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Luís Borges Gouveia http://homepage.ufp.pt/lmbg
Full Professor (UFP, Porto, Portugal)
lmbg@ufp.edu.pt | luis.borges.gouveia (skype) |
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Compliance Fiscal. Contabilidade, Auditoria e Tributos com foco na prevenção de riscos
João Arlindo Gusmão
Outubro de 2024 ISBN: 978-65-5387-362-9 Uma arrecadação justa é a que tem em consideração um esforço repartido de indivíduos e organizações, dos diferentes setores e áreas de atividade, tendo em consideração os interesses e as estratégias que forem consideradas, a cada período, pela liderança política das estruturas públicas. Que seja eficiente, assegurando um equilíbrio entre o esforço solicitado e a capacidade de a sociedade e os territórios realizarem todo o seu potencial, garantindo uma repartição de meios que seja adequada e que permita, além do funcionamento, os necessários investimentos para fazer futuros. No seu todo, é pretendido que seja eficaz, de modo a repartir o esforço de forma justa e eficiente, por todos os envolvidos e com o máximo de transparência e conhecimento, de modo a garantir que o sistema seja sustentável e socialmente aceito. Em complemento, tomando em consideração o contexto digital, que potencializa a organização em rede e fomenta a disponibilidade de informação. Assim, a elevada conectividade também promove a circulação de dados e o seu aumento, com uma ainda maior velocidade em que o controle de atividade econômica tem de ser assegurado, quer pelos diferentes operadores, quer por quem tutela o território. Neste cenário de um mundo mais complexo e digital, acresce a pressão de automação e o recurso a tecnologias como a inteligência artificial. Se considerarmos a contabilidade na sua forma mais tradicional, logo nos apercebermos do potencial impacto que se pode esperar e da crescente importância das dimensões de análise e de controlo para assegurar o valor e relevância desta atividade. Os especialistas são confrontados com desafios e problemas concretos e, em boa verdade, são primeiros protagonistas em assegurar precisamente a dimensão de uma arrecadação justa e eficaz, de que os diferentes capítulos desta obra fazem homenagem e que interessa aos territórios e às comunidades e, por essa via, também a todos os indivíduos e organizações envolvidas. Em verdade, são estes profissionais, associados com a informação contábil e fiscal, os primeiros protagonistas em assegurar precisamente a dimensão de uma arrecadação justa, eficiente e eficaz, de que os diferentes capítulos desta obra fazem homenagem. É neste contexto de missão que a obra Compliance Fiscal: Contabilidade, Auditoria e Tributos com foco na prevenção de riscos, se insere e que passamos a apresentar.
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Ciências Empresariais: Desafios, Aplicações e Tecnologias
Paulo Sérgio Araújo
Setembro de 2024 ISBN: 978-65-5387-350-6 As organizações empresariais enfrentam desafios complexos e dinâmicos na busca por soluções inovadoras e eficientes para o ambiente corporativo em tempos voláteis. Com a rápida evolução das tecnologias, da sua exploração e da complexidade dos mercados, as empresas são constantemente pressionadas a se adaptar e a se reinventar para se manterem competitivas. As empresas precisam integrar tecnologias emergentes e práticas de gestão para melhorar a eficiência e a produtividade de modo a se manterem competitivas ou de modo a alargar as suas ambições. Isso inclui a implementação de inteligência artificial, big data e automação, que transformam processos operacionais e estratégias de negócios. No entanto, a adoção dessas tecnologias exige não apenas investimentos significativos, mas também a superação de resistências culturais e a formação de uma força de trabalho qualificada. Constituído por 10 capítulos, este livro reúne uma série de estudos e pesquisas que abordam temas do cotidiano das empresas e inspiram práticas inovadoras nos processos de liderança, comunicação, avaliação de ações para prospectar resultados eficientes, implementação de regimes especiais de recuperação judicial em tempos de crise, mediação empresarial, impacto da pandemia da Covid-19 na economia brasileira, processos de transformação digital em instituições financeiras, na educação e a necessidade de proteção no ciberespaço em um contexto de digitalização crescente. Esta obra nos convoca para uma reflexão mais aprofundada sobre os desafios que as empresas debatem atualmente.
