sinopse objectivos da cadeira síntese da cadeira metodologia avaliação conteúdo programático atendimento bibliografia |
texto oficial de descrição da cadeira (documento pdf) memória descritiva da cadeira recursos da cadeira |
Contribua com sugestões, comentários e
propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
(conta como objecto de valorização da avaliação complementar)
3º ano de licenciatura Informática de Gestão |
Tipo semestral, por módulos de leccionação |
Unidades de crédito 3 unidades de crédito, aulas teórico-práticas |
Docente | |
Luís Manuel Borges Gouveia MSc
Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP Aluno de Doutoramento |
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O tema da Economia Virtual, entendido como a crescente
utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação para a mediação do negócio
é cada vez mais obrigatorio para o profissional da área da economia e recursos da
organização.
Como introdução ao negócio electrónico a estratégia seguida é a proposta or
Kalakota: a aprendizagem das estratégias relacionadas com as operações de negócio.
Desta forma pretende-se focar a operacionalização e logística do que é e qual o
impacto das práticas do negócio electrónico.
O conteúdo programático da cadeira é apresentado de modo a proporcionar a discussão dos temas abordados e a inclusão de parte dos ensinamentos retidos no dossier de trabalho que será objecto de desenvolvimento e reflexão ao longo das aulas, complementada pela leitura e reflexão dos textos distribuídos.
A avaliação compreende 2 provas, que se realizam em datas a combinar com os alunos. Cada uma das provas tem a duração mínima de 45 minutos e máxima de 1 hora, incidindo sobre o programa processado até ao momento do teste. A nota final da cadeira será calculada pela média simples das classificações obtidas nas provas efectuadas. Cada falta a um momento de avaliação será convertida numa classificação zero para efeitos de média final. O insucesso remete o aluno automaticamente ao exame de recurso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
(dividido em módulos de trabalho)
1. O negócio e o virtual
1.1 Do comércio electrónico ao conceito de negócio electrónico
1.2 Tendências em negócio electrónico
1.3 A digitalização e padrões do negócio
1.4 A concepção do negócio além da tecnologia2. Logística do negócio virtual
2.1 Contrução da arquitectura do negócio
2.2 A integração de processos e a construção de relações
2.3 Criar a infraestrutura de informação na empresa
2.4 Do fornecedor ao consumidor no negócio virtual3. Impacto na organização
3.1 Gestão do conhecimento e Business Intelligence
3.2 Desenvolvimento estratégico do negócio virtual
3.3 Aplicação da estratégio do negócio virtual
3.4 O envolvimento da organização4. Aplicações e caso de estudo
4.1 As organizações virtuais
4.2 O conceito de mercados electrónicos
4.3 Caso de estudo: EFTWeb, um modelo para a gestão de conteúdos
Kalakota, R. and Robinson, M. (2001). E-Business 2.0, Roadmap for Success. Addison-Wesley.
texto indispensável para o acompanhamento da cadeira
GOUVEIA, L. (2001). Apontamentos de Economia Virtual. Reprografia da UFP.
colecção de textos complementares a ser disponibilizada em torno do tema de estudo
Página criada em Setembro de 2001 por Luís Gouveia
Última alteração: 1/10/2001