fotolmbg2021
 
 Luís Borges Gouveia
 http://homepage.ufp.pt/lmbg

  Full Professor (UFP, Porto, Portugal)
    Professor Catedrático e Consultor em Sistemas de Informação

    lmbg@ufp.edu.pt | luis.borges.gouveia (skype)

 

 

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transparencia governamental 

Postulados para uma educação a distância      
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VALOR_ORG2023

MQ2023 livro edu Empresas e o digital 2023 livro GC com o BA reflexoes sobre a educacao contemporanea
  2023 2023 2023 2023 2023 2023

 

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Postulados para uma Educação a Distância: uma tese para um curso de Teologia

Italu Colares de Oliveira
Luís
Borges Gouveia

 

Janeiro de 2024
Brazília: Italu Colares Editorial
131 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 24 x 17

ISBN: 978-68-272-0244-8

mais informação

As novas interfaces de mídia – tanto os tradicionais de Interface do Sistema Operacional e Aplicações de Software (HCI) e o que o autor chama de “interfaces culturais” – as interfaces entre o usuário humano e dados culturais. É a partir daqui que o homem consome educação, na mídia virtual. Ocorre que, adquirir conhecimentos de Teologia jamais será uma contraindicação. A educação pode ser feita através de redes, pois as redes funcionam por afetos e interesses comuns. Passaremos a analisar tal fenômeno. Os sistemas educativos, comunicação, formatos de trabalho, relações familiares, imaginário, entidades, organizações políticas têm um forte caráter estético, embora abordado em vários matizes em um mundo agora globalizado pela internet. Um tipo diferente de ecologia cognitiva vem se instalando com a multiplicação de possibilidades tecnológicas, sobretudo para áreas pobres e inacessíveis do interior da Amazônia, por exemplo, onde a comunicação por barco é intensa e pode formar estudantes de enorme qualidade cultural. Podem ser criados sistemas de ensino à distância através da modelagem de um ambiente virtual, representando uma sala de aula (ou uma escola), onde seus participantes (professores e alunos) relacionam-se por intermédio de seus respectivos avatares. O ensino à distância relaciona-se ao desenvolvimento de interfaces que possibilitem o relacionamento entre seus usuários. Atualmente, os meios utilizados para tal relacionamento variam desde comunicação assíncrona, tais como correio eletrônico e listas de discussões, até sistemas mais sofisticados que utilizam a comunicação sincronizada, envolvendo áudio e vídeoconferência, chats textuais, a plataforma Moodle, além de recursos de multimídia, principalmente através da www. O uso de ambientes virtuais com multiusuários em sistemas de ensino à distância permite aos participantes interagirem no mais alto grau de naturalidade, pois através do ambiente é possível a comunicação visual, e até mesmo oral, textual por exemplo pelo e-mail do site. Contribui para a compreensão e reflexão das novas dinâmicas socioculturais e econômicas, promovidas pela digitalização das tecnologias de comunicação, especialmente as midiáticas, na EAD e em nosso estudo de caso de uma aula de teologia. As faculdades e universidades se moldaram conforme as instituições de ensino do século XIV.

O trabalho desenvolvido e descrito neste documento, aborda o conceito geral da Educação a Distância (EaD), tendo como objetivo a sua aplicação em seminários e faculdades teológicas no Brasil. O estudo realizado teve por base minha experiência de anos de docência no ensino superior, na modalidade EaD, em seminários e faculdades teológicas. Será abordada a necessidade da criação de um programa de Teologia para a população menos favorecida financeiramente e que almeje este conhecimento. Para refletir sobre o tema serão analisados dados e sensos demográficos, que expõem as condições sócioeconômicas da comunidade evangêlica no Brasil, assim como também o nível cultural desse público. Os referenciais teóricos utilizados para a produção do referido programa que favorecerão às pessoas de baixa renda e baixa compreensão intelectual, que desejam atuar no oficio religioso Por fim, será demonstrado o processo do programa, assim como a estrutura do mesmo

   

Postulados para uma educação a distância

Reflexões sobre a Educação: desafios do nosso tempo

Paulo Sérgio Araújo
Luís
Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho

 

Outubro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
138 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 24 x 17

ISBN: 978-65-5387-184-7

mais informação

A obra Reflexões sobre a Educação: desafios do Autores nosso tempo, propõe apresentar temáticas intrínsecas aos processos educacionais e seus atores. O investimento realizado em cada capítulo é o de promover uma reflexão acerca de um contexto específico associado à educação: a escola, os desafios da educação e os processos de ensino e aprendizagem direcionam a reflexão.

Neste sentido, mais do que ideias e propostas transformadoras e inovadoras, conceitos e tecnologias emergentes, urge refletir a respeito das condições existentes e de como dar resposta efetiva a desafios que se colocam à prática de educar e cenários complexos e desafiadores. Deste modo, os meios e as capacidades existentes, a partilha de experiências, de atividades que ilustram questões atuais do nosso tempo, e a práxis realizada levam-nos a considerar questões como as exploradas pelos diversos pesquisadores brasileiros e portugueses que elegem temáticas e propostas a contribuir com os leitores que têm, neste momento, em mãos, um conjunto de saberes partilhados nos diferentes capítulos desta obra.

   

Transparência Governamental. Uma análise da interação entre dois polos: governo e povo

Emerson Carvalho de Lima
Luís
Borges Gouveia

 

Outubro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
167 páginas, dimensões (cm): 1,0 x 24 x 17

ISBN: 978-65-5387-212-7

mais informação

A obra Transparência Governamental. Uma análise da interação entre dois polos: governo e povo, propõe uma reflexão sobre a transparência da gestão governamental. Com base no caso e experiência do Estado do Ceará é proposta uma reflexão associada com o fornecimento de informação sobre  aatividade governmental ao cidadão. A disponibilização de informação pode ser qualificada com a efetivação de modelo de interação que incentive a população a acompanhar o que acontece com os recursos públicos.