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Postulados para uma Educação a Distância: uma tese para um curso de Teologia
Italu Colares de Oliveira
Janeiro de 2024 ISBN: 978-68-272-0244-8 As novas interfaces de mídia – tanto os tradicionais de Interface do Sistema Operacional e Aplicações de Software (HCI) e o que o autor chama de “interfaces culturais” – as interfaces entre o usuário humano e dados culturais. É a partir daqui que o homem consome educação, na mídia virtual. Ocorre que, adquirir conhecimentos de Teologia jamais será uma contraindicação. A educação pode ser feita através de redes, pois as redes funcionam por afetos e interesses comuns. Passaremos a analisar tal fenômeno. Os sistemas educativos, comunicação, formatos de trabalho, relações familiares, imaginário, entidades, organizações políticas têm um forte caráter estético, embora abordado em vários matizes em um mundo agora globalizado pela internet. Um tipo diferente de ecologia cognitiva vem se instalando com a multiplicação de possibilidades tecnológicas, sobretudo para áreas pobres e inacessíveis do interior da Amazônia, por exemplo, onde a comunicação por barco é intensa e pode formar estudantes de enorme qualidade cultural. Podem ser criados sistemas de ensino à distância através da modelagem de um ambiente virtual, representando uma sala de aula (ou uma escola), onde seus participantes (professores e alunos) relacionam-se por intermédio de seus respectivos avatares. O ensino à distância relaciona-se ao desenvolvimento de interfaces que possibilitem o relacionamento entre seus usuários. Atualmente, os meios utilizados para tal relacionamento variam desde comunicação assíncrona, tais como correio eletrônico e listas de discussões, até sistemas mais sofisticados que utilizam a comunicação sincronizada, envolvendo áudio e vídeoconferência, chats textuais, a plataforma Moodle, além de recursos de multimídia, principalmente através da www. O uso de ambientes virtuais com multiusuários em sistemas de ensino à distância permite aos participantes interagirem no mais alto grau de naturalidade, pois através do ambiente é possível a comunicação visual, e até mesmo oral, textual por exemplo pelo e-mail do site. Contribui para a compreensão e reflexão das novas dinâmicas socioculturais e econômicas, promovidas pela digitalização das tecnologias de comunicação, especialmente as midiáticas, na EAD e em nosso estudo de caso de uma aula de teologia. As faculdades e universidades se moldaram conforme as instituições de ensino do século XIV. O trabalho desenvolvido e descrito neste documento, aborda o conceito geral da Educação a Distância (EaD), tendo como objetivo a sua aplicação em seminários e faculdades teológicas no Brasil. O estudo realizado teve por base minha experiência de anos de docência no ensino superior, na modalidade EaD, em seminários e faculdades teológicas. Será abordada a necessidade da criação de um programa de Teologia para a população menos favorecida financeiramente e que almeje este conhecimento. Para refletir sobre o tema serão analisados dados e sensos demográficos, que expõem as condições sócioeconômicas da comunidade evangêlica no Brasil, assim como também o nível cultural desse público. Os referenciais teóricos utilizados para a produção do referido programa que favorecerão às pessoas de baixa renda e baixa compreensão intelectual, que desejam atuar no oficio religioso Por fim, será demonstrado o processo do programa, assim como a estrutura do mesmo.
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Reflexões sobre a Educação: desafios do nosso tempo
Paulo Sérgio Araújo
Outubro de 2023 ISBN: 978-65-5387-184-7
A obra Reflexões sobre a Educação: desafios do Autores nosso tempo, propõe
apresentar temáticas intrínsecas aos processos educacionais e seus atores.
O investimento realizado em cada capítulo é o de promover uma reflexão
acerca de um contexto específico associado à educação: a escola, os
desafios da educação e os processos de ensino e aprendizagem direcionam a
reflexão.
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Transparência Governamental. Uma análise da interação entre dois polos: governo e povo
Emerson Carvalho de Lima
Outubro de 2023 ISBN: 978-65-5387-212-7 A obra Transparência Governamental. Uma análise da interação entre dois polos: governo e povo, propõe uma reflexão sobre a transparência da gestão governamental. Com base no caso e experiência do Estado do Ceará é proposta uma reflexão associada com o fornecimento de informação sobre aatividade governmental ao cidadão. A disponibilização de informação pode ser qualificada com a efetivação de modelo de interação que incentive a população a acompanhar o que acontece com os recursos públicos. O cidadão deve ser o alvo dos benefícios das tecnologias de informação. Neste contexto, é proposto um modelo operacional que contribua para a interação entre o governo e os cidadãos nos processos de acesso e uso do portal da transparência do Estado do Ceará. Foram ainda analisadas as formas que promovam a participação e o envolvimento dos cidadãos em função da informação disponibilizada no portal da transparência de modo a lidar com a dificuldade de interação entre os dois polo: governo e povo. Em complemento, este trabalho discute os cenários politico, económico, social e cultural como vetores que impactam o nível educacional em tecnologias de informação e comunicação da população e, por conseguinte, a sua capacidade de contribuirem para uma parceria e fiscalização do governo.
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Reflexões da Educação Contemporânea
Paulo Sérgio Araújo Julho de 2023 ISBN: 978-65-5387-168-7 [...] a educação contemporânea lida com a crescente diversidade cultural e social dos alunos. É fundamental promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, garantindo que todos os estudantes, independentemente de sua origem étnica, socioeconômica ou deficiências, tenham acesso a uma educação de qualidade. Outro desafio importante é a integração das novas tecnologias na sala de aula. As tecnologias digitais estão nos conectando cada vez mais e podemos acessar, disponibilizar conteúdos no intuito de compartilhar e cocriar novos cenários de aprendizagens. Neste sentido, educadores precisam se adaptar a essas mudanças, incorporando-as de maneira eficaz em suas práticas pedagógicas. Isso inclui o uso de recursos digitais, como computadores, tablets e aplicativos, bem como a promoção de habilidades digitais. Além disso, a educação contemporânea precisa repensar seus métodos de avaliação. O foco tradicional em testes expressivos e notas nem sempre refletidos como habilidades e conhecimentos dos alunos. É necessário adotar formas mais abrangentes e ativas de avaliação, que levem em consideração a capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento de maneira prática e criativa. Por fim, a formação e valorização dos professores também é um desafio crucial. Os funcionários desempenham um papel fundamental na educação contemporânea, e é essencial investir em sua formação contínua, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e reconhecendo sua importância na sociedade. É nesse cenário que emerge a necessidade de reflexão a respeito da educação contemporânea e os desafios que lhe são colocados. Os textos apresentados nesta obra são um excelente testemunho, em especial direcionados para os desafios da inclusão, da alteridade e equidade associados aos conteúdos que contam nos 9 capítulos que compõem este livro. Tem a finalidade de contribuir com os educadores, que, independentemente da nacionalidade, poderão conhecer e acessar informações das mais variadas partilhas de experiências e pesquisas acadêmicas.
