Inovação e criação de empresas

______

[UFP | CEREM | LMBG | ICE | TEMAS | APRESENTAÇÕES ]


sinopse
objectivos da cadeira
síntese da cadeira
metodologia
avaliação
conteúdo programático
atendimento
bibliografia


Estão disponíveis os temas de trabalho propostos ao longo das aulas,
com o trabalho desenvolvido e o mapa de apresentações realizadas,
com os elementos mais significativos fornecidos pelos palestrantes convidados.


SINOPSE

Ano
último ano de licenciatura
Tipo
semestral, por módulos de leccionação
Unidades de crédito
4 unidades de crédito, aulas teórico-práticas
 
Docentes  
Emanuel Ferreira Leite

Lic. Administração de empresas - UFPE
MSc Administração - UFPB
Aluno de Doutoramento (Criação de empresas de tecnologia) - FEUP

Luís Manuel Borges Gouveia

Lic. Informáticas/Mat. Aplicadas - UPIH
MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP
Aluno de Doutoramento (Ambientes Virtuais de Trabalho Cooperativo) - Lancaster, UK

[voltar ao início da página]

 

OBJECTIVOS DA CADEIRA

[voltar ao início da página]

 

SÍNTESE DA CADEIRA

A cadeira Inovação e criação de empresas realiza o estudo dos componentes do processo de desenvolvimento da capacidade empreendedora dos indivíduos e das organizações. São introduzidos os intrumentos necessários para planeamento, execução e controlo de actividades de carácter inovador.

O objectivo central é a formação de decisores/empreendedores, proporcionando o desenvolvimento de qualidades humanas e comportamentais. Desta forma é pretendido estimular as atitudes (já latentes) de iniciativa, de assumir riscos, de criatividade e de responsabilidade.

A discussão do papel do empreendedor e a sua caracterização é efectuada tendo em vista a auto-análise de cada um dos participantes e também do seu comportamento.

Em complemento, é operacionalizada e caracterizada a actividade do empreendedor desde a concepção da ideia ao desenvolvimento do negócio, criação de base tecnológica.

[voltar ao início da página]

 

METODOLOGIA

A leccionação da cadeira visa ela própria marcar o mote para a inovação, proporcionando o ritmo e as oportunidades para a realização de discussão dos temas abordados e culmina na apresentação final de uma proposta de negócio para obtenção de parceiro financeiro.

Os métodos utilizados vão desde o expositivo, o estudo de casos práticos, o trabalho de equipa/discussão até à realização de palestras. De forma concertada recorre-se ao uso de material audiovisual a desenvolver pelos docentes em colaboração com os discentes da cadeira.

Em complemento pretende-se incentivar o diálogo entre docentes e discentes, de modo orientado, pelo que metade do tempo de leccionação é utilizado como tempo de apoio. Outro fundamental é a utilização da rede universitária como infraestrutura de teste de vários dos projectos apresentados.

[voltar ao início da página]

 

AVALIAÇÃO

Realização de uma frequência ou de um exame. A avaliação por frequência constitui apenas 40% da nota final da cadeira que OBRIGA à apresentação de um trabalho final de projecto que representa 50% com o desempenho durante as aulas, nas actividades de discussão, a contribuir com 10% da nota final.

A cadeira, mesmo quando realizada por exame, possui três componentes de avaliação, o próprio exame teórico - 40% - , a parte prática do exame constitida pela apresentação de um trabalho final de projecto - 50% e pela apresentação oral entre 5 a 10 minutos sobre um tema de um grupo de temas a divulgar - 10%.

Resumindo...

Opção por exame:
  • parte escrita: 40%
  • apresentação do trabalho: 50%
  • prova oral: 10%
Opção por frequência:
  • parte escrita: 40%
  • projecto final: 50%
  • participação: 10%

[voltar ao início da página]

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os módulos 1, 2, 3 e 4 constituem a componente principal da cadeira e garantem a formação base de gestão e operacional. Os módulos 5, 6, 7 e 8 complementam a formação anterior com a base tecnológica necessária para a criação e reforço da ideia de negócio. Os módulos podem ser apresentados em ordem diversa da aqui efectuada.

1. Actividade empreendedora

1.1 A inovação empreendedora e as suas oportunidades
1.2 A relação da organização com o ambiente
1.3 A figura do "enterpreneur"
1.4 Definição de empreendedor
1.5 "Enterpreneurship" e o "management"
1.6 O espírito de empresa
1.7 Os objectivos sociais da empresa
1.8 O perfil do empreendedor moderno, atributos essenciais
1.9 O mercado
1.10 A tecnologia e as suas implicações no mundo moderno

2. A inovação

2.1 Do avanço científico à inovação
2.2 O poder da inovação
2.3 Os riscos e oportunidades gerados pela inovação
2.4 O processo de criação de empresas

3. Como planear o seu negócio

3.1 O que é um plano de negócio
3.2 Por quê e para quê elaborar um plano de negócio
3.3 Construção passo a passo da empresa
3.4 Finançiamento da ideia e do negócio
3.5 Marketing e comercialização

4. O futuro do mundo dos negócios baseados em tecnologia

4.1 A teoria do negócio
4.2 O impacto da nova economia no tecido empresarial
4.3 A sociedade da informação
4.4 A gestão em tempo de mudança

5. Informação, conhecimento e sistemas de informação

5.1 Introdução dos conceitos
5.2 Níveis de conhecimento e responsabilidade paralelo na empresa
5.3 Caracterização das funções da informação
5.4 Arquitectura e organização da informação na empresa
5.5 A distribuição do conhecimento
5.6 Sistemas de informação, caracterização
5.7 Actividades relacionadas com os sistemas de informação

6. Tecnologias

6.1 Caracterização de tecnologias e informação
6.2 Computadores, dispositivos e processdores de informação
6.3 Comunicação de dados e telecomunicações
6.4 Sensores e sistemas de apoio à produção
6.5 Sistemas de registo e manutenção de informação
6.6 Interfaces homem-máquina

7. Aplicações

7.1 Definição de aplicação
7.2 Especificação de funcionalidades e necessidades de informação
7.3 Vantagens, benefícios e custos
7.4 Facilidade de utilização, ergonomia e adequabilidade
7.5 Aplicações para gestão de informação
7.6 Tipos de aplicações, exemplos

8. Fontes de informação e gestão da informação

8.1 Fontes de informação, caracterização
8.2 Noções de gestão de informação

[voltar ao início da página]

 

ATENDIMENTO

[voltar ao início da página]

 

BIBLIOGRAFIA

SCARBOROUGH, Norman M. Effective Small Business Management. Prentice Hall, New Jersey, 1996

SCARBOROUGH, Norman M. Entrepreneurship and the new venture formation. Prentice Hall, New Jersey, 1996

SIROPOLIS, Nicholas. Small Business Management: A guide to entrepreneurship. Houghton Mifflin, New Jersey. 1994

HODGETTS, Richard M. Entreprenuership: A contemporary approach. The Dryden Press, New York, 1995

JELASSI, Tawfik. European Casebook on Competing through Information Technology - strategy and implementation. Prentice Hall. 1994

LAUDON, Kenneth C., LAUDON, Jane P. Essentials of Management Information Systems - Organization and technology, second edition. 1997

BARNATT, Christopher. Cyber Bussiness - mindsets for a wired age. Wiley. 1995

UFP. Procedimentos do 2º Workshop de Informática Perspectivar o futuro, que presente? Maio de 1996

[voltar ao início da página]


Página criada em 11/3/97 por Emanuel Leite e Luís Gouveia
Última alteração: 29/10/97