O cidadão deve ser o alvo dos benefícios das tecnologias de informação. Neste contexto, é proposto um modelo operacional que contribua para a interação entre o governo e os cidadãos nos processos de acesso e uso do portal da transparência do Estado do Ceará. Foram ainda analisadas as formas que promovam a participação e o envolvimento dos cidadãos em função da informação disponibilizada no portal da transparência de modo a lidar com a dificuldade de interação entre os dois polo: governo e povo.

Em complemento, este trabalho discute os cenários politico, económico, social e cultural como vetores que impactam o nível educacional em tecnologias de informação e comunicação da população e, por conseguinte, a sua capacidade de contribuirem para uma parceria e fiscalização do governo.

   

transparencia governamental

Reflexões da Educação Contemporânea

Paulo Sérgio Araújo
Luís
Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho

Julho de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
127 páginas, dimensões (cm): 0,8 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-168-7

mais informação

[...] a educação contemporânea lida com a crescente diversidade cultural e social dos alunos. É fundamental promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, garantindo que todos os estudantes, independentemente de sua origem étnica, socioeconômica ou deficiências, tenham acesso a uma educação de qualidade.

Outro desafio importante é a integração das novas tecnologias na sala de aula. As tecnologias digitais estão nos conectando cada vez mais e podemos acessar, disponibilizar conteúdos no intuito de compartilhar e cocriar novos cenários de aprendizagens. Neste sentido, educadores precisam se adaptar a essas mudanças, incorporando-as de maneira eficaz em suas práticas pedagógicas. Isso inclui o uso de recursos digitais, como computadores, tablets e aplicativos, bem como a promoção de habilidades digitais.

Além disso, a educação contemporânea precisa repensar seus métodos de avaliação. O foco tradicional em testes expressivos e notas nem sempre refletidos como habilidades e conhecimentos dos alunos. É necessário adotar formas mais abrangentes e ativas de avaliação, que levem em consideração a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento de maneira prática e criativa. Por fim, a formação e valorização dos professores também é um desafio crucial. Os funcionários desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, e é essencial investir em sua formação contínua, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecendo sua importância na sociedade. É nesse cenário que emerge a necessidade de reflexão a respeito da educação contemporânea e os desafios que lhe são colocados.

Os textos apresentados nesta obra são um excelente testemunho, em especial direcionados para os desafios da inclusão, da alteridade e equidade associados aos conteúdos que contam nos 9 capítulos que compõem este livro. Tem a finalidade de contribuir com os educadores, que, independentemente da nacionalidade, poderão conhecer e acessar informações das mais variadas partilhas de experiências e pesquisas acadêmicas.

   

reflexoes sobre a educacao contemporanea

A partilha de conhecimento nas organizações: uma abordagem baseada na gestão do conhecimento e no conceito de BA

Maria de Lourdes Carvalho
Luís
Borges Gouveia

Junho de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
156 páginas, dimensões (cm): 2,5 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-162-5

mais informação

A obra tem como objeto a Partilha do Conhecimento. O ponto focal está ancorado na proposição de um modelo de Gestão do Conhecimento (GC) suportado em Ba. Para tanto, torna-se necessário mapear e analisar os instrumentos de partilha de conhecimento nos processos internos da organização em estudo, bem como, devem ser geridos os óbices – entendidos aqui como problemas – que surgem nesses processos. Conforme destaca Drucker (2000), a ausência de um modelo de Gestão do Conhecimento em uma organização pode configurar problemas de interação, integração e sinergia, refletindo na sua competitividade e sustentabilidade no mercado. Em complemento, identificar a percepção sobre a Gestão do Conhecimento (GC) por parte dos colaboradores da organização é fundamental para compreender o entendimento destes sobre os fluxos do conhecimento na organização. O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, portanto, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma, sem os indivíduos. É muito importante que a organização apoie e estimule as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos e que proporcione os contextos apropriados para elas (Nonaka e Takeuchi, 2009). O conhecimento necessita de um contexto para que seja criado, pois necessita de um determinado espaço e tempo (Hayek, 1945, cit. in Nonaka e Takeuchi, 2009, p.99).

Koselleck (2006), no seu aclamado livro Futuro Passado, expõe com maestria a ideia de tempo ao explicitar que o tempo aqui, não é tomado como algo natural e evidente, mas como construção cultural que, em cada época determina um modo específico de relacionamento entre o já conhecido e experimentado como passado e as possibilidades que se lançam ao futuro como horizonte de expectativas (Koselleck, 2006, p.9). O conhecimento não existe apenas na cognição de uma pessoa. Ao contrário, é criado em ações localizadas. Por esta razão, o processo de criação do conhecimento é, necessariamente, específico ao contexto em termos de tempo, espaço e relacionamento com outros. O conhecimento não pode ser criado no vácuo, necessita de um lugar onde a informação receba significado através da interpretação para se tornar conhecimento (Nonaka e Toyama, 2009). A proposta do EPACOBA, acrônimo de Espaço de Partilha do Conhecimento em Ba, é um modelo conceitual desenvolvido pela autora do livro que se apresenta, e apoia-se no conceito de Ba, que significa “lugar”.

   

livro GC com o BA

A participação colaborativa na empresa: contribuições da administração e do digital

Paulo Sérgio Araújo
Luís
Borges Gouveia
Fátima Coelho

(organizadores)

 

Junho de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
148 páginas, dimensões (cm): 2,5 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-177-9

 

mais informação

É com enorme satisfação que prefaciamos esta obra que reune 10 textos sobre as questões dos dados, do digital, do seu uso e da sua exploração em função de uma participação colaborativa na empresa. O objetivo maior é o de garantir maior eficácia, cumprindo os objetivos nos quais as organizações se propõem, assegurando o máximo de eficiência, de modo a utilizar o mínimo de recursos possíveis.

Neste contexto, os autores partilharam a sua experiência e o resultado dos seus projetos e reflexões, proporcionando um testemunho de como o conhecimento pode ajudar na realização de melhores organizações, sendo capaz de aportar valor e lidarem com os crescentes desafios de um contexto cada vez mais sofisticado e complexo.

