Iluminação de uma cena 3D
O VRML possibilita três tipos de fontes de luz para ajudar a iluminar uma cena 3D.
- PointLight; (luz omnidireccional), que representa a fonte de luz num único ponto no espaço, emitindo luz uniformemente em todas as direcções
- SpotLight; que originada num ponto cria um cone de luz numa direcção especificada.
- DirectionalLight; que parece vir de uma dada direcção e possui raios de luz paralelos, usada para simular uma fonte de luz distante como o sol (não suporta o efeito de atenuação, isto é, diminuição após uma dada distancia em radianos)
Notes:
O VRML possibilita três tipos de fontes de luz para ajudar a iluminar uma cena 3D.
PointLight, designada em alguns sistemas 3D por luz omnidireccional, que representa uma fonte de luz como um único ponto no espaço emitindo luz uniformemente em todas as direcções de modo semelhante ao de uma lâmpada.
SpotLight, que originada num ponto cria um cone de luz numa direcção especificada.
DirectionalLight que parece vir de uma dada direcção e possui raios de luz paralelos (ao invés de raios conicamente difusos como o segundo tipo).
A luz direcionada é geralmente usada para simular uma fonte de luz distante como o sol. Ao contrário da luz pontual e de cone, as luzes direcionadas não suportam o efeito de atenuação, isto é, diminuição após uma dada distancia em radianos.
O exemplo anterior mostra o uso de uma luz direcionada alinhada com o vector <-1, -1, 5>, no espaço cartesiano. A intensidade de iluminação para todas as luzes pode ser definida numa escala de 0.0 a 1.0.