WORKSHOP SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
 Balanço e implicações
 Chamada de trabalhos

  Ficha de inscrição | Preços
  Programa final do Workshop

  Material e Conclusões
  Livros Resultantes

 INFORMATION SOCIETY WORKSHOP
 Balance and implications
 
Call for papers

11 - 12, Dezembro| December 2003 (quando | when) sede (onde | where)
UFP (universidade | university) Porto (turismo | travel)

OBJECTIVOS * TEMAS * APOIOS * ORGANIZAÇÃO

Conferencista convidado * programa do workshop (program)

contacto * preços (rates) * ficha de inscrição (registration form) * folheto de divulgação * anúncio na imprensa

 


 

  OBJECTIVOS

 

ÂMBITO DO WORKSHOP

A Sociedade da Informação, entendida como o âmbito de um conjunto de preocupações que atravessa transversalmente a nossa sociedade, quer pela discussão pública e política de acções que envolvam o seu desenvolvimento, quer pelas consequências sociais e económicas que implicam, torna o assunto recorrente desde 1994 até à data.

Em 1997, foi desenvolvido o livro verde para a Sociedade da Informação em Portugal e, em 2000, foram criadas em Lisboa as condições para uma política europeia de incentivo à Sociedade da Informação, que culminou com o eEurope2002 e, mais recentemente o eEurope2005. Importa pois, efectuar a discussão do impacto e implicações que estas iniciativas proporcionaram, desde 1994 até à data.

A crescente omnipresença das Tecnologias da Informação e Comunicação são causa directa de profundas alterações no nosso modo de viver, aprender e divertir, conduzindo a novas formas de estar e fazer por parte de actores sociais e comerciais.

Face aos paradigmas, promovidos pela Sociedade da Informação, urge efectuar a discussão e reflexão que contribua para um melhor entendimento do meio e consequentemente uma melhor adaptação dos actores. É desta consciência que nasce o impulso para a realização do Workshop Sociedade da Informação – Balanço e Implicações.

 

OS OBJECTIVOS

Dada a amplitude e heterogeneidade de sectores que se reinventam à luz de uma sociedade tecnológica bem como do, por vezes enorme, hiato entre potencialidades e realidades associadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação este Workshop tem como principais objectivos:

Neste sentido, o Workshop promoverá a reflexão sobre as novas configurações, em torno dos seguintes temas:

 

[ início | top ]

 

  TEMAS

 

1  

Sociabilizar e Interagir

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação têm a capacidade de desintegrar padrões sociais para os reintegrar de uma nova forma e, ainda que de maneiras diferentes, todos acabam por sofrer os seus efeitos no quotidiano. As transformações sociais e culturais fomentadas por estas aprofundam-se todos os dias deslocalizando e virtualizando cada vez mais as formas de estar e interagir.

 

2  

Laborar e Gerir 

É consensual que as Novas Tecnologias são responsáveis por uma efectiva revolução nos pressupostos de gestão característicos das sociedades industriais. A era da informação potencia junto dos diversos actores económicos, a deslocalização, a interactividade e a transformação da relação com o espaço e o tempo, entre outros. Esta combinação de factores reconfigura o contexto competitivo e necessariamente a natureza dos desafios que a gestão enfrenta, impelindo empresas e trabalhadores a actuar e competir em novos formatos.

 

3  

Ensinar e Aprender

As transformações ocorridas no desenvolvimento da Sociedade da Informação têm conduzido à, ainda que parcial, redefinição dos meios e finalidades do acto de ensinar e aprender, conduzindo a um novo paradigma do ensino baseado cada vez mais em princípios de deslocalização, interactividade e flexibilidade. Impõe-se, então, a reflexão acerca da aula, do aluno, da turma e até da própria escola numa sociedade caracterizada pela massificação das Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

4  

Informar e Vender

A utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação potenciam a virtualização dos espaços informativos e comerciais e o seu efectivo aproveitamento tende a não representar uma simples continuação do passado pois compromete a forma como se comercializa e comunica. Isto justifica a necessidade de continuar a repensar e adaptar as técnicas de comunicação e vendas às características e especificidades dos novos meios.

 

5  

Aplicações e Serviços

Impõe-se uma reflexão sobre as possíveis reconfigurações que diferentes sectores públicos e privados vivem face à adopção que fazem das tecnologias características da Sociedade da Informação.

 

6  

Impacto Social e Tendências

Pelas fortíssimas implicações das Novas Tecnologias mantém-se o debate acerca dos seus efeitos no desenvolvimento social e cultural. Entre posições mais tecno-liberalistas e posições mais cépticas não é fácil determinar com exactidão o futuro desta nova ordem. Esta dificuldade surge não tanto da complexidade em antever os progressos tecnológicos mas sobretudo da imprevisibilidade acerca da forma como os diversos actores os irão absorver.

