VRML como linguagem oo
Possui uma definição de formato para a descrição de objectos num espaço 3D, por nodos (em Inglês nodes).
- um nodo corresponde a um objecto em C++ ou JAVA. Pode-se considerar um nodo, uma classe de onde são derivados as geometrias Box, Sphere, Sound, SpotLight, entre outras.
- cada nodo possui propriedades comuns como uma designação de tipo, valores por defeito de campos e a capacidade de enviar e receber mensagens (acontecimentos no VRML 2.0) que alteram valores de campos.
- quando se instancia uma classe, podem-se alterar os valores por defeito do mesmo modo que se especificam os parâmetros para uma instância de classe no C++. Um dos benefícios do VRML é que quando se instancia um nodo, geralmente é obtido um resultado visual tangível
Notes:
O VRML é uma linguagem orientada a objectos que oferece uma definição de formato de ficheiro para a descrição de objectos num espaço 3D, designados por nodos (em Inglês nodes).
Um nodo corresponde a um objecto em C++ ou JAVA. Pode-se considerar um nodo, uma classe de onde são derivados Box, Sphere, Sound, SpotLight, entre outras.
Cada objecto nodo possui propriedades comuns como uma designação de tipo, valores, por defeito, de campos e a capacidade de enviar e receber mensagens (acontecimentos no VRML 2.0) que alteram valores de campos.
Quando se instancia uma classe, podem-se alterar os valores por defeito do mesmo modo que se especificam os parâmetros para uma instância de classe no C++. Um dos benefícios do VRML é que quando se instancia um nodo, geralmente é obtido um resultado visual tangível
O VRML possui muitos nodos pré-definidos tais como uma biblioteca de objectos de onde os elementos de uma cena criada podem herdar características. Permite igualmente a derivação e utilização de nodos originais por prototipagem.