Workshop Sociedade da
Informação
Balanço e implicações
11/12 Dezembro de 2003,
Universidade Fernando
Pessoa, Porto, Portugal
Organizado por:
Luis Borges Gouveia,
[lmbg@ufp.pt]
[homepage]
[blog]
Sofia Gaio, [sgaio@ufp.pt]
[homepage]
Workshop homepage (comissão, preços e programa)
ÂMBITO DO WORKSHOP
A Sociedade da Informação, entendida como o âmbito de um conjunto de preocupações que atravessa transversalmente a nossa sociedade, quer pela discussão pública e política de acções que envolvam o seu desenvolvimento, quer pelas consequências sociais e económicas que implicam, torna o assunto recorrente desde 1994 até à data.
Em 1997, foi desenvolvido o livro verde para a Sociedade da Informação em Portugal e, em 2000, foram criadas em Lisboa as condições para uma política europeia de incentivo à Sociedade da Informação, que culminou com o eEurope2002 e, mais recentemente o eEurope2005. Importa pois, efectuar a discussão do impacto e implicações que estas iniciativas proporcionaram, desde 1994 até à data.
A crescente omnipresença das Tecnologias da Informação e Comunicação são causa directa de profundas alterações no nosso modo de viver, aprender e divertir, conduzindo a novas formas de estar e fazer por parte de actores sociais e comerciais.
Face aos paradigmas, promovidos pela Sociedade da Informação, urge efectuar a discussão e reflexão que contribua para um melhor entendimento do meio e consequentemente uma melhor adaptação dos actores. É desta consciência que nasce o impulso para a realização do Workshop Sociedade da Informação – Balanço e Implicações.
OBJECTIVOS
Dada a amplitude e heterogeneidade de sectores que se reinventam à luz de uma sociedade tecnológica bem como do, por vezes enorme, hiato entre potencialidades e realidades associadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação este Workshop tem como principais objectivos:
Reflectir sobre a Sociedade da Informação em Portugal e num
contexto mais alargado;
Diagnosticar e caracterizar o estado da arte em diversos
sectores económicos e sociais;
Discutir possíveis caminhos para a Sociedade da Informação;
Reflectir sobre paradigmas característicos da Sociedade da
Informação.
Neste sentido, o Workshop promoverá a reflexão sobre as novas configurações, em torno dos seguintes temas:
Sociabilizar e interagir
Laborar e gerir
Ensinar e aprender
Informar e vender
Aplicações e serviços
Impacto social e tendências
CALL FOR PAPERS
Pretende-se que os contributos para o Workshop Sociedade da Informação - Balanço e Implicações venham a constituir um conjunto de textos que estabeleçam uma tomada de posição sobre a problemática.
Assim, aos participantes é lançado o desafio de colaborarem com um artigo que estabeleça a conexão entre a sua área de especialidade e a Sociedade da Informação contribuindo, dessa forma, para a reflexão de problemáticas e retratos associados.
A publicação dos textos será organizada em dois volumes, que contemplam as contribuições escritas em Português e em Inglês. A publicação das contribuições selecionadas segue o realizado com o Workshop sobre Cidades e Regiões Digitais e que resultou num livro com o mesmo nome.
► O call for papers está aberto a quem quiser participar com um trabalho escrito, desde que exerça actividade profissional efectiva ou a docência;
► O artigo deve ser original e é da total responsabilidade dos autores;
► Deverá ser enviado em formato Microsoft Word, por e-mail, para o Prof. Doutor Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.pt) até 10 de Dezembro de 2003;
► A aceitação e qualificação do trabalho, de acordo com os objectivos do Workshop, será revista pela Comissão. Os primeiros autores das submissões apresentadas serão notificados, via e-mail, após a sua recepção e num prazo de 5 dias, da aceitação ou não do respectivo artigo;
Normas para publicação
► Pode ser redigido em português ou inglês (consoante o volume no qual os autores desejem publicar);
► Não deve exceder as 14 páginas A4;
► Os artigos serão encabeçados pelo título, os nomes dos autores, categoria, instituição a que pertencem e contactos electrónicos;
► Devem conter um resumo, com cerca de 80 palavras;
► Formatação:
* Titulo: Centrado, Times New Roman 16pt, negrito;
* Nome dos autores: Centrado, Times New Roman 11pt;
* Categoria, nome da instituição a que pertence e endereço electrónico: Centrado, itálico, Times New Roman 11pt;
* Abstract: Justificado, Times New Roman 11 pt;
* Corpo de texto: Justificado, Times New Roman 12 pt. O espaço entre linhas deve simples e o espaço entre parágrafos deve ser de 18 pontos (uma linha e meia);
* Títulos e sub-títulos: A estes deverá ser atribuida numeração Romana. Os títulos deverão ser redigidos em Times New Roman 14pt, negrito e os sub-títulos em Times New Roman 12pt, negrito;
► A bibliografia, a constar no final do trabalho (Times New Roman 11pt), deverá respeitar a estrutura dos seguintes exemplos:
* Para um livro: Negroponte, N. (1995). Being Digital. New York, Vintage Books.
* Para um artigo: Burke, R. (1996). Virtual Shopping: Breakthrough in Marketing Research. Harvard Business Review, Março-Abril, pp. 120-131.
* Para uma referência na Internet: Hoffman, D. (1996). A New Marketing Paradigm for Electronic Commerce. [Em linha]. Disponível em http://ecommerce.vanderbilt.edu/novak/new.marketing.paradigm.html. [Consultado em 10/01/2001].
►Ilustrações:
* As ilustrações (figuras, gráficos e quadros) devem ser gravadas em documentos separados, devidamente identificados. No documento do texto deverá constar apenas a indicação do local;
* A numeração e os títulos das ilustrações devem estar inseridos no corpo do texto, em formato Word, e nunca integrados nas próprias ilustrações;
* As figuras deverão ser enviadas em formato TIFF com resolução de 300 dpi;
* Os gráficos deverão ser enviados em Excel no documento original em que foram criados;
* Os quadros construídos com tabelas deverão utilizar apenas um traço simples a separar linhas e colunas, dado que serão formatados de acordo com o grafismo das Edições da UFP
► Não devem ser utilizadas formatações especiais como:
* estilos (headings, hyperlinks, etc.);
* texto em colunas;
* cabeçalhos de páginas (headers);
* diferentes tipos de letra;
* sublinhados;
* hifenização automática;
* numeração automática de capítulos, secções ou parágrafos.
Criado em 26 de Outubro de
2003
Última actualização, 13/11/03