Economia Virtual

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sinopse
objectivos da cadeira
síntese da cadeira
metodologia

avaliação
conteúdo programático

atendimento

bibliografia
texto oficial de descrição da cadeira
(documento pdf)

memória descritiva da cadeira
(sumários e referências)

recursos da cadeira
(textos, referências Web e outros)


Contribua com sugestões, comentários e propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
(conta como objecto de valorização da avaliação complementar)


SINOPSE

3º ano de licenciatura  
Informática de Gestão
Tipo 
semestral, por módulos de leccionação
Unidades de crédito 
3 unidades de crédito, aulas teórico-práticas 
Docente
Luís Manuel Borges Gouveia 

MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP 
Lic. Informáticas/Mat. Aplicadas - UPIH 

Aluno de Doutoramento 
(Ambientes Virtuais Colaborativos) - Lancaster, UK 

  
 
 

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OBJECTIVOS DA CADEIRA

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SÍNTESE DA CADEIRA

O tema da Economia Virtual, entendido como a crescente utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para a mediação do negócio é cada vez mais obrigatorio para o profissional da área da economia e recursos da organização.

Como introdução ao negócio electrónico a estratégia seguida é a proposta or Kalakota: a aprendizagem das estratégias relacionadas com as operações de negócio. Desta forma pretende-se focar a operacionalização e logística do que é e qual o impacto das práticas do negócio electrónico.

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METODOLOGIA

O conteúdo programático da cadeira é apresentado de modo a proporcionar a discussão dos temas abordados e a inclusão de parte dos ensinamentos retidos no dossier de trabalho que será objecto de desenvolvimento e reflexão ao longo das aulas, complementada pela leitura e reflexão dos textos distribuídos.

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AVALIAÇÃO

A avaliação compreende 2 provas, que se realizam em datas a combinar com os alunos. Cada uma das provas tem a duração mínima de 45 minutos e máxima de 1 hora, incidindo sobre o programa processado até ao momento do teste. A nota final da cadeira será calculada pela média simples das classificações obtidas nas provas efectuadas. Cada falta a um momento de avaliação será convertida numa classificação zero para efeitos de média final. O insucesso remete o aluno automaticamente ao exame de recurso.

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
(dividido em módulos de trabalho)

1. O negócio e o virtual

1.1 Do comércio electrónico ao conceito de negócio electrónico
1.2 Tendências em negócio electrónico
1.3 A digitalização e padrões do negócio
1.4 A concepção do negócio além da tecnologia

2. Logística do negócio virtual

2.1 Contrução da arquitectura do negócio
2.2 A integração de processos e a construção de relações
2.3 Criar a infraestrutura de informação na empresa
2.4 Do fornecedor ao consumidor no negócio virtual

3. Impacto na organização

3.1 Gestão do conhecimento e Business Intelligence
3.2 Desenvolvimento estratégico do negócio virtual
3.3 Aplicação da estratégio do negócio virtual
3.4 O envolvimento da organização

4. Aplicações e caso de estudo

4.1 As organizações virtuais
4.2 O conceito de mercados electrónicos
4.3 Caso de estudo: EFTWeb, um modelo para a gestão de conteúdos

 

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ATENDIMENTO

 

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BIBLIOGRAFIA

Kalakota, R. and Robinson, M. (2001). E-Business 2.0, Roadmap for Success. Addison-Wesley.

    texto indispensável para o acompanhamento da cadeira

GOUVEIA, L. (2001). Apontamentos de Economia Virtual. Reprografia da UFP.

   colecção de textos complementares a ser disponibilizada em torno do tema de estudo

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Página criada em Setembro de 2001 por Luís Gouveia
Última alteração: 1/10/2001