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Maria de Lourdes Carvalho Junho de 2023 ISBN: 978-65-5387-162-5 A obra tem como objeto a Partilha do Conhecimento. O ponto focal está ancorado na proposição de um modelo de Gestão do Conhecimento (GC) suportado em Ba. Para tanto, torna-se necessário mapear e analisar os instrumentos de partilha de conhecimento nos processos internos da organização em estudo, bem como, devem ser geridos os óbices – entendidos aqui como problemas – que surgem nesses processos. Conforme destaca Drucker (2000), a ausência de um modelo de Gestão do Conhecimento em uma organização pode configurar problemas de interação, integração e sinergia, refletindo na sua competitividade e sustentabilidade no mercado. Em complemento, identificar a percepção sobre a Gestão do Conhecimento (GC) por parte dos colaboradores da organização é fundamental para compreender o entendimento destes sobre os fluxos do conhecimento na organização. O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, portanto, uma organização não pode criar conhecimento por si mesma, sem os indivíduos. É muito importante que a organização apoie e estimule as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos e que proporcione os contextos apropriados para elas (Nonaka e Takeuchi, 2009). O conhecimento necessita de um contexto para que seja criado, pois necessita de um determinado espaço e tempo (Hayek, 1945, cit. in Nonaka e Takeuchi, 2009, p.99). Koselleck (2006), no seu aclamado livro Futuro Passado, expõe com maestria a ideia de tempo ao explicitar que o tempo aqui, não é tomado como algo natural e evidente, mas como construção cultural que, em cada época determina um modo específico de relacionamento entre o já conhecido e experimentado como passado e as possibilidades que se lançam ao futuro como horizonte de expectativas (Koselleck, 2006, p.9). O conhecimento não existe apenas na cognição de uma pessoa. Ao contrário, é criado em ações localizadas. Por esta razão, o processo de criação do conhecimento é, necessariamente, específico ao contexto em termos de tempo, espaço e relacionamento com outros. O conhecimento não pode ser criado no vácuo, necessita de um lugar onde a informação receba significado através da interpretação para se tornar conhecimento (Nonaka e Toyama, 2009). A proposta do EPACOBA, acrônimo de Espaço de Partilha do Conhecimento em Ba, é um modelo conceitual desenvolvido pela autora do livro que se apresenta, e apoia-se no conceito de Ba, que significa “lugar”.
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A participação colaborativa na empresa: contribuições da administração e do digital
Paulo Sérgio Araújo
(organizadores)
Junho de 2023 ISBN: 978-65-5387-177-9
É com enorme satisfação que prefaciamos esta obra que reune 10 textos sobre as questões dos dados, do digital, do seu uso e da sua exploração em função de uma participação colaborativa na empresa. O objetivo maior é o de garantir maior eficácia, cumprindo os objetivos nos quais as organizações se propõem, assegurando o máximo de eficiência, de modo a utilizar o mínimo de recursos possíveis. Neste contexto, os autores partilharam a sua experiência e o resultado dos seus projetos e reflexões, proporcionando um testemunho de como o conhecimento pode ajudar na realização de melhores organizações, sendo capaz de aportar valor e lidarem com os crescentes desafios de um contexto cada vez mais sofisticado e complexo.
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Educação em Transformação: aprendizagens em diferentes contextos
Paulo Sérgio Araújo
(organizadores)
Março de 2023 ISBN: 978-65-5387-123-6
Os capítulos abordam os impactos da educação inclusiva no sistema educacional brasileiro. Os autores dissertam sobre as agruras enfrentadas pelos alunos com NEE, sobre as dificuldades experimentadas pelos educadores e apontam caminhos para um futuro mais equânime e promissor para a educação no Brasil. Escrevem nesta obra: Adriana Leão, Ailton Carvalho Silva, Ana Paula Antunes Alves, Ana Rodrigues da Costa, Carla de Jesus Pereira Santos, Cione dos Santos Vieira, Clara Rodrigues do Carmo, Dalva Lilian Cordeiro Cantidio, Dionete Braga de Araújo Belo, Elaine Lavezzo, Ernesto Ulysses Ferreira dos Santos, Fátima Paiva Coelho, Isabel Silva, Lidiane dos Santos Pereira, Maria Luísa Saavedra, Marianne da Cruz de Carvalho, Maria-Raquel G. Silva, Suemy Braga Rodrigues dos Santos, Susana Marinho e Valmira Carneiro Martins.
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Método e Infocomunicação: introdução à dinâmica quadripolar
Luís Borges Gouveia
Prefácio Maria Érica d Oliveira Lima
Março de 2023 ISBN: 978-65-5387-147-2
A obra propõe uma incursão no uso e exploração do Método Quadripolar no contexto da Ciência da Informação e das problemáticas que resultam do atual contexto do Digital na atividade humana. Organizado em oito capítulos, apresenta o Método Quadripolar, faz um levantamento do seu uso em trabalhos de pós-graduação no Brasil e em Portugal e inclui uma entrevista com o seu proponente principal, Jacques Herman. Explora as propostas mais recentes da Ciência da Informação, associadas com o Digital e a Infocomunicação, pelo envolvimento também dos seus proponentes que assim, discutem a relevância epistemológica da Ciência da Informação, indicando a plausibilidade do método quadripolar na condição de ferramenta essencial para o nosso tempo.
