Comercio electrónico: "surfar entre bits" ___________________________________ Índice

Capítulo VII - AMEAÇAS/OPORTUNIDADES

Apesar de tudo o que se falou até aqui, em como a Internet vai mudar o nosso modo de ver o mundo dos negócios, existem algumas nuvens negras que podem ensombrar o futuro e fazer com que a evolução do comércio na rede não se desenvolva da maneira esperada.

Confiança
A confiança dos compradores é um dos aspectos fulcrais que pode deitar tudo a perder neste ramo.
Muitas pessoas ainda têm o receio de enviar informações com algum grau de confidencialidade pela Internet, como o número do cartão de crédito para pagamentos, muitas vezes não por saberem que a rede pode estar a ser observada por terceiros mas por não possuírem confiança em quem está do outro lado.
O mundo real teve milhares de anos para se munir de leis e de contratos para aumentar a confiança de quem realizava negócios. Mas à medida que os negócios entram em linha, o objectivo dos comerciantes, bancos e governos é transmitir esse mesmo tipo de confiança digitalmente.
Alguma da desconfiança e insegurança da Internet já tem sido combatida através da introdução de sistemas de codificação de mensagens, mas mesmo assim a confiança do comprador ainda não é um dado adquirido.
Uma das hipóteses de resolução deste problema é a criação de Certificados de Autenticidade, que valida a autenticidade das partes envolvidas.
Estes Certificados consistem em, quando duas partes se encontram pela primeira vez para realizar uma transacção, apesar de não confiar um no outro, podem depositar numa terceira parte a sua confiança.
Um bom exemplo disto é o Security Electronic Transfer (SET) que foi desenvolvido com o apoio dos gigantes dos cartões de crédito Mastercard, Visa e American Express, de forma a dar segurança às transacções feitas pela Internet.
Este sistema é um sistema fechado pois todas as partes necessitam de possuir um certificado no mesmo sistema, o que provoca outro problema de compatibilidade com participantes noutros sistemas, visto não existir ainda uma norma para a tecnologia.
E devido a esta falta de segurança já existem empresas seguradoras que possuem seguros específicos para fraudes acontecidas na Internet que seguram os compradores caso algo corra mal.
Isto tudo só se torna necessário devida à falta de enquadramento legal da assinatura digital, mas num futuro, e como sempre tem acontecido, o Direito tem evoluído de forma a se adaptar à sociedade, este tipo de comércio irá ter o seu enquadramento legal.

Telecomunicações
A dependência da Internet das empresas de telecomunicações é outra das ameaças que pode atrasar o desenvolvimento do comércio por este meio.
Para o aumento definitivo das taxas de utilização do comércio via Internet, é necessário existir uma massificação, ou seja um grande incremento do número de utilizadores, de forma a ser banal comprar através da Internet.
Ora para esta banalização é crucial que o aumento de utilizadores particulares seja uma realidade e algo que os afasta é o aumento das tarifas telefónicas, o que poderá ser mais um passo para trás na abertura da sociedade de informação ao comum dos cidadãos.
Em Portugal, apesar de as primeiras notícias que vieram a público confirmarem esta tendência de subida de preços das chamadas telefónicas, foram posteriormente separadas as chamadas feitas para acesso à Internet. Para estas foi celebrado um protocolo, efectuado entre a operadora de telecomunicações e o Estado, que prevê que os preços destas sejam "congelados" até ao ano 2000, não sofrendo nenhuma alteração. Depois do número único de acesso agora mais esta boa notícia. Portugal parece estar no bom caminho.

Interoperabilidade
A operabilidade entre os vários intervenientes pode ser uma grande ameaça à expansão do comércio na Internet. Os utilizadores correm o risco de ficarem presos a soluções específicas o que os coloca numa posição de desvantagem.
Torna-se então necessário a adopção de normas aceites internacionalmente de forma a que essa ameaça não passe de isso mesmo. Felizmente o que está a acontecer é o uso de um pequeno número de programas o que se por um lado é bom pois garante essa operacionalidade, por outro lado é prejudicial pois contribui para uma certa monopolização do mercado.

A barreira linguística
A língua pode ser uma das ameaças que podem afastar alguns utilizadores da Internet. Já existe muita informação em português, pois o português é uma das línguas mais faladas no mundo devido às ex-colonias, especialmente o Brasil.
Apesar disso a língua mais utilizada na Internet é o Inglês, sendo estimado que 95% de toda a informação disponível esteja em Inglês*. No entanto esta questão não será um impedimento a muito longo prazo, pois o inglês já é leccionado nos níveis obrigatórios de escolaridade em Portugal.
De igual forma já existem sites, que colocam a informação em várias línguas incluindo o português. Esta pode ser a razão adiada para aprender a língua de sua majestade, que até pode ser feito pela Internet.

