Luís Borges Gouveia
Sofia Gaio  (organizadores)
Sociedade da Informação:
balanço e implicações

Junho de 2004
Edições Universidade Fernando Pessoa

332 Páginas, Dimensões (cm): 1,6 x 26 x 20


Capa por João Pereirinha, Laboratório Gráfico da UFP

ISBN: 972-8830-18-1
Preço de capa: 14.00 €

distribuído por
Figueirinhas
Rua Almada, 47
Porto
Portugal
Telf: 223 325 300
Fax: 223 325 907

 

Tabela de conteúdos
Introdução ao texto
CV - Luis Borges Gouveia
CV - Sofia Gaio
O Workshop realizado
Edições UFP

Janeiro de 2004
Última actualização: 11 / 6  / 2004

 


 

TABELA DE CONTEÚDOS

 

 

Luís Borges Gouveia
Sofia Gaio  (organizadores)
Sociedade da Informação:
balanço e implicações

Junho de 2004
Edições Universidade Fernando Pessoa

ISBN: 972-8830-18-1

Prefácio
Joaquim Borges Gouveia

Introdução: balanço e implicações e Sociedade da Informação
Luís Borges Gouveia, Sofia Gaio

Viver o Território

Cidades e Regiões Inteligentes – uma reflexão sobre o caso português
Jorge Xavier, Luis Borges Gouveia, Joaquim Borges Gouveia

Sociedade de Informação e regiões insulares e periféricas: perspectivas de viabilidade económica e igualização de oportunidades sociais e culturais
António Almeida

Utilização da Internet na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro: Relato da Experiência Acumulada
Gina Carvalho Santos, Manuel Cabral Reis, José Bulas Cruz

Governo Electrónico Local: O Caso das Juntas de Freguesia
Alvaro Rocha, Patrícia Leite, Paulo Teixeira

Trás-os-montes.net: o portal de serviços de Trás-os-montes e alto douro
Jorge Machado, Arsénio Reis, José Bulas Cruz

Gaia Global: Infra-estrutura Digital: Consolidação de Conceitos do Portal para o Cidadão
Rui Almeida, José Cerqueira, Luis Borges Gouveia

Aprender

Educação e Sociedade Tecnológica Digital Globalizada
Tomás Patrocínio

A construção de uma  Sociedade de Informação inclusiva: reflexões e medidas, nacionais e europeias
Rui Raposo, Oscar Mealha 

A importância da aprendizagem ao longo da vida face aos desafios da sociedade da informação e da economia do conhecimento
José Cardoso de Matos

Educação de Adultos e Ensino à Distância: A Importância de conhecer as Características Individuais dos Adultos Aprendizes à Distância
Paulo Rurato, Luis Borges Gouveia, Joaquim Borges Gouveia

Utilização Educativa da Internet no Distrito de Vila Real
Gina Carvalho Santos,  Manuel Cabral Reis,  Maria Bulas Cruz

Difusão Autónoma de Materiais Curriculares
Pedro Guerreiro

A utilidade das tecnologias de computação móvel no ensino: o caso da gestão de informação pessoal do professor
Nuno Magalhães Ribeiro

Comunicar

Objecto ou função? O livro e o(s) seu(s) formato(s) na mudança de paradigma da comunicação
Nunes Carneiro

A Internet e o novo papel do jornalista
Ines Aroso

Rádio Digital – Com emissores mas sem ouvintes em Portugal
Rui de Melo

Tecnologia - arte - comunicação: convergências
Helena Santana, Rosário Santana

A Marca na era digital
Hugo Gaspar

Interagir

O modelo das organizações virtuais e o teletrabalho: Algumas práticas em empresa brasileira
Alvaro Mello, Silvio Aparecido dos Santos

Sociedade da Informação: mudanças e desafios psicossociais no contexto sócio-laboral
Nelson Lima Santos

Implementação e futuro da cultura digital
Gonçalo Furtado

Arquitectura de Software para apoio ao Projecto de Arquitectura
Paulo Silva

O Turismo On-line - Viagem pelas Pousadas de Portugal
Adriana Corfu, Carlos Costa

Poesia em meio digital: algumas considerações
Rui Torres

 

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Introdução: balanço e implicações e Sociedade da Informação
Luís Borges Gouveia, Sofia Gaio
Universidade Fernando Pessoa


A Sociedade da Informação


Com o advento da Sociedade da Informação e da caracterização da sociedade actual como uma sociedade em rede (Castells, 2001), o ambiente em que vivemos pode ser visto como um entrelaçado de fluxos de informação a que indivíduos e organizações tem que se readaptar.

Outro dos aspectos que carateriza a Sociedade da Informação é o recurso intensivo às Tecnologias de Informação, nomeadamente ao computador e às comunicações. Desta forma, a troca de informação é em grande parte realizada pela mediação de dispositivos que permitem considerar que um número crescente de interacções entre indivíduos e organizações se produz em formato digital e mediada por computador ou dispositivos baseados em computador.