 

 

[ início | top ]       

 

  APOIOS
 
                    

 

 

                    

 

       

 

 

 



Universidade
Fernando Pessoa


Centro de Estudos e Recursos Multimédia

Centro de Estudos de Comunicação



Fundação
Fernando Pessoa

 

[ início | top ]

 

  ORGANIZAÇÃO

          Workshop Sociedade da Informação

   

 

Luis Borges Gouveia
     
PhD (Lancaster, UK), MSc (FEUP), Lic (UPT)

email: lmbg@ufp.pt 

                        
   

 

Sofia Gaio
   
MSc (UFP), Lic (UFP)

            email: sgaio@ufp.pt

              

 

[ início | top ]

 

  COMISSÃO DO WORKSHOP

 

   

Alan Dix, Lancaster University, England

Avi Wasser, University of Haifa, Israel

Bulas Cruz, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Portugal

David Seth Preston, Oxford University, England

Emanuel Leite, Universidade de Pernanbuco, Brazil

Feliz Ribeiro Gouveia, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Francisco Restivo, Universidade do Porto, Portugal

Frank Biocca, Michigan State University, USA

Georgios Tsourvakas, Aristotle University of Thessaloniki, Greece

Ian Sommerville, Lancaster University, England

Jan Frick, Stavanger University Center, Norway

Joaquim Borges Gouveia, Universidade de Aveiro, Portugal

Jorge Costa, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Jose A. Olivas, Universidad Castilha de La Mancha, Spain

José Dias Coelho, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Jose Maria Ricarte, Universitat Autònoma de Barcelona, Spain

Karl Donert, Liverpool Hope University College, England

Luis Amaral, Universidade do Minho, Portugal

Luis Borges Gouveia, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Maria Suzana Marc Amoretti, Universidade de Minas Gerais, Brazil

Mark Roucefield, Lancaster University, England

Masao Hijikata, Waseda University, Japan

Miguel Moital, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Oscar Mealha, Universidade de Aveiro, Portugal

Paulo Cardoso, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Ricardo Pinto, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Sofia Gaio, Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Stefan Aufenanger, Hamburg University, Germany

Tomás Patrocínio, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Xose Lopez Pereira, Universidad de Santiago de Compostela, Spain

 

[ início | top ]

 

             


os interessados ao inscreverem-se no Workshop Sociedade da Informação tem direito ao cafés e dossier de workshop

forma de pagamento:
em numerário ou cheque/transferência bancária a favor da Fundação Fernando Pessoa, através do secretariado do Forum.
 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Custos de inscrição

  • Estudandes da UFP15 Euros

  • Estudantes (exige comprovativo) 20 Euros

  • Professores e investigadores da UFP – 25 Euros

  • Professores e investigadores de outras Instituições – 30 Euros

  • Profissionais50 Euros

  • Autores (artigos aceites para o workshop e volumes) 0 Euros

  • Comissão do Workshop (sem custo) 0 Euros

 

informações e questões adicionais, contactar: GCI - Dra Paula Dias
Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
email: pdias@ufp.pt  | Telefone 22 507 13 55 ! Fax +351 22 550 82 69

Information Society Workshop   
to be held in UFP Porto, 11/12 December, comprises cofee breaks and workshop dossier

Note: The payment by check must be addressed to “Fundação Fernando Pessoa”

REGISTRATION FORM

Workshop rates:

  • UFP students  – 15 Euros

  • Students (must provide a proof of full time status)20 Euros

  • Teachers and researchers from UFP 25 Euros

  • Teachers and researchers 30 Euros

  • Professionals 50 Euros

  • Authors (accepted papers, workshop and volumes)0 Euros

  • Workshop Committee (no cost) 0 Euros

   

[ início | top ]

 

CONFERENCISTA CONVIDADO

 

Conferencista convidado
Workshop Sociedade da Informação,

12 de Dezembro de 2003

 

João Ranito


Administrador da Novabase
Engenheiro Electrotécnico e de Computadores, desenvolveu a sua actividade primeiro no INESC, onde se destacou no desenvolvimento de bases de dados e geradores de aplicações. Acompanhou o crescimento da Novabase, desde o seu início, e é actualmente o primeiro responsável por projectos na área da TV Interactiva, bilhética dos estádios do Euro 2004 e do Metro do Porto.

informações, inscrições e questões adicionais, contactar: GCI - Dra Paula Dias
Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
email: pdias@ufp.pt  | Telefone 22 507 13 55 ! Fax +351 22 550 82 69

[ início | top ]

 

  Setembro de 2003 | última actualização  9/2/04
WebDesign [ lmbg ]