sinopse |
[ UFP ] [ CEREM ] [ LMBG ]
documentos (word): [ referências
na Web] | [ descrição da cadeira ]
A cadeira é leccionada pela primeira vez neste semestre!
Contribua com sugestões, comentários e propostas de
trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
4º ano de licenciatura Engª da Comunicação |
Tipo semestral, por módulos de leccionação |
Unidades de crédito 4 unidades de crédito, aulas teórico-práticas |
Docente Luís Manuel Borges Gouveia |
Lic. Informática/Mat. Aplicadas - UPIH MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP Aluno de Doutoramento, Computing Depart. - Lancaster, UK |
A cadeira apresenta temas essenciais do estudo da informação como recurso a ser explorado. São igualmente discutidas as tecnologias que permitem o tratamento deste recurso de forma a facilitar a detecção de padrões e sequências que grandes quantidades de informação contém.
Desta forma são apresentados os conceitos relacionados com informação e discutidas as motivações que levam ao seu tratamento automático. Posteriormente, são discutidos os princípios relacionados a visualização da informação.
A apresentação dos diversos temas tem por base a preocupação de fornecer uma ferramenta crítica de avaliação de como as tecnologias de informação contribuem para o armazenamento, o processamento e a comunicação da informação, apresentando um caso prático que recorre ao uso da linguagem Java.
METODOLOGIA
O conteúdo programático da cadeira é apresentado de molde a proporcionar a discussão dos temas abordados e a inclusão de parte dos ensinamentos retidos na realização de trabalho de pesquisa para complemento do estudo da cadeira. Pretende-se ainda que o aluno seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos na componente prática da cadeira.
O formato de avaliação final é o adoptado para a cadeira. Os alunos inscritos realizam um exame final tendo por complemento um trabalho prático que implemente alguns dos ensinamentos transmitidos. O exame final consiste numa prova escrita com a duração de 2 horas, não estando previsto acréscimo de tempo extra (tolerância). A consulta de apontamentos é permitida (cada conjunto de documentação é pessoal e não pode ser partilhado).
O trabalho prático (entregue no momento da prova escrita) deve ser objecto de um relatório de apresentação, que descreva (i) o ponto de partida - problema, (ii) o percurso de trabalho efectuado e (iii) as opções de estudo e as respectivas (iv) conclusões do trabalho (demonstrador tecnologico); todas estas partes devidamente fundamentadas e integradas.
1. Fundamentos da Teoria da Informação3. Visualização da InformaçãoA motivação para o tratamento do recurso informação, Conceitos e definições de informação, Funções de informação, Teoria da informação; teoria da comunicação e modelos aplicáveis, Factores a ter em conta para o tratamento de informação
2. A linguagem de programação JAVA
Características gerais da linguagem, Programação orientada a objectos, Introdução à linguagem, Exemplos práticos
Conceitos associados, Sistemas de visualização da informação, Prática associada
GOUVEIA, L. B. - Apontamentos de Teoria da Informação - Reprografia da UFP, 1999Diversos. Colectanea de textos e artigos seleccionados sobre o tema da cadeira. A distribuir durante as aulas.
Página criada em 18/2/99 por Luís Gouveia
Última alteração: 18/2/99