WORKSHOP
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Balanço e implicações Chamada de trabalhos Ficha de inscrição | Preços Programa final do Workshop
Material e Conclusões INFORMATION SOCIETY WORKSHOP |
OBJECTIVOS
* TEMAS *
APOIOS *
ORGANIZAÇÃO
Conferencista
convidado *
programa do
workshop (program)
contacto *
preços
(rates) * ficha de inscrição
(registration form)
*
folheto de
divulgação *
anúncio na imprensa
OBJECTIVOS |
ÂMBITO DO WORKSHOP
A Sociedade da Informação, entendida como o âmbito de um conjunto de preocupações que atravessa transversalmente a nossa sociedade, quer pela discussão pública e política de acções que envolvam o seu desenvolvimento, quer pelas consequências sociais e económicas que implicam, torna o assunto recorrente desde 1994 até à data.
Em 1997, foi desenvolvido o livro verde para a Sociedade da Informação em Portugal e, em 2000, foram criadas em Lisboa as condições para uma política europeia de incentivo à Sociedade da Informação, que culminou com o eEurope2002 e, mais recentemente o eEurope2005. Importa pois, efectuar a discussão do impacto e implicações que estas iniciativas proporcionaram, desde 1994 até à data.
A crescente omnipresença das Tecnologias da Informação e Comunicação são causa directa de profundas alterações no nosso modo de viver, aprender e divertir, conduzindo a novas formas de estar e fazer por parte de actores sociais e comerciais.
Face aos paradigmas, promovidos pela Sociedade da Informação, urge efectuar a discussão e reflexão que contribua para um melhor entendimento do meio e consequentemente uma melhor adaptação dos actores. É desta consciência que nasce o impulso para a realização do Workshop Sociedade da Informação – Balanço e Implicações.
OS OBJECTIVOS
Dada a amplitude e heterogeneidade de sectores que se reinventam à luz de uma sociedade tecnológica bem como do, por vezes enorme, hiato entre potencialidades e realidades associadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação este Workshop tem como principais objectivos:
Reflectir sobre a Sociedade da Informação em Portugal e num
contexto mais alargado;
Diagnosticar e caracterizar o estado da arte em diversos
sectores económicos e sociais;
Discutir possíveis caminhos para a Sociedade da Informação;
Reflectir sobre paradigmas característicos da Sociedade da
Informação.
Neste sentido, o Workshop promoverá a reflexão sobre as novas configurações, em torno dos seguintes temas:
Sociabilizar e interagir
Laborar e gerir
Ensinar e aprender
Informar e vender
Aplicações e serviços
Impacto social e tendências
[ início | top ]
TEMAS |
1 |
Sociabilizar e Interagir As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação têm a capacidade de desintegrar padrões sociais para os reintegrar de uma nova forma e, ainda que de maneiras diferentes, todos acabam por sofrer os seus efeitos no quotidiano. As transformações sociais e culturais fomentadas por estas aprofundam-se todos os dias deslocalizando e virtualizando cada vez mais as formas de estar e interagir.
|
|
2 |
Laborar e Gerir É consensual que as Novas Tecnologias são responsáveis por uma efectiva revolução nos pressupostos de gestão característicos das sociedades industriais. A era da informação potencia junto dos diversos actores económicos, a deslocalização, a interactividade e a transformação da relação com o espaço e o tempo, entre outros. Esta combinação de factores reconfigura o contexto competitivo e necessariamente a natureza dos desafios que a gestão enfrenta, impelindo empresas e trabalhadores a actuar e competir em novos formatos.
|
|
3 |
Ensinar e Aprender As transformações ocorridas no desenvolvimento da Sociedade da Informação têm conduzido à, ainda que parcial, redefinição dos meios e finalidades do acto de ensinar e aprender, conduzindo a um novo paradigma do ensino baseado cada vez mais em princípios de deslocalização, interactividade e flexibilidade. Impõe-se, então, a reflexão acerca da aula, do aluno, da turma e até da própria escola numa sociedade caracterizada pela massificação das Tecnologias de Informação e Comunicação.
|
|
4 |
Informar e Vender A utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação potenciam a virtualização dos espaços informativos e comerciais e o seu efectivo aproveitamento tende a não representar uma simples continuação do passado pois compromete a forma como se comercializa e comunica. Isto justifica a necessidade de continuar a repensar e adaptar as técnicas de comunicação e vendas às características e especificidades dos novos meios.
|
|
5 |
Aplicações e Serviços Impõe-se uma reflexão sobre as possíveis reconfigurações que diferentes sectores públicos e privados vivem face à adopção que fazem das tecnologias características da Sociedade da Informação.
|
|
6 |
Impacto Social e Tendências Pelas fortíssimas implicações das Novas Tecnologias mantém-se o debate acerca dos seus efeitos no desenvolvimento social e cultural. Entre posições mais tecno-liberalistas e posições mais cépticas não é fácil determinar com exactidão o futuro desta nova ordem. Esta dificuldade surge não tanto da complexidade em antever os progressos tecnológicos mas sobretudo da imprevisibilidade acerca da forma como os diversos actores os irão absorver.
|
[ início | top ]
APOIOS |
|
Universidade Fernando Pessoa |
Centro de Estudos e Recursos Multimédia |
Centro de Estudos de Comunicação |
Fundação Fernando Pessoa |
[ início | top ]
ORGANIZAÇÃO |
Workshop Sociedade da Informação
Luis Borges Gouveia
email: lmbg@ufp.pt |
||
Sofia Gaio email: sgaio@ufp.pt |
||
[ início | top ]
COMISSÃO DO WORKSHOP |
|
[ início | top ]
os
interessados ao inscreverem-se no
Workshop Sociedade da Informação tem direito ao cafés e dossier
de workshop forma de pagamento: FICHA DE INSCRIÇÃO |
Custos de inscrição
|
informações e questões adicionais, contactar: | GCI - Dra Paula Dias Universidade Fernando Pessoa Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto email: pdias@ufp.pt | Telefone 22 507 13 55 ! Fax +351 22 550 82 69 |
Information
Society Workshop Note: The payment by check must be addressed to “Fundação Fernando Pessoa” REGISTRATION FORM |
Workshop rates:
|
[ início | top ]
CONFERENCISTA CONVIDADO |
Conferencista
convidado 12 de Dezembro de 2003
|
João Ranito
|
informações, inscrições e questões adicionais, contactar: | GCI - Dra Paula Dias Universidade Fernando Pessoa Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto email: pdias@ufp.pt | Telefone 22 507 13 55 ! Fax +351 22 550 82 69 |
[ início | top ]
Setembro de 2003 |
última actualização 9/2/04 WebDesign [ lmbg ] |