Pesquisa e Tratamento da Informação

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[ UFP | CEREM | LMBG ]


sinopse
objectivos da cadeira
síntese da cadeira
metodologia

avaliação
conteúdo programático

atendimento

bibliografia
texto oficial de descrição da cadeira
(em formato word)

memória descritiva da cadeira
(sumários, referências e textos)


Contribua com sugestões, comentários e propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados


SINOPSE

3º ano de licenciatura  
Engª da Comunicação, ramo de Sistemas de Informação
Tipo 
semestral, por módulos de leccionação
Unidades de crédito 
3 unidades de crédito, aulas teórico-práticas 
Docente
Luís Manuel Borges Gouveia 

Lic. Informáticas/Mat. Aplicadas - UPIH 
MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP 
Aluno de Doutoramento 
(Ambientes Virtuais Colaborativos) - Lancaster, UK 

  
 
 

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OBJECTIVOS DA CADEIRA

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SÍNTESE DA CADEIRA

A actividade de indivíduos e de grupos recorre, cada vez em maior grau, ao uso crescente do recurso informação. A cadeira estuda o relacionamento entre as pessoas e os media interactivos, explorando como hipermedia, groupware e as redes mudam a forma como indiviíduos, grupos e organizações trabalham e interagem. Os tópicos da cadeira são discutidos, de modo abrangente, tendo em atenção tecnologias emergentes e respectivos impactos.

A cadeira explora o tema da relação entre pessoas e os media interactivos, descrevendo os principios associados ao que indivíduos, grupos e organizações fazem da tecnologia e baseando-se na ideia base de que um entendimento do indivíduo é crucial para o entendimento da tecnologia como recurso útil para as pessoas.

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METODOLOGIA

O conteúdo programático da cadeira é apresentado por módulos que são objecto de apresentação e discussão. Após a conclusão de cada um dos módudos são propostos grupos de questões para aprofundar e relacionar os conceitos introduzidos.

O método utilizado para a avaliação segue o regulamento geral de avaliação da universidade, em que a prática em sala de aula é tomada em linha de conta e com efeitos sumativos para a obtenção da nota final da cadeira. É obrigatório a presença mínima a 70% das aulas, uma vez que estas são consideradas prática laboratorial.

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AVALIAÇÃO

A avaliação compreende 3 provas, que se realizam em datas a combinar com os alunos. Cada uma das provas tem a duração mínima de 45 minutos e máxima de 1 hora, incidindo sobre o programa processado até ao momento do teste. Uma das provas é composta por um trabalho sobre um dos temas da cadeira, realizado individualmente e entregue em formato papel em data a combinar. A nota final da cadeira será calculada pela média simples das classificações obtidas nas provas efectuadas. Cada falta a um momento de avaliação será convertida numa classificação zero para efeitos de média final. O insucesso remete o aluno automaticamente ao exame de recurso.

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O indivíduo e o hipermédia

Interacção Homem - Máquina. Hipertexto. Multimédia. Hipermédia

2. O grupo e o groupware

Princípios e conceitos de grupo. Aplicações de grupo

3. A organização e as redes

A organização. Redes e suas aplicações

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ATENDIMENTO

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BIBLIOGRAFIA

GOUVEIA, L. B. - Apontamentos sobre Media Interactivos - Reprografia da UFP, 1998

disponível na reprografia da UFP. Este texto serve de base e desenvolvimento dos temas abordados nas aulas, trata-se ainda de uma versão que irá evoluir - texto indispensável

RADA, R. - Interactive media. Springler-Verlag, 1995

referência para a elaboração do texto oficial da cadeira. Complementa a primeira referência e é opcional.

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Página criada em 3/3/97 por Luís Gouveia
Última alteração: 19/3/2001