Workshop Sociedade da Informação
Balanço e implicações
11/12 Dezembro de 2003, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal


Organizado por:
Luis Borges Gouveia,
[lmbg@ufp.pt] [homepage] [blog]
Sofia Gaio, [
sgaio@ufp.pt] [homepage]

English Call for papers

Workshop homepage (comissão, preços e programa)


ÂMBITO DO WORKSHOP

A Sociedade da Informação, entendida como o âmbito de um conjunto de preocupações que atravessa transversalmente a nossa sociedade, quer pela discussão pública e política de acções que envolvam o seu desenvolvimento, quer pelas consequências sociais e económicas que implicam, torna o assunto recorrente desde 1994 até à data.

Em 1997, foi desenvolvido o livro verde para a Sociedade da Informação em Portugal e, em 2000, foram criadas em Lisboa as condições para uma política europeia de incentivo à Sociedade da Informação, que culminou com o eEurope2002 e, mais recentemente o eEurope2005. Importa pois, efectuar a discussão do impacto e implicações que estas iniciativas proporcionaram, desde 1994 até à data.

A crescente omnipresença das Tecnologias da Informação e Comunicação são causa directa de profundas alterações no nosso modo de viver, aprender e divertir, conduzindo a novas formas de estar e fazer por parte de actores sociais e comerciais.

Face aos paradigmas, promovidos pela Sociedade da Informação, urge efectuar a discussão e reflexão que contribua para um melhor entendimento do meio e consequentemente uma melhor adaptação dos actores. É desta consciência que nasce o impulso para a realização do Workshop Sociedade da Informação – Balanço e Implicações.

 

OBJECTIVOS

Dada a amplitude e heterogeneidade de sectores que se reinventam à luz de uma sociedade tecnológica bem como do, por vezes enorme, hiato entre potencialidades e realidades associadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação este Workshop tem como principais objectivos:

Neste sentido, o Workshop promoverá a reflexão sobre as novas configurações, em torno dos seguintes temas:

 

CALL FOR PAPERS

 

Pretende-se que os contributos para o Workshop Sociedade da Informação - Balanço e Implicações venham a constituir um conjunto de textos que estabeleçam uma tomada de posição sobre a problemática.

Assim, aos participantes é lançado o desafio de colaborarem com um artigo que estabeleça a conexão entre a sua área de especialidade e a Sociedade da Informação   contribuindo, dessa forma, para a reflexão de problemáticas e retratos associados.

A publicação dos textos será organizada em dois volumes, que contemplam as contribuições escritas em Português e em Inglês. A publicação das contribuições selecionadas segue o realizado com o Workshop sobre Cidades e Regiões Digitais e que resultou num livro com o mesmo nome.

 

► O call for papers está aberto a quem quiser participar com um trabalho escrito, desde que exerça actividade profissional efectiva ou a docência;

► O artigo deve ser original e é da total responsabilidade dos autores;

► Deverá ser enviado em formato Microsoft Word, por e-mail, para o Prof. Doutor Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.pt) até  10 de Dezembro de 2003;

► A aceitação e qualificação do trabalho, de acordo com os objectivos do Workshop, será revista pela Comissão. Os primeiros autores das submissões apresentadas serão notificados, via e-mail, após a sua recepção e num prazo de 5 dias, da aceitação ou não do respectivo artigo;

 

 

Normas para publicação

 

► Pode ser redigido em português ou inglês (consoante o volume no qual os autores desejem publicar);

► Não deve exceder as 14 páginas A4;

► Os artigos serão encabeçados pelo título, os nomes dos autores, categoria, instituição a que pertencem e contactos electrónicos;

► Devem conter um resumo, com cerca de 80 palavras;

► Formatação:

* Titulo: Centrado, Times New Roman 16pt, negrito;

* Nome dos autores: Centrado, Times New Roman 11pt;

* Categoria, nome da instituição a que pertence e endereço electrónico: Centrado, itálico, Times New Roman 11pt;

* Abstract:  Justificado, Times New Roman 11 pt;

* Corpo de texto: Justificado, Times New Roman 12 pt. O espaço entre linhas deve simples e o espaço entre parágrafos deve ser de 18 pontos (uma linha e meia);

* Títulos e sub-títulos: A estes deverá ser atribuida numeração Romana. Os títulos deverão ser redigidos em Times New Roman 14pt, negrito e os sub-títulos em Times New Roman 12pt, negrito;

► A bibliografia, a constar no final do trabalho (Times New Roman 11pt), deverá respeitar a estrutura dos seguintes exemplos:

* Para um livro: Negroponte, N. (1995). Being Digital. New York, Vintage Books.

* Para um artigo: Burke, R. (1996). Virtual Shopping: Breakthrough in Marketing Research. Harvard Business Review, Março-Abril, pp. 120-131.

* Para uma referência na Internet: Hoffman, D. (1996). A New Marketing Paradigm for Electronic Commerce. [Em linha]. Disponível em http://ecommerce.vanderbilt.edu/novak/new.marketing.paradigm.html. [Consultado em 10/01/2001].

►Ilustrações:

* As ilustrações (figuras, gráficos e quadros) devem ser gravadas em documentos separados, devidamente identificados. No documento do texto deverá constar apenas a indicação do local;

* A numeração e os títulos das ilustrações devem estar inseridos no corpo do texto, em formato Word, e nunca integrados nas próprias ilustrações;

* As figuras deverão ser enviadas em formato TIFF com resolução de 300 dpi;

* Os gráficos deverão ser enviados em Excel no documento original em que foram criados;

* Os quadros construídos com tabelas deverão utilizar apenas um traço simples a separar linhas e colunas, dado que serão formatados de acordo com o grafismo das Edições da UFP

► Não devem ser utilizadas formatações especiais como:

* estilos (headings, hyperlinks, etc.);

* texto em colunas;

* cabeçalhos de páginas (headers);

* diferentes tipos de letra;

* sublinhados;

* hifenização automática;

* numeração automática de capítulos, secções ou parágrafos.

 

Criado em 26 de Outubro de 2003
Última actualização, 13/11/03