   

Empresas e o digital 2023

Educação em Transformação: aprendizagens em diferentes contextos

Paulo Sérgio Araújo
Luís
Borges Gouveia
Fátima Coelho

(organizadores)

 

Março de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
168 páginas, dimensões (cm): 1.0 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-123-6

 

mais informação

Os capítulos abordam os impactos da educação inclusiva no sistema educacional brasileiro. Os autores dissertam sobre as agruras enfrentadas pelos alunos com NEE, sobre as dificuldades experimentadas pelos educadores e apontam caminhos para um futuro mais equânime e promissor para a educação no Brasil. Escrevem nesta obra: Adriana Leão, Ailton Carvalho Silva, Ana Paula Antunes Alves, Ana Rodrigues da Costa, Carla de Jesus Pereira Santos, Cione dos Santos Vieira,  Clara Rodrigues do Carmo, Dalva Lilian Cordeiro Cantidio, Dionete Braga de Araújo Belo, Elaine Lavezzo, Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos, Fátima Paiva Coelho, Isabel Silva, Lidiane dos Santos Pereira, Maria Luísa Saavedra, Marianne da Cruz de Carvalho, Maria-Raquel G. Silva, Suemy Braga Rodrigues dos Santos, Susana Marinho e Valmira Carneiro Martins.

   

livro edu

Método e Infocomunicação: introdução à dinâmica quadripolar

Luís Borges Gouveia
Armando Malheiro da Silva

Prefácio Maria Érica d Oliveira Lima
(Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará)

 

Março de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
158 páginas, dimensões (cm): 1.0 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-147-2

 

mais informação

A obra propõe uma incursão no uso e exploração do Método Quadripolar no contexto da Ciência da Informação e das problemáticas que resultam do atual contexto do Digital na atividade humana. Organizado em oito capítulos, apresenta o Método Quadripolar, faz um levantamento do seu uso em trabalhos de pós-graduação no Brasil e em Portugal e inclui uma entrevista com o seu proponente principal, Jacques Herman. Explora as propostas mais recentes da Ciência da Informação, associadas com o Digital e a Infocomunicação, pelo envolvimento também dos seus proponentes que assim, discutem a relevância epistemológica da Ciência da Informação, indicando a plausibilidade do método quadripolar na condição de ferramenta essencial para o nosso tempo.

   

MQ2023

Administrando Valor e Desenvolvimento para as Organizações

Paulo Sérgio Araújo
Luís
Borges Gouveia
(organizadores)

 

Prefácio do Dr. André Gusmão
(Diretor Administrativo e Financeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac de Sergipe)

Janeiro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
154 páginas, dimensões (cm): 1.8 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-105-2

mais informação

A presente obra, Administrando Valor e Desenvolvimento para as Organizações, propõe 10 textos que apresentam testemunhos competetentes de como aportar valor para o desenvolvimento humano, no contexto das organizações. A informação, a inovação, o empreendedorismo, a tecnologia, mas também a gestão, o ambiente, a indústria e os recursos humanos, ou mesmo a questão do tributário, da arrecadação e da trasnparência são temas que se integram de modo a contribuir para o conhecimento e estado da arte de como poderemos melhorar as nossas organizações e fazer futuros que nos fortaleçam.

   

valor_org2023

Gestão da Informação para Transformação Digital

Luís Borges Gouveia
(organizador)

 

 

Janeiro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
246 páginas, dimensões (cm): 1,1 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-096-3

mais informação

A presente obra resulta de um conjunto selecionado dos trabalhos apresentados no evento realizado em Julho de 2022, na Universidade Fernando Pessoa, no contexto do seu programa de doutoramento em Ciência da Informação, especialidade de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação.
Com o título genérico de gestão da informação para transformação digital, esta obra coletiva apresenta 15 ensaios sobre como o digital pode impactar a atividade nos mais diversos contextos organizativos, como um auxiliar na gestão da informação.
Perante uma sociedade ela própria em transformação, os trabalhos apresentados contribuem para lidar com os desafios com que somos confrontados, numa época em que se sucedem as ocorrências à escala global dos mais diversos fenómenos que compreendem desde a pandemia, a guerra, as alterações climáticas e as questões da água e da segurança alimentar. Por tudo isto, importa investir no conhecimento e, no presente caso, na gestão da informação, como forma de superação de modo a manter o ser humano como centro do desenvolvimento da nossa sociedade e o seu principal beneficiário.

   

phd_sitegi2022

Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão

Paulo Sérgio Araújo
Luís
Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho

(organizadores)

 

Janeiro de 2023
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
234 páginas, dimensões (cm): 1,1 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-095-6

mais informação

A educação está em transformação. Cenários novos podem indicar a necessidade de maior plasticidade dos educadores e educandos. Na perspectiva de um esforço mútuo, estratégias de aprendizagem vêm sendo testadas e validadas. Novas configurações e contextos cada vez mais distintos. Verifica-se uma exigência e uma flexibilidade, necessárias para o nosso tempo. O uso do digital em suas diversas possibilidades, indicam que a transposição de conteúdos se mostram eficientes do ponto de vista de disponibilização. No entanto, ainda há o desafio do acesso, da interpretação, da compreensão. Habilidades essenciais para a passagem da informação e para a construção do conhecimento pelos estudantes. Com o intuito de oferecer informação para educadores, pesquisadores e o público em geral, interessados em refletir e contribuir para a transformação cotidiana da educação, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, o livro "Educação em diferentes contexts: o digital e a inclusão" apresenta contribuições aplicáveis em sala de aula. Escrito por professores e pesquisadores que atuam desde a educação básica ao ensino superior. As duas partes desta obra: Perspectivas para Educadores e Perspetivas para Educandos, reuniram conteúdos que indicam as possibilidades de ensino por meio da partilha de boas práticas, envolvendo os diferentes cenários de educação, no território brasileiro e português, com o uso de tecnologias digitiasi e a preocupação com a construção de experiências, a partir da educação inclusiva, o que justifica o uso do conceito de inclusão.