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Administrando Valor e Desenvolvimento para as Organizações
Paulo Sérgio Araújo
Prefácio do Dr. André Gusmão Janeiro de 2023 ISBN: 978-65-5387-105-2 A presente obra, Administrando Valor e Desenvolvimento para as Organizações, propõe 10 textos que apresentam testemunhos competetentes de como aportar valor para o desenvolvimento humano, no contexto das organizações. A informação, a inovação, o empreendedorismo, a tecnologia, mas também a gestão, o ambiente, a indústria e os recursos humanos, ou mesmo a questão do tributário, da arrecadação e da trasnparência são temas que se integram de modo a contribuir para o conhecimento e estado da arte de como poderemos melhorar as nossas organizações e fazer futuros que nos fortaleçam.
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Gestão da Informação para Transformação Digital
Luís Borges Gouveia
Janeiro de 2023 ISBN: 978-65-5387-096-3
A presente obra resulta de um conjunto
selecionado dos trabalhos apresentados no evento realizado em
Julho de 2022, na Universidade Fernando Pessoa, no contexto do seu
programa de doutoramento em Ciência da Informação, especialidade de
Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação.
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Educação em Diferentes Contextos: o Digital e a Inclusão
Paulo Sérgio Araújo
Janeiro de 2023 ISBN: 978-65-5387-095-6
A educação está em transformação. Cenários
novos podem indicar a necessidade de maior plasticidade dos educadores e
educandos. Na perspectiva de um esforço mútuo, estratégias de aprendizagem
vêm sendo testadas e validadas. Novas configurações e contextos cada vez
mais distintos. Verifica-se uma exigência e uma flexibilidade, necessárias
para o nosso tempo. O uso do digital em suas diversas possibilidades,
indicam que a transposição de conteúdos se mostram eficientes do ponto de
vista de disponibilização. No entanto, ainda há o desafio do acesso, da
interpretação, da compreensão. Habilidades essenciais para a passagem da
informação e para a construção do conhecimento pelos estudantes. Com o
intuito de oferecer informação para educadores, pesquisadores e o público
em geral, interessados em refletir e contribuir para a transformação
cotidiana da educação, por meio dos processos de ensino e aprendizagem, o
livro "Educação em diferentes contexts: o digital e a inclusão" apresenta
contribuições aplicáveis em sala de aula. Escrito por professores e
pesquisadores que atuam desde a educação básica ao ensino superior. As
duas partes desta obra: Perspectivas para Educadores e Perspetivas para
Educandos, reuniram conteúdos que indicam as possibilidades de ensino por
meio da partilha de boas práticas, envolvendo os diferentes cenários de
educação, no território brasileiro e português, com o uso de tecnologias
digitiasi e a preocupação com a construção de experiências, a partir da
educação inclusiva, o que justifica o uso do conceito de inclusão.
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Estudos sobre o digital e suas aplicações
Luís Borges Gouveia
Prefácio do Prof. Silvério Cordeiro Agosto de 2022 ISBN: 978-65-5387-069-7 O digital, enquanto suporte para o processamento, armazenamento e comunicação de informação está já generalizado no dia-a-dia da nossa sociedade. A sua emergência e aplicação cobre todos os setores de atividade humana e implica com o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Neste sentido, as aplicações do digital tem uma dimensão de fenómeno, marcadamente social e que importa aprofundar no esforço de compreender melhor o tempo que vivemos. A presente obra, seleciona um conjunto de 17 ensaios sobre o tema e que abordam esta problemática em diferentes dimensões. Este conjunto de textos está organizado em duas partes, focando o digital na sociedade e digital no ensino e aprendizagem. Num contexto atual marcado por enormes desafios, a reflexão de como tirar partido de melhores propostas para suportar a atividade humana, é ainda mais relevante e essa é a oferta que esta obra propõe ao leitor.
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Ciências Empresariais e sua aplicabilidade
Paulo Sérgio Araújo
Prefácio do Prof. Rogério Sá Ramalho Julho de 2022 ISBN: 978-65-5387-034-5 Os diferentes capítulos abordam alguns dos principais temas de estudo das Ciências Empresariais a partir de uma perspectiva aplicada – e com respaldo acadêmico – caracterizando-a como uma obra importante para área, contribuindo para uma maior aplicabilidade de conhecimentos acadêmicos para a solução de problemas concretos de nossa sociedade, indo ao encontro da constante busca por uma maior aproximação entre universidades, empresas e governos. Recomendo, fortemente, a leitura para todos aqueles que possuem interesse na área de Ciências Empresariais e seus impactos na sociedade, pois apresenta uma visão abrangente deste instigante campo de pesquisa, capaz de fortalecer o diálogo entre diversos setores da sociedade e engendrar novas possibilidades de atuação profissional, sob uma perspectiva prática e interdisciplinar. Afinal, conforme já destacava Norbert Wiener em 1970, são estas regiões fronteiriças da Ciência que oferecem as mais ricas oportunidades. Rogério Sá Ramalho (trecho do prefácio).