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Esta nova forma de negociar vai ter um impacto, tanto ao nível das empresas, como ao nível dos consumidores.
Quanto às empresas, a Internet, para quem explorar todo o seu potencial, vai permitir grandes alterações, que redefinem os mercados e podem mesmo criar outros novos. Aqueles que se deixarem ultrapassar vão sofrer as consequências, perdendo mercados e clientes.
Como escreveu Bill Gates no livro "Rumo ao Futuro": "A Internet é um maremoto que avança sobre a indústria (...). Só algumas empresas que estão a apostar na Internet vencerão a corrida. Mas aquelas que não apostarem irão perder."
Em relação aos consumidores estes terão ao seu dispor novos bens e serviços e novas formas de os adquirir. As restrições geográficas e temporais desaparecerão.

Oportunidades para os Fornecedores

Benefícios para os Consumidores

Presença global
Maior competitividade
Especialização em massa
Reduzir/Eliminar cadeias de distribuição
Reduções substancial de custos
Novas oportunidades de negócio

Escolha global
Qualidade do serviço
Personalização de produtos e serviços
Resposta rápida às necessidades
Reduções substancial de preços
Novos produtos/serviços

figura 7.1 - Oportunidades / Benefícios
in "O net comércio em Portugal"; Fevereiro de 1997

Presença global / Escolha global
Na Internet não existem nem limites geográficos nem fronteiras. O único problema é a cobertura fornecida pelas redes de computadores. Apenas alguns países do 3º mundo é que ainda não possuem ligação à Internet; o que permite ao mais pequeno fornecedor, estar presente e conduzir negócios à escala global.
Para os consumidores existe uma escolha do tamanho do mundo, com um número infindável de fornecedores, independente da sua localização geográfica.

Maior competitividade / Qualidade de serviço
A Internet permite colocar os fornecedores mais perto dos consumidores, o que permite melhorar os níveis de suporte antes, durante e depois da venda, colocando à disposição dos clientes mais e melhor informação, que pode ser actualizada rapidamente. Isto torna uma empresa mais competitiva em relação aos que não possuem este recurso.
Este aumento de competitividade, traz para o consumidor uma melhoria na qualidade de serviço e um reconhecimento da sua importância, além do que pode fazer-se ouvir fácil e rapidamente.

Especialização em massa / Personalização de produtos e serviços
Com este tipo de interacção, que aproxima os fornecedores dos consumidores finais, as empresas podem ter informações detalhadas dos gostos e necessidades dos seus clientes respondendo assim de uma forma mais apurada. As publicações electrónicas são disto um bom exemplo, pois além de excluir os artigos já lidos por determinado cliente, podem mostrar só algumas noticias de acordo com as suas preferências.
Os consumidores beneficiam pois acabam por ter acesso a bens ou serviços mais personalizados, com preços equivalentes aos da produção em massa.

Reduzir/eliminar cadeias de distribuição / Resposta rápida às necessidades
Com o intuito de reduzir ou eliminar as cadeias de distribuição, várias são as empresas que enviam os seus produtos directamente para o consumidor final. Este processo já era realizado antes do existência da Internet, mas o seu aparecimento torna a tarefa mais simples e mais eficiente, tanto em termos de custos como de rapidez de processamento.
Este aspecto torna-se ainda mais relevante quando os artigos se podem enviar electronicamente, eliminando por completo a cadeia de distribuição. De qualquer maneira o consumidor sai beneficiado pois tem uma resposta rápida às suas necessidades, não estando dependente do stock do seu fornecedor local.

Redução substancial de custos / Redução substancial dos preços
É actualmente bastante aceite referir os computadores como ferramenta indispensável ao trabalho do Homem reduzindo o tempo de realização e, desta forma, reduzindo o seu custo. Mais uma vez este princípio é aqui aplicado. A versão Internet de uma transacção comercial é várias vezes mais barata que a mesma transacção efectuada sem o recurso a esse meio. Assim qualquer transacção feita vulgarmente é uma boa candidata a ser efectuada electronicamente, daí resultando uma grande redução dos seus custos e, para o consumidor, uma possível redução de preços.

Novas oportunidades de negócio / Novos produtos/serviços
A Internet vai redefinir o mercado existente. Mas para além disso vai criar novas oportunidades de negócio pela procura de novos produtos e serviços. As empresas vão ter necessidade de colocar a sua empresa no mercado virtual e arranjarem novas formas de atrair clientes.

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Monografia realizada por Rui Pedro Silva
5º ano Marketing
Universidade Fernando Pessoa