Existem autores, como Ramonet (2002), para quem as Tecnologias da Informação (TI) jogam um papel ideológico central, para domesticar o pensamento. Este autor, da mesma forma que advoga a influência das TIs na nossa sociedade, defende igualmente que a riqueza das nações é resultado, no séc XXI, da massa cinzenta, do saber, da informação, da capacidade de inovação e já não da produção de matérias primas.

Parece pois existir a tentação de tomar as Tecnologias da Informação e, mais recentemente da Comunicação, como óptimas oportunidades para moldar novos hábitos e influenciar comportamentos profissionais e mesmo sociais. As políticas associadas à Sociedade da Informação, nomeadamente as iniciativas na União Europeia como é o caso o eEurope, propõem planos que incentivam o recurso às Tecnologias da Informação e da Comunicação em todas as áreas de actividade. Neste caso, destaque para os planos de acção eEurope 2002 (UE, 2000) e a sua revisão eEurope 2005 (UE, 2002).

A iniciativa eEurope da União Europeia baseia-se na premissa de que a Internet é essencial para o crescimento económico, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida –  não apenas na Europa mas em tudo o mundo. O eEurope, de forma ambiciosa, pretende pôr em linha assim que possível todos os cidadãos da UE,de modo que a utilização da Internet se torne comum –  no emprego, na escola ou em casa, através dum computador, dum telemóvel ou dum aparelho para ligar ao televisor, fomentando para a Europa uma cultura digital e que todo o processo seja socialmente inclusivo (CE/DGIC, 2002).

Tanto o eEurope 2002, como o eEurope 2005 têm como objectivo criar uma Sociedade da Informação inclusiva, mas a situação evoluiu após o ano 2000: algumas medidas ficaram concluídas e surgiram novos desafios. Assim, o segundo plano de acção actualiza as prioridades da UE e afina o processo (CE/DGIC, 2002).

O plano de acção 2002 era de largo espectro, tendo conseguido pôr a Internet no topo da agenda política europeia. O plano de acção 2005 está mais focalizado, incidindo no acesso efectivo, na utilização e na disponibilidade da Internet. O eEurope 2005 coloca os utilizadores no centro. A todos os níveis e em todas as medidas de execução, põe em realce a inclusão. A inclusão implica que os serviços essenciais devem estar disponíveis não só através de computadores pessoais, mas também da televisão digital interactiva, dos telemóveis de terceira geração e das redes de cabo. Deve ser assegurada a disponibilidade e utilização generalizada das redes de banda larga em toda a União em 2005, bem como na segurança das redes e da informação, na administração pública em linha, no ensino em linha, na saúde em linha e nos negócios em linha (CE/DGIC, 2002).

O Workshop Sociedade da Informação


A Sociedade da Informação, entendida como o âmbito de um conjunto de preocupações que atravessa transversalmente a nossa sociedade, quer pela discussão pública e política de acções que envolvam o seu desenvolvimento, quer pelas consequências sociais e económicas que implicam, torna o assunto recorrente desde, principalmente, os anos 90 até à data.

A crescente omnipresença das Tecnologias da Informação e Comunicação são causa directa de profundas alterações no nosso modo de viver, aprender e divertir, conduzindo a novas formas de estar e fazer por parte de actores sociais e comerciais.

Face aos paradigmas, promovidos pela Sociedade da Informação, urge efectuar a discussão e reflexão que contribua para um melhor entendimento do meio e consequentemente uma melhor adaptação dos actores. É desta consciência que nasce o impulso para a realização do Workshop Sociedade da Informação – Balanço e Implicações e, em consequência, o projecto deste livro, de que o workshop serviu como ponto de partida.

O Workshop Sociedade da Informação: balanço e implicações teve por tema a discussão do estado de arte na Sociedade da Informação, que decorreu no Auditório da Universidade Fernando Pessoa, nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2003 (Gouveia e Gaio, 2003).

Dada a amplitude e heterogeneidade de sectores que se reinventam à luz de uma sociedade tecnológica bem como do, por vezes enorme, hiato entre potencialidades e realidades associadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação o Workshop teve como principais objectivos:

Neste sentido, o Workshop promoveu a reflexão sobre as novas configurações, em torno dos seguintes temas:

Como forma de celebrar também o carácter global e multidisciplinar dos temas abordados, a comissão cientifica do Workshop foi constituída por um conjunto de personalidades oriundas do mundo académico, que aceitaram o desafio:

O evento envolveu a participação de 120 pessoas e originou a publicação de dois livros. Um em Inglês, que inclui 15 artigos que refletem a contribuição de 30 autores de vários países como Portugal, Inglaterra, Rússia, Holanda, Brasil, Grécia e Ucrânia.

