Dia 1 – Chegada à Polónia
Chegada a Gdansk ou Varsóvia. Transporte de ônibus do aeroporto até ao hotel em Gdansk. Jantar e dormida em Varsóvia.
Dia 2 – Gdansk e Westerplatte
Centro histórico de Gdansk
Gdansk é uma das cidades mais bonitas da Polônia. Conheceremos a sua planta medieval, e atrações como o Guindaste Medieval do porto que já foi uma das maiores pecas de equipamento naval do mundo, a Rua Dluga que foi a antiga rota dos reis com seus prédios cheios de lindos adereços e a Rua Mariacka cheia de lojas de Ambar (cuja região é a maior produtora), a fonte de Neptuno, a Basílica de Santa Maria - maior templo feito de tijolos na Europa com seu incrível relógio astronómico, o monumento nos estaleiros de Gdansk onde nasceu o Sindicato Solidariedade, responsável pelos protestos dos trabalhadores contra os comunistas em 1980.
Westerplatte – Aqui comecou a II Guerra Mundial
A incrível história do Deposito de Transito militar polaco localizado na península de Westerplatte. Foi um dos primeiros locais atacados pelos Alemães em uma batalha considerada como a primeira da guerra. Graças a coragem e determinação de sua pequena guarnição tornou-se o símbolo do início da II guerra Mundial. A guarnição polaca composta por menos de duas centenas de homens tinha ordens para resistir por 6 horas em caso de ataque. Os polacos, que sofreram ataques por terra, mar e ar de um inimigo muito superior em numero e equipamento, renderam-se por falta de munição, agua e recursos aos feridos depois de 7 dias, infligindo grandes baixas aos Alemães.
Museu e Monumento dos Defensores do Correio Polaco
A Defesa do Correio Polaco foi um dos primeiros episódios de combate armado na II Guerra Mundial. Conhecerá a trágica história dos funcionários polacos do correio que se organizaram numa resistência heróica contra o ataque militar alemão.
Antiga sede da Gestapo em Gdańsk
Cemitério soviético
Dia 3 – Castelo de Malbok
Visita ao Castelo de Malbok.
O belíssimo Castelo de Malbork, designado como património Mundial da Humanidade pela Unesco, é o maior castelo do mundo em área e maior edifício de tijolos da Europa, foi construído pelos Cavaleiros Teutónicos. Nos anos 30 o castelo tornou-se importante local de celebrações de altos funcionários do partido nazista, sendo destino de peregrinações anuais de candidatos que aqui faziam seus juramentos para ingressar na Hitlerjugend (Juventude Hitleriana), e onde militares realizavam seus juramentos antes de partir para a frente oriental. Em 1945 durante os combates contra o Exercito Vermelho, o castelo foi transformado em posto de resistência o que causou sua destruição em mais de 50%. Lugar interessantíssimo para visitar e para conhecer tanto pela antiga história dos Cavaleiros Teutónicos como posteriormente.
Dia 4 – Wolfsschanze “A toca do Lobo”
Visita a Wolfsschanze – A Toca do Lobo
A Toca do Lobo – “Wolfsschanze” foi o nome código dado a um dos maiores quartéis-generais de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, onde o próprio passou mais de 800 dias.
Foi construído no ano de 1941 para a ofensiva alemã sobre a Rússia (Operação Barbarossa). Com mais de 80 edifícios camuflados, dos quais 50 eram bunkers, cercado por campos minados e arames farpados e escondido dentro de um bosque fechado. Tinha sua própria central elétrica, barracões, fábricas, estação de trem e dois aeroportos por onde recebia mantimentos. A Toca do Lobo foi o lugar onde aconteceu o fracassado atentado para matar Hitler, no dia 20 de Julho de 1944, planejado e realizado por Claus von Stauffenberg, executado posteriormente com seus familiares.
Hitler abandonou o local a 20 de novembro de 1944 e a ordem secreta de destruir todo o complexo foi posta em prática no dia 24 de janeiro de 1945.
Visita ao campo de concentração de Treblinka
Dia 5 - Varsóvia
Visita a Varsóvia
Em Varsóvia, visitaremos o centro histórico e vários locais importantes relacionados com a II Guerra Mundial, entre eles: O Monumento ao Pequeno Insurgente, Monumento ao Levante de Varsóvia, Prisão de Pawiak, Monumento aos Heróis do Gueto Judeu, edifício PAST (palco de intensos combates em 1944), Monumento Umschlaplatz , de onde partiam os transportes de Judeus de Varsóvia para Treblinca.
Dia 6 - Castelo Ksiaz e Cidade Subterranea de Osowka
Castelo Ksiaz
O Projeto Riese (em alemão: „Gigante”) – criptónimo do maior projeto de construção da Alemanha Nazista, iniciado, mas não finalizado nas Montanhas Sowich e no Castelo Ksiaz, nos anos 1943-1945.