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Equidade, Cidadania e Educação Inclusiva
Paulo Sérgio Araújo
Julho de 2022 ISBN: 978-65-5387-032-1
Esta é uma obra composta de
diversas contribuições técnicas e de boas práticas, resultado do empenho de
pesquisadores e professores brasileiros e portugueses. O texto está
estruturado em três partes, de modo a cumprir o título do livro: Equidade,
Cidadania e Educação Inclusiva. Na primeira parte - Equidade - o leitor terá
a grata satisfação em encontrar, nos oito capítulos. contribuições e
indicações relacionadas com as tecnologias digitais desde a apresentação de
um modelo para a formação instrucionista dos professores para o uso do
digital na educação, com o intuito de desenvolver, o que os autores
intitulam de prontidão digital, passando por outros contributos oportunos
para o contexto da transformação digital na educação. A segunda parte
institulada - Cidadania, formada por seis capítulos, apresenta reflexões e
partilhas de experiências e propostas no âmbito social e educativo no
contexto brasileiro e português. Neste sentido, o leitor acessará a
conteúdos nas mais diferentes esferas e áreas de conhecimento. A terceira e
última parte, tem como título - Educação Inclusiva - com realce para a
convicção de que em algum momento da história, deixaremos de utilizar esta
expressão. Esse será o momento em que todas as formas de educação serão
constituídas pelo princípio ético da inclusão. Enquanto trilhamos esse
caminho, seguimos a divulgar e compartilhar, um conjunto de marivilhosas
experiências e modelos de boas práticas com este conteúdo. |
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Fellipe Matos Guerra
Junho de 2022 ISBN: 978-55-5387-030-7
Os autores buscaram apurar, por meio de uma investigação, as dificuldades
encontradas pelos contabilistas brasileiros e portugueses, ao enviarem
informações contábeis e fiscais para o Fisco. Participaram na pesquisa 681
contabilistas brasileiros e 217 contabilistas portugueses. A investigação,
que resultou na presente obra, contribuirá para a discussão acerca da
informação gerada e prestada pelas empresas, junto aos governos e aponta
as dificuldades encontradas pelos contabilistas em executar tais tarefas.
A gestão do E-Gov implementada nos países estudados e em diversos outros
países, deveria ficar atenta às dificuldades apresentadas neste livro, com
intuito de reduzir e simplificar as obrigações acessórias cntábeis e
fiscais das empresas, junto ao Fisco. |
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O Ensino Superior em Moçambique na Era Digital: um estudo com proposta de modelo
Gabriel Ismael Salimo
Março,
2022 ISBN: 978-613-9-80663-8
Esta obra apresenta um estudo com o objetivo de auxiliar na questão de
como uma Instituição de Ensino Superior (IES), no contexto Moçambicano,
pode dar resposta aos desafios do digital, de forma mais adequada,
equilibrada e coerente de modo a responder à necessidade de garantir uma
formação em quantidade e qualidade. Neste contexto foi realizada uma
recolha de dados e proposto um modelo que tira partido do digital para a
gestão da informação no contexto do ensino superior. |
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Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Tecnologia
Paulo Sérgio Araújo
Fevereiro,
2022 ISBN: 978-65-5387-000-0
A obra EMPREENDEDORISMO, RESPONSABILIDADE SOCIAL E TECNOLOGIA é composta
por 15 capítulos que, divididos em três partes, nos proporcionam uma
reflexão informada sobre as questões atuais com que nos confrontamos no
contexto do empreendedorismo e da responsabilidade social e qual o papel
que a tecnologia pode assumir como elemento central no aproveitamento das
oportunidades de negócio, com uma consciência coletiva e social. Vivemos
tempos de transição e grandes transformações que se anunciam num tempo
próximo. Assim, a consciência que formos capazes de desenvolver, será
certamente um auxiliar precioso na forma como poderemos contribuir para um
espaço mais humano, mais habilitado e íntegro. O presente livro oferece um
contributo para como se pode incluir de forma integrada, a tecnologia com
as preocupações de responsabilidade social e o empreender. |
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Reflexões sobre a Educação no Século XXI. Da tecnologia à Inclusão
Paulo Sérgio Araújo
Prefácio do Prof. José Francisco de Almeida Pacheco
Janeiro,
2022 ISBN: 978-65-89602-97-2
A obra REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, da tecnologia à
inclusão é composta por um prefácio do Prof. José Pacheco e 14 capítulos
que, divididos em duas partes, nos proporcionam uma viagem guiada que nos
convida a uma reflexão aprofundada sobre as questões da tecnologia e da
inclusão na educação. |
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Tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino superior: percepção numa IES em Belém do Pará
Andréa Marques de Araújo
Abril, 2021 ISBN: 978-65-89340-38-6
A presente edição deste livro é a publicação da tese de doutoramento
no Curso de Ciencia da Informação, especialidades em Sistemas, Tecnologias
e Gestão da Informação, defendida no dia 08 de janeiro de 2021, as 15 hs,
no salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, em Porto- Portugal,
orientada pelo Professor Doutor Luis Borges Gouveia Este estudo tem como
objetivo analisar junto dos profissionais da educação, professores e
coordenadores, da comunidade académica do CESUPA (IES) como a inserção das
tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem influenciar no
processo de ensino e aprendizagem. O estudo incidiu nas perceção sobre os
limites e possibilidades de atuação dos professores, na modalidade de
ensino superior presencial, oferecido por uma IES e procura identificar
aspectos que podem determinar o desempenho do professor associados com o
uso e exploração de meios digitais na educação superior e como estes podem
contribuir para a formação de uma Metodologia Educacional para o ensino
superior presencial. Para o efeito foi realizada uma pesquisa de campo em
quatro unidades físicas da comunidade académica do CESUPA. Os elementos
que formam a amostra relacionam-se com as características estabelecidas no