   

eud_inclusão

Estudos sobre o digital e suas aplicações

Luís Borges Gouveia
(organizador)

Prefácio do Prof. Silvério Cordeiro
(Professor Associado da UFP e Administrador de Empresas)

Agosto de 2022
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
340 páginas, dimensões (cm): 1,9 x 16 x 23

ISBN: 978-65-5387-069-7

mais informação

O digital, enquanto suporte para o processamento, armazenamento e comunicação de informação está já generalizado no dia-a-dia da nossa sociedade. A sua emergência e aplicação cobre todos os setores de atividade humana e implica com o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Neste sentido, as aplicações do digital tem uma dimensão de fenómeno, marcadamente social e que importa aprofundar no esforço de compreender melhor o tempo que vivemos. A presente obra, seleciona um conjunto de 17 ensaios sobre o tema e que abordam esta problemática em diferentes dimensões. Este conjunto de textos está organizado em duas partes, focando o digital na sociedade e digital no ensino e aprendizagem. Num contexto atual marcado por enormes desafios, a reflexão de como tirar partido de melhores propostas para suportar a atividade humana, é ainda mais relevante e essa é a oferta que esta obra propõe ao leitor.

   

Ciências Empresariais e sua aplicabilidade

Paulo Sérgio Araújo
Daniely Rosa Lana Araújo

Luís Borges Gouveia
(organizadores)

Prefácio do Prof. Rogério Sá Ramalho
(Coordenador do ITI - UFSCar, Brasil)

Julho de 2022
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
220 páginas, dimensões (cm): 2,5 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-034-5

mais informação

Os diferentes capítulos abordam alguns dos principais temas de estudo das Ciências Empresariais a partir de uma perspectiva aplicada – e com respaldo acadêmico – caracterizando-a como uma obra importante para área, contribuindo para uma maior aplicabilidade de conhecimentos acadêmicos para a solução de problemas concretos de nossa sociedade, indo ao encontro da constante busca por uma maior aproximação entre universidades, empresas e governos. Recomendo, fortemente, a leitura para todos aqueles que possuem interesse na área de Ciências Empresariais e seus impactos na sociedade, pois apresenta uma visão abrangente deste instigante campo de pesquisa, capaz de fortalecer o diálogo entre diversos setores da sociedade e engendrar novas possibilidades de atuação profissional, sob uma perspectiva prática e interdisciplinar. Afinal, conforme já destacava Norbert Wiener em 1970, são estas regiões fronteiriças da Ciência que oferecem as mais ricas oportunidades. Rogério Sá Ramalho (trecho do prefácio).

   

Ciências Empreriais e a sua Aplicabilidade

Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
Fátima Paiva Coelho
(organizadores)

 

Julho de 2022
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
344 páginas, dimensões (cm): 3,2 x 22,8 x 15,6

ISBN: 978-65-5387-032-1

 

mais informação

Esta é uma obra composta de diversas contribuições técnicas e de boas práticas, resultado do empenho de pesquisadores e professores brasileiros e portugueses. O texto está estruturado em três partes, de modo a cumprir o título do livro: Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva. Na primeira parte - Equidade - o leitor terá a grata satisfação em encontrar, nos oito capítulos. contribuições e indicações relacionadas com as tecnologias digitais desde a apresentação de um modelo para a formação instrucionista dos professores para o uso do digital na educação, com o intuito de desenvolver, o que os autores intitulam de prontidão digital, passando por outros contributos oportunos para o contexto da transformação digital na educação. A segunda parte institulada - Cidadania, formada por seis capítulos, apresenta reflexões e partilhas de experiências e propostas no âmbito social e educativo no contexto brasileiro e português. Neste sentido, o leitor acessará a conteúdos nas mais diferentes esferas e áreas de conhecimento. A terceira e última parte, tem como título - Educação Inclusiva - com realce para a convicção de que em algum momento da história, deixaremos de utilizar esta expressão. Esse será o momento em que todas as formas de educação serão constituídas pelo princípio ético da inclusão. Enquanto trilhamos esse caminho, seguimos a divulgar e compartilhar, um conjunto de marivilhosas experiências e modelos de boas práticas com este conteúdo.
  

livro_eduinclusao

Prestação da Informação Contabilística-Fiscal das Empresas para o Governo Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Fellipe Matos Guerra
Luís Borges Gouveia

 

Junho de 2022
Belo Horizonte: Conhecimento Editora
184 páginas, dimensões (cm): 1,3 x 22,8 x 15,6

ISBN: 978-55-5387-030-7

 

mais informação

Os autores buscaram apurar, por meio de uma investigação, as dificuldades encontradas pelos contabilistas brasileiros e portugueses, ao enviarem informações contábeis e fiscais para o Fisco. Participaram na pesquisa 681 contabilistas brasileiros e 217 contabilistas portugueses. A investigação, que resultou na presente obra, contribuirá para a discussão acerca da informação gerada e prestada pelas empresas, junto aos governos e aponta as dificuldades encontradas pelos contabilistas em executar tais tarefas. A gestão do E-Gov implementada nos países estudados e em diversos outros países, deveria ficar atenta às dificuldades apresentadas neste livro, com intuito de reduzir e simplificar as obrigações acessórias cntábeis e fiscais das empresas, junto ao Fisco.   

guerra2022

O Ensino Superior em Moçambique na Era Digital: um estudo com proposta de modelo

Gabriel Ismael Salimo
Luís Borges Gouveia
 

Março, 2022
Novas Edições Acadêmicas
244 páginas,
 dimensões (cm): 3,1 x 21 x 15

ISBN: 978-613-9-80663-8

 

mais informação

Esta obra apresenta um estudo com o objetivo de auxiliar na questão de como uma Instituição de Ensino Superior (IES), no contexto Moçambicano, pode dar resposta aos desafios do digital, de forma mais adequada, equilibrada e coerente de modo a responder à necessidade de garantir uma formação em quantidade e qualidade. Neste contexto foi realizada uma recolha de dados e proposto um modelo que tira partido do digital para a gestão da informação no contexto do ensino superior.  

