|
NOTA INTRODUTÓRIA
A Educação Corporativa (EC) possibilita o desenvolvimento de diversas acções que visam ampliar conhecimentos, habilidades e competências alinhadas ao interesse estratégico da organização e, por conseguinte, capazes de incrementar o potencial competitivo da mesma. Assim, para além de promover a qualificação dos recursos humanos, a EC permite também o desenvolvimento e a instalação das competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio.
As Universidades Corporativas (UC) são a estrutura de suporte à prática da EC e traduzem-se num conjunto de soluções estratégicas de aprendizagem que incidem nas competências essenciais das organizações.
Durante os últimos 15 anos, a quantidade e a visibilidade das UC têm crescido acentuadamente e o Brasil é um excelente exemplo de boas práticas nesta matéria.
De 11 a 12 de Junho de 2008 foi realizado pela Universidade Fernando Pessoa, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Associação Brasileira de Educação Corporativa (AEC), o 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil-Europa, com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), União Européia e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
No 1º Encontro de Educação Corporativa Brasil/Europa, foi possível trazer a Portugal inúmeros especialistas da área, com o objectivo de difundir no nosso país esta estratégia de actuação, contribuindo para o colmatar de lacunas no conhecimento através da pro-actividade na preparação de empresas e colaboradores para desafios vindouros. Os temas em debate trataram de Estratégias para a Internacionalização, Formação e Desenvolvimento de Competências, Recursos Humanos, Cooperação Empresarial, Sustentabilidade, Comércio Externo, Inovação, necessidades e iniciativas em Educação Corporativa. Foram apresentados os seguintes casos práticos: Accor Latin America, Ceval, Confea, Datasul, Efacec, Embraer, Embraco, Isvor/Fiat, Lexus, Ordem dos Engenheiros de Angola, Petrobras, TAM Linhas Aéreas, Vale do Rio Doce e Weg.
Este manual pretende ser mais um contributo para difusão da EC, compilando os trabalhos apresentados no evento.
Porto, Março de 2010
Cláudia Camelo
Universidade Fernando Pessoa |