sinopse objectivos da cadeira síntese da cadeira metodologia avaliação conteúdo programático atendimento bibliografia |
texto oficial de descrição da cadeira (documento pdf) memória descritiva da cadeira recursos da cadeira |
Contribua com sugestões, comentários e
propostas de trabalho
que permitam melhorar a cadeira, aumentar o seu interesse e resultados
(conta como objecto de valorização da avaliação complementar)
4º ano de licenciatura Ciências da Comunicação |
Tipo semestral, por módulos de leccionação |
Unidades de crédito 4 unidades de crédito, aulas teórico-práticas |
Docente | |
Luís Manuel Borges Gouveia MSc
Engenharia Electrotécnica e de Computadores - FEUP Aluno de Doutoramento |
|
O tema das tecnologias e da sociedade não é novo e tem sido amplamente analisado. Em particular, o papel das tecnologias relacionadas com o tratamento, processamento, comunicação e difusão de informação tem um impacto na forma como a sociedade se relaciona.
Além da apresentação do tema Tecnologias de Informação e Sociedade é dado especial relevo à discussão e estruturação do que são as grandes questões que actualmente se discutem face à crescente sofistificação dos meios tecnológicos disponíveis.
O conteúdo programático da cadeira é apresentado de modo a proporcionar a discussão dos temas abordados e a inclusão de parte dos ensinamentos retidos no dossier de trabalho que será objecto de desenvolvimento e reflexão ao longo das aulas, complementada pela leitura e reflexão dos textos distribuídos.
A avaliação compreende 2 provas, que se realizam em datas a combinar com os alunos. Cada uma das provas tem a duração mínima de 45 minutos e máxima de 1 hora, incidindo sobre o programa processado até ao momento do teste. A nota final da cadeira será calculada pela média simples das classificações obtidas nas provas efectuadas. Cada falta a um momento de avaliação será convertida numa classificação zero para efeitos de média final. O insucesso remete o aluno automaticamente ao exame de recurso. Poderão ser propostos pequenos trabalhos que proporcionem meios de avaliação adicionais ou de compensação para um excesso de faltas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
(dividido em módulos de trabalho)
1. Conceitos associados às Tecnologias de Informação e Sociedade
- TIs e TICs
- A Sociedade de Informação e Conhecimento
- Dados, Informação e Conhecimento
- Indivíduo, Grupo, Comunidade e Sociedade
- O interface e os aspectos culturais
2. O impacto das tecnologias
- A harmonização e a normalização
- O custo e a escala
- A globalização e a universabilidade
- As dimensões tempo e espaço: mudança e inovação
- A mobilidade e a ubiquidade
- A amplificação das diferenças
- A limitação e o papel do indivído
- A importância da herança cultural
3. Questões associadas
- Entendimento e integração
- Informação e digitalização
- Humanização e tecnologias
- Virtualização e mundo físico
- Conectividade em rede e integração caso a caso
4. Impacto na sociedade
- O serviço universal
- A imagem digital do indivíduo, do grupo, da comunidade e da sociedade
- A propriedade e a economia
- O sigilo e a segurança
- O lazer e a educação
- A qualidade de vida, o social e o território
5. Contribuição para o estudo das TICs e Sociedade
- Escola Canadiana
- Escola Francesa
- Escola Anglo Saxónica
- Outras escolas
6. Caso de estudo: o jornal electrónico GacetadoMinho.org
O atendimento da cadeira é suportado via correio electrónico, Obviamente que formas de contacto mais convencionais também são bem recebidas, usando os horários de atendimento existentes para o efeito!
endereço de correio electrónico: lmbg@ufp.pt
para envio de informação em suportes físicos, utilizar o cacifo nº 42 (qualquer trabalho não entregue em sala de aula só é aceite se colocado no cacifo!)
CASTELLS, M. (1996). La era de la information. Vols I, II e III. Alianza, Madrid.GOUVEIA, L. (2001) Tecnologias de Informação e Sociedade. Reprografia da UFP.
Inclui uma selecção de textos de diversos autores.
Página criada em Setembro de 2001 por Luís Gouveia
Última alteração: 1/10/2001