Tecnologias de Informação e Sociedade

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sinopse
objectivos da cadeira
síntese da cadeira
metodologia

avaliação
conteúdo programático

atendimento

bibliografia
texto oficial de descrição da cadeira
(documento pdf)

memória descritiva da cadeira
(sumários e referências)

recursos da cadeira
(textos, referências Web e outros)


Contribua com sugestões, comentários e propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
(conta como objecto de valorização da avaliação complementar)


SINOPSE

4º ano de licenciatura  
Ciências da Comunicação
Tipo 
semestral, por módulos de leccionação
Unidades de crédito 
4 unidades de crédito, aulas teórico-práticas 
Docente
Luís Manuel Borges Gouveia 

MSc Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP 
Lic. Informáticas/Mat. Aplicadas - UPIH 

Aluno de Doutoramento 
(Ambientes Virtuais Colaborativos) - Lancaster, UK 

  
 
 

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OBJECTIVOS DA CADEIRA

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SÍNTESE DA CADEIRA

O tema das tecnologias e da sociedade não é novo e tem sido amplamente analisado. Em particular, o papel das tecnologias relacionadas com o tratamento, processamento, comunicação e difusão de informação tem um impacto na forma como a sociedade se relaciona.

Além da apresentação do tema Tecnologias de Informação e Sociedade é dado especial relevo à discussão e estruturação do que são as grandes questões que actualmente se discutem face à crescente sofistificação dos meios tecnológicos disponíveis.

 

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METODOLOGIA

O conteúdo programático da cadeira é apresentado de modo a proporcionar a discussão dos temas abordados e a inclusão de parte dos ensinamentos retidos no dossier de trabalho que será objecto de desenvolvimento e reflexão ao longo das aulas, complementada pela leitura e reflexão dos textos distribuídos.

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AVALIAÇÃO

A avaliação compreende 2 provas, que se realizam em datas a combinar com os alunos. Cada uma das provas tem a duração mínima de 45 minutos e máxima de 1 hora, incidindo sobre o programa processado até ao momento do teste. A nota final da cadeira será calculada pela média simples das classificações obtidas nas provas efectuadas. Cada falta a um momento de avaliação será convertida numa classificação zero para efeitos de média final. O insucesso remete o aluno automaticamente ao exame de recurso. Poderão ser propostos pequenos trabalhos que proporcionem meios de avaliação adicionais ou de compensação para um excesso de faltas.

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
(dividido em módulos de trabalho)

 

1. Conceitos associados às Tecnologias de Informação e Sociedade

  • TIs e TICs
  • A Sociedade de Informação e Conhecimento
  • Dados, Informação e Conhecimento
  • Indivíduo, Grupo, Comunidade e Sociedade
  • O interface e os aspectos culturais

2. O impacto das tecnologias

  • A harmonização e a normalização
  • O custo e a escala
  • A globalização e a universabilidade
  • As dimensões tempo e espaço: mudança e inovação
  • A mobilidade e a ubiquidade
  • A amplificação das diferenças
  • A limitação e o papel do indivído
  • A importância da herança cultural

3. Questões associadas

  • Entendimento e integração
  • Informação e digitalização
  • Humanização e tecnologias
  • Virtualização e mundo físico
  • Conectividade em rede e integração caso a caso

4. Impacto na sociedade

  • O serviço universal
  • A imagem digital do indivíduo, do grupo, da comunidade e da sociedade
  • A propriedade e a economia
  • O sigilo e a segurança
  • O lazer e a educação
  • A qualidade de vida, o social e o território

5. Contribuição para o estudo das TICs e Sociedade

  • Escola Canadiana
  • Escola Francesa
  • Escola Anglo Saxónica
  • Outras escolas

6. Caso de estudo: o jornal electrónico GacetadoMinho.org

 

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ATENDIMENTO

O atendimento da cadeira é suportado via correio electrónico, Obviamente que formas de contacto mais convencionais também são bem recebidas, usando os horários de atendimento existentes para o efeito!

endereço de correio electrónico: lmbg@ufp.pt

para envio de informação em suportes físicos, utilizar o cacifo nº 42 (qualquer trabalho não entregue em sala de aula só é aceite se colocado no cacifo!)

 

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BIBLIOGRAFIA

CASTELLS, M. (1996). La era de la information. Vols I, II e III. Alianza, Madrid.

GOUVEIA, L. (2001) Tecnologias de Informação e Sociedade. Reprografia da UFP.
Inclui uma selecção de textos de diversos autores.

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Página criada em Setembro de 2001 por Luís Gouveia
Última alteração: 1/10/2001