Sistemas de Informação

___ [UFP | CEREM | LMBG ] ___


sinopse

objectivos da cadeira

síntese da cadeira

metodologia

avaliação

conteúdo programático

atendimento

bibliografia

texto oficial de descrição da cadeira
(documento pdf)

o manual de docência
(documento pdf)

acesso Web à biblioteca
(funciona a partir da Intranet UFP)

memória descritiva da cadeira
 (sumários e referências)

recursos em linha
(textos e trabalhos)

páginas antigas da cadeira
(em funcionamento desde 1996)


Contribua com sugestões, comentários e propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
(conta como valorização e avaliação complementar)


SINOPSE

2º e 4º ano de licenciatura  
Vários cursos
Tipo 
semestral, por módulos de leccionação
Unidades de crédito 
3 unidades de crédito, aulas teórico-práticas 
Docente
Luís Manuel Borges Gouveia 

PhD Computer Science, Lancaster University, UK - 2002
MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores, FEUP - 1995 
Lic. Informáticas/Mat. Aplicadas, UPIH - 1989

  
 
 

[voltar ao início da página]

 

OBJECTIVOS DA CADEIRA

Os Objectivos principais da cadeira são:

·     proporcionar conceitos válidos e de longa duração sobre sistemas e tecnologias de informação que possam ser aplicados nas futuras carreiras profissionais mostrar o que são, como se desenham, se implementam e se

·      descrever e analisar os mais recentes desenvolvimentos em hardware e software

·  avaliam sistemas de informação e soluções apoiadas em tecnologias de informação para a resolução de problemas em empresas e noutras organizações

  

[voltar ao início da página]

 

SÍNTESE DA CADEIRA

O tema Sistemas de Informação tem revelado uma importância crescente qualquer que seja o tipo de organização. A necessidade de realizar de forma eficaz (quer em tempo, quer em objectivos) as actividades de produção e concepção obriga a desenvolver novos meios de realizar tarefas antigas ou mesmo inovar e reinventar novas tarefas. O custo humano e material, associado a actividades de produção e concepção, envolve uma utilização crescente das tecnologias de informação sobre as quais importa reflectir face ao crescente impacto que o recurso informação e sua necessidade de o suportar causa.

É pretendido promover a discussão dos tópicos na cadeira, de forma a dar resposta à questão: como beneficiar do uso das tecnologias de informação para actividade a desenvolver enquanto profissional?

[voltar ao início da página]

 

METODOLOGIA

5 módulos, introduzindo respectivamente, conceitos (mod. 1), tecnologias (mod. 2), tratar o recurso informação (mod. 3), desenvolvimento de sistemas (mod. 4) e casos práticos (mod.5).

O módulo 5 é constituido por matéria complementar de leccionação, sendo coberto na medida da disponibilidade temporal e do decorrer da cadeira. O conhecimento adquirido dos primeiros dois módulos é avaliado em conjunto na primeira frequência, enquanto os restantes módulos serão avaliados na segunda frequência. Por exame, a avaliação incide sobre a totalidade dos módulos leccionados.

A discussão dos conteúdos é elaborada tendo por base as seguintes considerações e temas:

Tecnologias de informação

Concepção e implementação de Sistemas de Informação

Com o objectivo de obter Sistemas de Informação mais eficazes é necessário conhecer os conceitos básicos sobre S.I. de modo a perceber e identificar os diferentes elementos que podem constituir-se como factores críticos de sucesso para a organização onde se pretende implementar o sistema de informação .

Desta forma, a cadeira possui um pendor descritivo forte, assumido na discussão temática de sistemas de informação/organização e utilização de tecnologias de informação. A discussão dá ênfase à melhoria de diversos factores, de forma integrada (respeitando o efeito comum entre eles) e de forma prática (mostrando as vantagens funcionais e levando a que os alunos listem as vantagens associadas com tecnologias estudadas). O objectivo é aumentar a sensibilidade do contributo que os S.I. e as T.I.s podem ter para:

[voltar ao início da página]

 

AVALIAÇÃO

A avaliação compreende 2 provas, que se realizam em datas a combinar com os alunos. Cada uma das provas tem a duração mínima de 45 minutos e máxima de duas horas, incidindo sobre o programa processado até ao momento do teste. A nota final da cadeira será calculada pela média simples das classificações obtidas nas provas efectuadas. Cada falta a um momento de avaliação será convertida numa classificação zero para efeitos de média final. O insucesso remete o aluno automaticamente ao exame de recurso.

[voltar ao início da página]

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
(dividido em módulos de trabalho)

1. O mundo dos Sistemas de Informação

       1.1 A informação, o ser humano e o computador
       1.2 Fundamentos sobre Sistemas de Informação
       1.3 A utilização dos Sistemas de Informação nas organizações
       1.4 Desafios e oportunidades para a utilização de Sistemas de Informação

2. Complementos sobre Tecnologias de Informação

                   2.1 A avaliação da tecnologia
                   2.2 Tendências nas Tecnologias de Informação
                   2.3 Multimédia, hipermédia e realidade virtual
                   2.4 Telecomunicações e redes de dados
                   2.5 Consequências organizacionais e sociais

3. Funções de um Sistema de Informação e o recurso informação

                   3.1 Funções do Sistema de Informação
                   3.2 Funções da informação
                   3.3 Necessidades de informação
                   3.4 Tratamento de informação
                   3.5 Modelização de dados
                   3.6 Normalização de dados
                   3.7 As bases de dados

4. A resolução de problemas com Sistemas de Informação

                   4.1 A Análise de problemas e o raciocínio crítico
                   4.2 Projecto de Sistemas de Informação
                   4.3 Implementação de Sistemas de Informação
                   4.4 Abordagens alternativas para a concepção de Sistemas de Informação
                   4.5 Segurança e Sistemas de Informação

5. Sistemas de Informação em acção

                   5.1 Exemplos de Sistemas de Informação
                   5.2 Sistemas empresariais simples
                   5.3 Sistemas para escritórios e profissionais
                   5.4 Sistemas de inteligência artificial
                   5.5 Sistemas e suporte à gestão

[voltar ao início da página]

 

ATENDIMENTO

 

[voltar ao início da página]

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Principal
textos indispensáveis para o acompanhamento da cadeira

[1] GOUVEIA, L. B. Sistemas de Informação para a Sociedadede Informação e do Conhecimento, Reprografia da UFP, 2002.

[2] GOUVEIA, L. B. Apontamentos  de Sistemas de Informação. Reprografia da UFP, 2002.

[3] GOUVEIA, L. B. Documentação de apoio às aulas práticas. Reprografia da UFP, 2002.

 

Bibliografia Complementar

[A] LAUDON, K. C. and  LAUDON, J. P. - Management Information Systems, Managing the digital firm, Seventh Edition - Prentice Hall, 2002.

[B] McNURLIN, B. and SPRAGUE, R. Information Systems Management in Practice (5th Edition). Prentice Hall, 2001.

[C] ALVER, S. Information Systems: Foundation of E-Business (4th Edition) Prentice Hall, 2002.

 

 

[voltar ao início da página]


Página criada em Fevereiro de 2002 por Luís Gouveia
Última alteração: 26/11/2002