www.bes.pt
BCP NovaRede www.novarede.pt
BPA www.bpa.pt

Para ajudar na descoberta de quem possui páginas Web é possível recorrer a motores de pesquisa e directórios de informação. Os primeiros permitem a pesquisa de informação baseada num conjunto finito de termos e os segundos, agrupam endereços existentes segundo directórios e temas específicos. Para efectuar uma pesquisa interessante, por exemplo, utilizar o termo turismo em www.sapo.pt.

CUSCO www.cusco.pt
Serviço de Apontadores Portugueses - SAPO www.sapo.pt
Altavista www.altavista.com
Lycos www.lycos.com

Um exemplo de um serviço proposto por uma companhia áerea é o serviço Web da TAP, que inclui informação diversa, promoções e leilão de bilhetes num determinado dia da semana. Inclui ainda cotações e disponibilidade de bilhetes para a sua oferta de destinos e a possibilidade de efectuar reservas.

TAP www.tap.pt

Relacionado com informação de carácter técnico sobre a Internet, as Tecnologias de Informação e os Sistemas de Informação é possível consultar um local Web que permite a consulta de termos técnicos, propondo a sua explicação com recurso a descrições ou encaminhamento para outras fontes disponíveis na própria Web.

What is? www.whatis.com

Um dos locais Web de maior reputação na área do turismo é o Travel que é igualmente um dos poucos que actualmente gera lucro e se pode enquadrar como um local Web típico da economia digital. Possui um elevado número de facilidades e actua como agência de viagens e broker de informação. Outro exemplo clássico de uma local Web para comércio electrónico é a inicialmente livraria digital Amazon que já alargou a sua oferta a outros tipos de produtos.Neste local pode consultar quais os livros publicados na área do turismo e hotelaria, disponibilizados pela Amazon.

Travel www.travel.com
Amazon www.amazon.com

A promoção de um país também pode ser realizada através de um local Web. O ICEP - Instituto de Comércio Externo Português possui um local Web deste género que inclui informação turística sobre o nosso país.

ICEP www.icep.pt

Outra infromação de carácter local pode ser utilizado para incluir informação sobre a agenda cultural de uma dada região. Um exemplo é dado pelo local Web PortoXXI. A promoção de estabelecimentos comerciais também pode ser objecto de locais Web como está demonstrado pela presença da Inatur com versões em Português, Inglês e Japonês da sua rede de pousadas.Um exemplo internacional de um local Web de suporte a uma cadeia de hoteis de implantação global é dada pela Hyath Resorts

Porto XXI www.portoxxi.com
Pousadas Inatur www.pousadas.pt
Hyath Resorts www.hyath.com

Existem também directórios independentes de informação de carácter turístico nacional como é o caso de Portugal Virtual, que inclui informação sobre diverso tipo de ofertas turísticas nacionais.

Portugal Virtual www.portugalvirtual.pt


Página criada em 2 Junho de 2000
Actualizada em 23/6/2000