Métodos e Técnicas de Comunicação
(parte prática - Informática)

___ [ UFP | LMBG | Textos ] ___


sinopse
objectivos da cadeira
síntese da cadeira
metodologia

avaliação
conteúdo programático

atendimento

bibliografia

recursos em linha
texto oficial de descrição da cadeira
(documento pdf)

memória descritiva da cadeira
(sumários e referências)

pesquisa nas bibliotecas UFP
(acesso ao acervo disponível)

recursos da cadeira
(textos, referências Web e outros)


Contribua com sugestões, comentários e propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
(conta como objecto de valorização da avaliação complementar)


SINOPSE

1º ano de licenciaturas   
Faculdade de Ciências da Saúde - UFP
Tipo 
semestral, por módulos de leccionação
Unidades de crédito 
2 unidades de crédito, aulas práticas 
Docente
Luís Manuel Borges Gouveia 

PhD Computer Science, Lancaster University, UK
MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP
 
Lic. Informáticas/Mat. Aplicadas - UPIH 

  
 
 

[voltar ao início da página]

 

OBJECTIVOS DA CADEIRA

 

·        poder utilizar um computador para processar, guardar e gerir informação;

 

·        poder utilizar um processador de texto para elaborar e reutilizar documentos escritos multimédia (com imagens, gráficos, cor e texto) para comunicar ou expressar as suas ideias;

 

·        poder utilizar uma folha de cálculo para efectuar simulações e cálculo númerico, como forma de suporte à decisão e construção de modelos de suporte ao raciocínio;

 

·        poder utilizar um programa de apresentações para expor ideias, projectos e argumentos de forma a envolver grupos de pessoas e possibilitar a partilha de conhecimento.

 

[voltar ao início da página]

 

SÍNTESE DA CADEIRA

A crescente relevância das Tecnologias de Informação transformou o computador numa ferramenta imprescindível. Desta constatação, resultou a inclusão da disciplina de Métodos e Técnicas de Comunicação no primeiro ano do plano curricular deste curso da Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Com a introdução do uso do computador portátil na actividade na UFP, espera-se dotar cada aluno dos conhecimentos necessários que lhe permitam operacionalizar o potencial da sua máquina, e efectuar, por conta própria, uma maior exploração dos programas que tem disponíveis, tirando assim, maior partido da tecnologia de que dispõe durante o seu ciclo de estudos.

[voltar ao início da página]

 

METODOLOGIA

Os conteúdos programáticos desta cadeira estão concebidos de modo a permitir que os utilizadores não iniciados possam acompanhar o desenrolar das aulas, estando organizados segundo módulos independentes que apresentam conteúdos próprios. A apresentação dos conteúdos é eminentemente prática, de modo a potenciar a utilização pelos alunos do computador portátil no máximo de situações e de tempo possível, sendo a sua funcionalidade explicada através de exercícios práticos.

Assim, o software que constitui objecto de estudo é o seguinte:

1. Sistema operativo em ambiente gráfico:  Windows
2. Processador de texto: Microsoft Word
3. Folha de cálculo: Microsoft Excel
4. Programa de apresentações: Microsoft Powerpoint
5. Internet/WWW: Microsoft Internet Explorer ou Netscape Navigator

Nota: as versões do software abrangidas por este programa são as mais recentes.

[voltar ao início da página]

 

AVALIAÇÃO

Tendo em vista a sua natureza eminentemente prática, o formato da avaliação adoptado para a parte prática da disciplina baseia-se nos princípios da avaliação contínua. Este modelo compreende a realização de 3 (três) momentos de avaliação envolvendo a utilização do computador portátil, que se realizam durante o horário normal da aula e em datas a combinar com os alunos. Cada momento de avaliação incide sobre o programa leccionado até ao momento em que este se realiza.

Cada momento de avaliação consiste da realização de uma prova contendo uma parte teórica e uma parte prática. A parte teórica consiste de um conjunto de questões nos formatos de escolha múltipla e verdadeiro/falso, tendo uma duração máxima de 20 minutos. Na parte teórica, aplica-se um desconto por cada resposta errada. A parte prática consiste de um conjunto de questões que deve ser resolvido mediante a utilização do computador portátil e das aplicações leccionadas durante as aulas práticas, e possui uma duração máxima de 75 minutos. Por exemplo, um dos momentos de avaliação pode consistir da realização de um trabalho prático a realizar com o Microsoft PowerPoint e subordinado a um tema à escolha do aluno.

A classificação final da parte prática será obtida através da média aritmética das três classificações obtidas em cada momento de avaliação. 

Na parte prática desta disciplina será tomada em consideração a assiduidade dos alunos. A percentagem mínima de presença obrigatória é de 75% (o que corresponde a 13 aulas das 17 previstas). Assim, é motivo de anulação das provas de avaliação, a falta de comparência a mais de 8 horas (isto é, a mais de 4 aulas de 2 horas cada). Os estudantes trabalhadores deverão no início das aulas dar conhecimento ao docente do seu estatuto, para que este possa ser tomado em conta para efeitos de contabilização de faltas.