objetivo do estudo, tomando amostras não probabilísticas do tipo
intencional ou de seleção racional. A pesquisa optou pelo uso do
questionário junto dos profissionais da educação (professores e
coordenadores) da comunidade académica do CESUPA (IES). É levantado neste
contexto como requisito que a escola se proponha a desenvolver nos seus
alunos um pensamento ativo e crítico. Tal leva a uma cooperação entre
professor e alunos para que possa ser desencadeado um crescimento
intelectual dessa relação, com o professor a ter em consideração as
dificuldades de cada aluno. Adicionalmente é identificado o uso de jogos
eletrônicos como ferramenta pedagógica em diversas disciplinas nas IES,
por se tratarem de experiências lúdicas, divertidas, porém educativas e
com potencial para reduzir a lacuna entre o conhecimento teórico e prático
dos formandos e ajudar à inserção de profissionais mais preparados para o
mercado de trabalho. O estudo apresenta como contributo uma proposta de
abordagem para enquadrar o potencial das TIC nas IES tendo por base o
envolvimento de professores, alunos e coordenadores, numa abordagem de
melhoria incremental para os processos de ensino e aprendizagem. |
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Matriz de Valor e Relevância. Como avaliar a performance de organizações em relação aos ODS
Valéria Barros
ISBN: 978-65-86153-68-2
Avaliar o desenvolvimento sustentável corporativo e os impactos das
práticas adotadas pelas empresas para o progresso da sociedade e de nosso
planeta tem sido um grande desafio e no contexto do atual a pandemia do
COVID-19 fez com que a transformação digital das empresas fosse acelerada
e a sustentabilidade e do uso do capital consciente passaram a ser pontos
de grande atenção para empresas. |
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Educational Model ML-SAI: Mobile Learning and Flipped Classroom
Ernane Rosa Martins
ISBN: 978-620-0-56527-3 mais informação | more information The current education presents the third wave of technology called Mobile Learning (m-learning), characterized by the use of portable equipment, the global mobile user, ubiquitous connectivity, device independence and computing environment available anywhere and at any time. In this book proposes the ML-SAI, a pedagogical model for mobile learning activities, aimed at contributing orientation, planning and carrying out educational activities through mobile devices, based on the theory of Flipped Classroom (FC). In this theory, content is studied at home with the aid of technology and school students take your questions and share their learning with teacher aid, directing and performing feedback, using activities such as projects, experiments, discussions, group activities, research, among others. Therefore, the model has a differential the fact to integrate online learning with classroom, relating two current teaching approaches, m-learning and FC. |
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Governação e Smart Cities. Estudo do Porto
Amaro Correia
ISBN: 978-989-52-6487-2 Resultado de um projeto de doutoramento, a presente obra defende a necessidade de considerar bem mais do que a tecnologia para o desenho de uma cidade inteligente (Smart City). É tomado o caso da cidade do Porto e a sua história recente, desde o período de 1985, com a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia, atual União Europeia. Neste contexto é realizada uma reflexão que projeta o futuro da cidade e o discute, tendo por base uma análise dos mandatos que governaram a cidade e os marcos de desenvolvimento que foram sendo acrescentados para tornar a cidade, tal como ela é hoje: uma marca global e um forte destino turístico. |
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Sala de Aula Invertida utilizando Mobile Learning
Ermane Rosa Martins
ISBN: 978-613-9-64756-9 O mobile learning é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis contribuem para a aprendizagem. Este livro apresenta algumas atividades de ensino e aprendizagem, utilizando o modelo da Sala de Aula Invertida (SAI), combinados com o uso dos dispositivos móveis dos próprios alunos, sendo estas realizadas no Instituto Federal de Goiás Câmpus Luziânia. As coletas e análises de dados foram promovidas com abordagens qualitativas e quantitativas. Como resultado detectou-se várias características significativas, tais como: interatividade, mobilidade, trabalho em equipe, aprendizagem em contextos reais, maior colaboração, entre outras. |
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O Digital nas Instituições de Ensino Superior
Andréa Cristina Marques
de Araújo
ISBN: 978-85-525-0002-5 Nós estamos vivendo o período histórico no qual se opera a mais radical das revoluções já experimentadas pela humanidade, tanto em amplitude como em profundidade. Essa revolução caracteriza-se simultaneamente por uma série de avanços no conhecimento científico e pelo desenvolvimento imediato de aplicações desses novos conhecimentos à produção e circulação de bens. Estas mudanças, com o acrescento do digital, dos computadores e das comunicações, vem trazendo a necessidade de mudar o modo como lidamos com a ciência e tecnologia na sociedade e em particular na educação e na sala de aula. Este é o ponto de partida para a discussão da educação presencial no Brasil e, em particular, no Estado do Pará.
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Contribuições para a discussão de um modelo de Governo Electrónico Local para Angola
Pereira Alfredo
ISBN: 978-989-99332-0-0 Este texto apresenta uma proposta para a adopção do governo electrónico para opoder local que tem em consideração a realidade Angolana. O texto resulta dosesforços realizados no doutoramento do primeiro autor. O trabalho consiste na discussão dos conceitos associados com o estudo da área do governo electrónico e com uma recolha de dados realizada por questionário que se propõe retratar a situação actual para reflexão sobre os caminhos futuros do uso das tecnologias de informação ao serviço do cidadão e dos serviços públicos. É ainda apresentado um modelo para a adopção do Governo Electrónico Local para o contexto de Angola.