O Ensino Superior em Moçambique na Era Digital

Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Tecnologia

Paulo Sérgio Araújo
Luís Borges Gouveia
(organizadores)

 

Fevereiro, 2022
Publicações Conhecimento - Paideia
254 páginas,
 dimensões (cm): 2,8 x 23 x 15

ISBN: 978-65-5387-000-0

mais informação

A obra EMPREENDEDORISMO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E TECNOLOGIA é composta por 15 capítulos que, divididos em três partes, nos proporcionam uma reflexão informada sobre as questões atuais com que nos confrontamos no contexto do empreendedorismo e da responsabilidade social e qual o papel que a tecnologia pode assumir como elemento central no aproveitamento das oportunidades de negócio, com uma consciência coletiva e social. Vivemos tempos de transição e grandes transformações que se anunciam num tempo próximo. Assim, a consciência que formos capazes de desenvolver, será certamente um auxiliar precioso na forma como poderemos contribuir para um espaço mais humano, mais habilitado e íntegro. O presente livro oferece um contributo para como se pode incluir de forma integrada, a tecnologia com as preocupações de responsabilidade social e o empreender.

livroCE2022

Reflexões sobre a Educação no Século XXI. Da tecnologia à Inclusão

Paulo Sérgio Araújo
Daniely Rosa Lana Araújo

Luís
Borges Gouveia
(organizadores)

Prefácio do Prof. José Francisco de Almeida Pacheco
(Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial em inovação)

Janeiro, 2022
Publicações Conhecimento - Paideia
184 páginas,
 dimensões (cm): 2,2 x 23 x 15

ISBN: 978-65-89602-97-2

mais informação

A obra REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, da tecnologia à inclusão é composta por um prefácio do Prof. José Pacheco e 14 capítulos que, divididos em duas partes, nos proporcionam uma viagem guiada que nos convida a uma reflexão aprofundada sobre as questões da tecnologia e da inclusão na educação.
Vivemos tempos de transição e grandes transformações se anunciam num tempo próximo. Assim, a consciência que formos capazes de desenvolver, será certamente um auxiliar precioso na forma como poderemos contribuir para um espaço mais humano, mais habilitado e íntegro. O presente livro oferece um contributo para como se pode incluir de forma integrada, a tecnologia e a inclusão, na aprendizagem.

Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior: percepção numa IES em Belém do Pará

Andréa Marques de Araújo
Luís
Borges Gouveia

Abril, 2021
Editora e-Publicar
372 páginas,
ebook PDF

ISBN: 978-65-89340-38-6

mais informação

A presente edição deste livro é a publicação da tese de doutoramento no Curso de Ciencia da Informação, especialidades em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, defendida no dia 08 de janeiro de 2021, as 15 hs, no salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, em Porto- Portugal, orientada pelo Professor Doutor Luis Borges Gouveia Este estudo tem como objetivo analisar junto dos profissionais da educação, professores e coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do questionário junto dos profissionais da educação (professores e coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES, por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. O estudo apresenta como contributo uma proposta de abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem.

AndreaA2021

Matriz de Valor e Relevância. Como avaliar a performance de organizações em relação aos ODS

Valéria Barros
Luís
Borges Gouveia


Fevereiro,
2021
Editora Kiron
156 páginas, dimensões (cm): 2,0 x 22 x 15

ISBN: 978-65-86153-68-2

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Avaliar o desenvolvimento sustentável corporativo e os impactos das práticas adotadas pelas empresas para o progresso da sociedade e de nosso planeta tem sido um grande desafio e no contexto do atual a pandemia do COVID-19 fez com que a transformação digital das empresas fosse acelerada e a sustentabilidade e do uso do capital consciente passaram a ser pontos de grande atenção para empresas.
O presente trabalho Matriz de Relevância e Valor – Como avaliar a perfomance de organizações em relação aos ODS descreve a proposta de uso de uma Matriz de Valor e Relevância (MVR) como uma ferramenta digital inovadora que mensura a relevância dos indicadores empresariais em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A metodologia desenvolvida foi aplicada em estudos de casos de negócios de impacto social no Brasil, do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e demonstrou a existência de diferentes níveis de relevância entre os indicadores e os ODS.
A plataforma https://useods.com.br tem por base de inteligência a adaptação da escala de prontidão tecnológica ou TRL – Tecnology Readness Level, criada pela NASA. A TRL é uma métrica mundial que mede o grau de maturidade de uma tecnologia aplicada em projetos. Como parte da abordagem foram criados instrumentos complementares - gráficos e um relatório de evidências para apoiar o processo de avaliação.

Livro ODS performance

Educational Model ML-SAI: Mobile Learning and Flipped Classroom

Ernane Rosa Martins
Luís
Borges Gouveia


February
2020
Lambert Academic Publishing
105 pages, dimensions (cm): 2,4 x 21 x 15

ISBN: 978-620-0-56527-3

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The current education presents the third wave of technology called Mobile Learning (m-learning), characterized by the use of portable equipment, the global mobile user, ubiquitous connectivity, device independence and computing environment available anywhere and at any time. In this book proposes the ML-SAI, a pedagogical model for mobile learning activities, aimed at contributing orientation, planning and carrying out educational activities through mobile devices, based on the theory of Flipped Classroom (FC). In this theory, content is studied at home with the aid of technology and school students take your questions and share their learning with teacher aid, directing and performing feedback, using activities such as projects, experiments, discussions, group activities, research, among others. Therefore, the model has a differential the fact to integrate online learning with classroom, relating two current teaching approaches, m-learning and FC.

flippedclassroom_book

Governação e Smart Cities. Estudo do Porto

Amaro Correia
Luís
Borges Gouveia


Setembro
de 2019
Chiado Editora
471 páginas, dimensões (cm): 3,1 x 22 x 14

ISBN: 978-989-52-6487-2

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Resultado de um projeto de doutoramento, a presente obra defende a necessidade de considerar bem mais do que a tecnologia para o desenho de uma cidade inteligente (Smart City). É tomado o caso da cidade do Porto e a sua história recente, desde o período de 1985, com a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia, atual União Europeia. Neste contexto é realizada uma reflexão que projeta o futuro da cidade e o discute, tendo por base uma análise dos mandatos que governaram a cidade e os marcos de desenvolvimento que foram sendo acrescentados para tornar a cidade, tal como ela é hoje: uma marca global e um forte destino turístico.