 [voltar ao início da página]

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
(dividido em módulos de trabalho)

 

0.    Apresentação e motivação da disciplina MTC – Prática

1.    Introdução aos computadores e aplicações

Breve história dos computadores; Funções básicas do computador; Conceitos de hardware e software; Componentes do computador Tipos de computador; O impacto social dos computadores.

2.    Manutenção dos computadores portáteis

Manuseamento e cuidados externos; Operação de ligar e desligar o computador; Utilização de disquetes; Vírus e Antivírus; Cópias de segurança.

3.    Introdução ao sistema operativo e ambiente gráfico 

As componentes do ambiente de trabalho; Configuração das características do computador; Criação de pastas; Utilização dos acessórios básicos; Configuração do acesso à rede.

4.    Processamento de texto

A janela do tratamento de texto; Modos de visualização; Criar, gravar e abrir um documento; Navegar no documento; Trabalhar com vários documentos; Atributos dos caracteres; Atributos dos parágrafos; Configuração das páginas; Selecção, cópia e movimentação de texto; Procura e substituição de texto; Formatar linhas; Colunas; Tabelas; Bordas e sombras; Inserção de gráficos e desenhos; Verificação da ortografia; Impressão; Criação dos nossos próprios modelos e dossiers;

5.    Folha de cálculo

A janela da folha de cálculo; Navegar no documento; Conceito de folha e célula; Edição de células; Selecção, cópia e movimentação de células; Criação  de fórmulas; Referência relativas e absolutas; Utilização de assistente de funções; Bordas, fundos e atributos de texto; Criação de gráficos; Criação de listas; Impressão.

6.    Internet e World Wide Web

Navegadores (browsers); Endereços (URL); Instalação e configuração de um Navegador para utilização na UFP; As páginas da UFP; Pesquisa de informação na Internet; Correio electrónico; Comunicação em tempo real; Simulação de um mini-trabalho de pesquisa;

7.    Programa de apresentações

A janela do programa de apresentações; Criação de uma apresentação; Slides tipo; Inserção de gráficos e desenhos; Fundos; Efeitos visuais; Efeitos sonoros; Definição de tempos; Visualização da apresentação; Utilização de botões; Apresentações tipo; Impressão; Criação de uma apresentação a partir dos elementos pesquisados na Internet

[voltar ao início da página]

 

ATENDIMENTO

O atendimento da cadeira é suportado via correio electrónico, Obviamente que formas de contacto mais convencionais também são bem recebidas, usando os horários de atendimento existentes para o efeito!

endereço de correio electrónico: lmbg@ufp.pt

para envio de informação em suportes físicos, utilizar o cacifo nº 42 (qualquer trabalho não entregue em sala de aula só é aceite se colocado no cacifo!)

[voltar ao início da página]

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia principal:

RIBEIRO, Nuno e GOUVEIA, Luis e RURATO, Paulo (2002). Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação. Edições Fernando Pessoa.

Bibliografia complementar

SELECÇÕES DO READER’S DIGEST (1999). Aprenda Você Mesmo Computadores e a Internet Visualmente. Selecções do Reader’s Digest, Departamento Editorial – Livros.

NEVES, Jorge (2001). Windows XP Depressa & Bem. FCA – Editora de Informática.

MARQUES, António E. (2001). O Guia Prático do Microsoft Windows XP. Centro Atlântico.

SOUSA, Sérgio & SOUSA, Maria José (2001). Microsoft Office XP Para Todos Nós. FCA – Editora de Informática.

VAZ, Isabel (2002). Utilizar a Internet Depressa & Bem. FCA – Editora de Informática

Revistas da especialidade em língua Portuguesa

 1 - Exame Informática
Revista mensal de actualidades sobre informática em geral editada pela Abril / Controljornal
http://www.assineacj.pt/malhoexameinfo.html

2 – PC Guia
Revista mensal de actualidades sobre informática em geral editada pela Ferreira & Bento S. A.
http://pcguia.xl.pt/pcg/0802/

3 – BIT, Informática para todos
Revista mensal de actualidades sobre informática em geral editada pela BIT - Sociedade Editora, Lda
http://www.bit.pt/bit.htm

4 – PC Mais
Revista mensal de actualidades sobre software pela BIT - Sociedade Editora, Lda
http://www.bit.pt/pcmais.htm

 

[voltar ao início da página]

 

RECURSOS EM LINHA

Exercícios práticos

Sobre a configuração do portátil na UFP

Sobre a cadeira:

 

[voltar ao início da página]


Página criada em Novembro de 2002 por Luís Gouveia
Última alteração: 11/9/2003