1FI2 - Oxidase do oxalato do centeio
Woo, E.J., Dunwell, J.M., Goodenough, P.W., Marvier, A.C., Pickersgill, R.W. (2000) Nat.Struct.Biol. 7: 1036-1040

Duas porções de cadeia polipeptídica podem também adoptar uma estrutura plana. Neste caso, as pontes de hidrogénio responsáveis pela manutenção da estrutura formam-se entre C=O e N-H de aminoácidos não-contíguos na estrutura primária:
Folha pregueada β anti-paralela (esqueleto). Esta folha pregueada β é anti-paralela: as duas sequências de aminoácidos têm orientações opostas (verifique em que sentido se repete a sequência

N-Cα-C=O

em cada uma das "fitas"). Repare como os átomos envolvidos nas pontes de hidrogénios se encontram bem alinhados: as pontes de hidrogénio presentes na folha pregueada β anti-paralela são por isso muito mais fortes do que as presentes na folha β paralela.


Folha pregueada β anti-paralela (com cadeias laterais) Tal como na folha pregueada β paralela, as cadeias laterais distribuem-se alternadamente acima e abaixo do plano da "folha". Rode a estrutura para a poder apreciar convenientemente. Repare que uma das faces da folha apresentada possui apenas cadeias laterais hidrofóbicas (e deverá por isso encontrar-se voltada para o interior da proteína), ao passo que a outra face possui numa das extremidades cadeias laterais polares.


A folha pregueada β anti-paralela na proteína
.A estrutura terciária da proteína.

Outros modelos interactivos:

Vias metabólicas:

visitas desde 4 de Janeiro de 2002