Capa CI Porto

Sala de Aula Invertida utilizando Mobile Learning

Ermane Rosa Martins
Luís
Borges Gouveia


Julho de 2018
Novas Edições Acadêmicas
108 páginas, dimensões (cm): 1 x 23 x 15

ISBN: 978-613-9-64756-9

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O mobile learning é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis contribuem para a aprendizagem. Este livro apresenta algumas atividades de ensino e aprendizagem, utilizando o modelo da Sala de Aula Invertida (SAI), combinados com o uso dos dispositivos móveis dos próprios alunos, sendo estas realizadas no Instituto Federal de Goiás Câmpus Luziânia. As coletas e análises de dados foram promovidas com abordagens qualitativas e quantitativas. Como resultado detectou-se várias características significativas, tais como: interatividade, mobilidade, trabalho em equipe, aprendizagem em contextos reais, maior colaboração, entre outras.

Sala de aula invertida

O Digital nas Instituições de Ensino Superior

Andréa Cristina Marques de Araújo
Luís
Borges Gouveia


Agosto de 2017
Publit Soluções Editoriais
156 páginas, dimensões (cm): 1,4 x 21 x 15,5

ISBN: 978-85-525-0002-5

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Nós estamos vivendo o período histórico no qual se opera a mais radical das revoluções já experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude como em profundidade. Essa revolução caracteriza-se simultaneamente por uma série de avanços no conhecimento científico e pelo desenvolvimento imediato de aplicações desses novos conhecimentos à produção e circulação de bens.

Estas mudanças, com o acrescento do digital, dos computadores e das comunicações, vem trazendo a necessidade de mudar o modo como lidamos com a ciência e tecnologia na sociedade e em particular na educação e na sala de aula. Este é o ponto de partida para a discussão da educação presencial no Brasil e, em particular, no Estado do Pará.

 

Contribuições para a discussão de um modelo de Governo Electrónico Local para Angola

Pereira Alfredo
Luís
Borges Gouveia


Fevereiro de 2015
Kwigia Editora
252 páginas, dimensões (cm): 2,1 x 21 x 155

ISBN: 978-989-99332-0-0

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Este texto apresenta uma proposta para a adopção do governo electrónico para opoder local que tem em consideração a realidade Angolana. O texto resulta dosesforços realizados no doutoramento do primeiro autor.

O trabalho consiste na discussão dos conceitos associados com o estudo da área do governo electrónico e com uma recolha de dados realizada por questionário que se propõe retratar a situação actual para reflexão sobre os caminhos futuros do uso das tecnologias de informação ao serviço do cidadão e dos serviços públicos. É ainda apresentado um modelo para a adopção do Governo Electrónico Local para o contexto de Angola.

 

Governo Electrónico Local no contexto de Angola

Web 2.0 and Higher Education. A psychological perspective

Luís Borges Gouveia
Luis Cunha

February, 2015
Lambert Academic Publishing 
370 pages, dimensions (cm): 2,4 x 21 x 15

ISBN: 978-3-659-68346-6

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The emergence of Web 2.0 tools made the creation of online contents much easier. This evolving concept emphasizes the fact that the user can now easily participate in the delivery of Web contents. The work presents two empirical studies within the higher education context. The first study aims to understand faculty’s perceived usefulness of Web 2.0 tools for teaching practices. It gathers the opinions of 681 teachers from 11 institutions. The integrative models generated revealed that attitudes and self-efficacy were found positive predictors of faculty’s intentions to use, and actual using Web 2.0. Social norms were found influential in faculty’s intention to use Web 2.0, but faculty members were only significantly influenced by their peers, and not by their superiors, nor by their students. The second study was performed with the student population. It draws from a sample of 550 students on five institutions. In the integrative models shown that students’ attitudes and intentions to use of Web 2.0 to supplement their in-class learning were positively affected by social self-efficacy, identity collective self-esteem, and the dimension of self-concept labeled impulsivity / activity.

Web 2.0 and Higer Education 

Gestão da Informação em Museus: uma contribuição para o seu estudo

Paula Moura 
Luís Borges Gouveia

 

Janeiro de 2015
Edições Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável 
132 páginas, dimensões (cm): 1,1 x 21 x 15

ISBN: 978-989-99013-8-7

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Este texto pretende dar um contributo para a gestão da informação em Museus, introduzindo as diferentes tipologias de informação que lhe estão associadas, bem como as necessidades de identificação, as normas e os procedimentos para o seu tratamento. O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito cultural é explorado, na medida em que o digital representa um valor acrescentado para as organizações e potencia a integração de todas as tipologias informacionais, agilizando o seu tratamento, controlo, acesso e disponibilização da informação.

Gestão da Informação em Museus

Repensar a Sociedade da Informação e do Conhecimento no Início do Século XXI

Organização e Coordenação
José Dias Coelho
António Simões Monteiro
Francisco Tomé
Henrique Mamede
José Gomes Almeida
Luís Pinto
Luís Vidigal
 

Participação como autor: Luís Borges Gouveia
Obra coletiva de 62 autores

Setembro de 2012
Edições Sílabo
384 páginas, dimensões (cm): 2 x 24 x 17

ISBN: 978-972-618-695-3

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A APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação) organiza desde 2002 um encontro de reflexão sobre o futuro da sociedade da informação e do conhecimento focado em temas que, em cada ano, apresentavam maior acuidade, interesse ou preocupação para o futuro.
Este livro, com um objetivo de síntese e de registo histórico, reúne o conjunto de pensamentos e reflexões produzidos por personalidades relevantes nos dez fóruns já realizados.

