Inovação e criação de empresas

___inovação e criação de empresas___

[UFP | CEREM | LMBG | ICE | TEMAS | APRESENTAÇÕES ]


O futuro do livro
A loja virtual
O potencial da intranet
Mediação electrónica do trabalho
Envolvente de um serviço de base tecnológica


Seleccionando cada um dos temas, é fornecido um texto de discussão
bem como as múltiplas contribuições feitas pelos participantes.


O futuro do livro (©LMBG)

A mudança que as tecnologias de informação proporcionam não está apenas no incremento de produtividade, no aumento de eficácia nas actividades de produção, na recuperação e criação de informação ou mesmo na melhoria de custos e consequente aumento de qualidade aliada ao abaixamento dos preços ao consumidor.

Muito mais pode ser atribuido ao impacto das TI's, como é o caso da modificação de hábitos sociais. Entre estes, a utilização do livro assume clara importância por se tratar de um dos meios mais antigos e mais utilizados para a transmissão do saber entre gerações. Qual o impacto das TI's no livro? Qual o papel do livro na sociedade de informação? Será que está emergente a re-invenção do livro?

Estas questões serviram de mote para uma discussão alargada, que foi posteriormente complementada pela contribuição de ensaios escritos que exprimem a opinião dos seus autores. Participe também com o seu, enviando-o por email!

[voltar ao início da página]

A loja virtual (©LMBG)

Desde a história das civilizações mais antigas, em que adimiramos os vestígios de "Agoras" outrora prósperas (como por exemplo na antiga cidade de Efesus) até às situações actuais do pitoresco que rodeia os locais tradicionais de formas básicas do comércio como por exemplo a feira da Vandoma, em Portugal ou pontos mais turísticos como a Plaka em Atenas, Grécia e o grande Bazer em Istambul, na Turquia, verifica-se sempre um padrão humano de relação, que vai desde a simples argumentação ou aproximação até ao mais elaborado regateio.

Nem todo o comércio é assim e o dito tradicional comércio português, com loja e respectivos fregueses parece estar em transformação pela oferta cada vez mais alargada de grandes superficies, centros comerciais, supermercados de especialidade, lojas de conveniência, lojas de marca, etc.

Todo este fenómeno altera, ou melhor, redefine o conceito de comprar e consequentemente o acto de compra (desde saber o que existe, ao seu preço, condições e avaliação do produto). Mais recentemente, tem aparecido novas oportunidades de comprar. As TI's tem fornecido os meios para que os diferentes intervenientes atrás citados se possam reposicionar segundo formas alternativas diferentes das tradicionais, isto é, já não é só o poderio económico,as parcerias, a dimensão do mercado e a localização geográfica que derterminam o perfil do comerciante e a forma como este pode desenvolver a sua actividade.

O conceito de loja virtual está aí! renovando velhos processos (como o venda por catálogo ou mesmo porta a porta) com base em novos mecanismos de comunicação de dados e de serviços de telecomunicações disponíveis actualmente ao vulgar consumidor. Por outro lado, a máxima de Alvin Tofler que apontava para um novo conceito de consumir que também intervem no processo de produção - o produssumidor - parece cada vez mais próxima de se concretizar.

Como será a redifinição dos espaços físicos de venda, qual é o papel do vendedor, da promoção, da publicidade e acima de tudo da relação humana com este novo meio de vendas? Qual o impacto na distribuição das designadas lojas virtuais? Como serão as novas relações de poder estabelecidas entre pequeno e grande comércio? Será que se mantêm as restrições geográficas face à oferta de produtos e serviços? Como serão ultrapassadas as restrições ao transporte físico uma vez que o transporte de informação se encontra facilitado?

Algumas destas preocupações estão enunciadas num texto sobre o tema sociedade da informação!

Estas questões serviram de mote para uma discussão alargada, que foi posteriormente complementada pela contribuição de ensaios escritos que exprimem a opinião dos seus autores. Participe também com o seu, enviando-o por email!

[voltar ao início da página]

O potencial da intranet

(o tema foi tratado com base em discussões em sala de aula)

[voltar ao início da página]

Mediação electrónica do trabalho

(o tema foi tratado com base em discussões em sala de aula)

[voltar ao início da página]

Envolvente de um serviço de base tecnológica

(o tema foi tratado com base em discussões em sala de aula)

[voltar ao início da página]


Página criada em 22/3/97 por Emanuel Leite e Luís Gouveia
Última alteração: 8/4/97