Várias versões tentam explicar a construção de tuneis e refúgios durante a II Guerra Mundial, neste que é um dos maiores e mais belos castelos da região. Terão sido construído para ser uma das sedes de Hitler? Parte do projeto secreto de criptónimo “Riese” (Gigante)? Laboratório para armas secretas?
Foram usados prisioneiros de campos de concentração para estas construções, muitos pereceram. Visitaremos algumas salas do castelo assim como partes dos tuneis misteriosos.
Cidade subterrânea de Osowka
Interessantíssima visita guiada pela Cidade Subterranea de Osowka. História sobre o complexo, sua construção durante a II Guerra Mundial, destino dos trabalhadores. Para os mais ativos existe a possibilidade de prolongar a visita através de barcos especiais, passarelas sobre a agua, etc.
Dia 7 - Auschwitz / Gliwice
Auschwitz-Birkenau
Por ano, 1 500 000 pessoas visitam o campo de Auschwitz. Autoridades do mundo inteiro estiveram aqui para prestar sua homenagem às vítimas, estimadas em 1 100 000 pessoas. A frase escrita no portão de entrada do campo: “Arbeit macht frei” (O trabalho liberta) demonstra a perversidade dos carrascos e poderia ser substituída por “Abandonai toda a esperança”, lida por Dante na porta do Inferno na Divina Comedia.
Nos barracões convertidos em Museu, veremos mapas e fotografias que ilustram a história e construção do campo, assim como pertences das vítimas: malas, óculos, sapatos, roupas e até cabelos usados na fabricação de tecidos. A degradação humana e terror vão tornando-se cada vez mais intensos ao longo da visita, passando pelo “Bloco da Morte” onde se encontram a “sala dos julgamentos”, o muro das execuções, celas de castigos, onde foi executado o sacerdote Maximilian Kolbe (mais tarde canonizado pelo Papa João Paulo II) que deu sua vida por um prisioneiro, até chegar à camara de gás e crematório.
Gliwice
A cidade de Gliwice foi o palco do famoso incidente onde os Alemães nazistas realizaram uma operação de propaganda, fingindo serem soldados polacos durante um ataque à estação de rádio alemã.
Dia 8 – Cracóvia
Visita a Cracóvia
Pela manha visitaremos o Castelo de Wawel, sede dos reis e da antiga capital da Polonia (também foi a sede do Governador Hans Frank durante a II Guerra Mundial) e o centro antigo: Caminho Real e Praça do Mercado (maior mercado medieval na Europa).
Pela tarde: Visita ao antigo bairro judeu de Kazimierz, a Sinagoga Remuh com seu velho cemiterio. Cruzamos o rio Vistula para conhecer a Praca dos Herois do Gueto, e o Museo da Fabrica de Schindler. Jantar com musica tipica klezmer.
Dia 9 – Descida do Rio Dunajec + Zakopane ou Minas de Sal de Wieliczka
Este dia inclui 2 opções: a primeira contém a descida do Rio Dunajec e a visita à cidade montanhosa de Zakopane; a segunda opção contém a visita às minhas de sal de Wieliczka.
Descida do Rio Dunajec
Partida para a descida do rio Dunajec. A descida do rio e feita em jangadas guiadas pelos montanheses locais. Lindas e inesquecíveis paisagens durante a descida do rio que esta localizado entre as montanhas. Almoço e partida para Zakopane, a capital das montanhas da Polonia. Jantar típico com música dos montanheses. Retorno para Cracóvia.
Minas de Sal de Wieliczka
Um dos mais populares pontos turísticos da Polonia. Famosa mina de sal, que tem mais de 700 anos de idade, visitada por diversas figuras culturais proeminentes, como Nicolau Copérnico, Goethe, Alexander von Humboldt, Dmitri Mendeleev, Robert Baden-Powell, Karol Wojtyła (mais tarde papa João Paulo II), Bill Clinton. Durante a segunda guerra mundial, as minas de sal foram ocupadas pelos alemães, como armazém para fábricas de produtos militares.
Em 1978, as minas de sal de Wieliczka passaram a figurar na lista do património da humanidade, da Unesco.
Dia 10 – Transporte para o aeroporto
Serviços incluídos: Transferes de aeroporto; Hotéis de 3 ou 4 estrelas com pequeno-almoço incluído (tipo IBIS ou equivalente) em quarto duplo; Guia em Português ou Espanhol durante toda a viagem; Transporte em ônibus ou van dependendo do tamanho do grupo; Bilhetes e entradas nos locais a visitar (onde aplicável); 8 Almoços e 9 Jantares com uma bebida por pessoa.
Após o pequeno-almoço e o check-out do hotel, será efetuado o transporte do Hotel até ao aeroporto.
© 2014 Excursões Polónia. Todos os direitos reservados.