 

Ciência da Informação: contributos para o seu estudo 

Judite A. Gonçalves de Freitas (dir)
Luís Boges Gouveia
(eds)
António Borges Regedor
 (eds)

 

Junho de 2012
Edições Universidade Fernando Pessoa
294 páginas, dimensões (cm): 1,5 x 21 x 14,8

ISBN: 978-989-643-090-0

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Ciência da Informação: contributo para o seu estudo é um conjunto de ensaios que reúne o núcleo de matérias essenciais à compreensão do contexto de desenvolvimento desta hodierna área do saber. Explicam-se conceitos, instrumentos metodológicos e procedimentos técnicos indispensáveis às boas práticas de organização, gestão, disponibilização, acesso e uso de serviços nas unidades de informação e de documentação (Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus). O livro visa sistematizar e consolidar conhecimentos em áreas disciplinares específicas da CI, dividindo-se em oito capítulos e um glossário dos termos mais usuais na disciplina, imbuído de uma perspetiva, intencionalmente, científico-pedagógica. Pretende-se dar a conhecer de forma despretensiosa o conjunto de temas e problemas da Ciência da Informação moderna, oferecendo, uma abordagem multidisciplinar, contígua e rigorosa, uma visão geral das problemáticas envolventes, conjugando-a com a apresentação das principais dimensões a ter em conta na organização das unidades de informação.

 

A virtual environment to share knowledge
A visualisation design  to support collaborative learningA visualisation design  to support collaborative learning

Luís Borges Gouveia

 

February, 2009
VDM - Verlag Dr. Muller
356 pages, dimension (cm): 2,3 x 22 x 15

ISBN: 978 3 639 12986 1

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Many developments were introduced for presenting information using digital visualisation techniques, including 3D interactive visualisations and virtual environments. Additionally, the way a group of people shares information about the meanings of concepts can be considered as an important issue for knowledge sharing. However, visualisation potential for representing and exploring knowledge has not yet been totally explored. This work proposes a general structure for knowledge sharing to represent knowledge that allows a group of users to share concept meanings and their relations, and to organise information about a specific knowledge context. The development and evaluation of a prototype is presented. An empirical study conducted suggests that users were able to specify structures for knowledge sharing, using the prototype to explore and enhance the structure. The prototype can also be used as tool for collaborative learning. The work offers a structured approach to how 3D visual representations, as virtual environment setting, can be used to support collaboration. It also present how to evaluate them and reports the algorithms used to the prototype visual rendering process.

 

Gestão da Informação na Biblioteca Escolar
Margarida Bairrão 
Luís Borges Gouveia


 

Março de 2007
Edições GestKnowing
193 páginas, dimensões (cm): 1,2 x 21 x 15

ISBN: 978-989-95330-0-4

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O texto, organizado em cinco capítulos, teve uma maturação de cerca de três anos e origem num trabalho académico. Na sequência do seu uso para formação, foi sendo sucessivamente alterado de modo a constituir um manual de operacionalização de como gerir a informação de uma biblioteca escolar.
Adicionalmente, o livro pretende contribuir para o fortalecimento das metodologias de apoio a todos os que desejam, no contexto do seu trabalho, gerir a informação de uma biblioteca. Em especial, destina-se a professores e profissionais inseridos numa Instituição educacional que necessitem de estar em contacto com a biblioteca escolar. 

 

Negócio Electrónico - conceitos e perspectivas de desenvolvimento

Luís Borges Gouveia


Livro I - Colecção Negócio Electrónico

Dezembro de 2006
SPI - Principia
160 páginas, dimensões (cm): 1,2 x 24 x 17

ISBN: 972 8589 62 X

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A obra apresenta uma dupla perspectiva sobre o Negócio Electrónico (NE). O primeiro capítulo toma uma perspectiva do utilizador e cliente, relatando diversos episódios onde o NE foi de especial utilidade. Os restantes 4 capítulos apresentam o NE na perspectiva da organização e de quem pretenda empreender uma iniciativa nesta área.
Trata-se de uma obra introdutória, de leitura fácil, para uma primeira abordagem para quem pretenda desenvolver iniciativas de NE ou ser um seu utilizador informado.

 

Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação
Nuno
Magalhães Ribeiro
Luís Borges Gouveia
Paulo Rurato
 
Rui Moreira

 

2ª Edição
Fevereiro de 2005
Edições Universidade Fernando Pessoa
302 Páginas, Dimensões (cm): 1,7 x 25,5 x 20

ISBN: 972 8830 30 0

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Os autores propõem uma visão clara, integrada e aplicada dos conceitos e tecnologias informáticas que sustentam as competências imprescindíveis no âmbito da Sociedade da Informação. O livro inclui um texto de introdução sobre as tecnologias de informação. São também introduzidas ferramentas associadas às competências fundamentais ao nível das aplicações de produtividade, incluindo o processamento de texto, as folhas de cálculo, as apresentações multimédia, e breves noções sobre redes informáticas, nomeadamente a Internet e os seus serviços que esta disponibiliza.

 

O local e-government: a governação digital na autarquia 

Luís Borges Gouveia


Livro V - Colecção Inovação e Governância nas autarquias

Dezembro de 2004
SPI - Principia
128 páginas, dimensões (cm): 1 x 24 x 17

ISBN: 972 8589 41 7

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Com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação e com a sua crescente utilização nas mais diversas actividades humanas, as autarquias e o poder local não poderiam deixar de seguir as tendências gerais de um progressivo e irredutível caminho para o uso intensivo do computador, das comunicações e do recurso ao digital. É precisamente no âmbito da Sociedade da Informação e do crescente recurso ao digital que o local e-government se enquadra.