O volume em Português, com 24 artigos que refletem a contribuição de 37 autores, todos eles portugueses, é também uma demonstração clara do potencial existente em Portugal para pensar e fazer a Sociedade da Informação.

A organização do livro Sociedade da Informação


A Sociedade da Informação, enquanto entendida como uma sociedade que recorre nas suas interacções predominantemente ao digital, possui inúmeras e variadas designações: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Sociedade do Conhecimento, Sociedade do Conhecimento e Inovação. Um seu factor importante é o recurso, sempre presente, às Tecnologias da Informação e Comunicação. No entanto, a ênfase de apresentação das diversas contribuições do livro é colocada, não na tecnologia, mas no viver o território, no aprender, no comunicar e no interagir, enquanto grandes grupos de preocupação e especialidade dos seus autores. Esta é aliás, uma das noções gerais que transparecem ao longo das diversas contribuições: o impacto social e humano que a sociedade da informação nos oferece de forma tão presente e admirável.

Oriundos de diferentes áreas de especialidade, mas com uma preocupação comum, membros da comunidade científica e empresarial aceitaram em conjunto o desafio de organizar um fórum de discussão que, centrado na problemática da Sociedade da Informação, realize um balanço e análise das implicações em áreas tão diversas como as sociais, as tecnológicas e estéticas, que resultam da crescente utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, do cada vez mais comum suporte digital em que a informação se encontra disponível e, talvez mais importante, da forma como esta é acedida e partilhada.

Cabe aqui uma palavra de apreço para a Universidade Fernando Pessoa que disponibilizou todas as facilidades para tornar possível a realização desta obra, num tão curto espaço de tempo.

Também gostariamos de agradecer a todos aqueles que participaram no Workshop e se associaram ao desafio de contribuir com as suas opiniões e conhecimento para o resultado final que é, acima de tudo, um exemplo vivo de uma construção colectiva, recorrendo a redes de competência e conhecimento, para a partilha da informação – esses três conceitos tão sublimemente semelhantes mas complementares.

É que antes das tecnologias e mesmo das competências, é a paixão do ser humano que garante a realização das coisas, por vezes tão simples, mas ambiciosas, como esta obra que propomos. E também o facto de se poder demonstrar que, com portugueses, é possível pensar e construir a Sociedade da Informação.

Referências


Gouveia, Luis Borges e Gaio, Sofia. (2003). Workshop Sociedade da Informação: balanço e implicações. Auditório da Universidade Fernando Pessoa. 11 e 12 de Dezembro [http://www.ufp.pt/~lmbg/sinfo03].

Castells, M. (2001). The Internet Galaxy. Reflections on the Internet, business, and Society. Oxford University Press.

CE/DGIC (2002). Para uma Europa do Conhecimento A União Europeia e a Sociedade da Informação Comissão Europeia, Direcção-Geral da Imprensa e Comunicação ISBN 92-894-4426-6

MSI (1997). Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal. Missão para a Sociedade da Informação / Min. da Ciência e da Tecnologia.

Ramonet, I. (2002). Guerras do século XXI. Novos medos, novas ameaças. Campo das Letras.

UE (2000). eEurope: plano de acção 2002. União Europeia. Cimeira da Feira, Junho de 2000.

UE (2002). eEurope: plano de acção 2005. União Europeia. Cimeira de Sevilha, Junho de 2002.

UMIC (2003). Uma Nova Dimensão de Oportunidades. Plano de Acção para a Sociedade da Informação. Unidade de Missão, Inovação e Conhecimento. Presidência do Conselho de Ministros.

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CV
Luís Borges Gouveia
lmbg@ufp.pt, http://www.ufp.pt/~lmbg 


Luis Borges Gouveia é Doutorado (UK, Lancaster, 2002) em Computação com tese sobre Ambientes Virtuais e Partilha do Conhecimento, possui o Mestrado (FEUP, 1995) em Engenharia Electrotécnica e Computadores, com dissertação sobre Aplicações Multimédia para o Sistema de Informação da empresa, e a licenciatura (UPT, 1989), em Matemáticas Aplicadas / Informática, tendo realizado um trabalho de final de curso sobre o serviço Videotex.

Actualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciência e Tecnologia na Universidade Fernando Pessoa e responsável pela concepção e estratégia do projecto Gaia Global, a iniciativa de cidade digital de Gaia. Os seus interesses passam pelas implicações que a utilização dos computadores e telecomunicações tem na nossa concepção de espaço e de tempo. Possui cerca de uma centena de trabalhos científicos publicados em livros, revistas e actas de conferencia de carácter científico. Possui página Web e um diário digital (BLOG).


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CV
Sofia Gaio
sgaio@ufp.pt, http://www.ufp.pt/homepage/sgaio/

Sofia Gaio é Mestre Assistente na Universidade Fernando Pessoa nas áreas de Marketing, Relações Públicas e Comunicação Corporativa. Possui o grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização de Marketing e Comunicação Estratégica pela UFP.

 


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