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Web 2.0 and Higher Education. A psychological perspective
Luís Borges Gouveia February, 2015 ISBN: 978-3-659-68346-6
The
emergence of Web 2.0 tools made the creation of online contents much
easier. This evolving concept emphasizes the fact that the user can now
easily participate in the delivery of Web contents. The work presents two
empirical studies within the higher education context.
The first study aims to understand faculty’s
perceived usefulness of Web 2.0 tools for teaching practices. It gathers
the opinions of 681 teachers from 11 institutions. The integrative models
generated revealed that attitudes and self-efficacy were found positive
predictors of faculty’s intentions to use, and actual using Web 2.0.
Social norms were found influential in faculty’s intention to use Web 2.0,
but faculty members were only significantly influenced by their peers, and
not by their superiors, nor by their students. The second study was
performed with the student population. It draws from a sample of 550
students on five institutions. In the integrative models shown that
students’ attitudes and intentions to use of Web 2.0 to supplement their
in-class learning were positively affected by social self-efficacy,
identity collective self-esteem, and the dimension of self-concept labeled
impulsivity / activity. |
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Gestão da Informação em Museus: uma contribuição para o seu estudo
Paula Moura
Janeiro de 2015 ISBN: 978-989-99013-8-7 Este texto pretende dar um contributo para a gestão da informação em Museus, introduzindo as diferentes tipologias de informação que lhe estão associadas, bem como as necessidades de identificação, as normas e os procedimentos para o seu tratamento. O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito cultural é explorado, na medida em que o digital representa um valor acrescentado para as organizações e potencia a integração de todas as tipologias informacionais, agilizando o seu tratamento, controlo, acesso e disponibilização da informação. |
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Repensar a Sociedade da Informação e do Conhecimento no Início do Século XXI
Organização e Coordenação
Participação como autor: Luís Borges Gouveia
Setembro de 2012 ISBN: 978-972-618-695-3
A APDSI (Associação
para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação) organiza desde
2002 um encontro de reflexão sobre o futuro da sociedade da informação e do
conhecimento focado em temas que, em cada ano, apresentavam maior acuidade,
interesse ou preocupação para o futuro.
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Ciência da Informação: contributos para o seu estudo
Judite A. Gonçalves de Freitas (dir)
Junho de 2012 ISBN: 978-989-643-090-0 Ciência da Informação: contributo para o seu estudo é um conjunto de ensaios que reúne o núcleo de matérias essenciais à compreensão do contexto de desenvolvimento desta hodierna área do saber. Explicam-se conceitos, instrumentos metodológicos e procedimentos técnicos indispensáveis às boas práticas de organização, gestão, disponibilização, acesso e uso de serviços nas unidades de informação e de documentação (Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus). O livro visa sistematizar e consolidar conhecimentos em áreas disciplinares específicas da CI, dividindo-se em oito capítulos e um glossário dos termos mais usuais na disciplina, imbuído de uma perspetiva, intencionalmente, científico-pedagógica. Pretende-se dar a conhecer de forma despretensiosa o conjunto de temas e problemas da Ciência da Informação moderna, oferecendo, uma abordagem multidisciplinar, contígua e rigorosa, uma visão geral das problemáticas envolventes, conjugando-a com a apresentação das principais dimensões a ter em conta na organização das unidades de informação.
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A virtual environment to share
knowledge Luís Borges Gouveia
February, 2009 ISBN: 978 3 639 12986 1 mais informação | more information Many developments were introduced for presenting information using digital visualisation techniques, including 3D interactive visualisations and virtual environments. Additionally, the way a group of people shares information about the meanings of concepts can be considered as an important issue for knowledge sharing. However, visualisation potential for representing and exploring knowledge has not yet been totally explored. This work proposes a general structure for knowledge sharing to represent knowledge that allows a group of users to share concept meanings and their relations, and to organise information about a specific knowledge context. The development and evaluation of a prototype is presented. An empirical study conducted suggests that users were able to specify structures for knowledge sharing, using the prototype to explore and enhance the structure. The prototype can also be used as tool for collaborative learning. The work offers a structured approach to how 3D visual representations, as virtual environment setting, can be used to support collaboration. It also present how to evaluate them and reports the algorithms used to the prototype visual rendering process.
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Gestão da Informação na
Biblioteca Escolar
Março de 2007 ISBN: 978-989-95330-0-4
O texto, organizado
em cinco capítulos, teve uma maturação de cerca de três anos e origem num
trabalho académico. Na sequência do seu uso para formação, foi sendo
sucessivamente alterado de modo a constituir um manual de operacionalização
de como gerir a informação de uma biblioteca escolar.
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Negócio Electrónico - conceitos e perspectivas de desenvolvimento Luís Borges Gouveia
Dezembro de 2006 ISBN: 972 8589 62 X
A obra apresenta uma
dupla perspectiva sobre o Negócio Electrónico (NE). O primeiro capítulo toma
uma perspectiva do utilizador e cliente, relatando diversos episódios onde o
NE foi de especial utilidade. Os restantes 4 capítulos apresentam o NE na
perspectiva da organização e de quem pretenda empreender uma iniciativa
nesta área.