Sistemas de Informação de Apoio à Decisão

Luís Borges Gouveia
João Ranito

 

Livro VII - Colecção Inovação e Governância nas autarquias

Dezembro de 2004 
SPI - Principia
96 páginas, dimensões (cm): 1 x 24 x 17

ISBN: 972 8589 43 3

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A função Sistemas de Informação é essencial para garantir o normal fluxo de informação nas organizações. Actualmente e face à Sociedade da Informação, a importância dos sistemas de informação é acrescida, quer do ponto de vista da organização, quer do ponto de vista dos seus profissionais. Desde o suporte ao fluxo da informação, à facilidade de acesso e recolha de informação e aos mecanismos para a sua partilha, as organizações têm no sistema de informação um aliado. Também nas autarquias, os sistemas de informação se tornam estratégicos, pelo que importa discutir os seus conceitos, utilização e impacto.

 

Sociedade da Informação: balanço e implicações

Luís Borges Gouveia
Sofia Gaio (orgs.)
 

 

Junho de 2004
Edições Universidade Fernando Pessoa
332 Páginas, Dimensões (cm): 2 x 26 x 20

ISBN: 972-8830-18-1

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A Sociedade da Informação, enquanto entendida como uma sociedade que recorre nas suas interacções predominantemente ao digital, possui inúmeras e variadas designações: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Sociedade do Conhecimento, Sociedade do Conhecimento e Inovação. Apesar desta heterogeneidade conceptual existe um factor comum: o recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação.
Neste livro focalizam-se as Tecnologias de Informação e Comunicação, não na perspectiva tecnológica mas antes nas suas implicações na forma como se vive o território, se aprende, se comunica e se interage.
Oriundos de diferentes áreas de especialidade, mas com uma preocupação comum, membros da comunidade científica e empresarial aceitaram em conjunto o desafio de organizar um fórum de discussão que, centrado na problemática da Sociedade da Informação, realize um balanço e análise das implicações em áreas tão diversas como as sociais, as tecnológicas e as estéticas que resultam da crescente utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e do cada vez mais comum suporte digital em que a informação se encontra disponível e, talvez mais importante, é acedida e partilhada.

 

Readings in Information Society

Luís Borges Gouveia
Sofia Gaio (orgs.)
 

 

April of 2004
Fernando Pessoa University Press
300 Pages, dimensions (cm):  2 x 21 x 15

ISBN: 972-8830-14-9

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For the last twenty years, Information and Communication Technologies have been taken as the main evidence for a new way of doing old things that emerges in everyday activities. Since then, a number of authors and institutions take a considerable amount of energy in delivering services, applications and even studies that demonstrate the existence of a true Information Society with a new order for dealing with the individual, the group and the community. This implies a number of changes that, even today; we still need to discover both the extent and the implication of what will be their real impact.
This book results as one of these studies that intends to promote the discussion on how Information Society will affect our life. The book is organised into three parts: Digital Cities, which deals with territory impact; Education and Learning, which deals with one of the most important human abilities, and the last part concerns with Economics and Communities who presents a number of positions from authors all over the world about how Information Society may impact on activities as diverse as technology use, e-commerce, enterprise creation, World Wide Web use, and tourism.

 

Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação

Nuno Magalhães Ribeiro
Luís Borges Gouveia
Paulo Rurato
 

 

Outubro de 2003
Edições Universidade Fernando Pessoa
279 Páginas, Dimensões (cm): 1,6 x 26 x 20

ISBN: 972-8830-04-1

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Este livro tem como objectivo principal apresentar uma visão clara, integrada, fundamentada e aplicada dos conceitos e tecnologias informáticas que sustentam as competências imprescindíveis no âmbito da Sociedade da Informação. O livro principia por classificar e caracterizar os computadores, quer ao nível dos seus componentes internos quer dos periféricos, seguindo-se uma introdução às ferramentas essenciais do sistema operativo em ambiente gráfico. Desenvolvem-se igualmente as competências fundamentais ao nível das aplicações de produtividade, incluindo o processamento de texto, a realização de análises de dados com base em folhas de cálculo, a comunicação por meio de apresentações multimédia, e a comunicação recorrendo a redes informáticas, nomeadamente à Internet e aos serviços que esta disponibiliza. O livro conclui com uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de novas competências no enriquecimento individual para a Sociedade da Informação.

 

Cidades e Regiões Digitais: impacte nas cidades e nas pessoas

Luís Borges Gouveia (organizador)

Setembro de 2003
Reimpressão em 2005
Edições Universidade Fernando Pessoa
300 Páginas, Dimensões (cm): 2 x 21 x 15

ISBN: 972-8830-03-3

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Neste início de século, procuram-se novas formas de reinventar velhas organizações. Com o advento e vulgarização das Tecnologias de Informação e da Comunicação surgem novas oportunidades de trabalhar, aprender, colaborar e de nos divertirmos. Cada indivíduo é confrontado com questões como a produtividade, a necessidade de gerir informação e a pressão para fazer melhor, mais depressa e mais barato. No que respeita ao governo local e à organização do território, existe um conjunto de iniciativas denominadas por Cidades e Regiões Digitais que visam dotar cada região de uma infra-estrutura digital que possibilite ao cidadão o acesso e utilização de tecnologias de modo a satisfazer "em modo digital" as necessidades do seu dia a dia. O livro Cidades e Regiões Digitais, uma das primeiras obras em língua portuguesa sobre esta temática, introduz algumas das questões e desafios que se colocam no âmbito da Sociedade da Informação. Com a participação de investigadores de diferentes Universidades nacionais, a obra aborda temas tão diversos como Cidades e Regiões Digitais, Cidades Digitais, Governo Electrónico, Governo Electrónico local, Autarquias Digitais, Sociedade da Informação, Democracia Electrónica, Informação e Cidadania, Comunidades, Comunicação, Tecnologias de Informação e da Comunicação.

 


Página criada (created) 19 de Outubro de 2003
Actualizada (updated):  5 / 1  / 2024