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Informática e Competências Tecnológicas para a
Sociedade da Informação Nuno Magalhães Ribeiro Luís Borges Gouveia Paulo Rurato Rui Moreira
2ª Edição ISBN: 972 8830 30 0 Os autores propõem uma visão clara, integrada e aplicada dos conceitos e tecnologias informáticas que sustentam as competências imprescindíveis no âmbito da Sociedade da Informação. O livro inclui um texto de introdução sobre as tecnologias de informação. São também introduzidas ferramentas associadas às competências fundamentais ao nível das aplicações de produtividade, incluindo o processamento de texto, as folhas de cálculo, as apresentações multimédia, e breves noções sobre redes informáticas, nomeadamente a Internet e os seus serviços que esta disponibiliza.
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O local e-government: a governação digital na autarquia Luís Borges Gouveia
Dezembro de 2004 ISBN: 972 8589 41 7 Com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação e com a sua crescente utilização nas mais diversas actividades humanas, as autarquias e o poder local não poderiam deixar de seguir as tendências gerais de um progressivo e irredutível caminho para o uso intensivo do computador, das comunicações e do recurso ao digital. É precisamente no âmbito da Sociedade da Informação e do crescente recurso ao digital que o local e-government se enquadra. |
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Sistemas de Informação de Apoio à
Decisão Luís Borges Gouveia João Ranito Livro VII - Colecção Inovação e Governância nas autarquias Dezembro de 2004 ISBN: 972 8589 43 3 A função Sistemas de Informação é essencial para garantir o normal fluxo de informação nas organizações. Actualmente e face à Sociedade da Informação, a importância dos sistemas de informação é acrescida, quer do ponto de vista da organização, quer do ponto de vista dos seus profissionais. Desde o suporte ao fluxo da informação, à facilidade de acesso e recolha de informação e aos mecanismos para a sua partilha, as organizações têm no sistema de informação um aliado. Também nas autarquias, os sistemas de informação se tornam estratégicos, pelo que importa discutir os seus conceitos, utilização e impacto.
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Sociedade da Informação: balanço e implicações
Luís Borges Gouveia
Junho de 2004 ISBN: 972-8830-18-1
A Sociedade
da Informação, enquanto entendida como uma sociedade que recorre nas suas
interacções predominantemente ao digital, possui inúmeras e variadas
designações: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Sociedade do
Conhecimento, Sociedade do Conhecimento e Inovação. Apesar desta
heterogeneidade conceptual existe um factor comum: o recurso às Tecnologias
da Informação e Comunicação.
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Readings in Information Society
Luís Borges Gouveia
April of 2004 ISBN: 972-8830-14-9 mais informação | more information
For the last twenty years, Information and
Communication Technologies have been taken as the main evidence for a new
way of doing old things that emerges in everyday activities. Since then, a
number of authors and institutions take a considerable amount of energy in
delivering services, applications and even studies that demonstrate the
existence of a true Information Society with a new order for dealing with
the individual, the group and the community. This implies a number of
changes that, even today; we still need to discover both the extent and the
implication of what will be their real impact.
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Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação
Nuno Magalhães Ribeiro
Outubro de 2003 ISBN: 972-8830-04-1 Este livro tem como objectivo principal apresentar uma visão clara, integrada, fundamentada e aplicada dos conceitos e tecnologias informáticas que sustentam as competências imprescindíveis no âmbito da Sociedade da Informação. O livro principia por classificar e caracterizar os computadores, quer ao nível dos seus componentes internos quer dos periféricos, seguindo-se uma introdução às ferramentas essenciais do sistema operativo em ambiente gráfico. Desenvolvem-se igualmente as competências fundamentais ao nível das aplicações de produtividade, incluindo o processamento de texto, a realização de análises de dados com base em folhas de cálculo, a comunicação por meio de apresentações multimédia, e a comunicação recorrendo a redes informáticas, nomeadamente à Internet e aos serviços que esta disponibiliza. O livro conclui com uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de novas competências no enriquecimento individual para a Sociedade da Informação.
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Cidades e Regiões Digitais: impacte nas cidades e nas pessoas Luís Borges Gouveia (organizador) Setembro de 2003 ISBN: 972-8830-03-3 Neste início de século, procuram-se novas formas de reinventar velhas organizações. Com o advento e vulgarização das Tecnologias de Informação e da Comunicação surgem novas oportunidades de trabalhar, aprender, colaborar e de nos divertirmos. Cada indivíduo é confrontado com questões como a produtividade, a necessidade de gerir informação e a pressão para fazer melhor, mais depressa e mais barato. No que respeita ao governo local e à organização do território, existe um conjunto de iniciativas denominadas por Cidades e Regiões Digitais que visam dotar cada região de uma infra-estrutura digital que possibilite ao cidadão o acesso e utilização de tecnologias de modo a satisfazer "em modo digital" as necessidades do seu dia a dia. O livro Cidades e Regiões Digitais, uma das primeiras obras em língua portuguesa sobre esta temática, introduz algumas das questões e desafios que se colocam no âmbito da Sociedade da Informação. Com a participação de investigadores de diferentes Universidades nacionais, a obra aborda temas tão diversos como Cidades e Regiões Digitais, Cidades Digitais, Governo Electrónico, Governo Electrónico local, Autarquias Digitais, Sociedade da Informação, Democracia Electrónica, Informação e Cidadania, Comunidades, Comunicação, Tecnologias de Informação e da Comunicação.
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Página criada (created) 19 de Outubro de 2003
Actualizada (updated): 1/ 11 / 2024